5 de janeiro de 2008

Popovers


Popovers são uns pãezinhos fofinhos e ocos por dentro. Gostosos para acompanhar sopas ou saladas. Foram a sensação do nosso jantar de Ano Novo. Eu tinha a receita há muito tempo, mas ainda não havia testado e adorei! Retirei da revista Cooking Light.

Na massa não vai fermento, mas eles crescem bastante e se esparramam pelos lados. Até me lembra aquela historinha infantil: Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão...

Podem ser assados em formas para muffins. Eu utilizo uma forma única com 12 orifícios que é o tipo que tem no mercado aqui nos EUA. A receita rende 10 unidades, mas pode ser esticada para 12 tranqüilamente.


Dicas Importantes:

Depois de misturados, os ovos e o leite devem descansar por 30 minutos. Durante os primeiros 15 minutos deixar na geladeira e depois, os outros 15 minutos restantes, em temperatura ambiente, pois se os ovos e o leite não estiverem muito gelados os Popovers crescem ainda mais.

Näo cair na tentação de abrir o forno para espiar como vão indo, só checar pela janelinha do forno para evitar problemas no crescimento.

Se sobrar, para armazenar, depois de frios, guardar em vasilha com tampa ou num saco plástico bem fechado. Isto evitará que ressequem, mantendo-os fofinhos.

Popovers ainda na forma


Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de leite
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de manteiga derretida


Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 190ºC (375ºF).

2) Misturar a farinha e o sal numa tigela pequena. Misturar bem o leite e ovos numa tigela de tamanho médio e deixar descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, acrescentar gradualmente a mistura de farinha e misturar bem. Acrescentar a manteiga e misturar.

3) Untar as formas de muffin com um pouco de óleo de maneira uniforme. Colocar no forno por até 5 minutos para aquecer um pouco as formas. Retirar do forno e colocar a massa nas formas, enchendo até a metade no máximo. Assar por 30 minutos ou até ficar bem dourado. Servir em seguida.


3 comentários:

Sushi disse...

Tia Claudia, esses popovers me fazem lembrar o Yorkshire Pudding da Inglaterra... sera que e a mesma coisa? bjs

Magia na Cozinha disse...

Sushi eu suponho que não, mas como não conheço o Yorkshire Pudding não posso afirmar 100%.
Os popovers são uns pãezinhos ocos e fofinhos deliciosos. Eu faço sempre, pois não resisto!
Fiquei interessada e vou verificar o sua dica. Muito obrigada por comentar.
Bjs :)

Magia na Cozinha disse...

Sushi eu pesquisei sobre o Yorshire Pudding que vc falou e a receita e o visual são praticamente identicos.
Provavelmente um equivale ao outro.
Muito interessante! Vivendo e aprendendo!
Obrigada.
Bjs :)