Páginas

30 de janeiro de 2008

Bolo de Banana com Cobertura Crocante


Aqui nos EUA bolos de banana são muito comuns e populares. São chamados de Banana Bread (Pão de Banana), dai eu me questionava se seria bolo ou pão, mas agora sei que é bolo. Em todo lugar se encontra com facilidade.

Eu costumava fazer Bolo de Banana quando morava no Brasil, mas não trouxe nenhuma receita na bagagem. Esta foi uma das primeiras que encontrei nas minhas pesquisas na Internet. É do site quick-easy-recipes.com.

É bom sempre utilizar bananas bem maduras nesta receita, pois isto confere um aroma e um paladar inigualáveis ao bolo.

As nozes podem ser omitidas ou substituídos por passas ou amendoim torrado. Fica muito bom também. Quando utilizo a Cobertura Crocante prefiro deixar a massa purinha para não roubar o show da cobertura.

A receita da cobertura creio que retirei de um livro há muito tempo. Infelizmente não tenho aqui comigo para citar o título.


Ingredientes:1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar (uso 1/2 xícara)
2 ovos
1 colher chá de essência de baunilha (adicionei por conta)
1 xícara de bananas maduras amassadas (3 médias)
2 xícaras de farinha de trigo (uso integral ou meio a meio)
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 xícara de nozes picadas (uso 1/2)


Modo de Preparar:

Bater a manteiga e o açúcar na batedeira. Adicionar os ovos um de cada vez, batendo até a massa ficar suave. Colocar a essência de baunilha e as bananas.
Em outra vasilha colocar a farinha misturada com o bicarbonato, fermento, sal e nozes. Adicionar à mistura de bananas, mexendo o suficiente apenas para misturar os ingredientes.
Colocar numa forma para pão untada e forrada com papel vegetal*. Assar em forno pré-aquecido, a 180ºC (350ºF), por 1 hora ou até que inserindo um palito este saio limpo. Retirar do forno e deixar descansar por 10 minutos. Remover da forma depois de esfriar um pouco.


Cobertura CrocanteÉ aromática e saborosa. Combina muito bem com este bolo.

Ingredientes:

3/4 xícara de aveia em flocos
1/3 xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara (uso 1/4 xícara)
2 colheres sopa de manteiga derretida
1/2 colher chá de canela em pó


Modo de Preparar:

Misturar bem todos os ingredientes e colocar sobre a massa do bolo antes de assar, apertando delicadamente com uma colher para ficar uniforme.

* Corte o papel vegetal mais comprido que o necessário, para formar abas que fiquem para fora da forma, a fim de facilitar a remoção do bolo e assim não danificar a cobertura. Depois que o bolo esfriar um pouco é só levantá-lo da forma. O papel vegetal também deve ser untado.



Para quem prefere uma opção diet é só fazer a receita seguinte. Encontrei na Internet, mas não me recordo o site. Eu faço esta com freqüência. Coloco passas ou outra tipo de fruta seca na massa para dar uma certa umidade, já que a massa, em si, é mais seca pela ausência quase total de gordura. Dai não utilizo a cobertura crocante.


Bolo de Banana Diet
Ingredientes:
2 colheres sopa de margarina light
4 colheres de adoçante Splenda
3 bananas maduras amassadas (3 médias)
1 ovo levemente batido
1 colher chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 pitada de sal
1 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato de sódio
Leite desnatado, se necessário
1/2 xícara de passas ou outra fruta seca a gosto


Modo de Preparar:

Bater a margarina e o adoçante na batedeira. Acrescentar as bananas, o ovo e a baunilha. Numa vasilha a parte misturar a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato. Colocar na mistura de bananas e misturar bem. Colocar as passas e misturar. Se a massa estiver muito seca, acrescentar um pouco de leite até dar o ponto. Não exagere, pois esta massa é pesada mesmo. Colocar numa assadeira do tipo para pão untada e enfarinhada. Assar a 180ºC (350ºF), por uma hora, ou até que enfiando um palito este saia limpo.

Nota: Quando eu tiver uma foto para este bolo, criarei um post especialmente para ele.


