30 de abril de 2013

Pão de Centeio com Passas


Quando eu vivia no Brasil, costumava comprar Pão Integral com Passas. Era um pão enorme e delicioso e eu consumia com frequüência.

Quando vi esta receita, quiz logo experimentar. Foi também uma excelente maneira de aproveitar um pouco de farinha de centeio que havia ma despensa. 

O pão ficou bom, mas aconselho que seja consumido o mais brevemente possível, pois resseca um pouco com o passar dos dias.

Adaptei a receita daqui.


Ingredientes:

1 xícara de farinha de centeio
2 xícaras de farinha de trigo para pães
1 colher sopa de açúcar refinado
1 colher chá de sal
1 pacote de fermento biológico seco (7 g)
1 xícara de iogurte natural
1 colher sopa de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo inteiro
1/2 xícara de passas


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar as farinhas, o açúcar, o sal e o fermento. Reservar.

Numa vasilha de vidro (uso um medidor com capacidade para 2 xícaras daPirex) misturar o iogurte e manteiga. Levar ao micro ondas por uns 30 segundos. Colocar sobre os ingredientes secos. Acrescentar o ovo e misturar tudo muito bem. Por fim acrescentar as passas.

Colocar a massa em uma assadeira própria para pães untada e polvilhada e enfarinhada. Polvilhar o pão com farinha branca e fazer um corte na massa, com a ajuda de uma faca de serra, no sentido do comprimento. Cobrir a forma com um pano de cozinha limpo e deixar descansar até dobrar de volume em lugar livre de correntes de ar.

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Colocar o pão no forno e assar por 10 minutos. Depois deste período baixar a temperatura para 190ºC (375ºF). Assar até que o pão esteja bem douradinho. Remover do forno e deixar esfriar antes de fatiar.

20 de abril de 2013

Lime Curd


Fazia muito tempo que eu tinha vontade de experimentar algum tipo de Fruit Curd. Tinha alguns limões tahiti na geladeira e resolvi o caso, aproveitando uma receita que encontrei aqui

Para quem não sabe, trata-se de uma iguaria inglesa, usada no chá da tarde como uma alternativa às geléias. Realça o sabor de pães, scones ou serve como recheio para bolos e outros artigos de pastelaria. 

O creme é feito basicamente com ovos, açúcar, suco e raspas de limão, laranja ou framboesa, entre outros. Possui um sabor intenso magnífico.

Fiquei fã e vou repetir outras vezes, com certeza!


Ingredientes:

2 ovos
3 gemas
1/3 xícara de açúcar refinado
1/4 colher chá de sal
2 colheres sopa de leite
1/2 xícara de suco de limão
Raspas de 1 limão
6 colheres sopa de manteiga cortada em pedaços


Modo de Preparar:

Bater os ovos e as gemas com o açúcar, o sal e o leite até ligar. Juntar o suco, as raspas do limão e a manteiga. Colocar a mistura em uma panela pequena. Cozinhar em ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar, mas sem deixar ferver. Remover do fogo e colocar em um frasco de vidro. Deixar esfriar e tapar. Manter refrigerado.


Nota:
Mais informações sobre fruit curds aqui.

11 de abril de 2013

Guisado de Lingüiça e Legumes


Uma receita super simples e do tipo comfort food para variar a galinha nossa de todos os dias. Uso lingüiça de peru defumada, pois gosto do paladar forte e intenso. Não tenho quantidades pré-determinadas, faço a olho. Em geral, não coloco sal, pois a lingüiça já é bastante salgada. Sirvo com arroz e salada. Tudo de bom!



Ingredientes:

Cebola picada
Alho picado
Lingüiça de peru defumada em cubos
Batata em cubos
Ceboura em cubos
Molho de tomate q.b.
Pimenta-do-reino ou vermelha a gosto


Modo de Preparar:

Em uma panela grande, em fogo médio, dourar a cebola e o alho em um fio de óleo. Acrescentar a lingüiça e refogar um pouco. Acrescentar a batata e a cenoura, misturar bem e refogar mais um pouco. Acrescentar o molho de tomate, a pimenta, misturar e reduzir o fogo. Cozinhar até que os legumes se apresentem macios.