30 de novembro de 2009

Lasanha Fingida


Há muito tempo atrás vi uma receita que usava folhas de repolho cozido em vez de massa para preparar uma lasanha. Eu achei a idéia interessante, nutritiva e saudável.

Quase não vejo receitas que empreguem repolho. Acho que a maior parte das pessoas não gostam deste ingrediente. Eu gosto e faço de vez em quando. Este é o meu prato favorito com repolho.

Como eu sempre tive preguiça de montar uma lasanha inteira, faço tudo numa camada única, ou seja, carne moída com molho de tomate, molho bechamel, repolho cozido e queijo. Só de imaginar já fico com água na boca!

Este prato é do tipo comfort food, o meu tipo de comida favorita. Fica ótima em qualquer estação, mas nos dias mais frios é especialmente reconfortante. Basta servir acompanhado de arroz.

Ingredientes:

Carne moída de frango ao molho de tomate
Molho Bechamel
Folhas de repolho cozidas
Queijo Muzzarela


Carne Moída de Frango ao Molho de Tomate:

Cebola e alho picados a gosto
500 g de carne moída de frango
Molho de tomate pronto a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Fritar a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescentar a carne moída e refogar até se apresentar douradinha. Acrescentar o molho de tomates, temperar com sal e pimenta e deixar refogar até que o molho não se apresente demasiadamente líquido. Reservar.



Molho Bechamel:

1/2 litro de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada


Modo de Preparar:

Numa panela derreter a manteiga em fogo baixo. Acrescentar a farinha e ir mexendo até formar uma massa espessa e dourada. Colocar o leite, aos poucos, sem parar de mexer até levantar fervura. Acrescentar os temperos e continuar mexendo até o molho se tornar bem espesso. Reservar.


Repolho:

Remover o talo central de cada folha de repolho e rasgá-las. Cozinhar no vapor e reservar.


Montagem:

Num pirex quadrado de 20 cm (8 inches) levemente untado, colocar a carne moída ao molho de tomate, o molho bechamel, as folhas de repolho lado a lado formando uma camada. Por cima polvilhar o queijo. Levar para gratinar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF).

25 de novembro de 2009

Danish de Morango


Você já comeu Danish? Eu não conhecia e experimentei pela primeira vez aqui nos Estados Unidos. É um artigo de pastelaria, de origem dinamarquesa, não muito doce e recheado com frutas e/ou queijo. Tudo de bom para quem aprecia estes ingredientes.

Navegando pelo blog Artisan Bread in Five Minutes a Day, encontrei esta sugestão e não resisti a tentação de experimentar. Você pode inclusive conferir o passo-a-passo aqui se desejar. É sempre bom para elucidar melhor. Eu recomendo.

Para fazer um Danish você vai precisar de 1/4 de massa da receita de Challah, cerca de 1/2 quilo, da qual já falei aqui. Poderá utilizar também a receita de Brioche, mas esta por enquanto vou ficar devendo.

A massa de Challah fica mais fácil de ser manipulada depois de bem fria, o que torna muito fácil a confecção desta linda sobremesa. Eu, pessoalmente, tive uma experiência agradável e gostei muito do resultado.

Na medida do possível use frutas bem doces. Caso não estejam no ponto, deixe-as masserando por algum tempo em quantidade de açúcar suficicente para adoçar ao seu gosto. A receita não pede açúcar e eu não utilizei, mas me arrependi um pouco, pois os meus morangos não estavam perfeitamente doces.


Ingredientes:

1/2 kilo (1 lb) de massa de Challah, receita aqui
Cream Cheese OU Mascarpone Cheese a gosto
Morangos picados a gosto
Banho de Ovo (1 ovo batido com 1 colher sopa de água)
Açúcar refinado para polvilhar



Modo de Preparar:

Abrir a massa com um rolo em formato de retangulo, deixando-a bem fina.

Por cima da massa, espalhar uma fina camada de queijo e salpicar com as frutas.

Enrolar a massa pelo lado maior, como se fosse um rocambole.

Colocar a massa numa assadeira forrada com papel vegetal, dando o formato de uma mei lua. Cobrir com um pano e deixar descansar por 40 minutos.

Depois deste tempo, passar por cima o ovo com a ajuda de um pincel de cozinha. Polvilhar com açúcar refinado. Cortar pequenas aberturas na parte de cima da massa com a ajuda de uma tesoura de cozinha.

Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja bem dourada.





Amanhã é Dia de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos. Aproveito para desejar a todos os que celebram um ótimo feriado!



24 de novembro de 2009

Livros Favoritos


A Paula, do Quintal da Paula, me presenteou com este simpático selinho e me pergunta quais os 3 livros que marcaram a minha vida.

Eu não sou uma devoradora de livros e acho que leio super pouco se me comparar a outras pessoas que lêem muito. Eu gostaria de ler mais, mas o tempo é curto e nem sempre me sinto muito motivada a isto.

No entanto, quando se fala de livros estes 3 livros sempre me vêm a mente:



1) Laços Eternos, romance medúnico de Zíbia Gasparetto, ditado pelo espírito de Lucius.

