31 de maio de 2008

Selinho


Quase que diariamente vistito muitos Blogs e tenho feito muitas amigas.

Hoje, para minha surpresa e alegria, recebi este lindo selinho da minha mais nova e querida amiga Guida, do Blog Encantado O sorriso de uma vida, o qual é um amor!

Eu deveria citar 10 Blogs favoritos, mas isto é sempre díficil de fazer, então prefiro apenas oferecê-lo a todas as queridas amigas que passam por aqui diariamente. Todas são especiais a sua maneira.

Obrigada Guida!





28 de maio de 2008

Sonhos Assados


Vai um sonho ai? Com prazer e sem culpa! Por quê? Porque são assados!

Pois é, estes são os sonhos da minha querida amiga Maria Almeida da Comunidade de Receitas Uruguai-Brasil (Orkut), entre outras. Quando ela disse que eram assados e que ficavam maravilhosos quase não acreditei.

Sempre quiz fazer sonhos, mas sempre evitei por causa da fritura, da lambança no fogão e depois do peso na consciência e na balança...

Bem, decidi experimentar a receita e amei! Os sonhos ficam deliciosamente leves e saborosos. E ainda pode-se variar nos recheios.

Na primeira vez que fiz utilizei goiabada e ficaram muito gostosos. Aprovados! Depois fiz com Doce de Leite comprado pronto. Hummmm.... Ainda melhor. Na próxima vez, bem, ainda não resolvi...

Ingredientes:

Massa:

30 g de fermento fresco ou 10 g de fermento biológico em pó
1/2 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de leite morno
2 ovos
2 colheres sopa de margarina bem cheias (utilizei manteiga)
1 pitada de sal
1/2 colher sopa de raspas de limão
500 g de farinha de trigo aproximadamente
Açúcar de Confeiteiro para polvilhar


Modo de Preparar:

Dissolver o fermento em um pouco de açúcar. Acrescentar o leite, os ovos, a margarina e o restante do açúcar. Mexer bem.
Acrescentar o sal, as raspas de limão e misturar. Ir colocando a farinha de trigo, aos poucos, até desgrudar das mãos.
Deixar a massa descansar por 30 minutos. Fazer bolinhas pequenas e colocar num tabuleiro untado com óleo. Deixar a massa crescer bem novamente e levar ao forno médio para assar. Cuidar para não escurecer demais, a fim de evitar que os sonhos fiquem secos.
Retirar do forno e colocar sobre uma grade para que esfriem. Depois é só cortar ao meio, rechear a gosto e polvilhar com o açúcar de confeiteiro.


Sugestões de Recheio:

Creme de Confeiteiro (receita abaixo, ainda não testei)

Doce de Leite

Goiabada

Creme de Limão


Rendimento: De 25 a 30 unidades


Notas:
  • Os meus sonhos ficaram um pouco mais moreninhos do que o esperado, pois não pensei que ficassem prontos tão rápido. No meu forno 10 minutos é suficiente. Convém não se afastar muito do fogão e ficar de olho.
  • Para o recheio utilizei goiabada amolecida com um pouquinho de água em fogo brando.
  • Fiz meia receita e obtive 12 sonhos.

Google Images

Creme de Confeiteiro da Maria Almeida:

4 colheres de farinha de trigo ou maisena
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher café de essência de baunilha


Modo de Preparar:

Dissolver a farinha em um pouco de leite. Reservar.
Numa panela colocar o leite, o leite condensado, as gemas e a farinha reservada. Misturar bem e levar ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Retirar do fogo, crescentar a essência de baunilha e deixar o creme esfriar antes de rechear os sonhos.



25 de maio de 2008

Concurso Bemcomer

C O N C U R S O   B E M C O M E R
Amigas!

Estou participando do Concurso Bemcomer da Comunidade Culinária-Receitas (Orkut). O concurso é para sobremesas e fui uma das 10 finalistas, onde o prêmio serão vários livros e revistas de Culinária de que gostei muito.

Cada receita possui uma página na Internet e basta entrar na página da receita para votar, é automático. A receita vencedora será a que obtiver mais visitas.

Então, conto com a ajuda das amigas para deixarem seu voto na minha página se desejarem. Ganhando ou não o concurso, oportunamente, publicarei aqui a receita com a qual estou concorrendo. É simples, mas muito saborosa.

Eu não resisto a tentação de participar de um evento destes, nem que seja só para participar!





