Páginas

29 de abril de 2008

Fritata de Batatas com Lingüiça


Esta receita é uma versão de uma receita da minha querida amiga Anita, a dona da Comunidade Receitas Uruguai-Brasil (Orkut). Eu a modifiquei um pouquinho para se encaixar mais nos hábitos aqui de casa, mas essencialmente é a mesma coisa.

Nós gostamos tanto que passou a ser um dos pratos do nosso dia-a-dia. O mais engraçado é que no dia seguinte fica ainda melhor. Então, se alguém fizer e sobrar, não se preocupe.

Uma confissão: Depois que conheci a Anita, virei lingüiceira hehehe...


Ingredientes:

4 batatas grandes em cubos
1 cebola picada
1 pimentão picado
300g de lingüiça de peru defumada
3 ovos inteiros ligeiramente batidos e temperados a gosto
Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto


Modo de Preparar:

Cozinhar a batata em água com uma pitada de sal até ficarem levemente macias. Reservar.

Untar uma frigideira que possa ir ao forno com um pouco de óleo. Fritar a cebola e o pimentão até ficarem macios. Acrescentar a lingüiça e fritar até ficar tostada. Acrescentar as batatas, os ovos e a salsinha. Cozinhar por alguns minutos em fogo baixo.

Levar a frigideira ao forno pré-aquecido, em temperatura média, para acabar de cozinhar a fritata. Quando estiver completamente assada, remover do forno, utilizando uma luva apropriada. Servir em seguida.


Notas:
  • A lingüiça já contém bastante sal, então cuidado com o sal, usar pouco.

  • Sempre é bom lembrar de manter à mão uma luva para retirar a frigideira do forno. Cuidado! Já aconteceu comigo de remover uma frigideira do forno sem luvas... Não me queimei, mas joguei tudo para o alto. Perdi a comida e entortei a frigideira em perfeito estado...

22 de abril de 2008

Scones de Chocolate e Cerejas


Scone é um tipo de pão e é muito prático, pois é rápido de se fazer e de se assar. Apesar da origem inglesa e escocesa, já conta com fãs no mundo todo. É muito utilizado para o chá da tarde, mas pode ser servido também no café da manhã e no brunch.
São versáteis, podendo ser doces ou salgados. Dai a imaginação é o limite. Cada vez dá para fazer com ingredientes diversificados, quebrando-se assim a monotonia. Ficam ainda mais deliciosos com uma boa geléia ou nata. Hmmm... Delícia!
É uma ótima opção para quando vai se receber visitas e não se tem muito tempo para preparar algo mais elaborado. Eu sou fã e gosto de fazer de vez em quando.

Scones Ingleses Básicos
Fonte: All Recipes
Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher chá de cremor tártaro
1/8 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xícara de manteiga
1/8 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite

Modo de Preparar:
1) Pré-aquecer o forno a 425ºF (220ºC). Forrar uma forma com papel vegetal.
2) Peneirar e a farinha, o cremor tártaro, o bicarbonato de sódio e o sal numa tigela.
3) Colocar a manteiga e misturar até formar migalhas miúdas. Colocar o açúcar e leite o suficiente para formar uma massa homogênea.

4) Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada, sovar levemente e formar uma pequeno círculo com cerca de 3/4-inches (2cm) de espessura e colocar na forma preparada. Pincelar com leite e polvilhar açúcar. Assar por 10 minutos. Servir com manteiga ou geléia.


Nota:
Eu gosto de dividir a massa em duas bolas. Faço dois círculos e corto em 6 triangulos. Basta dividir cada um ao meio e cada metade em 3 partes.

Como Fazer Scones (Cooking Light)


Cada vez que faço scones gosto de variar o sabor. Este é gostoso e deve saciar a fome dos chocólatras de plantão. Encontrei na revista Cooking Light.


Scones de Chocolate e Cereja
Ingredientes:

3 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1/2 xícara de manteiga gelada
3/4 xícara de half-and-half
1 ovo grande
1/2 xícara de chocolate ao leite cortado em pedaços graúdos
1/2 xícara de nozes pecans picadas
1/2 xícara de cerejas secas


Modo de Preparar:

1) Misturar numa vasilha grande a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Acrescentar a manteiga cortada em pedaços grandes e misturar até formar uma farofa graúda.

