21 de agosto de 2011

Coffecake de Blueberries


Por aqui as blueberries estão sempre em alta no verão, então é tirar partido e aproveitá-las. Esta receita é simples e fácil de fazer. Adaptei de uma revista gratuíta muito boa, oferecida pelo supermercado Publix, que fica aqui perto de casa.

Admito que não é tão boa quanto esta outra que publiquei anteriormente. Achei a massa um tanto seca na primeira vez em que fiz, pois contém pouca gordura. Para remediar este detalhe, aumentei um pouco a quantidade de óleo e ficou mais ao meu gosto.

Só para acrescentar, a receita original foi confeccionada com framboesas. Pode-se utilizar tanto frescas quanto congeladas. Eu ainda não fiz com esta fruta, mas posso garantir que o resultado com blueberries é satisfatório.

Imagino que fique boa também com outras frutas. É só uma questão de se aproveitar o que está em safra, o que vai garantir um coffecake com um preço final mais acessível e em sintonia com a estação vigente.

Ingredientes:
Massa:

1 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de canela em pó
1/8 colher chá de sal
1 ovo batido
2/3 xícara de buttermilk
4 colheres sopa de óleo vegetal
1/2 colher chá de essência de baunilha
1 xícara de blueberries frescas ou congeladas


Cobertura:

2 colheres sopa de açúcar mascavo
1 colher sopa de farinha de trigo
1/4 colher chá de canela em pó
2 colheres chá de manteiga

Modo de Preparar:

Em uma vasilha grande misturar a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Em uma vasilha pequena misturar o ovo, o buttermilk, o óleo e a essência de baunilha. Misturar os ingredientes líquidos aos secos. Colocar a massa em uma forma ou prato refratário redondo de 23 cm (9 inches) de diametro untado e enfarinhado. Salpicar a massa com as frutas.

Em uma vasilha pequena misturar o açúcar mascavo, a farinh, a canela a e a manteiga até formar uma farofa. Salpicar sobre as frutas.

Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 35 minutos ou até passar no teste do palito. Deixar esfriar por 10 minutos antes de desenformar. Se desejar, polvilhar com açúcar de confeiteiro na hora de servir.


Nota:
Mais informações sobre o buttermilk aqui.

4 comentários:

Clau disse...

Ficou com uma aparência ótima,e com certeza muito saborosa.Bjus.

Claudia Lima disse...

Clau o aspecto fica mesmo muito atraente.
Bjs :)

angela disse...

ficou linda...bjs

Claudia Lima disse...

Obrigada Angela :)