Desde já agradeço a atenção.

Obrigada!!




21 de maio de 2008

Couve-Flor ao Molho Bechamel Gratinada


Voltando de viagem me deparei com uma geladeira quase vazia. Tinha que fazer alguma coisa para o almoço e encontrei uma couve-flor ainda intacta. Resolvi fazer, então, esta sugestão super simples, mas saborosa da Nestlé do Brasil, que utiliza o clássico Molho Bechamel.

Adorei e vou repetir sempre, pois o molho ressaltou o delicado e quase inexistente sabor da couve-flor americana. Nada como a simplicidade...


Ingredientes:

1 couve-flor separada em floretes
Sal e pimenta-do-reino
Queijo parmesão para polvilhar


Modo de Preparar:

Cozinhar os floretes de couve-flor em água e sal até ficarem levemente macios. Escorrer a água. Arrumar os floretes num prato refratário levemente untado. Polvilhar com um pouco de pimenta. Por cima colocar o Molho Bechamel e polvilhar com o queijo a gosto. Levar para assar em forno médio até dourar de leve. Servir em seguida.

Molho Bechamel:

1/2 litro de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada


Modo de Preparar:

Numa panela derreter a manteiga em fogo baixo. Acrescentar a farinha e ir mexendo até formar uma massa espessa e dourada. Colocar o leite, aos poucos, sem parar de mexer até levantar fervura. Acrescentar os temperos e continuar mexendo até o molho se tornar bem espesso. Utilizar em seguida.


Amigas para Sempre...


Com muita alegria recebi este lindo selinho da querida Melissa do Blog Encantado Angu & Pirão. Eu deveria escolher 10 Blogs para passar, mas prefiro simplesmente dedicá-lo a todas amigas que sempre me alegram com suas visitas.

Melissa muito obrigada pela lembrança!




19 de maio de 2008

Estou de volta!

Amigas estou de volta!
Minhas férias foram micro férias, mas valeu a pena... Estivemos em Savannah, Georgia para tratar de alguns negócios e nos intervalos para um merecido relax...

Savannah no Mapa

Fomos de trem e foi menos estressante que ir de avião, pois não existe toda aquela burocracia dos aeroportos, mas igualmente cansativo, pois a viagem durou 6 horas, tanto na ida quanto na volta, sem contar os atrasos.

Ficamos num hotel lindo e confortável. O café da manhã era incluído e até me surpreendeu pela fartura de opções. Tudo delicioso! Eu nem sabia o que escolher...

Cláudia no Lobby

Savannah é uma pequena cidade no sul da Georgia e fica às margens do Rio Savannah, próximo ao Atlântico. A cidade é turística e possui um Distrito Histórico, cheio de pequenos museus, lojas e restaurantes. Para facilitar a vida dos turistas existem vários trolleys que circulam pela cidade durante o dia.

Cláudia e o Trolley Branco

Nós não tivemos tempo de andar no Trolley e preferimos andar a pé então, pois tudo é mais ou menos perto. A temperatura estava maravilhosamente fria para esta época do ano e valeu a caminhada. Só não gostei de uma bolha que me apareceu na sola do pé... Limitou um pouco nossa exploração da cidade devido a dor.

Do lado do nosso hotel fica a Escola de Artes. Uma agradável surpresa. Me lembrou meus tempos de faculdade, quando eu freqüentava a Faculdade de Artes na UFRGS em Porto Alegre, RS, no Brazil. Vimos um movimento grande de estudantes pela cidade.

Cláudia na frente da Escola de Artes

Passeamos pelo West City Market, onde existem várias lojas, Galerias de Arte e restaurantes variados. Apesar de ser dia de semana haviam muitas pessoas circulando por toda parte.

Cláudia no West City Market

Fomos depois até a River Street na beira do Rio Savannah, onde há vários hotéis, restaurantes, o City Hall, entre outras coisas. Existem alguns barcos próprios pata tour e outros que são particulares.

Barco de Tour

Esta parte achei muito bonita: O rio, os barcos e a ponte ao fundo. Muito agradável...


Rio Savannah

Em uma de nossas refeições, num agradável restaurante no West City Market, pedimos como entrada o tradiconal Tomates Verdes Fritos. Não resisti. Estava ótimo! O paladar é muito suave, sendo realçado por um molho picante bastante saboroso. Veio acompanhado de salada verde e milho.

