28 de fevereiro de 2009

Minhas verdades...


A querida Gina, do Naco Zinha e a Marlene, do Saladiche me pediram para falar de 9 coisas aleatórias a meu respeito, não importando a relevância, sendo 6 verdades e 3 mentiras.

Bem, eu prefiro me concentrar apenas nas verdades. Assim, vou citar 6 coisas a meu respeito que tem a ver com Culinária, que é o tema principal deste blog.


Vamos lá:

1) Sou super organizada e limpa em geral, mas na cozinha nem se fale. Gosto de manter tudo impecável, na medida do possível.

2) Adoro geladeira cheia, adoro fartura e meu sonho é ter a maior geladeira que existir. Assim poderia acomodar coisas grandes com bastante folga e sem fazer empilhamentos, que eu destesto.

3) Gostaria de ter uma cozinha com muitos armários para guardar confortavelmente todos os meus pertences sem empilhamentos e atrolhamentos. Quando o espaço é pequeno, inevitavelmente isto acontece.

4) Gostaria de ter vários aparelhos eletrodomésticos que não tenho, mas o que encabeçaria a lista seria uma batedeira Kitchen Aid. Despois, talvez, uma máquina de fazer pão, uma iogurteira, uma sorveteira, um grill (dei o que tinha aqui, pois não gostava e me arrependi um pouco), uma torradeira com 4 slots, uma máquina de fazer waffles e por ai vai.

5) Gostaria de jogar fora todas as formas em mau estado e comprar novas, além de adquirir os modelos que ainda não tenho. Como por exemplo, aquelas de silicone em formato de estrela e coração. Muito fofas!

6) Quero fazer um curso de Decoração de Bolos. Isto deverá ocorrer possivelmente muito em breve, se não cancelarem as classes por falta de quorum.


Até que não foi tão díficil. Quando o assunto é cozinha, dá pano para manga!

Gina e Marlene obrigada pelo carinho e pela lembrança!

Beijos!




25 de fevereiro de 2009

Boston Cream Pie


A chef Debora Cordeiro, do Mirepoix lançou o Desafio do Bolo de Aniversário e me convidou para participar. O marido dela vai fazer anos e ela achou que seria legal testar uma nova receita, diferente das que ela está acostumada a fazer. A receita não precisa ser sofisticada, nem estar decorada para aniversário, basta ter sido testada e aprovada.

Eu escolhi um bolo tradicional americano que eu gosto muito: O Boston Cream Pie. Segundo conta a história, teria sido inventado pelo chef francês Sanzian, no ano de 1856, em Boston para a inauguração do Parker House Hotel. Bem mais tarde, em 12 de dezembro de 1996 o Boston Cream Pie foi proclamado a sobremesa oficial do estado de Massachussets.



A minha receita encontrei na Foodnetwork e amei! O bolo ficou maravilhoso! Não é excessivamente doce, o que é básico para mim que vigio a alimentação. A massa me surpreendeu bastante e vou utilizar a mesma em outras variações de bolos futuramente. Fazia muito tempo que eu procurava algo assim. Felizmente, encontrei.

A quantidade de recheio e cobertura para o meu gosto pessoal pode ser feita apenas a metade. Eu fiquei com sobras, que utilizei em outras receitas. Desperdício: Nem pensar! O bolo se mantém úmido no dia seguinte. Se não for todo consumido não tem problema. Eu mantenho numa embalagem para bolos dentro da geladeira, ainda mais com este tipo de recheio e calda.

Aprovadíssimo!



Ingredientes:

Massa:

1 xícara mais 2 colheres sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de baunilha
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro


Creme de Confeiteiro:

2 xícaras de leite
6 gemas
2/3 xícara de açúcar
1/4 xícara de maisena
1 colher sopa de manteiga sem sal
1 colher chá de essência de baunilha


Cobertura:

240 g de chocolate meio amargo em pedaços
1 xícara de heavy cream OU creme de leite



Modo de Preparar:

Massa:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite, o óleo, as gemas e a baunilha. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.

Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Colocar a massa numa forma redonda de 23 cm (9 inches) untada, coberta com papel manteiga untado e enfarinhada.

Assar de 25 a 30 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.