23 de janeiro de 2008

Frango com Batata Doce


Aqui nos EUA algumas batatas doce tem uma coloração alaranjada maravilhosa. São adocicadas e cozinham rápido. São versáteis: Pode-se fazer receitas doces ou salgadas e eu gosto muito de explorá-las.
Esta receita é do livro Betty Crocker's Best Chicken Cookbook. Cada receita tem sua própria foto e todas são de dar água na boca. Eu adquiri, pois as receitas são bem práticas, ou seja, tudo aquilo que a gente quer na correria do dia-a-dia.


Ingredientes:

2 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher sopa de curry (as vezes substituo por curcuma)
1/2 colher chá de sal
1/2 Kg de peito de frango sem pele, cortado em cubos
1 colher sopa de óleo vegetal
1 1/4 xícara de suco de maçã
2 xícaras de batata doce cortada em cubos
1 chili pequeno picado (substituo por um pouco de chili em pó OU pimenta-do-reino)
2 colheres sopa de geléia de maçã (eu não coloco)


Modo de Preparar:

Misturar a farinha, o curry e o sal num saco plástico do tipo ziploc. Colocar o frango, fechar o saco e sacudir bem para cobrir bem o frango com a mistura. Aquecer o óleo numa frigideira em fogo médio. Adicionar o frango e fritar por 2 ou 3 minutos ou até ficar dourado. Colocar o que sobrar da farinha no suco de maçã. Adicionar o suco de maçã, as batatas e o chili ao frango.Tampar a frigideira e cozinhar de 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que o frango não esteja mais rosa por dentro e as batatas estejam macias. Colocar a geléia e mexer até derreter.

DICA: Servir com arroz ou couscous. Salpicar com salsinha ou cebolinha fresca picadinha, chutney ou amendoim picado. O couscous pode ser somente temperado com manteiga e sal.



COUSCOUS: É um tipo de massa de semolina grosseiramente moída. Este grão é um dos princípais ingredientes utilizados na cozinha de muitos países do norte da Africa. Nos últimos 10 anos tem sido muito utilizado também na cozinha americana. Couscous Parabolizado já está disponível em muitos supermercados e lojas de alimentos. (Gourmetspot.com)


Couscous cru


Rendimento: 4 porções

Mil Visitas!

Iniciei as postagens do Magia na Cozinha dia 04.dez.2007, mas o contador de visitas só foi instalado em 09.dez.2007, então hoje oficicalmente completamos as primeiras mil visitas ao blog.

Muito obrigada a todos que por aqui passaram. Espero que estas simples receitas possam, de alguma forma, ser úteis a todos.

Voltem sempre!



17 de janeiro de 2008

Bolo de Côco


Eu adoro bolos! Se há algum tempo atrás alguém me perguntasse meu nome eu tinha que dizer: Bolo. A minha grande libertação se deu quando descobri o adoçante Splenda (Sucralose).

Passei a testar receitas de bolos e sobremesas e fiquei contente com os resultados que obtive. A grande maioria das receitas funcionam bem. Os bolos, em geral, ficam um pouco menores, devido a ausência do açúcar, mas para mim não é problema, pois gosto que acabem logo. Assim já fico pensando no próximo, hehehe...

Eu me preocupo em desenvolver receitas com adoçante, pois já fui gorda e não quero engordar de novo. E como não dispenso uma sobremesa gostosa, fico mais tranqüila, sabendo que vou engerir um alimento que não vai me comprometer tanto.

Como sabemos, adoçantes artificiais não são bons para a saúde, portanto aconselho a todos a usá-los com moderação. E quem prefere usar açúcar, esteja a vontade, be my guest!

Este bolinho da receita é bem básico, apenas para o lanche com um gostoso café fresco ou chá. Fica super fofinho. É um dos meus favoritos justamente por sua simplicidade.

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar (uso 2/3 xícara) OU 4 colheres (sopa) de adoçante Splenda (Sucralose)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo ligeiramente batido
4 colheres sopa de manteiga comum OU light derretida
1 colher (chá) de essência de côco
1 xícara de leite de côco comum OU light


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes secos numa vasilha e misturar bem. Adicionar os ingredientes úmidos um de cada vez e ir misturando, sendo por último o leite de côco. Levar para assar em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido, a 190ºC (375ºF), por 30 minutos ou até ficar bem dourado.


