Com a proximidade do Dia das Mães resolvi postar uma sugestão bem simples, mas gostosa. A receita desta tarte encontrei na revista americana Woman's Day há bastante tempo. E desde, então, já fiz muitas vezes.
A receita original pede suco e raspas de laranja, limão tahiti e siciliano, mas achei que o paladar resultante foi muito forte e marcante, quando eu procurava algo suave e delicado. Optei, então por utilizar apenas o suco de laranja e achei que obtive um ótimo resultado.
Para se ganhar tempo, nos dias muito atarefados, pode-se utilizar a massa já comprada pronta se preferir. Eu uso bastante, pois são saborosas. Vale a economia de tempo.
Ingredientes Crosta:
1 1/2 xícara de biscoitos do tipo Maria triturado comum OU dietético
1 xícara de côco ralado fresco ou seco rehidratado* (utilizei 1/2 xícara)
1 clara
Modo de Preparar:
Misturar bem todos os ingredientes e colocar num prato refratário para torta levemente untado, com o auxílio de um garfo, apertando bem contra o fundo para formar a crosta. Assar por alguns minutos, a 180ºC (350ºF) até a massa ficar levemente dourada. Remover do forno. Reservar.
Ingredientes Recheio:
Açúcar a gosto OU 4 colheres sopa de adoçante Splenda (Sucralose)
1 1/2 colher sopa de maisena
4 gemas passadas pela peneira
4 claras
1/4 xícara de manteiga comum OU light derretida
3/4 xícara de sour cream comum OU light
Raspas de laranja
1 xícara de suco de laranja
Côco ralado fresco ou seco rehidratado para enfeitar
Modo de Preparar:
Misturar o açúcar OU adoçante com a maisena numa vasilha grande. Colocar as gemas, as claras, a manteiga, o sour cream, as raspas e o suco de laranja e misturar bem. A mistura poderá parecer talhada, mas é assim mesmo. Colocar a mistura sobre a crosta reservada e levar ao forno pré-aquecido, a 180ºC (350ºF) por 35 minutos ou até que o recheio esteja firme. Remover do forno e deixar esfriar sobre uma grelha. Enfeitar com côco ralado a gosto e levar para gelar por pelo menos 4 horas antes de servir.
Notas:
* Para rehidratar o côco seco, colocar 10 colheres sopa de água morna para cada 100 g, misturar e deixar descansar até rehidratar. Utilizar.
* Para fixar o côco nas bordas da crosta, coloquei um pouco de calda de damascos cozidos que eu tinha na geladeira.
Que bonita tarte de laranja, parece ser deliciosa! Gostei bastante!
ResponderExcluirbeijinhos
Ficou maravilhosa esta tarte, parece um sol de tão linda! Interessante que vc usou as facilidades americanas (pena que aqui não temos nada pronto que seja gostoso) e o sabor de Portugal.O recheio, as gemas...
ResponderExcluirbjs
Vou plagiar sua frase:
ResponderExcluir"SE TEM COCO, TEM MEU NOME EM CIMA"
Sei que vc é goiabada, mas eu sou coco... hehehehe
Como sempre a delicadeza da imagem, transmite a sutileza do sabor!
beijos amiga.
Filipa que bom que gostaste. É gostosa sim. E que chaleira linda esta da sua foto. Dá até vontade de tomar um chá ao vê-la.
ResponderExcluirBjs
Claudia muito legal a sua comparação da Tarte ao sol. Eu não havia pensado nisto ainda. A cor fica realmente vibrante e atraente.
ResponderExcluirMorando aqui nos EUA há tanto tempo a gente se acostuma a tirar partido de alguns produtos prontos oferecidos no mercado. Mas feito em casa é sempre melhor, é claro.
Bjs
Pois é Ana, goiabada eu amo! Mas côco é tudo de bom também.
ResponderExcluirQuando eu era criança era alérgica, agora, no entanto, posso me esbaldar, pois não me faz mais mal.
Gostei muito do seu comentário final bem poético hehe...
Bjs
A tarte está muuuuuuuuuito apetitosa e gulosa, dá-me uma fatiazinha, uma só please ;)
ResponderExcluirQue gula é essa Nani? Hehe Puxa, esta semana tb estou faminta... Esta ai já acabou, mas da próxima vez te guardo um pedaço!
ResponderExcluirBjs
Ficou muito bonita.Deve ser deliciosa
ResponderExcluirBeijinhos
É sim Edinha. Vale experimentar!
ResponderExcluirBeijocas
Ola,adoro este seu blog,,,e que linda tarte...e tambem aproveito para comentar,que tambem vivo nos estados unidos e que as vezes e dificil traduzir certos ingredientes,e este teu blog e muito util,, por exemplo agora nao consigo saber o que e cidrao,acucar amarelo,e avelas..sera que me podes ajudar?Agradecia ..beijinho.
ResponderExcluirPrática e parece que muito saborosa. Gostei bastante, a cor pede que experimentemos.
ResponderExcluirObrigado pelas palavras carinhosas para a minha Gi.
Bjs!
Que bela tarte, maravilhosa!
ResponderExcluirBeijos
Ficou linda esta torta e vc foi bem criativa fazendo a sua moda! Ótima idéia para usarmos laranjas! Hoje fiquei feliz pq achei a massa da torta que vc recomenda sempre aqui em Campinas no Sam's Club!!! Agora, qdo não der tempo de fazer a massa(o que quase sempre acontece) é só recorrer as massas indicadas pela Cláudia:-)Beijos
ResponderExcluirPuxa, legal saber que ai tb tem estas tortinhas prontas.
ResponderExcluirEu não me envergonho de dizer que uso, pois é prático mesmo. A vida da gente é tão corrida que, as vezes, não tem outro jeito.
Beijocas