Creme de Confeiteiro:

Numa panela média misturar bem todos os ingredientes, exceto a essência de baunilha e a manteiga. Cozinhar em fogo médio até engrossar, mexendo sempre para não empelotar. Remover do fogo e acrescentar a essência e a manteiga, misturando bem. Passar por uma peneira e colocar num prato, cobrir a superfície com um papel filme e levar para gelar por, pelo menos, 2 horas, antes de utilizar. Pode ser feito um dia antes se desejar.


Cobertura:

Numa vasilha média colocar o chocolate. Numa panela pequena ferver o heavy cream. Colocar sobre o chocolate reservado e mexer até ficar completamente derretido. Utilizar.


Montagem:

Cortar a massa do bolo ao meio no sentido horizontal. Colocar a primeira metade no prato de serviço. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda metade da massa. Por cima espalhar a cobertura, deixando cair pelos lados delicadamente. Manter refrigerado.



Nota:

* Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:

Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.


24 de fevereiro de 2009

Feliz Carnaval!

ALEGRIA, ALEGRIA!


Imagem: Fonte desconhecida

21 de fevereiro de 2009

Dicas de Saúde


O Supermercado Publix aqui perto de casa, o qual freqüento, de vez em quando, tem um pequeno carrosel na porta de entrada com vários panfletos e revistas de receitas gratuítas. Então, todo mês passo por lá para ver se tem alguma novidade.

Um dos panfletos fala sobre hábitos saudáveis na alimentação, uma coisa que tentamos cultivar aqui em casa. Eu acho super importante e gosto de me manter informada sobre o assunto, pois saúde é um bem sem preço.

Gosto de prestar atenção nas dicas de médicos e profissionais da área de alimentação, pois a gente sempre aprende algo de novo. Aqui nos Estados Unidos, o grande número de pessoas obesas e morbidamente obesas é uma coisa assustadora, mas parece que, mesmo aos poucos, as pessoas começam a tomar consciência de que é imperioso se cultivar bons hábitos na alimentação. Como ex-gordinha eu sei bem como é isso.

Cultivamos bons hábitos de alimentação, nos exercitamos, mas sem neuroses. Quando temos vontade de comer algo não muito saudável, comemos, mas com moderação e de vez em quando. Assim a gente não se priva, usufrui daquele momento e fica feliz.

Importante: Os sites citados aqui são em Inglês. As recomendações são feitas do governo americano para o povo americano, mas podem ser utilizadas por qualquer pessoa em caráter meramente informativo ou prático por sua conta e risco. Não significam necessariamente 100% da minha opinião pessoal. É importante salientar que qualquer dieta, mesmo de manutenção de peso, deve ser sempre orientada por um bom médico ou profissional da área.


Os Grupos de Alimentos

Clique aqui

De acordo com o Dietary Guidelines for Americans, hoje a Piramide Alimentar é composta de faixas coloridas, cada uma representando um diferente tipo de alimento: Grãos, Vegetais, Frutas, Óleos, Leite, Carne & Feijões.


Para se ter em mente


Grãos: Pelo menos a metade da ingesta de grãos deve ser do tipo integral.

Vegetais: Devem ser variados e coloridos. Coma folhas verde escuro e itens cor-de-laranja.

Frutas: Sucos de frutas naturais contam como uma porção de fruta, mas devem ser limitados a metade da quota de frutas diária.

Óleos: Usar de preferência os líquidos aos sólidos.

Carnes & Feijões: Optar por carnes magras, assim como por nozes, sementes, ervilhas e feijões.

Leite: Procurar utilizar laticíneos do tipo low-fat ou fat-free.


De acordo com seus objetivos alimentares, convém se manter informado a respeito das quantidades adequadas a serem ingeridas, assim você poderá fazer escolhas mais sábias na hora de preparar o seu cardápio alimentar. Por exemplo:

1/2 xícara de fruta equivale a:

1/2 xícara de fruta fresca, congelada ou em lata OU 1 fruta média OU 1/4 xícara de fruta seca OU 1/2 copo de suco de fruta


Seu Plano Personalizado


Então, quanto de cada tipo de alimentos deveríamos comer?

A resposta é, depende. O gênero, a idade e o nível de exercícios interferem no número de calorias que se deve obter de cada grupo de alimentos. Para obter maiores informações personalizadas vá ao website My Pyramid. É só clicar no selo acima ou digitar:


A importância dos exercícios

Na figura da pirâmide aparece uma pessoa subindo uma escada, aludindo ao fato de que exercitar-se é fundamental para se viver com saúde.
Pessoas adultas devem exercitar-se, pelo menos, 30 minutos por dia, durante a semana. Crianças devem exercitar-se, pelo menos, uma hora por dia na maior parte dos dias.