2) Numa vasilha pequena misturar o half-and-half e o ovo. Reservar 2 colheres sopa de half-and-half. Adicionar o restante à mistura de farinha juntamente com o chocolate, as nozes e as cerejas. Misturar tudo com um garfo apenas até a mistura ficar uniformemente úmida.

3) Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e, com as mãos levemente enfarinhadas, formar uma bola e moldar num círculo de uns 18 cm de diametro e 2cm de altura. Cortar em 8 fatias de mesmo tamanho.

4) Colocar cada fatia a uma distância de 5cm cada em uma forma forrada com papel vegetal e untada. Pincelar o half-and-half reservado sobre cada fatia e descartar o que sobrar.

5) Assar os scones em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 25 minutos ou até que fiquem dourados. Depois de remover do forno, deixar esfriar por 10 minutos na forma. Servir morno ou deixar esfriar completamente.

Rendimento: 8 porções


Notas:
  • Utilizei apenas leite em vez de half-and-half.

  • Utilizei gotas de chocolate meio amargo em vez de pedaços de chocolate.

17 de abril de 2008

Mimo de novo!


Hoje recebi um Mimo da querida Cidália, do Blog Encantado Cindy's Place. Mesmo já tendo recebido um na semana passada, fiquei muito contente com a lembrança, pois é sempre agradável ver nosso trabalho valorizado.

Obrigada Cidália!

Não deixem de dar uma passadinha no Blog dela para e conferir as novidades.

Um beijo a todos!




15 de abril de 2008

O que é o que...

Alguns ingredientes comumente utilizados em receitas aqui nos EUA não existem em outros países ou só se encontra algo semelhante. Vejo muitas pessoas chateadas por acharem que não vão poder executar uma receita, porque não tem o produto a sua disposição. Felizmente podemos contornar esta situação usando produtos genéricos ou até fazermos substituições outras que julgarmos adequadas.
Aqui reuni algumas informações que são úteis a todos nós. É só tirar proveito delas e ousar nos seus projetos culinários.

Buttermilk


O que é

Produto utilizado na confecção de receitas, a fim de conferir-lhes um sabor ou textura cremosa. O sabor é levemente azedo. Deixa pães e bolos fofos e a carne de frango, por exemplo, úmida.


Tipos

1)
Cultured Buttermilk: Obtido através da adição de bactérias de ácido lático ao leite pausterizado. Depois disso, o leite é fermentado em baixa temperatura (ideal 21ºC ou 69ºF). Pode conter sal ou não. Em geral, as marcas comercializadas contém. O sabor é levemente azedo.


2)
Churned Buttermilk: É o líquido que resta depois que a manteiga é batida. Possui um sabor mais autêntico.

Substituições

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara iogurte

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara leite + 1 colher sopa vinagre ou suco de limão (deixar parado por 10 minutos antes de utilizar em receitas)

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara leite + 1 3/4 colheres chá de cremor tártaro

• 1 xícara buttermilk = 1 xícara água + 4 colheres sopa de buttermilk em pó (reconstituir antes de usar ou adicionar seco aos ingredientes secos e molhado aos ingredientes molhados antes de misturar)

• 1 xícara buttermilk = 1/4 xícara leite + 3/4 xícara iogurte

• 1 xícara buttermilk = 8.5 ounces

• 1 xícara buttermilk = 242 grams


Nota:

A substituição imprópria do buttermilk pode afetar o crescimento de pães e bolos. Quando se utiliza buttermilk, deve-se incluir bicarbonato de sódio na receita. Para se atingir os resultados desejados, quando se substitui leite comum por buttermilk, deve-se substituir o fermento em pó por uma parte ou toda a quantidade de bicarbonato de sódio. Para cada xícara de buttermilk usada em vez de leite comum, reduzir a quantidade de fermento em pó em 2 colheres de chá e substituir por ½ colher de bicarbonato de sódio.


Benefícios para a Saúde

Buttermilk é mais fácil de digerir do que leite comum. Tem menos gordura também, porque a gordura foi removida para se fazer manteiga. Possui alto teor de Potássio, Vitamina B12, Cálcio, Riboflavina e é também uma boa fonte de Fósforo.

Quem possui problemas digestivos deve consumir buttermilk em vez de leite, por ser mais rapidamente digerido. Possui também mais ácido lático que leite desnatado.

