Páginas

31 de julho de 2011

Coffecake de Morango


Nesta época de calor e morangos, adoro fazer este coffecake. Para o meu gosto ele é perfeito! Encontrei aqui e, inclusive, já apresentei uma versão feita com blueberrires (aqui), que também fica muito boa.

O visual é muito bonito e enfeita a mesa. Ótimo para servir quando vamos receber visitas e queremos impressionar um pouquinho, parecendo que ficamos horas na cozinha.


Ingredientes:

Farofa para a Cobertura:

1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga gelada


Bolo:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres sopa de fermento em pó
1 colher chá de sal
2 colheres chá de canela em pó
2 colheres chá de essência de baunilha
1 xícara de leite
2 ovos
1/4 xícara de manteiga derretida
Morangos frescos cortados ao meio a gosto


Modo de Preparar:

Farofa para a Cobertura:

Numa tigela peneirar o açúcar e a a farinha. Colocar a manteiga gelada cortada em cubinhos e formar uma farofa graúda com a ajuda de uma colher ou o que preferir. Reservar na geladeira.


Bolo:


Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa tigela peneirar os cinco primeiros ingredientes, até a canela, e reservar.

Em outra tigela misturar bem a essência baunilha, o leite, os ovos, e a margarina.

Acrescentar os ingredientes secos aos líquidos e misturar até obter uma massa homogênea.

Colocar num refratário de 22 X 33 cm (9 X 13 inches) untado. Por cima espalhar as frutas e polvilhar a farofa. Assar por cerca de 35 minutos.


Nota: Eu fiz meia receita e utilizei um refratário quadrado de 20 cm de lado (8 inches).

26 de julho de 2011

Fricassê de Frango


Esta é uma receita que aprendi fazer com a Margareth, a nutricionista do Kurotel, numa ocasião em que me hospedei lá, há muito tempo atrás. Naquela época o spa/hotel havia sido inaugurado há pouco tempo. Eles tinham, inclusive, um pequeno livro de receitas, mas esta não constava do mesmo.

Na receita original usa-se araruta para engrossar o leite, pois é considerada mais saudável para o organismo. Eu usei maisena, mas se você não quiser que o seu fricassê fique com gosto de mingau, é melhor usar farinha de trigo.

Convém lembrar que a quantidade de maisena e farinha de trigo seria diferente para a mesma receita. Para cada colher de maisena, deve-se utilizar 2 colheres de farinha de trigo, no caso de uma substituição. O sabor do prato também será diferenciado.

Fiz esta sugestão, aproveitando uma sobra de frango picado que tinha na geladeira e não me recordo perfeitamente a quantidade que tinha, mas acho que era, mais ou menos, o equivalente a 2 xícaras. Adapte as suas necessidades.


Ingredientes:

1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 xícaras de frango picado (usei peito)
2 xícaras de leite
2 colheres de maisena
Sal e pimenta a gosto
Noz moscada a gosto



Modo de Preparar:

Em uma panela de tamanho médio, dourar a cebola e o alho em um fio de óleo. Acrescentar o frango picado, temperar com sal e pimenta a gosto e misturar bem. Deixar cozinhar em fogo baixo até que o frango não esteja mais cor-de-rosa. Apagar o fogo e reservar.

Em outra panela de tamanho médio misturar o leite, a maisena, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Levar para cozinhar, em fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Colocar o creme sobre o frango já cozido, misturar bem e servir acompanhado de arroz branco.

21 de julho de 2011

Torta de Café e Chocolate Branco


Mais um ano, mais um aniversário... O tempo passa, o tempo voa... como dizia uma propaganda antiga da época em que eu era criança.

Para não deixar a data passar em branco, adaptei esta sugestão de uma receita da querida Ameixinha, que me fez suar a camiseta...

A receita original é bem mais detalhada. Eu não acertei a cobertura, que foi para o lixo. Parece que há qualquer ciência no uso do chocolate branco e eu não dominei.

Para salvar a pátria, optei por fazer um recheio/cobertura único e o resultado ficou bastante satisfatório. A torta ficou deliciosa e não deixou a desejar. Uma ótima pedida para quem adora a combinação de café com chocolate.


Ingredientes:

Massa:

4 ovos
115 g de açúcar refinado
1 colher sopa de café forte
1 colher chá de essência de baunilha
115 g de farinha de trigo
75 g de chocolate branco picado miúdo


Recheio/Cobertura:

1 1/2 xícara de heavy cream
1 1/2 colher sopa de açúcar refinado
3 colheres chá de café forte
Chocolate branco picado miúdo a gosto para decorar


Modo de Preparar:

Numa bacia de metal, em banho Maria, colocar os ovos, o açúcar, o café e a baunilha. Misturar até obter um creme claro e espesso.

Remover do fogo, acrescentar a metade da farinha e misturar. Acrescentar a outra metade da farinha e misturar. Acrescentar o chocolate e misturar.

Dividir a massa entre 2 formas de 20 cm (8 inches), forradas com papel vegetal, untadas e levemente enfarinhadas. Levar para assar em pré-aquecido a 180ºC (350ºF) de 20 a 25 minutos. Remover do forno e deixar esfriar por alguns minutos. Remover das formas e deixar esfriar completamente sobre uma grade. Utilizar.


Recheio/Cobertura:

Bater todos os ingredientes na batedeira até ficar em ponto de chantilly. Empregar.


