Páginas

31 de julho de 2008

Semana Mundial da Amamentação

A Denise do Blog Síndrome de Estocolmo está fazendo um trabalho sobre o aleitamento materno. Como dia 01/ago é o Dia Internacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, ela propõem que façamos uma blogagem coletiva.

Todos podem participar, postando em seu blog qualquer tipo de informação sobre o assunto. Tudo ajuda. Para maiores informações cliquem no selinho acima deste post ou na coluna da direita, bem embaixo, onde já postei o selinho também.

Não custa ajudar e divulgar, então, convido a todos a fazerem o mesmo!

Beijos!



29 de julho de 2008

Barcelona Hot Chocolate no Chá da Tarde


A Leila, do Delishville, e a Cris do From our home to yours criaram o delicioso evento Chá da Tarde. Com direito a prêmios e tudo!

O desafio do mês de julho será Bebidas. Eu, como não podia deixar de ser, ao ficar sabendo, corri para procurar uma receita, a fim de participar.

Como aqui nos Estados Unidos é alto verão, nada mais natural que eu optasse por uma bebida gelada, mas ao me deparar com esta deliciosa receita de chocolate quente, não resisti. Cai em tentação...


A receita é da revista americana Cooking Light, com um nome muito charmoso de Barcelona Hot Chocolate. Segundo eles, a combinação de chocolate quente e espresso é muito apreciada na Espanha e por toda Europa. Esta versão tem um toque de laranja e não é tão doce quanto os chocolates quentes americanos tradicionais.

O ideal, a princípio, é que seja consumida em dias frios, quando nosso corpo precisa e quer mais calorias. Mas, como nem sempre obedeço regras, resolvi experimentar esta delícia em pleno verão!

Aguardei uma noite bem fresca e preparei a receita. Servi nas xícaras, deixei amornar um pouco e tomamos. Hummm... Maravilhoso! Pouco antes de ir para a cama, quando bate aquela fominha, nada como algo lácteo e reconfortante. Caiu como uma luva...

Ao preparar a receita, omiti a casca de laranja indicada, pois não tinha laranjas em casa. Na próxima vez que fizer, se tiver a fruta, certamente usarei.


Ingredientes:

2/3 xícara de água fervente
54 g (2 oz) de chocolate meio amargo de boa qualidade (60 a 70% de cacau) finamente picado
1 1/3 xícaras de leite desnatado
1 xícara de espresso ou café passado forte
1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar
1/4 xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara
1 tira de 5 cm de casca de laranja
1/4 xícara de chantilly congelado (fat-free whipped topping)
Cacau em pó (opcional)


Modo de Preparar:

Misturar os 2/3 xícara de água fervente e o chocolate picado numa panela de tamanho médio, mexendo até que o chocolate dissolva. Adicionar o leite e os próximos 4 ingredientes (até a tira de casca de laranja). Cozinhar em fogo médio, mexendo com uma vara de arames. Aquecer por 5 minutos ou até que se formem bolhas na beirada da panela, mexendo freqüentemente (não ferver). Servir e colocar 1 colher de chantilly em cima de cada xícara. Polvilhar com cacau em pó se desejar.

Rendimento: 4 porções


27 de julho de 2008

As 10+++


A minha querida amiga Nana, do Manga com Pimenta, me convidou a fazer uma pequena retrospectiva de 10 fotos de receitas que aprecio, já postadas aqui.

As regras são as seguintes:

* colocar o nome e link do blog da pessoa que nos indicou para o mimo

* publicar 10 fotos das comidas favoritas que você postou no seu blog

* passar a oportunidade para outras 5 pessoas e deixar a mensagem, comentando nos blogs de cada uma

As fotos me trazem boas lembranças, principalmente dos primeiros dias, após iniciar meu blog, quando eu não tinha uma idéia, ao certo, do que estava começando a acontecer. Faz apenas alguns meses, mas já aprendi e cresci tanto que é bom olhar para atraz, ver de onde vim, onde estou e onde posso chegar.

Fotografar é uma coisa díficil, mas eu tento fazer o melhor que posso. Acho que cada um tem seu estilo e eu estou tentando desenvolver o meu. Procuro estar sempre antenada no que está acontecendo em volta para que eu possa sempre aprender mais e mais.