Dicas:
  • Exercitar-se com sua família.
  • Exercitar-se em casa, improvisar.
  • Manter-se ativo. Limitar seu tempo na frente da TV ou do computador.


Dicas para comer certo baseadas
numa dieta de 2000 calorias/ dia


Grãos (180 g/dia)
  • Substituir pão branco por pão integral.
  • Congelar restos de arroz integral para aquecer e comer quando necessário.
  • Optar por pipoca como lanche, cuidando a quantidade de sal e manteiga.

Vegetais
(2 1/2 xícaras)
  • Manter um pote transparente com vegetais cortados na geladeira.
  • Grelhar espetinhos de vegetais, feitos com tomate, cogumelo, pimentão e cebola.
  • Comprar vegetais da estação. Custam menos e estão no cume do seu sabor.

Frutas (2 xícaras)
  • Fazer vitamina com frutas frescas usando leite ou iogurte desnatado.
  • Comprar e ter a mão frutas frescas, secas, congeladas ou enlatadas (em água ou suco).

Leite (3 xícaras)
  • Usar leite desnatado em vez de água para preparar sopas enlatadas, como p. ex., Sopa de Tomate.
  • Preparar cereal quente usando leite desnatado.
  • Usar queijo low-fat para cobertura de cassarolas, sopas, cozidos ou vegetais.

Carnes e Feijões (150 g)
  • Escolher carnes magras.
  • Tentar fazer pratos principais com feijão ou ervilha.
  • Tentar usar nozes como substituto de carnes: Amendoas fatiadas sobre vegetais, nozes em saladas verdes e cajus tostados num stir-fry de vegetais.

Óleos (6 colheres de sopa)
  • Consumir a maior parte das gorduras de alimentos como peixe, nozes e óleos vegetais.
  • Evitar gorduras sólidas como manteiga, margarina, gordura vegetal hidrogenada e banha.
  • Ler as etiquetas e evitar gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Informações: Supermercados Publix
Fotos: Google Images




19 de fevereiro de 2009

Olha que maneiro!


A querida Rafa Praxedes, do Mundo de Rafa, uma leitora aqui do Magia, me presenteou com este lindo selinho. Fiquei super feliz com a lembrança e agradeço de coração o interesse e o carinho dela.

Ofereço o selinho a todos que me visitam diariamente.

Obrigada Rafa! Apareça sempre!

Beijos!

18 de fevereiro de 2009

Nhoque Pré-Cozido


O querido Beto, do Receita Passo a Passo, como já disse no último post, me convidou para participar do Desafio de Aniversário do primeiro ano do blog dele. Eu achei uma ótima idéia e não perdi tempo. Fui correndo preparar minha sugestão!

Cada participante pode participar com uma receita doce e uma salgada, sendo que os ingredientes básicos são chocolate meio amargo, arroz e batata. Então, para a minha participação salgada, optei por esta receita de Nhoque Pré-Cozido da minha querida e super talentosa amiga Maria Almeida, que participa ativamente de uma série de Comunidades de Culinária.


Eu nunca havia prepardo nhoque antes, mas tinha muita vontade de por a mão na massa, pois adoro! Fiquei com medo e resolvi tentar apenas a metade da receita. Levei um tempão, pois foi mimha primeira experiência e também porque inventei de fazer cada bolinha bem redondinha como se fosse um docinho.

Nem preciso dizer que deu super certo e que ficaram deliciosos! São daqueles de se comer ajoelhada! Comprar pronto é muito prático, mas não há o menor termo de comparação entre eles. Vale reservar um tempinho e fazer o fresco.

O que é ótimo é que eles podem ser congelados, caso não se queira comer tudo de uma só vez. Basta colocá-los numa assadeira dentro do freezer até ficarem durinhos. Depois é só acomodá-los numa embalagem apropriada para congelamento e levar ao freezer.

Eu não tenho certeza sobre o tempo de congelamento dos nhoques. Convém checar com alguém que conheça o assunto. Sendo gostosos como são, eu garanto não vão durar muito tempo no freezer não! Não esqueçam de datar para evitar problemas. Eu congelei uma parte para testar e posso garantir que ficam muito gostosos mesmo depois de congelados.