Um copo de buttermilk contém 99 calorias e 2.2g de gordura, enquanto que o leite gordo contém 157 calorias e 8.9g de gordura. Em algumas marcas o buttermilk contém mais gordura que em outros.

Impressões Pessoais

Eu adoro utilizar buttermilk na confecção de pães e bolos, por exemplo, porque ficam ultra fofos. Os produtos que levam adoçantes também ficam maravilhosos. Quem ainda não conhece, deve aprender a tirar proveito da utilidade e da versatilidade deste produto.


Buttermilk em Pó

Em geral, utilizo o buttermilk em pó, pois guardo na geladeira e não preciso ficar me preocupando que logo vai expirar o prazo de validade. O líquido também tem uma boa durabilidade, mas sempre fico insegura se vai estragar ou não e me sinto pressionada a ter que usar logo.


Buttermilk em Pó



Os americanos gostam de usar creme em vez de leite para tomar com café. Existem tipos diferentes de creme, sendo que o que varia é a quantidade de gordura do produto.




Half and Half



O que é

É uma mistura de leite e creme, meio a meio, como já diz o nome. Tem de 10 a 12% de gordura e não pode ser batido. É utilizado misturado ao café e em receitas em geral.

Substituições

Partes iguais de leite e creme:

1 xícara de half-and-half = 1 xícara menos 2 colheres sopa de leite + 1 1/2 colher sopa de manteiga derretida

Leite Evaporado

7/8 xícara leite + 1 1/2 colher sopa de manteiga ou margarina


Impressões Pessoais

Não tenho o hábito de utilizar, mas acho saboroso este produto. Ocasionalmente utilizo em restaurantes para variar.


Light Cream = Coffee Cream = Table Cream

O que é

Um tipo de creme que possui de 18 a 30% de gordura e não pode ser batido. Pode ser encontrado em líquido ou pó. Alguns possuem sabores diferentes, mas são um pouco artificiais.

Dose Individual

A Nestlé produz uma grande variedade destes produtos e já existem até os tipos reduced fat e sugar free. Sugiro uma passadinha no site que vale a pena conferir. É só clicar aqui.

Impressões Pessoais

Não tenho o hábito de utilizar, mas acho saboroso este produto. Ocasionalmente utilizo em restaurantes para variar. Quando utilizo, prefiro comprar o tipo em pó, pois tem maior durabilidade que o líquido.


Light Whipping Cream = Whipping Cream

Oque é

Um tipo de creme que possui de 30 a 36% de gordura. Pode ser batido e utilizado como chantilly.

Impressões Pessoais

Ainda não utilizei este produto. Em geral, compro o heavy whipping cream, pois segundo estou informada, é melhor de se utilizar no preparo do chantilly por ter um conteúdo um pouco mais alto de gordura. Conseqüentemente, não se deve abusar. É melhor usar esporadicamente.


Heavy Cream = Heavy Whipping Cream


O que é

Possui pelo menos 36% de gordura, podendo chegar a 40%. Dobra de volume ao ser batido, pois é pesado o bastante para isso. Quanto mais gordura tiver menos tempo precisa ser batido para se obter chantilly. Não tem a tendência de talhar quando utilizado para se fazer molhos.

Chantilly

Heavy Cream não é a mesma coisa que Double Cream, produto Inglês, que possui 48% de gordura de manteiga. Tem 8% a mais de gorduras que qualquer tipo de creme com alto teor em gorduras encontrado nos EUA.


Como Guardar

Todo creme, a menos que seja pausterizado, é perecível e deve ser mantido na parte mais fria do refrigerador.


Como Preparar

Quando não são pausterizados e homogeneizados são mais fáceis de bater. O ideal é que esteja bem frio antes de se bater para que se possa encorporar ar suficiente, caso contrário vira manteiga. Deixar para adicionar o açúcar no final para que o creme obtenha maior volume.


Substituições para Cozinhar

1 xícara de heavy cream = 3/4 xícara de leite + 1/3 xícara de manteiga derretida.


Impressões Pessoais

Embora tenha bastante gordura em sua composição, vale a pena usar esporadicamente. Principalmente para fazer chantilly, pois o paladar é muito saboroso.