A vida usa a reencarnação para nos mostrar que o amor é a força motriz da vida, fundindo-se no Todo, em laços indestrutíveis pela eternidade.

É maravilhoso, é o meu grande favorito. Já li quase 100% os romances mediúnicos da Zíbia, mas nenhum outro se compara a este. Uma verdadeira obra-prima!

Baixe aqui se desejar.


2) O Amor Venceu, romance medúnico de Zíbia Gasparetto, ditado pelo espírito de Lucius.

O amor é a força maior da vida que, mesmo nas brumas esmaecidas e temporárias do consciente, brilha vitorioso, unindo as pessoas para sempre!

Este é meu segundo favorito e não conseguia deixar a leitura de lado. Uma história linda, emocionante e cheia de surpresas, como só a vida sabe contar!



3) A Carícia Essencial, uma psicologia do afeto, obra do psicólogo Roberto Shinyashiki.

É uma trajetória em busca do auto-conhecimento e da realização de seus verdadeiros desejos. Uma análise do reconhecimento da existência do outro e dos caminhos que usamos para demonstrar o amor.

Saindo do Espiritismo e entrando na Psicologia. Li há mais de 10 anos atrás, mas vivamente recomendo.

Leia aqui on-line se desejar.


Paulinha muito obrigada pela lembrança. É sempre ótimo receber a sua visita!

Beijos!




20 de novembro de 2009

Crisp de Abóbora


As abóboras continuam reinando felizes. Sendo este meu legume favorito, gosto de aproveitá-lo ao máximo, variando as receitas para não cair na monotonia.

Esta receita é do Walmart. Eu acho perfeita para comer com o feijão e arroz de todos os dias para os que gostam.

A receita pede o butternut squash, uma abóbora de casca alaranjada e com pescoço. Esta é minha favorita entre as que encontro por aqui. Mas na falta desta, use a sua favorita.


Ingredientes:

1 Kg (2 lb) de abóbora sem casca, sementes e cortada em cubos
4 colheres sopa de manteiga, dividida
1/2 colher chá de sal, dividida
1/4 colher chá de pimenta-do-reino
1 xícara de cebola picada
2 xícaras de pão em cubos tostados (usei integral)
1/4 colher chá de alecrim seco (não usei)
1/4 xícara de walnuts picadas, opcional (não usei)


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 200ºC (400ºF).

Cozinhar os cubos de abóbora em água fervente até ficarem levemente macios. Escorrer a água. Temperar a abóbora com 1 colher sopa de manteiga, 1/4 colher chá de sal e pimenta. Colocar em prato refratário levemente untado. Reservar.

Numa frigideira grande, em fogo médio, derreter 3 colheres sopa de manteiga. Adicionar a cebola e refogar até ficar douradinha. Adicionar os cubos de pão, o restante do sal e o alecrim, se estiver usando, e cozinhar por cerca de 2 minutos, até o pão ficar bem coberto de manteiga. Acrescentar as nozes, se estiver usando. Colocar a mistura sobre a abóbora reservada.

Assar por cerca de 10 minutos ou até que o pão se apresente bem tostadinho.


Rendimento: 4 porções


15 de novembro de 2009

Muffins de Banana e Frutas Secas - Dia Bege


A Mary do Delícias e Talentos propõem que a blogosfera se cubra de bege hoje.

Sabem que eu já tive uma fase bege na minha vida? Assim como uma azul e outra de cores ultra coloridas de doer os olhos. Hoje dificilmente vestiria uma roupa bege, pois é uma cor que já não tem mais nada a ver comigo.

Mas em se tratando de comida a coisa muda um pouco de figura. Existem muitas coisas deliciosas, assim como esta tentadora fatia de bolo acima, por exemplo. Mas para o dia de hoje, no entanto, escolhi uma sugestão super simples para o lanche, sempre muito bem-vinda aqui em casa: Muffins de Bananas e Frutas Secas.

A receita é adaptada daqui. Se você não aprecia as frutas secas que utilizei, pode alterar por outras de sua preferência. A receita é pobre em açúcar, se achar pouco pode acrescentar mais um pouco. Eu gosto assim, pois a banana já confere suficiente doçura à massa.



Ingredientes:

1 3/4 xícaras de farinha de trigo
3 colheres sopa de açúcar mascavo
2 1/4 colheres chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 colher chá de canela em pó
8 ameixas secas picadas
6 damascos picados
2 bananas amassadas
1 ovo
1/4 xícara de manteiga derretida
1 colher chá de essência de baunilha
1/4 xícara de leite


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha de tamanho médio misturar a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a canela. Adicionar as frutas secas picadas.

Em outra vasilha misturar a banana, a manteiga derretida, o ovo, a essência de baunilha e o leite. Colocar na mistura de farinha e frutas secas e misturar delicadamente somente até os ingredientes ficarem úmidos.

Distribuir a massa em forminhas próprias para muffins. Levar para assar por cerca de 20 a 25 minutos ou até que os muffins estejam bem douradinhos e passem no teste do palito.