Ingredientes:

1 Kg (cerca de 6 unidades) de batata descascadas e cortada em cubos
1 litro de caldo de frango
2 colheres sopa de margarina (usei manteiga)
50 g de queijo parmesão ralado
4 xícaras de farinha de trigo (mais se necessário para dar o ponto)


Nhoques esperando para serem cozidos

Modo de Preparar:

Cozinhar as batatas em água até ficarem macias. Drenar a água e amassar as batatas.

Na mesma panela que cozinhou as batatas, colocar o caldo de frango, a margarina e as batatas amassadas e deixar ferver. Colocar o queijo e a farinha, aos poucos, até dar o ponto. Deixar esfriar um pouco.

Sobre uma bancada fazer rolinhos com a massa e cortar os nhoques até acabar a massa. Ir colocando numa bandeja levemente enfarinhada. Nesta altura, separar a quantidade que deseja congelar, se for o caso.

Para cozinhar os nhoques, colocar numa panela grande com água fervente, até subirem a superfície. Remover imediatamente com uma espumadeira e colocar no prato onde serão servidos. Por cima colocar o molho de sua preferência.


Notas:
  • A receita não pede sal, pois o caldo de frango e o queijo já são salgados. Convém provar a massa e ver se é necessário acrescentar mais.
  • Eu servi os nhoques com frango desfiado ao molho de tomates e ervilhas.
  • As batatas podem ser substituídas por mandioca. Mas esta opção ainda não testei.

16 de fevereiro de 2009

Sob a ilusão do Mall...

BCBG MAXARIA

Hoje dei uma passadinha no Mall, que é como chamam Shopping Center aqui. E Shopping Center é outra coisa. Imaginem o nó na cabeça da gente ao chegar aqui e ver que aplicamos de maneira incorreta os termos... Well, tudo bem.

Channel

O meu sobrinho estuda Design de Moda e de vez em quando vou a este Mall chiquérrimo tirar umas fotos das vitrines e babar diante delas.

Bebe

Neste meio tempo tentei tirar umas fotos da Lindt, que vende chocolates, mas fui expulsa de lá pela moça que disse: You can't take pictures of our products! Durma com esta... Se eu fosse uma expiã de verdade teria tirado quantas fotos eu quisesse e ela nem teria visto! Achei meio ridículo, pois eu poderia comprar vários produtos, fotografá-los e as fotos estariam em qualquer lugar.

Newman Marcus

Quando cheguei na frente da William-Sonoma, loja que vende produtos para cozinha, nem me atrevi a entrar, pois não sei se ocorreria o mesmo. Dai me consolei a tirar uma foto das duas vitrines. O que já dá para se ter um gostinho do que é a coisa lá dentro. Nesta fase de blogueira eu preferiria deixar meu dinheiro lá do que nas lojas de roupas.

Williams-Sonoma

Williams-Sonoma

Só para o tour ficar completo, mais algumas das novidades para a primavera de algumas marcas conhecidas. Pelo menos a gente não paga para olhar. Já é um consolo!

Guess

Louis Vuitton

Ann Taylor

Dior

Gucci

Jimmy Choo

Meu grande sonho de consumo. Amei as tendências!


Fotos: Claudia Lima


15 de fevereiro de 2009

Na minha geladeira...


A querida Ameixa Seca do Blog Encantado Canela Moída me perguntou o que tenho na porta da minha geladeira. Bem, como podem ver, umas poucas coisinhas:

1) Selo com a carinha da Minie Mouse.

2) O Mickey Mouse.

3) Uma vista panorâmica de Seattle, WA sob um guarda-chuva. Sabem por quê? Porque lá chove o tempo todo. A primeira coisa que tive que comprar quando fui lá e meio a contra-gosto foi um guarda-chuva.

4) Um porta-retrato com os personagens de gatos dos filmes de desenho animado da Disney com uma foto dos nossos 3 gatinhos.

5) Um anjinho andando de balanço com os dizeres: "Enjoy life's little blessings" (Aproveite as pequenas bençãos da vida).

Eu adoro meus enfeitinhos e gostaria de ver os de vocês também!

Beijos!

14 de fevereiro de 2009

Happy Valentine's Day!


♥♥♥
♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥ ♥♥♥
Que o amor floresça todos os dias em seu coração ...

HAPPY VALENTINE'S DAY!