Os europeus gostam de utilizar cremes ainda mais pesados como:

Double Cream, Extra-thick Double Cream e Clotted Cream = Devonshire Cream

O que é

Um tipo de creme que possui 42% de gordura. Se usa como manteiga sobre Scones, um tipo de pão que lembra, ao meu ver, o Pão de Minuto que conhecemos no Brasil.


Substituições

Leite Evaporado

Iogurte (talha e funciona melhor em sopas frias)

Heavy Cream

Créme Fraîche


Leite Evaporado

É um tipo de leite concentrado vendido enlatado. Se encontra do tipo comum (8% de gordura) ou com pouca gordura (0.5%). Não confundir com leite condensado, que possui bastante açúcar adicionado e não serve como substituto. Para reconstituí-lo misturar a mesma quantidade de água.


Substituições

Half and Half OU Milnot (disponível na Inglaterra; é melhor para bater que o leite evaporado) OU Creme (possui mais gordura, mas funciona bem em Tortas de Abóbora).

Torta de Abóbora


Substituição sem Leite

1 xícara água + 6 colheres sopa leite de soja em pó = 1 xícara leite evaporado


Impressões Pessoais

Eu gosto do paladar e utilizo normalmente em receitas que pedem.


Sour Cream

O que é

A bacteria que produz o ácido lático é adicionada ao creme para fazer um Sour Cream ligeiramente azedo e de consistência mais grossa. De acordo com o FDA (Food and Drug Administration) todos os produtos tidos como Sour Cream devem conter não menos de 18% de gordura.

O Sour Cream comercial ainda possui rennet (enzima usada para coagular o leite na confecção de queijos), gelatina, flavorizantes, enzimas vegetais, sódio cítrico e sal. Quem sofre de algum tipo de alergia deve checar a etiqueta antes de comprar o produto.

Os tipo light são feitos com hafl-and-half (10.5% de gordura de manteiga) e os de leite desnatado estão disponíveis na maior parte dos supermercados para quem está de dieta.

Sour Cream de soja não é um produto derivado do leite, mas é intercambiável na maior parte das receitas.

Sour Cream

Substituições para Sour Cream

Existem muitas substituições para Sour Cream, dependendo da receita e de suas necessidades especifícas. Iogurte é um excelente substituto na maior parte das receitas, mas tenha em mente que a textura é um pouco mais fina. Retirar o excesso de líquido do iogurte numa peneira forrada com cheese-cloth sobre uma vasilha no refrigerador, por pelo menos 30 minutos.

Substituições para cada 1 xícara de Sour Cream


• Para assar: 7/8 xícara buttermilk ou leite azedo + 3 colheres sopa manteiga


• Para assar: 1 xícara de iogurte + 1 colher chá de bicarbonato de sódio


• Para assar: 3/4 xícara leite azedo + 1/3 xícara manteiga


• Para assar: 3/4 xícara buttermilk + 1/3 xícara manteiga

.
• Molhos Cozidos:1 xícara iogurte + 1 colher sopa farinha + 2 colheres chá água


• Molhos Cozidos: 1 xícara leite evaporado + 1 colher sopa vinagre ou suco limão. Deixar descansar por 5 minutos para encorpar

• Molhos: 1 xícara iogurte (tirar o excesso de líquido numa peneira forrada com cheesecloth por 30 minutos no refrigerador para obter uma textura mais encorpada)


• Molhos: 1 xícara queijo cottage + 1/4 xícara iogurte ou buttermilk batido brevemente num liquidificador


• Molhos: 180g (6 ounces) cream cheese + 3 colheres sopa leite brevemente batido no liquidificador


• Com menos gordura: 1 xícara queijo cottage com baixa gordura + 1 colher sopa suco limão + 2 colheres sopa leite desnatado, batido até ficar homogeneo no liquidificador


• Com menos gordura ainda: 1 lata gelada de leite evaporado batido com 1 colher chá de suco limão

Impressões Pessoais

Eu gosto de Sour Cream e utilizo bastante em receitas que pedem. Em algumas receitas, no entanto, prefiro o sabor do Creme de Leite que é muito mais rico.

Fontes:

about.com

nestlé.com

recipezaar.com

Fotos: Google Images


13 de abril de 2008

Mimo


Hoje recebi um Mimo da querida Nani, de um dos Blogs Encantados que costumo visitar, o Blog Manjar de idéias doces... e não só! Fiquei muito contente com a lembrança, pois é sempre agradável ver nosso trabalho valorizado. Obrigada Nani! Não deixem de dar uma passadinha no Blog dela para e conferir as novidades.

