31 de maio de 2009

Gelado de Morango Real - Dia Rosa


A Mary do Chá, Canela e Chocolate propõem que a blogosfera se cubra de rosa hoje. Uma cor delicada e feminina. Meninas, o nosso dia é hoje! A minha sugestão é um mix de rosa e vermelho. Espero que não se importem!


Com o verão se aproximando, sobremesas leves e frescas são as que mais apetecem. Se tiverem frutas frescas, ficam ainda mais irresistíveis!

O meu marido tem mania de gelatinas e sempre me pede para fazer mesmo que seja purinha. E nós consumimos estas bem simplinhas, de caixinha mesmo, sem preconceitos.

Tentando ser um pouco mais criativa, adaptei esta receita que já vi em outros blogs algumas vezes. É leve, refrescante e não pesa na consciência. E o visual é lindo! Depois de pronta e desenformada, a gelatina fica na parte superior e o creme de leite com as frutas na parte inferior.

A receita original levava muito açúcar, então fiz esta versão para se adequar ao nosso gosto pessoal. Deve ser feita de preferência com morangos extra doces para compensar a falta de açúcar adicionado. Eu utilizei gelatina dietética, mas pode ser feita com gelatina comum. É uma questão de gosto.


Ingredientes:

500 g de morangos
Açúcar OU adoçante a gosto se necessário
3 caixas de gelatina comum OU dietética do mesmo sabor
1 lata de creme de leite comum OU light


Modo de Preparar:

Picar e adoçar os morangos a gosto. Colocar numa forma de pudim de 21 cm de diametro untada levemente com óleo. Reservar.

Numa vasilha grande colocar o pó das 3 caixas de gelatina, acrescentar 3 xícaras de água fervente e misturar bem. Acrescentar 1 1/2 xícara de água fria e misturar bem. Acrescentar o creme de leite e misturar. Despejar com cuidado sobre os morangos que estão na forma.

Levar para gelar de um dia para o outro. Na hora de desenformar, colocar a forma brevemente de molho em água quente para ajudar a soltar o conteúdo sobre o prato de servir.

Nota: É necessário ter um pouco de paciência, pois as vezes custa um pouco para soltar da forma. Cuidado para não exagerar no tempo que deixar a forma de molho na água, pois pode amolecer demais a gelatina. Caso isso aconteça, leve a forma de novo à geladeira e deixe firmar. Desenforme mais tarde.


23 de maio de 2009

Frango com Legumes ao Molho Mornay


Eu não sou muito fã de comer abobrinhas, então tento encontrar receitas que a tornem um pouco mais atraente. Este é um dos meus pratos favoritos com este legume. A idéia eu tirei do livro Betty Crocker's Best Chicken Cookbook, do qual já falei anteriormente.

Quem preferir pode utilizar outros tipos de molhos para variar que fica igualmente gostoso. Quando não se dispõe de muito tempo, pode-se utilizar molhos comprados prontos também. Eu, particularmente, prefiro fazer eu mesma o molho, pois é super simples.


Ingredientes:

600 g de peito de frango cortado em cubos
Sal e pimenta-do-reino
2 colheres sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal
4 xícaras de abobrinhas cortadas em forma de meia lua
1 xícara de pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 vidro de molho comprado pronto ou o seu molho preferido


Modo de Preparar:

Temperar o frango com sal e pimenta a gosto. Numa frigideira aquecer o óleo e cozinhar os cubinhos de frango até ficarem douradinhos. Adicionar a abobrinha e o pimentão e cozinhar por alguns minutos, tendo o cuidado para que os legumes não amolecem demais. Eles devem manter-se levemente crocantes. Adicionar o molho, misturar e servir de imediato com arroz branco ou outro de sua preferência.



Molho Mornay

Fonte: Cozinha dos Canabrava

Ingredientes:

1 colher de manteiga
1 colher de farinha de trigo
1/2 litro de leite quente
60 a 125 g de queijo gruyère ralado (usei outro tipo)
Sal
Pimenta-do-reino
Noz moscada (acrescentei por conta)

Modo de Preparar:

Numa panela média, em fogo baixo, derreter a manteiga, acrescentar a farinhar e misturar. Acrescentar o leite, aos poucos, misturando sem parar, a fim de que os ingredientes se agreguem sem empelotar. Acrescentar o queijo e os temperos, mexendo sempre até engrossar. Utilizar.