11 de fevereiro de 2009

Mousse de Chocolate


O querido Beto, do Receita Passo a Passo, me convidou para participar do Desafio de Aniversário do primeiro ano do blog dele. Eu achei uma ótima idéia e botei a cuca para funcionar!

Cada participante pode participar com uma receita doce e uma salgada, sendo que os ingredientes básicos são chocolate meio amargo, arroz e batata. Então, para a minha participação doce, escolhi este delicioso Mousse de Chocolate que servirá também para celebrar o Valentine's Day que vem por ai no dia 14 de fevereiro.


Existem várias receitas de Mousse de Chocolate disponíveis, mas optei por esta versão tradicional. Retirei de um livrinho chamado Pudins & Mousses, Receitas & Delícias da Editora Astra, que a minha mãe me enviou de presente.

Nós adoramos receitas com chocolate, especialmente se não forem excessivamente doces. Esta opção, então, o caiu como uma luva para nós! Não deixem de experimentar!



Ingredientes:

1 envelope de gelatina* em pó sem sabor (usei 1 envelope de 7g)
6 ovos (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
4 colheres sopa de açúcar (uso 2)
1 lata de creme de leite
1 lata de leite (medir na lata de leite condensado)
1 xícara chocolate em pó**



Modo de Preparar:

Hidratar a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reservar.

Bater as claras em neve. (Acrescentei uma pitada de sal por conta). Reservar.

Em uma panela, colocar as gemas e o leite condensado e mexer por 10 minutos, sem ferver.

Despejar no liquidificador, acrescentar o açúcar, o creme de leite, o leite, o chocolate e a gelatina reservada. Bater até obter uma mistura homogênea. Colocar em uma tigela e misturar com as claras em neve.

Dispor em taças individuais e levar à geladeira por, pelo menos, 2 horas.

Rendimento: 8 porções


Notas:

* A receita não especificava a quantidade da gelatina em gramas. Usei a da marca Knox, que vem com 7 g de gelatina por envelope.

** Utilizo cerca de 4 a 6 colheres sopa deste cacau em pó 100%, sem açucar. Como é cacau puro a quantidade utilizada tem que ser menor do que a indicada na receita. O ideal é provar para que fique no ponto desejado. Nós gostamos como mínimo de açúcar possível, ou seja, com gostinho de chocolate meio-amargo.


Beto Feliz Bloganiversário!

E a todos nós...

HAPPY VALENTINE'S DAY!


6 de fevereiro de 2009

Sopa de Cevada e Legumes


Esta semana estamos enfrentando uma frente fria que chegou do Pólo Ártico com força total! Tivemos temperaturas negativas numa cidade onde a temperatura média sempre gira em torno dos 30º C. Podem imaginar o que isto significa? Frio, frio, frio!!!

Eu não me importo, porque gosto mais de frio que de calor. E, acho, que estes foram o primeiro outono e inverno, desde que moro aqui, que as temperaturas estiveram onde realmente deveriam estar. Finalmente!

Este frio todo, entre outras coisas, me inspira sopas e mais sopas! Adoramos sopas em qualquer estação, mas no frio é ainda muito mais reconfortante. Desta vez, resolvi utilizar um ingrediente novo para mim: Barley ou Cevada, em Português.

O grão lembra um pouco um grão de aveia. E como boa adoradora de grãos, adorei! Aprovadísssima! E esta é prática, porque não precisa ficar horas cozinhando para amaciar. Em pouco tempo se tem uma sopinha gostosa e reconfortante para tomar.

Esta receita eu fiz utilizando os ingredientes disponíveis na geladeira. Acho que dá para variar bastante, sendo bem criativa. Esta combinação em particular eu adorei!



Ingredientes:

Cebola picada a gosto
3 batatas médias em cubos
3 cenouras médias em cubos
Sal e pimenta a gosto
2 xícaras de caldo de frango
4 xícaras de água
1/2 xícara de cevada de cozimento rápido
Folhas de espinafre a gosto



Modo de Preparar:

Fritar a cebola em um pouco de óleo, em fogo médio, até dourar. Colocar a batata e a cenoura, temperar a gosto e deixar refogar por alguns minutos. Colocar o caldo de frango, a água e a cevada e msiturar bem. Baixar o fogo e deixar cozinhar de 20 a 30 minutos. Apagar o fogo, retificar o tempero e acrescentar o espinafre. Servir em seguida.