Páginas

31 de outubro de 2013

Purê de Batata Doce


Hoje é Halloween, apesar do calorzinho agradável e confortável que faz lá fora. Esta é uma sugestão de acompanhamento para aproveitar as batatas doces da estação.

A receita é tão simples que acho acho que nem dá para chamar de receita, mas não custa dividir. Leva só dois ingredientes: Batata doce e suco de laranja.

As batatas doces por aqui são bem cor-de-laranja e ficam bem macias depois de cozidas, portanto não sei dizer se este purê ficaria bom com as batatas doce do Brasil.


Ingredientes:

Batata doce
Suco de laranja q.b.


Modo de Preparar:

Descascar as batatas, cortar em cubos e cozinhar em água até ficarem macias. Amassar bem e adicionar suco de laranja suficiente para dar ponto de purê. Acrescentar uma pitada de sal se desejar. Servir como acompanhamento.



*** HAPPY HALLOWEEN *** 

20 de outubro de 2013

Pudim de Côco


Eu adoro pudins, apesar de que a maior parte das receitas levem leite condensado, um ingrediente que procuro evitar. Este é de côco e fica no ponto, sem ser demasiadamente doce. Encontrei aqui.


Ingredientes:

Calda:

1/2 xícara de açúcar


Pudim:

1 lata de leite conensado
1 lata de leite (usar a lata do leite condensado para medir)
1 vidro de leite de côco (200 ml)
4 ovos
2 colheres sopa de maisena
100 g de côco ralado


Modo de Preparar:

Calda:

Colocar o açúcar na forma e levar ao fogo baixo até que o açúcar esteja cor de caramelo. Não mexer com colher, deixar o açúcar quieto. Só controlar para que não queimar. Reservar.


Pudim:

No liquidificador bater bem todos os ingredientes. Colocar na forma sobre a calda. Cobrir a forma com um pedaço de papel alumínio. Levar, em banho-Maria, ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF), por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que se apresente firme. Levar para gelar de um dia para o outro. Desenformar e servir.

10 de outubro de 2013

Quiche de Ricota e Tomates


Um quiche com carinha de verão, mas que pode ser saboreado em qualquer época do ano. A receita veio do blog Sugar Nuts, que parece não existir mais.

A massa é a tradiconal Pâte Brisée, a qual coloquei em uma forma de 25 cm de diametro. O recheio adaptei aos ingredientes que eu tinha a mão.

Ficou uma quiche rendosa e que serve como um prato completo.


Ingredientes:

Massa:

1 1/3 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
150 g de manteiga gelada em cubos
1 ovo grande levemente batido
1 ou 2 colheres de água, se necessário


Receheio:

1 cebola em cubos
250 ml de leite
250 ml de creme de leite
4 ovos inteiros
100 g de ricota
Sal, pimenta-do-reino e Italian Seasoning
2 tomates em fatias


Modo de Preparar:

Massa:

Em uma vasilha peneirar a farinha e o sal. Incorporar a manteiga e o ovo. A massa ficará firme. Se estiver muito seca adicionar a água aos poucos. Formar uma bola, envolver com papel filme e deixar descansando na geladeira de 30  minutos até 24 horas. 

Antes de utilizar, remover a massa da geladeira e deixar em temperatura ambiente por 10 minutos. Forrar uma forma de 25 cm de diametro, de fundo removível, com a massa aberta com a ajuda de um rolo.  Fazer furinhos no fundo da massa com a ajuda de um garfo. Reservar.


Recheio:

Fritar a cebola em um fio de óleo até ficar dourada. Reservar.

Em uma tigela grande misturar o leite, o creme de leite, os ovos, a ricota e a cebola reservada. Temperar com sal, pimenta-do-reino e Italian Seasoning a gosto.

Despejar o recheio na forma preparada. Por cima colocar as fatias de tomate.

Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 1 hora.