21 de maio de 2009

Não se vive só de comida...

ADAM LAMBERT

America's Second Best

My Number One Idol!


Galeria: American Idol

Imagem: Photobucket


17 de maio de 2009

Bolo de Iougurte - Dia Amarelo


A Mary do Chá, Canela e Chocolate propõem que a blogosfera se cubra de amarelo hoje. Dentre muitas possibilidades acabei optando por este bolo super simples e delicioso, que aqui em casa já se tornou um clássico absoluto: O Bolo de Iogurte.


Faz muito pouco tempo que descobri este bolo. Até fiquei me questionando se seria gostoso mesmo. Bem, claro que é! Até já publiquei outras duas receitas, usando esta como base. Aqui e aqui.

Esta versatilidade é ótima, pois dá para variar bastante e isto é fundamental para não se cair na monotonia. Mas a maior qualidade deste bolo, além do sabor, é sua umidade. A textura fica realmente maravilhosa!

Eu adaptei esta receita de uma de Bolo Verde. Uso menos óleo e menos açúcar. Quem achar que a massa não ficou doce o suficente, é só acrescentar mais um pouco de açúcar. Eu gosto pouco doce.

Quem ainda não fez, não perca tempo, pois vale a pena experimentar!


Ingredientes:

4 ovos inteiros
1 xícara de iogurte natural
½ xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal


Modo de Preparar:

Bater no liquidificador os 3 primeiros ingredientes. Reservar. Numa tigela à parte, colocar o restante dos ingredientes. Despejar os ingredientes batidos sobre a mistura seca. Misturar. Colocar em uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada.
Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até que enfiando um palito esse saia limpo.


12 de maio de 2009

Rolinhos de Frango


Estes rolinhos são super populares e todo mundo gosta. Podemos sempre oferecer uma verão diferente, bastando trocar de recheio.

Na primeira vez que eu fiz, optei por fazer bem simples: Apenas rechiei com queijo ralado e bacon. Ficou maravilhoso!


Ingredientes:

Filés de frango cortados finamente
Sal
Pimenta-do-reino
Fatias de Bacon (usei Bacon de Peru)
Queijo Muzzarela ralado
Italian Seasoning ou outros temperos a gosto
Palitos
Azeite de oliva extra virgem para regar



Modo de Preparar:

Colocar cada filé de frango entre dois pedaços de papel filme e bater com um martelo de carne ou algo pesado (usei uma frigideira), até ficarem bem fininhos. Temperar com sal e pimenta a gosto. Sobre cada filé colocar um pedaço de bacon, queijo e o Italian Seasoning. Enrolar o filé bem apertadinho e prender com palitos. Colocar numa assadeira levemente untada. Polvilhar mais um pouco de Italian Seasoning e regar com o azeite e levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC (350ºF), para assar até que fiquem bem douradinhos. Antes de servir remova os palitos. Sirva inteiro ou já fatiado se desejar.


10 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães!


Desejo com muito amor e carinho um Feliz Dia das Mães a todas as mães e, em especial, a minha que se encontra há muitas e muitas milhas daqui.

Muitos beijos!




7 de maio de 2009

Torta de Morango


Com a estação dos morangos a todo vapor nada como tirar partido desta fruta tão deliciosa. É minha fruta favorita, sempre me encantou. Com a proximidade do verão o pessoal por aqui gosta muito de bolos simples, recheados com chantilly e frutas frescas e nós também.

Checando receitas na net me deparei com esta sugestão da Martha Stewart, mas como muitas das receitas dela, levam muito açúcar para o meu gosto, resolvi usar a sugestão dela apenas como referência.

Viajando pelos blogs amigos ainda vi estas sugestões da Simone e da Claudia, que também são parecidas. As vezes as coincidências chegam a se tornar até engraçadas. Deve ser uma questão de sintonia. De qualquer maneira, foi ótimo ver quantas possibilidades uma única receita pode conter.

