29 de maio de 2012

Pierogies com Molho de Linguiça de Peru


Eu adoro pierogies, mas não preparo em casa, compro pronto mesmo. Cozinho como se fosse nhoque e capricho no molho. De vez em quando faço com Molho de Frango e Cogumelos, mas gosto mesmo é deste com Linguiça de Peru.

Gosto de fazer esta receita, quando não tenho muito tempo para ficar na cozinha ou não estou com vontade de cozinhar. O molho pode ser preparado na véspera, o que facilita ainda mais.

Embalegem de Pierogies


Ingredientes:

1 caixa com 12 pierogies (480 g)
1 cebola picada
175 g de linguiça de peru defumada cortada em cubos
Molho Branco
Salsa picada


Modo de Preparar:

1) Preparar os pierogies, cozinhando em água fervente de acordo com as instruções da embalagem. Colocar no prato que vai ser servido. Reservar.

2) Em uma panela, dourar a cebola em um poco de óleo. Acrescentar a linguiça e refogar por alguns minutos, até ficar douradinha. Acrescentar o molho branco e a salsa e misturar bem. Colocar o molho sobre os pierogies e servir acompanhado de arroz de jasmim.


Molho Branco:

300 ml de leite
1 colher sopa de manteiga
1 colher sopa de farinha de trigo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada


Modo de Preparar:

Numa panela ferver o leite. Reservar. Em outra panela, derreter a manteiga em fogo baixo. Polvilhar a farinha e cozinhar. Sem parar de mexer, acrescentar o leite fervido devagarinho e continuar mexendo, por cerca de 3 minutos, até obeter um molho de consistência fina. Temperar a gosto com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada e retirar do fogo

Rendimento: 4 pessoas

24 de maio de 2012

Meu Idol venceu!


Phillip Phillips
American Idol 2012
Google Images

Meu Idol venceu! Gostei muito dele desde a primeira vez em que o ouvi. É super original.

Espero que tenha uma carreira bem sucedida e que mantenha a simplicidade que sempre demonstrou ter.

Parabéns Phil :)




21 de maio de 2012

Bolo de Baunilha


Esta é uma receita que adaptei de outras que conheço. É super básica, barata, fácil e que resulta num bolo bem fofinho. Gosto de fazer para comer na hora do lanche, quando não estou com disposição para coisas complicadas ou simplesmente para fazer pavês ou parfaits

Quando confecciono pavês ou parfaits corto o bolo em fatias e depois em cubinhos. Em geral, elimino a casquinha dourada de fora para obter um visual mais caprichado. Tenho que utilizar este recurso do bolo em cubinhos, pois nem sempre encontro lady fingers com facilidade.

De complicada já basta a vida!! :)


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar refinado (as vezes uso apenas 2/3 xícara)
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
2 colheres chá de essência de baunilha
1/4 xícara de manteiga derretida
1 ovo ligeiramente batido
1 xícara de buttermilk


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande peneirar todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar o restante dos ingredientes, um a um, misturando o suficente apenas para tornar a massa homogênea. Colocar em uma forma untada e enfarinhada. Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por 30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito e esteja bem douradinho.


Nota:
Para o bolo da foto usei uma forma redonda de 23cm. As vezes uso uma forma de pudim de 21cm também.

14 de maio de 2012

Coleslaw



Por aqui o tempo está começando a esquentar e sempre me apetece uma boa salada. De vez em quando gosto de fazer Coleslaw, uma salada típica americana. Normalmente é feita com repolho ralado, envolvido por maionese. Pode-se acrescentar ainda cenoura ralada e outros vegetais e frutas a gosto.

Aqui fiz uma versão básica bem simples, mas você pode ser criativa e incrementar ao seu gosto. A ideía veio daqui. Para ganhar tempo e ter menos trabalho utilizei um pacote de vegetais pré-cortados, o que não é muito do meu gosto, mas que facilitou a minha vida.

Achei que o paladar final do molho ficou um pouco picante para o meu gosto. Em uma próxima vez, vou reduzir a quantidade do vinagre. Acho melhor provar o molho antes de acrescentar aos vegetais e acertar os temperos.


Ingredientes:

3/4 xícara de maionese
3 colheres sopa de vinagre de maçã
1 colher sopa de açúcar refinado
1/4 colher chá de celery salt *
1/4 colher chá de pimenta-do-reino
1 pacote de 1/2 quilo de Coleslaw comprado pronto


Modo de Preparar:

Em uma tigela  misturar a maionese, o vinagre o açúcar, o celery salt e a pimenta. Acrescentar o repolho e misturar bem. Refrigerar até a hora de servir.


* Celery salt é um tempero feito com sal e sementes de aipo.

7 de maio de 2012

Pão Integral Leve


Esta receita é mais uma sugestão do livro Artisan Bread in Five Minutes a Day. É uma versão mais leve do Pão 100% Integral, pois mistura a farinha de trigo integral e a farinha de trigo branca. Ótimo para sanduíches, aperitivos e lanches. Eu aprovo e recomendo!


Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml


Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
1 xícara de farinha de trigo integral
5 1/2 xícaras de farinha de trigo
Farinha de milho para polvilhar



Modo de Preparar:


Colocar todos os ingredientes, independente de ordem, numa vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética. Misturar bem os ingredientes com uma colher. Certifique-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. A massa deve ficar úmida.

Deixar repousar por duas horas em cima do balcão da cozinha, devidamente coberta. Ela vai dobrar de tamanho, por isso deve-se usar uma vasilha grande o suficiente para comportar o crescimento da massa.

Depois deste período modelar os pães no formato desejado, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 232ºC (450ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Polvilhar os pães com um pouco de farinha e fazer cortes na massa com uma faca de serra, utilizando o padrão que preferir. Em geral, faço uma cruz no meio.

Assar por 30 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.