Tomates Verdes Fritos

Meu marido pediu também uma Sopa de Siri. Eu não comi, mas provei. Estava muito gostosa. Um sabor rico e suave ao mesmo tempo. Bastante nutritiva.

Sopa de Siri

Para complementar pedimos como prato principal um Frango com Brócolis e Tortellini ao Molho Alfredo. Delicioso e satisfatório. Para beber escolhemos uma cerveja geladinha.


Frango, Bócolis, Toretellini e Molho Alfredo

Eu tinha intenção de pedir um sorvete de sobremesa, mas não aguentei. Estava muito satisfeita.

Cláudia no Restaurante em West City Market

Bem, esta foi um poucquinho da nossa aventura até a Georgia. Espero que gostem...



11 de maio de 2008

Férias!

Google Images

Estarei fora por alguns dias para uma pequena viagem de descanço. De vez em quando, a gente precisa de um pequeno relax...

Vamos visitar uma pequena cidade não muito distante daqui. Iremos de trem e acho que vai ser bem mais repousante e menos estressante que viajar de avião.

Pretendo tirar muitas fotos e se ficarem bonitas, postarei algumas quando voltar.

Desde já desejo uma excelente semana a todos. Se cuidem e continuem fazendo todas estas delícias que tanto me inspiram a aprender sempre mais.

Meu carinho e até a volta!




9 de maio de 2008

Feliz Dia das Mães!

The Three Ages of Women - Gustav Klimt, 1905


No próximo domingo aqui nos Estados Unidos será o Dia das Mães , assim como ocorre no Brasil.

Gostaria, então, de desejar a minha mãe, a todas as mães e igualmente as que não são mães, mas que tem coração de mãe, um maravilhoso Dia das Mães !

Desfrutem este dia com muita alegria e apreciem a cada momento, mesmo os mais pequenos, pois estes, um dia, se tornaram grandes lembranças.

Um beijo carinhoso a todas!




6 de maio de 2008

Tarte de Laranja


Com a proximidade do Dia das Mães resolvi postar uma sugestão bem simples, mas gostosa. A receita desta tarte encontrei na revista americana Woman's Day há bastante tempo. E desde, então, já fiz muitas vezes.

A receita original pede suco e raspas de laranja, limão tahiti e siciliano, mas achei que o paladar resultante foi muito forte e marcante, quando eu procurava algo suave e delicado. Optei, então por utilizar apenas o suco de laranja e achei que obtive um ótimo resultado.

Para se ganhar tempo, nos dias muito atarefados, pode-se utilizar a massa já comprada pronta se preferir. Eu uso bastante, pois são saborosas. Vale a economia de tempo.


Ingredientes Crosta:

1 1/2 xícara de biscoitos do tipo Maria triturado comum OU dietético
1 xícara de côco ralado fresco ou seco rehidratado* (utilizei 1/2 xícara)
1 clara


Modo de Preparar:
Misturar bem todos os ingredientes e colocar num prato refratário para torta levemente untado, com o auxílio de um garfo, apertando bem contra o fundo para formar a crosta. Assar por alguns minutos, a 180ºC (350ºF) até a massa ficar levemente dourada. Remover do forno. Reservar.


Ingredientes Recheio:

Açúcar a gosto OU 4 colheres sopa de adoçante Splenda (Sucralose)
1 1/2 colher sopa de maisena
4 gemas passadas pela peneira
4 claras
1/4 xícara de manteiga comum OU light derretida
3/4 xícara de sour cream comum OU light
Raspas de laranja
1 xícara de suco de laranja
Côco ralado fresco ou seco rehidratado para enfeitar


Modo de Preparar:

Misturar o açúcar OU adoçante com a maisena numa vasilha grande. Colocar as gemas, as claras, a manteiga, o sour cream, as raspas e o suco de laranja e misturar bem. A mistura poderá parecer talhada, mas é assim mesmo. Colocar a mistura sobre a crosta reservada e levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC (350ºF) por 35 minutos ou até que o recheio esteja firme. Remover do forno e deixar esfriar sobre uma grelha. Enfeitar com côco ralado a gosto e levar para gelar por pelo menos 4 horas antes de servir.

Notas:

* Para rehidratar o côco seco, colocar 10 colheres sopa de água morna para cada 100 g, misturar e deixar descansar até rehidratar. Utilizar.

* Para fixar o côco nas bordas da crosta, coloquei um pouco de calda de damascos cozidos que eu tinha na geladeira.