Nota:No caso de quem preferir fazer a receita com adoçante e utilizar outro adoçante que não seja Splenda, certifique-se antes se o forno deve estar frio ou se pode ser pré-aquecido. Com o adoçante Splenda o forno pode ser pré-aquecido. Este cuidado é importante para garantir que o bolo cresça adequadamente.


10 de janeiro de 2008

Caldo Verde


Esta receita é da minha amiga Anita, dona da Comunidade de Culinária Receitas Uruguai-Brasil (Orkut). Eu nunca havia provado e achei fantástica!

E como não podia deixar de ser, dei o meu toque pessoal. Eu quiz obter uma sopa um pouco mais substanciosa e mudei um detalhe e outro.

Quem desejar, pode checar a receita original aqui.

A Comunidade dela é nova e está muito legal. Participem! Eu já encontrei muitas receitas deliciosas, mas esta é a primeira que estou testando. Eu gostei tanto do resultado que da próxima vez, terei que fazer em quantidade dobrada! Servi acompanhada de Popovers, a última receita que postei, antes desta.


Ingredientes:

3 batatas grandes cortada em cubos
2 xícaras de caldo de frango
3 xícaras de água
100 g de lingüica de peru defumada cortada em cubos e frita num fio de óleo
1 cebola média cortada em cubos
1 1/2 xícara de couve manteiga cortada finamente e escaldada em água fervendo
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Numa panela grande colocar a batata, o caldo de frango e a água e cozinhar até a batata ficar macia. Levar ao liquidificador para triturar, formando um creme. Reservar.
Na mesma panela utilizada para cozinhar as batatas anteriormente, dourar a cebola em um pouco de óleo. Colocar o creme de batatas e a lingüiça e deixar ferver. Temperar com sal e pimenta a gosto. Apagar o fogo, acrescentar a couve e acertar o tempero. Servir em seguida.

Rendimento: 4 porções rasas


5 de janeiro de 2008

Popovers


Popovers são uns pãezinhos fofinhos e ocos por dentro. Gostosos para acompanhar sopas ou saladas. Foram a sensação do nosso jantar de Ano Novo. Eu tinha a receita há muito tempo, mas ainda não havia testado e adorei! Retirei da revista Cooking Light.

Na massa não vai fermento, mas eles crescem bastante e se esparramam pelos lados. Até me lembra aquela historinha infantil: Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão...

Podem ser assados em formas para muffins. Eu utilizo uma forma única com 12 orifícios que é o tipo que tem no mercado aqui nos EUA. A receita rende 10 unidades, mas pode ser esticada para 12 tranqüilamente.


Dicas Importantes:

Depois de misturados, os ovos e o leite devem descansar por 30 minutos. Durante os primeiros 15 minutos deixar na geladeira e depois, os outros 15 minutos restantes, em temperatura ambiente, pois se os ovos e o leite não estiverem muito gelados os Popovers crescem ainda mais.

Näo cair na tentação de abrir o forno para espiar como vão indo, só checar pela janelinha do forno para evitar problemas no crescimento.

Se sobrar, para armazenar, depois de frios, guardar em vasilha com tampa ou num saco plástico bem fechado. Isto evitará que ressequem, mantendo-os fofinhos.

Popovers ainda na forma


Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de manteiga derretida


Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 190ºC (375ºF).

2) Misturar a farinha e o sal numa tigela pequena. Misturar bem o leite e ovos numa tigela de tamanho médio e deixar descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, acrescentar gradualmente a mistura de farinha e misturar bem. Acrescentar a manteiga e misturar.

3) Untar as formas de muffin com um pouco de óleo de maneira uniforme. Colocar no forno por até 5 minutos para aquecer um pouco as formas. Retirar do forno e colocar a massa nas formas, enchendo até a metade no máximo. Assar por 30 minutos ou até ficar bem dourado. Servir em seguida.


1 de janeiro de 2008