Intolerância

Intolerância de Alimentos


Se você ou alguém da sua família tem alergia a algum tipo de alimento, é natural que se preocupe com os alimentos que vai comprar. É importante que se mantenha bem informado e preste atenção nos artigos que vai colocar na sua cesta de compras.

Quando eu era criança, era absolutamente alérgica a açúcar, chocolate, côco, mostarda e sardinha, entre outros alimentos, que já nem me recordo mais. Era só comer e ficar com o corpo todo pintado de alergias. Me arrepio só de me lembrar. Se não comesse os alimentos causadores do processo alérgico não tinha problema, mas nem sempre eu queria deixar de comer e acaba sofrendo as conseqüências

Depois de adulta, felizmente superei o problema de alergia alimentar. A única que restou foi a respiratória, que também sempre tive desde criança. De fevereiro a maio tenho que tomar uma medicação para suportar a alergia causada pelas flores e plantas, o que é muito comum a todos os que vivem aqui nos Estados Unidos. Se não fosse esta medicação seria um tormento viver nestes meses.

Estas informações retirei de um panfleto distribuído pelos Supermercados Publix, o qual freqüento ocasionalmente. Achei bastante útil e quiz dividir com todos que se interessam pelo assunto.


Alergia ou Intolerância aos Alimentos?

Alergia aos alimentos ocorre quando o sistema imunológico cria anticorpos que reagem com certos tipos de proteínas. O corpo, então, libera histamina e outros químicos, causando os sintomas de uma reação alérgica.

Os sintomas variam desde uma sensação de formigamento na boca, alergias sobre a pele, dores abdominais e diarréia até a dificuldade de respirar, vômitos, inchaço da língua e garganta, queda de pressão, perda de consciência ou mesmo óbito.

Intolerância aos alimentos é uma reação adversa à comida que não envolve o sistema imunológico. A intolerância à lactose é um exemplo. Uma pessoa que tem intolerância à lactose não possui no organismo a enzima necessária a digestão do açúcar contido no leite. Desenvolverão sintomas como gases, inchaço e dores abdominais quando ingerirem produtos à base de leite.


Quais os alimentos que causam alergias?

Mais de 12 milhões de americanos, a maior parte deles crianças, sofrem de alergias aos alimentos. Não há cura. O único jeito de lidar com estas alergias é evitar comer o alimento que causa a reação alérgica.

Dentre os alimentos mais responsáveis por todos os tipos de alergias, oito deles, infelizmente estão presentes em uma série de produtos:


Amendoim

Incluindo manteiga de amendoim e farinha de amendoim



Tipos de Frutas Secas

Tais como amendoa, noz, noz-pecan, avelã, cajú, castanha, pistache, pinhão e macadamia.





Produtos derivados do Leite


Tais como soro de leite, caseina, iogurte, queijo, sorvete e manteiga.





Ovos

Claras, gemas e albumina.






Soja

Proteina vegetal texturizada (PVT), tofu e molho de soja.





Trigo

Tais como farelo, germe, glúten e farinha





Frutos do Mar


Lagosta, siri, camarão-de-água-doce, ostra, marisco e camarão.




Peixe

Todas as espécies são potencialmente alergênicas.





O que é Cross-Contact ou Contaminação Cruzada?

Ocorre quando um alimento entra em contato com o outro e suas proteinas se misturam, mesmo sendo invisível ao olho nu. Infelizmente, mesmo uma pequena quantidade destas proteínas podem causar uma reação alérgica.


Como as etiquetas dos produtos podem ajudar?

Ler os ingredientes nas etiquetas dos produtos, antes de comprá-los, é uma das melhores maneiras de se previnir as reações alérgicas.

As etiquetas dos alimentos listam o peso dos ingredientes, da maior a menor quantidade. Você deveria consultar uma nutricionista para ajudá-lo a compreender a linguagem utilizada, na medida em que alguns ingredientes listados podem ser variacões dos alergênicos que você está tentando evitar na sua alimentação.

O FDA (Food and Drug Administration) exige que os ingredientes derivados de um alimento altamente alergênico faça parte da lista dos ingredientes de um produto, sendo citado de maneira bem clara.

Por exemplo: Whey (milk) = Soro de Leite (leite)

Podem também aparecer no final da lista dos ingredientes, precedidos da palavra Contains (Contém).

Por exemplo: Contains milk (Contém leite)


O que mais fazer para evitar alergênicos?

Há coisas que você pode fazer para se proteger e proteger seus familiares contra alergias:
  • Consulte um médico ou nutricionista.
Eles podem ajudá-lo a compreender as etiquetas dos produtos, alertá-lo sobre os riscos de comprar alimentos prontos e também ajudá-lo a planejar a sua lista de compras.
  • Compre alimentos crus para serem preparados em casa.
  • Quando comprar alimentos prontos, escolha os que são embalados separadamente e que contenham a lista dos ingredientes na embalagem.
Como deu para perceber, todo o cuidado é pouco em se tratando de alergias. Não custa nada se manter bem informado e ficar alerta, poisa a nossa saúde e a de nossa família é priceless.

Se cuidem!


Fotos: Stock Photography


Nenhum comentário: