Páginas

30 de janeiro de 2010

Baps Bread


Pão é um dos meus alimentos favoritos. Não passo sem de jeito nenhum e sei que o mesmo ocorre com muitas pessoas. Eu vivo testando receitas diferentes. Quando encontrei esta receita, aqui, não esperava que se tratasse de um pão tão fofinho e saboroso. Ele é de origem escocesa e tem um visual bastante charmoso.

Eu gosto de variar e, as vezes, utilizo metade farinha de trigo comum e metade farinha de trigo integral. Fica muito bom também e com aquele quê de alimento super saudável. Não deixem de experimentar, pois vale a pena!


Ingredientes:1 pacote de fermento biológico em pó (7 g)
1 colher chá de açúcar
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de leite morno
2 1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher chá de sal
40 g de manteiga



Modo de Preparar:

1- Numa vasilha misturar o fermento, o açúcar, a água e o leite até o fermento desmanchar bem. Cobrir com um pano e deixar descansar em um local sem correntes de ar de 10 a 5 minutos.

2- Numa outra vasilha peneirar a farinha e o sal. Acrescentar a manteiga. Juntar a mistura do fermento e, com os dedos, misturar bem até formar uma massa homogênea. Colocar sobre uma superfície enfarinhada e amassar bem de 5 a 8 minutos ou até a massa ficar lisa e elástica.

3- Colocar a massa numa vasilha untada, cobrir com um pano, num local sem correntes de ar e deixar crescer por 1 hora ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.

4- Colocar a massa numa superfície enfarinhada e sovar bem por alguns minutos, até ficar bem lisinha. Dividir em 6 partes iguais e sovar cada parte em formato de bolas.

5- Colocar as bolinhas numa forma enfarinhada distante cerca de 5 cm uma da outra. Polvilhar cada bolinha com farinha, cobrir com um pano e deixar crescer por uns 10 minutos. Polvilhar novamente as bolinhas com farinha e, com o dedo, fazer um furo no meio de cada uma. Assar em forno quente por cerca de 15 minutos ou até que os pãezinhos se apresentem bem douradinhos.

Rendimento: 6 unidades


25 de janeiro de 2010

Frango com Mel e Páprica


Numa casa onde, praticamente, só se come frango não é fácil ter sempre uma novidade na manga. Invariavelmente as receitas acabam sendo sempre repetidas. Mesmo assim, fico atenta para novas sugestões que possam agradar.

Esta encontrei aqui. A receita é para um frango inteiro, mas preferimos peito e cortado em porções pequenas. Preparei, então, alguns filés. Acho que o frango cortado assim, fica mais elegante a atraente, mas você pode fazer como preferir.

Outra sugestão: Eu gosto de temperar o frango de véspera, pois carne branca custa um pouco para pegar o gostinho dos temperos. Preferimos assim, pois o paladar da carne fica mais marcante. Esta é, sem dúvida, uma ótima sugestão para sair da monotonia do dia-a-dia. Eu recomendo!


Ingredientes:

1 frango (usei peito de frango cortado em filés)
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino
Suco de 1 limão
2 colheres sopa de manteiga
2 colheres sopa de mel
1 colher chá de páprica


Modo de Preparar:

Cortar o frango em pedaços. Colocar em uma vasilha e temperar com o alho, sal, pimenta e o suco de limão. Reservar para tomar gosto.

Numa panela pequena derreter a manteiga sem deixar ferver. Retirar do fogo e acrescentar o mel e a páprica, misturar para dissolver bem.

Colocar os pedaços de frango num prato refratário levemente untado. Por cima despejar o molho preparado. Cobrir com uma folha de papel alumínio. Assar em forno pré-aquecido a 180º C (350º F). Quando estiver quase pronto remover o papel alumínio e deixar dourar bem.

20 de janeiro de 2010

Biscoitos de Canela


Adoramos biscoitos caseiros e quando vi esta receita de Biscoitos de Canela no blog da minha amiga Abelhinha, fiquei louca para experimentar. Mas quando fui checar a lista dos ingredientes, vi que pedia farinha custard, um ingrediente que não existe aqui nos EUA, que eu saiba. Chequei na net, mas não encontrei onde pudesse comprar.


Então, gentilmente, a Abelhina me enviou uma caixa, entre outros produtos, para que eu pudesse experimentar a receita. Imaginem que atenciosa. Eu logo me pus a preparar os biscoitos. Como adoro canela, achei que ficaram ótimos. Sugiro que sejam servidos com uma gostosa bebida quente para acompanhar, já que ficam bem sequinhos.

Eu fiz meia receita e obtive 27 unidades do tamanho de 1 colher de sopa. Utilizei o cookie scoop para que todos os biscoitos ficassem com um tamanho uniforme.


Ingredientes:

125 g de manteiga
170 g de açúcar
5 ovos
125 g de farinha custard
600 g de farinha de trigo (aproximadamente)
3 colheres chá de fermento em pó
Canela em pó


Modo de Preparar:

Bater a manteiga, o açúcar e os ovos. Juntar as farinhas e o fermento. Deixar repousar por 10 minutos e moldar a gosto, passando por canela.

Colocar os biscoitos numa assadeira forrada com papel vegetal. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos.


15 de janeiro de 2010

Creme de Espinafre


Não me recordo de ter comido muito espinafre quando era criança. Eu julgava ser ruim e não queria comer. A única coisa que me lembro é do desenho animado do Popeye, lembram? Aquele marinheiro que vivia comendo espinafre para se tornar forte.