Para a decoração do topo da torta segui a orientação da Simone, pois achei muito bonita. É fácil de fazer e faz toda a diferença, dando um ar de festa a um bolo tão simples.

Esta é uma ótima sugestão para o Dia das Mães que vem vindo por ai.


Ingredientes Torta:

2 bolos redondos de 23 cm (9 inches)
1 1/2 xícara do chantilly de sua preferência
2 caixas de morangos frescos (500 g cada), 1 para o recheio e outra para a decoração
Açúcar para polvilhar os morangos


Ingredientes Massa:

Esta é minha receita favorita de massa para tortas. Já utilizei aqui. É deliciosa e não resseca no dia seguinte, caso sobre.

1 xícara mais 2 colheres sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de baunilha
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite, o óleo, as gemas e a baunilha. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.

Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Dividir a massa entre 2 formas redondas de 23 cm (9 inches) untadas, cobertas com papel manteiga untado e enfarinhado.

Assar de 25 a 30 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover das formas e deixar esfriar completamente sobre uma grade.


Ingredientes Chantilly:

1 1/2 xícara de heavy cream OU creme de leite
1 1/2 colher sopa de açúcar
1 caixa de morangos (500 g) picados miudinho


Modo de Preparar:

Colocar o heavy cream e o açúcar na batedeira. Bater até obter o ponto de chantilly. Adicionar os morangos picados à metade do chantilly e misturar. Utilizar. Reservar a outra metade do chantilly para cobrir a torta.


Montagem:


Colocar um dos bolos num prato de serviço. Aplicar o chantilly com morangos, espalhando-o uniformemente. Por cima, colocar o segundo bolo e pressionar delicamente. Colocar o chantilly puro somente sobre o topo da torta. Os lados devem ficar descobertos para mostrar o recheio. Este é o charme desta torta. Sobre o chantilly espalhar os morangos cortados em finos filetes, dispondo-os de fora para dentro. Você provavelmente não utilizará uma caixa inteira de morangos, guardar o que sobrar para outro fim. No final polvilhar os morangos de leve com açúcar. Manter a torta refirgerada.

Nota:

* Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:

Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.


5 de maio de 2009

Alergia ou Intolerância aos Alimentos


Se você ou alguém da sua família tem alergia a algum tipo de alimento, é natural que se preocupe com os alimentos que vai comprar. É importante que se mantenha bem informado e preste atenção nos artigos que vai colocar na sua cesta de compras.

Quando eu era criança, era absolutamente alérgica a açúcar, chocolate, côco, mostarda e sardinha, entre outros alimentos, que já nem me recordo mais. Era só comer e ficar com o corpo todo pintado de alergias. Me arrepio só de me lembrar. Se não comesse os alimentos causadores do processo alérgico não tinha problema, mas nem sempre eu queria deixar de comer e acaba sofrendo as conseqüências

Depois de adulta, felizmente superei o problema de alergia alimentar. A única que restou foi a respiratória, que também sempre tive desde criança. De fevereiro a maio tenho que tomar uma medicação para suportar a alergia causada pelas flores e plantas, o que é muito comum a todos os que vivem aqui nos Estados Unidos. Se não fosse esta medicação seria um tormento viver nestes meses.

Estas informações retirei de um panfleto distribuído pelos Supermercados Publix, o qual freqüento ocasionalmente. Achei bastante útil e quiz dividir com todos que se interessam pelo assunto.


Alergia ou Intolerância aos Alimentos?

Alergia aos alimentos ocorre quando o sistema imunológico cria anticorpos que reagem com certos tipos de proteínas. O corpo, então, libera histamina e outros químicos, causando os sintomas de uma reação alérgica.

Os sintomas variam desde uma sensação de formigamento na boca, alergias sobre a pele, dores abdominais e diarréia até a dificuldade de respirar, vômitos, inchaço da língua e garganta, queda de pressão, perda de consciência ou mesmo óbito.

Intolerância aos alimentos é uma reação adversa à comida que não envolve o sistema imunológico. A intolerância à lactose é um exemplo. Uma pessoa que tem intolerância à lactose não possui no organismo a enzima necessária a digestão do açúcar contido no leite. Desenvolverão sintomas como gases, inchaço e dores abdominais quando ingerirem produtos à base de leite.