Rendimento: 12 unidades

-->

10 de novembro de 2009

Challah


Continuo testando as receitas do livro Artisan Bread in Five Minutes a Day. Algumas, inclusive, já repeti inúmeras vezes. Cada nova que faço, fico achando que é a minha favorita.

O Challah é um pão de origem judaíca, sendo servido comumente nas sextas-feiras a noite. Ele é normalmente feito em forma de trança, o que lhe confere um visual muito atraente. Eu ainda não conhecia e gostei muito do resultado.

Eu confesso que só fiz neste formato na primeira vez, pois toma um pouco mais de tempo. Em geral, faço com uma forma livre. É bom que se diga que esta massa é bem mais fácil de ser manuseada se estiver bem fria. Ela pode ser guardada por até 5 dias na geladeira ou então congelada.


Ingredientes:

Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

1 3/4 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
4 ovos grandes levemente batidos
1/2 xícara de mel
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida OU óleo vegetal e mais para untar as formas
7 xícaras de farinha de trigo
Banho de ovo (1 ovo batido com 1 colher sopa de água)
Sementes de papoula ou gergelim para polvilhar



Modo de Preparar:

Numa vasilha grande com tampa de plástico (sem ser hermética) misturar o fermento, o sal, os ovos, o mel, a manteiga ou óleo e a água. Com a ajuda de uma colher misturar a farinha. Certifique-se que não fique nenhum grumo de farinha. Cobrir a vasilha e deixar a massa crescer por 2 horas.

Depois deste crescimento inicial de duas horas, a massa pode ser modelada, guardada na geladeira por até 5 dias ou congelada em porções de meio quilo por até 1 mês em recipiente apropriado. Para descongelar, colocar na geladeira da noite para o dia antes de utilizar.Esta massa é mais fácil de ser modelada se estiver fria.

No dia em que for assar os pães, untar a forma ou cobrir com papel vegetal. Polvilhar a massa com farinha e modelar em forma de bola, dividir em três partes com uma faca e formar 3 cordões compridos. Trançar. O trançado é feito começando-se pelo meio do trabalho, um lado de cada vez, a fim de se obter um resultado mais uniforme.

Colocar a trança na forma preparada e deixar a massa descansar por 40 minutos se a massa for fresca e 1 hora e 20 minutos se estiver gelada.

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF). Passar o ovo sobre o pão e polvilhar com as sementes.

Assar por cerca de 25 minutos ou até que esteja bem dourado. Deixar esfriar antes de fatiar.


Nota:
Mais informações sobre o o livro e o Pão Artesanal aqui.


7 de novembro de 2009

Obrigada Abelhinha!


Ontem a tarde, com muita alegria, recebi pelo correio uma caixa com alguns mimos vindos direto de Portugal, que me foram oferecidos pela querida Abelhinha, do A Colméia da Abelha.

Fiquei muito feliz com o carinho e atenção da nossa amiga, que generosamente me enviou uma caixa de Custard Powder e uma de Cuajada.


Para complementar duas iguarias tradicionais de Portugal: Um chouriço típico Alantejano e um Queijo Regional.


Sem falar no bilhete me explicando gentilmente do que se tratavam os presentes.

Agora vou escolher algumas receitas bem saborosas que realcem os produtos. Vamos ver o que vou encontrar!

Querida Abelhinha muito obrigada de coração!


5 de novembro de 2009

Macarrão à Italiana


Pelo menos uma vez por semana, faço um prato com massas, pois realmente adoramos. Esta combinação de ingredientes é muito agradável, mas você pode variar a vontade, na medida do seu paladar.

Para os dias mais corridos é uma excelente opção, pois fica pronto em poucos minutos. Você pode, inclusive, deixar o molho preparado de véspera se desejar. Para acompanhar eu sugiro uma salada de folhas verdes.

Adaptei esta sugestão a partir de uma receita de origem italiana de uma revista, oferecida por um supermercado local. As quantidade não precisam ser exatas. Você adiciona os ingredientes ao seu gosto, afinal só você sabe bem as boquinhas que tem.


Ingredientes:

Macarrão do tipo gravatinha
Cebola picada
Alho picado
Bacon picado (usei Bacon de Peru)
Ervilhas (usei congelada)
Sal e pimenta-do-reino
Heavy cream OU creme de leite q.b.
Salsa picada
Queijo Parmesão (opcional)


Modo de Preparar:

Cozinhar a massa de acordo com as intruções do pacote. Reservar.

Numa panela refogar a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescentar o bacon e fritar por mais alguns minutos ou até que o bacon se apresente douradinho. Acrescentar as ervilhas, o sal e a pimenta e misturar bem os ingredientes.

Colocar o refogado no macarrão reservado e misturar. Acrescentar o heavy cream OU creme de leite o quanto baste para envolver os ingredientes. Acrescentar a salsa, misturar e servir imediantamente. Se desejar, polvilhar com queijo parmesão.


Notas:
  • Eu não gosto de colocar a ervilha congelada direto do pacote no refogado. Eu coloco a quantidade que vou utilizar num pote com água e levo ao micro ondas por 2 minutos, dreno e então coloco no refogado.

  • Mais informações sobre o heavy cream aqui.