Montagem:

Colocar um dos bolos sobre um prato de serviço. Sobre ele colocar parte do recheio/cobertura. Saplpicar com chocolate picado a gosto. Cobrir com o segundo bolo. Cobrir toda a torta com o restante do chantilly. Salpicar com o restante do chocolate branco. Levar para gelar e manter refrigerado.

15 de julho de 2011

Enchiladas de Frango


Para esta receita você vai tirar partido das tortillas mexicanas. E para tornar tudo ainda mais rápido e indolor pode usar molho de tomate pronto se desejar. Eu não me importo e até prefiro usar pela praticidade.

Tortillas
Google Images

Eu fiz tudo meio a olho. Utilizei um prato refratário quadrado de 20 cm (8 inches) de lado, onde acomodei 6 tortillas recheadas com frango ao molho de tomate. Cobri com queijo ralado e levei ao forno para gratinar.

A idéia adaptei de um Rachael Ray Show que vi há muito tempo. O prato fica uma tentação! Mas acho que seria ainda mais gostoso, se fosse feito com as nossas tradicionais panquecas caseiras, pois são mais molinhas que as tortillas.


Ingredientes:

Cebola e alho picados a gosto
Frango desfiado a gosto (pode aproveitar sobras)
Molho de tomate pronto a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tortillas
Queijo Muzzarela ralado a gosto


Modo de Preparar:

Em uma panela grande fritar a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescentar o frango desfiado e refogar. Acrescentar o molho de tomate, temperar com sal e pimenta e refogar até apurar. Reservar.

Em uma frigideira, em fogo médio, aquecer cada tortilla dos dois lados. Colocá-las em um prato e cobrir com um pano de cozinha limpo para não esfriarem.

Untar um prato refratário quadrado de 20 cm (8 inches) de lado com um pouco de óleo. No fundo do prato colocar uma camada de molho de tomate.

Rechear cada tortilla com uma porção de frango ao molho de tomate, enrolar como uma panqueca e dispor no prato preparado, lado a lado. Manter a borda da tortilla virada para baixo.

Regar as tortillas com uma camada de molho de tomate e polvilhar com o queijo ralado.

Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 15 minutos ou até que o queijo esteja completamente derretido. Servir.

10 de julho de 2011

Creme de Côco com Morangos


O meu marido adora creminhos de sobremesa. Então para aproveitar uma sobra de leite de côco que havia na geladeira, improvisei esta sobremesa.

Não tem mistério. É apenas um mingau de côco com pedaços de morango fresco no meio. Não esqueça de reservar alguns pedaços bem bonitos para decorar a tacinha na hora de servir.

É uma ótima sugestão para os dias de verão, pois é uma sobremesa leve e que também faz bonito na mesa, principalmente se servida em tacinhas como sugeri.


Ingredientes:

1 xícara de leite
1 xícara de leite de côco
1/3 xícara de açúcar refinado ou a gosto
3 colheres sopa de maisena
Morango fresco em pedaços a gosto


Modo de Preparar:

Colocar os morangos picados no fundo de 6 tacinhas. Reservar.

Numa panela de tamanho médio colocar o leite, o leite de côco, o açúcar e a maisena. Misturar muito bem até dissolver a maisena e levar para cozinhar, em fogo médio, até engrossar.

Dividir o creme entre as 6 tacinhas, tendo o cuidado de não respingar nas bordas do copo para obter uma apresentação bonita. Levar para gelar. Quando o creme estiver firme, decorar com morangos frescos e servir.


Nota sobre os Comentários do Blog:

Muitas pessoas me escrevem, perguntando porque removi os comentários. Então, resolvi disponibilizá-los de novo, caso alguém deseje comentar. Como estou trabalhando fora, o tempo sempre é super curto para responder ou comentar nos blogs amigos. Mas não enganem, eu sempre confiro tudo, mesmo sem comentar.

5 de julho de 2011

Focaccia


Como adoradora de pães de todos os tipos sempre ando atrás de algo diferente. Nunca havia feito Focaccia e resolvi experimentar. Veio daqui, um site que gosto e recomendo.

Ficou bem fofinho e saboroso, mas de preferência procure consumí-lo no mesmo dia em que for preparado, pois no segundo dia tem uma tendência de ficar mais ressecado.


Ingredientes:

2 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco (7 g)
2 1/2 colheres chá de orégano
1/2 colher chá de sal
1 xícara de água morna
2 colheres sopa de azeite de oliva
1 ovo


Cobertura:

2 colheres sopa de queijo Parmesão
1 colher sopa de Italian Seasoning

Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar a farinha, o fermento, o orégano e o sal. Acrescentar a água e o óleo e misturar. Acrescentar o ovo e misturar. Cobrir a vasilha com um pano de cozinha limpo e deixar descansar por 10 minutos em local livre de correntes de ar.

Com os dedos untados em óleo, espalhar a massa em um prato refratário de 33 x 23 cm (13 x 9 inches) também levemente untado com óleo. Misturar os ingredientes da cobertura e espalhar sobre a massa. Cobrir novamente a vasilha com um pano de cozinha limpo e deixar descansar por cerca de 15 a 30 minutos ou até a massa dobrar de volume.

Assar em forno pré-aquecido a 200ºC (400ºF) por cerca de 25 minutos. Retirar do forno, deixar esfriar e cortar em quadrados.