Quais os alimentos que causam alergias?

Mais de 12 milhões de americanos, a maior parte deles crianças, sofrem de alergias aos alimentos. Não há cura. O único jeito de lidar com estas alergias é evitar comer o alimento que causa a reação alérgica.

Dentre os alimentos mais responsáveis por todos os tipos de alergias, oito deles, infelizmente estão presentes em uma série de produtos:


Amendoim

Incluindo manteiga de amendoim e farinha de amendoim



Tipos de Frutas Secas

Tais como amendoa, noz, noz-pecan, avelã, cajú, castanha, pistache, pinhão e macadamia.





Produtos derivados do Leite


Tais como soro de leite, caseina, iogurte, queijo, sorvete e manteiga.






Ovos

Claras, gemas e albumina.






Soja

Proteina vegetal texturizada (PVT), tofu e molho de soja.





Trigo

Tais como farelo, germe, glúten e farinha





Frutos do Mar


Lagosta, siri, camarão-de-água-doce, ostra, marisco e camarão.




Peixe

Todas as espécies são potencialmente alergênicas.





O que é Cross-Contact ou Contaminação Cruzada?

Ocorre quando um alimento entra em contato com o outro e suas proteinas se misturam, mesmo sendo invisível ao olho nu. Infelizmente, mesmo uma pequena quantidade destas proteínas podem causar uma reação alérgica.


Como as etiquetas dos produtos podem ajudar?

Ler os ingredientes nas etiquetas dos produtos, antes de comprá-los, é uma das melhores maneiras de se previnir as reações alérgicas.

As etiquetas dos alimentos listam o peso dos ingredientes, da maior a menor quantidade. Você deveria consultar uma nutricionista para ajudá-lo a compreender a linguagem utilizada, na medida em que alguns ingredientes listados podem ser variacões dos alergênicos que você está tentando evitar na sua alimentação.

O FDA (Food and Drug Administration) exige que os ingredientes derivados de um alimento altamente alergênico faça parte da lista dos ingredientes de um produto, sendo citado de maneira bem clara.

Por exemplo: Whey (milk) = Soro de Leite (leite)

Podem também aparecer no final da lista dos ingredientes, precedidos da palavra Contains (Contém).

Por exemplo: Contains milk (Contém leite)


O que mais fazer para evitar alergênicos?

Há coisas que você pode fazer para se proteger e proteger seus familiares contra alergias:
  • Consulte um médico ou nutricionista.
Eles podem ajudá-lo a compreender as etiquetas dos produtos, alertá-lo sobre os riscos de comprar alimentos prontos e também ajudá-lo a planejar a sua lista de compras.
  • Compre alimentos crus para serem preparados em casa.

  • Quando comprar alimentos prontos, escolha os que são embalados separadamente e que contenham a lista dos ingredientes na embalagem.

Como deu para perceber, todo o cuidado é pouco em se tratando de alergias. Não custa nada se manter bem informado e ficar alerta, poisa a nossa saúde e a de nossa família é priceless.

Se cuidem!


Fotos: Stock Photography



1 de maio de 2009

Vai um Skinny Cow ai?


Preciso vigiar meu peso muito de perto e costumo comprar alguns produtos dietéticos de vez em quando. Hoje fui às compras e decidi experimentar este sanduíche de sorvete da The Skinny Cow. Adorei!


Cada embalagem vem com 6 unidades e cada uma com apenas 140 calorias. É adoçado com Splenda (Sucralose). Achei uma ótima pedida para quando bate aquela fominha de algo doce, mas a gente não pode ou não quer se comprometer.


É um alimento aprovado pelo Bob Greene, fitness expert, no seu programa alimentar. Quem quiser checar mais de perto de uma passadinha aqui.

Quem não está de dieta, não é diabético ou não se preocupa pode comprar os comuns com açúcar. Eu não me atrevo e nunca provei, mas este eu recomendo!



Que tal este vista aérea?


Para quem comemora: Feliz Dia do Trabalho!
Beijos :)