Segundo as regras devo nomear outros cinco Blogs que valem a pena serem visitados. Tarefa díficil, pois todos são encantadores ao seu modo. E quem receber deve publicar este selo em seu Blog também. Então, em ordem alfabética, escolhi:

Cozinha da Iliane

Cozinha Quente

Receitas da Romy

Receitas Uruguai - Brasil

Vieiras e Trufas

Convido também todos a prestigiarem nossas amigas, fazendo uma visita e conferindo as delícias que preparam. Um beijo a todos!




9 de abril de 2008

Salada (quase) Niçoise


Porque quase Niçoise? Bem, eu tinha planejado fazer Bifes de Frango Acebolado e precisa de algo leve e saboroso para acompanhar, quando vi na capa de uma revista a atraente Salada Niçoise. Achei que meu problema estava resolvido.

Existem várias versões desta salada e ela normalmente é constituída de atum grelhado ou enlatado acompanhado de ovos, alface, vegetais e azeitonas pretas (Niçoise), que dão o nome ao prato. A salada é temperada com um Molho Vinagrete de Alcaparras.

Como eu já tinha os bifes acebolados, resolvi fazer a salada, apenas eliminando o atum e a cebola no que resultou numa deliciosa refeição.

De qualquer maneira, vou passar a receita da salada completa para quem desejar fazer como deveria ser. Esta versão tirei da revista mensal Greenwise Publix Market, oferecida pelos Supermercados Publix.


Ingredientes:

Salada:

500 g de filés de atum (não utilizei)
500 g de batatas vermelhas pequenas cortadas em quatro, cozidas em água ou no vapor
250 g de vagem cortadas em pedaços regulares, cozidas em água ou no vapor
1/2 xícara de cebola em fatias, 1 média (não utilizei)
2 cabeças de alface pequenas
8 tomates cereja
2 ovos duros cortados o meio
1/4 xícara de azeitonas pretas (utilizei verdes)

Molho Vinagrete de Alcaparras

Molho:

1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
1/3 xícara de vinagre de vinho branco
2 colheres sopa de alcaparras
2 colheres chá de açúcar
2 colheres de mostarda Dijon
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de pimenta-do-reino


Modo de Preparar:

1) Descongelar o peixe, se estiver congelado. Lavar e secar com toalhas de papel. Reservar.

2) Preparar o molho num frasco com tampa. Misturar o óleo, o vinagre, as alcaparras, o açúcar, a mostarda, o sal e a pimenta. Fechar a tampa do frasco e agitar bem. Remover 1/3 xícara para usar como marinado para o atum. Reservar o restante do molho.

3) Colocar o atum num prato raso e acrescentar 1/3 de xícara do molho. Cobrir e deixar marinar por 30 minutos. No meio deste tempo virar o peixe uma vez.

4) Cortar as batatas em quatro e cozinhar em água ou no vapor. Reservar. Cortar as vagens em pedaços regulares e cozinhar em água ou no vapor. Reservar.

5) Remover o atum do marinado. Grelhar de 8 a 12 minutos. Na metade do tempo virar o atum e colocar mais um pouco de marinado por cima. Descartar as sobras do marinado.

6) Para servir, arranjar os ingredientes já preparados em um prato único ou pratos individuais e temperar com o molho vinagrete.

Rendimento : 4 porções

Acho que Culinária é isso: Inventar e reinventar com imaginação, lançando mão do que se tem. Mas acima de tudo comer e comer bem.


8 de abril de 2008

Cheiro de Alho

Foto: Google Images

Cheiro de alho na comida é uma delícia, não é mesmo? Mas e nas mãos? ECA! Acho que ninguém gosta, eu não gosto.

Então, hoje passei aqui para deixar uma dica super simples que aprendi com a minha amiga Lourdes Maria da Comunidade Culinária Receitas (Orkut).

A dica é a seguinte:

Depois de cortar o alho, lavar as mãos em água corrente, SEM esfregá-las, por 20 segundos. E pronto! Mãos limpinhas e sem cheiro de alho. Tenho feito isso direto e funciona.

Quanto ao problema do cheiro da cebola ainda não consegui resolver. Se alguém souber de uma boa dica me escreva, ok?

Beijos e Bom Dia!