31 de março de 2014

Queijadinha


Esta é uma receita super fácil de ser feita. Ótima para correrias de última hora. Saborosa, mas extremamente doce, pelo menos para o meu paladar. De qualquer maneira, fica a sugestão para as formiguinhas de plantão. Veio daqui.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 gemas ligeiramente batidas
100 g de côco ralado
2 colheres sopa de queijo ralado


Modo de Preparar:

Colocar forminhas de papel em forminhas para cupcakes. Reservar. Em uma tigela misturar todos os ingredientes. Colocar nas forminhas preparadas. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF), em banho-maria, por cerca de 30 minutos. O topo da queijadinha deve ficar douradinho e o miolo mais molinho. Remover do forno e deixar esfriar.

15 de março de 2014

Pumpernickel


O Pumpernickel é uma variação de Pão de Centeio, onde o sabor diferenciado é o resultado da combinação de ingredientes.

Por aqui encontra-se facilmente em qualquer supermercado, mas, de vez em quando, gosto de fazer em casa para me distrair.

Esta é mais uma sugestão que retirei do livro Artisan Bread in 5 Minutes a Day. Fiz meia receita.

Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
2 colheres sopa de melado
1 1/2 colher sopa de cacau em pó
2 colheres chá café granulado instantanêo
1 1/2 colheres sopa de corante caramelo (não usei)
1 xícara de farinha de centeio
1/2 xícara de farinha de trigo integral
5 1/2 xícaras de farinha de trigo
Farinha de milho para polvilhar a forma



Modo de Preparar:

Misturar o fermento, o sal, o melado, o cacau, o café e corante com a água numa vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética. 

Misturar bem os ingredientes com uma colher. Adicionar as farinhas. Certificar-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. 

Deixar a massa repousar por duas horas em cima do balcão da cozinha, com a vasilha tampada. Ela vai dobrar de tamanho, por isso deve-se usar uma vasilha grande o suficiente para comportar o crescimento da massa.

Depois deste período utilizar a massa imediatamente ou guardar na geladeira, em uma vasilha tampada, por até 8 dias. Esta massa é mais fácil de ser moldada, quando está fria.

Modelar os pães no formato desejado, com as mãos molhadas. Manusear a massa o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 200ºC (400ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Polvilhar os pães com um pouco de farinha e fazer cortes na massa com uma faca de serra, utilizando o padrão que preferir. Usei o padrão tic-tac.

Assar por 30 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.