Acho que aquela coisa verde saindo da lata só servia para me fazer querer comer ainda menos o tal do espinafre. Imaginem que horror! O pobre espinafre preso dentro da lata, cercado por todos os lados de de químicos e conservantes... Me poupe Popeye!

O tempo passou e eu aprendi a comer espinafre, mas não com muita frequência. Como demora um tempão para se lavar todas aquelas folhinhas, que, por sinal, somem na panela, eu acabo usando o congelado. Não é lcomo o fresco, mas eu me rendo, na tentativa de ganhar algum tempo.

Esta receita de Creme de Espinafre é gostosa em qualquer época do ano, mas no inverno é sempre reconfortante e agrada a todos. Eu gosto muito de incluí-la no nosso cardápio. Em geral uso uma caixinha de 255 g (9 oz) como esta. Só fico devendo a fonte da receita. Não me recordo de onde retirei. É da época em que eu não me preocupava com isto.


Ingredientes:

1 colher sopa de margarina
1 cebola média ralada (uso picadinha)
1 molho de espinafre limpo ou 1 caixa de espinafre congelado de 255 g (9 oz)
2 colheres sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite (mais se necessário)
2 colheres sopa de queijo Parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Colocar a manteiga numa panela e deixar derreter. Acrescentar a cebola e deixar fritar até ficar levemente transparente. Acrescentar o espinafre e refogar até que se apresente cozido e sem excesso de água. Acrescentar a farinha, o leite e os temperos. Mexer sem parar até o creme ficar encorpado. Adicionar o queijo, misturar e servir em seguida. Tenha cuidado com o sal, pois o queijo já é bem salgado.


10 de janeiro de 2010

Pudim de Leite com Cuajada


No ano passado ganhei alguns mimos da querida Abelhinha. Entre eles veio uma caixa de Cuajada, um produto espanhol que eu desconhecia totalmente. Não tinha a menor idéia do que fazer com o produto e deixei guardado, a fim de procurar algo bem gostoso que pudesse fazer.



Certa dia vi esta sugestão e resolvi fazer algo semelhante. A receita pedia Doce de Leite, mas eu não tinha em casa, então usei apenas leite condensado. Achei super interessante o fato de uma receita de pudim não pedir ovos. Fiquei me questionando se ficaria boa e não é que ficou?

Para esta receita utilizei uma forma pequena de pudim de 21 cm e coube perfeitamente. Outro detalhe que me deixou super feliz é que o pudim desenformou perfeitamente sem o menor esforço. Normalmente os pudins que eu faço ficam com cara de monstro, mas este ficou muito bonito.


Ingredientes:

Açúcar q.b. (usei 1/2 xícara)
500 ml de leite
2 pacotes de Cuajada
1 pacote de creme de leite (200 ml)
1 lata de leite condensado


Modo de Preparar:

Colocar o açúcar na forma e levar ao fogo baixo até que o açúcar esteja cor de caramelo. Não mexer com colher, deixar o açúcar quieto. Só controlar para que não queimar. Reservar.

No liquidificador misturar a Cuajada com o leite até dissolver completamente. Acrescentar o creme de leite e o leite condensado e misturar bem. Levar ao fogo em uma panela até engrossar. Colocar na forma reservada e levar a geladeira de um dia para o outro para gelar e solidificar. Desenformar e servir.

5 de janeiro de 2010

Cassarola de Presunto e Legumes


Como foram de Ano Novo? Tudo bem? Espero que sim. Agora já é oficialmente inverno há alguns dias e o frio continua pegando de verdade. A vontade de comer coisas reconfortantes e quentinhas é imperiosa. Eu nunca abro mão de uma boa comfort food.

Esta sugestão eu criei de improviso para aproveitar sobras de presunto congelado que eu tinha no freezer. Não gosto de deixar muito tempo por lá e resolvi aproveitar logo. Como legumes usei brócolis e couve-flor, pois acho que fazer uma dupla de sucesso juntinhos. Claro que você pode usar o que preferir. Não é preciso se limitar.

Quanto as quantidades você faz de acordo com o número de pessoas que vão comer o prato. Não é necessário uma quantidade exata. Eu utilizei umas duas fatias de presunto e brócolis e couve-flor suficientes para caberem num prato redondo de 23 cm (9 inches). A quantidade de molho que usei é de uma receita de Molho Bechamel, foi suficiente.


Ingredientes:

Presunto defumado cortado em pedaços graúdos
Brócolis e couve-flor cortados em pedaços e cozidos em água
Molho Bechamel
Queijo Mozzarela para polvilhar


Modo de Preparar:

Untar levemente um prato refratário. Distribuir de forma decorativa os legumes intercalados com os pedaços de presunto. Por cima colocar o Molho Bechamel, salpicar com o queijo e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) para gratinar.



Molho Bechamel:

Ingredientes:
1/2 litro de leite
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada


Modo de Preparar:

Numa panela derreter a manteiga em fogo baixo. Acrescentar a farinha e ir mexendo até formar uma massa espessa e dourada. Colocar o leite, aos poucos, sem parar de mexer até levantar fervura. Acrescentar os temperos e continuar mexendo até o molho se tornar bem espesso. Utilizar.

1 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo!


"Temos que acreditar na semente,
porque Alguém acreditou e plantou este dia."