Quanto as receitas, são apenas coisas simples de uma pessoa simples. Nesta cozinha não existem complicações. Comemos o que nos agrada, mas com moderação e equilíbrio, a fim de vivermos uma vida mais rica e mais saudável. Eu procuro postar receitas que gosto e que deram certo para mim.

Não vou passar o Mimo adiante, pois me encontro um pouco atarefada no momento. Contudo, agradeço a Nana por ter se lembrado de mim e ter me oferecido esta bela oportunidade. Obrigada amiga!

Boa semana a todos!




26 de julho de 2008

Coffebreak com Sushi


Meu querido amigo Sushi do My Pooch Life passou por aqui e me deixou este lindo selinho. Chegou na horinha certa, pois acabei de assar um delicioso coffeecake e vamos aproveitar para tomar um cafezinho!

Obrigada amigo pelo carinho constante ao Magia na Cozinha.
Apareça sempre para me visitar!

Beijinhos carinhosos...




21 de julho de 2008

Bolo Chiffon de Limão


Hoje é meu aniversário! Completo 43 anos. Gosto de pensar que estou me tornando mais experiente, em vez de mais velha. Não gosto de esconder a idade, pois acho que não tem sentido, na medida em que não podemos enganar a nós mesmos.

Então, vamos celebrar! Eu sempre gostei muito de celebrar meu aniversário, mas esta é a primeira vez que faço um bolo mais elaborado. Escolhi esta receita da minha revista favorita, a Cooking Light.
Primeiro me encantei com a foto, com uma decoração elegante e belíssima, que eu decidi não copiar. Resolvi fazer algo mais simples como podem ver. A original podem checar aqui.
Depois veio a questão do sabor. Estou numa fase cítrica: Tenho me apaixonado por tudo feito com limão, pois o sabor me fascina e o cheiro me inebria.

Acho que foi uma escolha perfeita, apesar do tamanho do bolo ser bem grande, mas com nosso apetite por doces aqui está sempre em alta, acho que não vai ser problema. E ocasiões especiais merecem algo especial.


Eu gostei muito do bolo, mas achei um pouquinho doce para o meu paladar. Em geral, como evito excesso de açúcar, tudo tem a tendência de parecer mais doce do que é para mim.

Apesar da lista comprida de ingredientes o bolo é fácil de fazer, é só uma questão de ter tudo a mão separado e medido que vai rápido. A parte que mais me tomou tempo foi colocar a cobertura, pois como é verão, mesmo com o ar condicionado central ligado, ela ficou meio mole, dificultando um pouco uma aplicação mais rápida.

A massa é perfeita. Super fofa e com uma textura maravilhosa. O recheio e a cobertura são bem doces, mas o paladar e o aroma do limão é show.

No futuro, se eu refizer a receita vou manter a mesma massa. O recheio vou substituir por um Creme de Limão que não seja feito a base de leite condensado e a cobertura usarei somente o chantilly, pois o gosto e o aroma do limão já é suficientemente marcante na massa e recheio.



Ingredientes:

Recheio:

1 colher chá de raspas de limão tahiti
1/4 xícara de suco de limão tahiti (cerca de 2 unidades)
1 lata de leite condensado

Bolo:
Óleo em spray
1 colher sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2 xícaras de farinha para bolo
1 1/4 xícaras de açúcar, divididas
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
7 colheres sopa de óleo de canola (usei de milho)
1/3 xícara de suco de limão tahiti (cerca de 3 limões)
3 colheres sopa de água
1 colher chá de raspas de limão
1 colher de essência de limão
3 gemas (passei pela peneira)
8 claras
1 colher chá de cremor tártaro
Cool Whip
Cobertura:
3 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de suco de limão tahiti (cerca de 1 limão)
2 1/2 xícaras de fat-free whipped topping descongelado
Ramos de hortelã (opcional)
Blueberries frescas(opcional)
Fatias de limão (opcional)

Modo de Preparar:


Recheio:

Numa vasilha pequena misturar bem os ingredientes. Cobrir e levar para gelar por 3 horas.

Bolo:
Aquecer o forno a 168ºC (325ºF).
Untar o fundo de 3 formas redondas de 20cm (8-inches) de diametro com óleo em spray (não untar os lados da forma), forrar com papel manteiga e untar também com óleo em spray. Polvilhar com 1 colher sopa farinha de trigo.
Numa vasilha grande misturar bem com a vara de arames a farinha, 1 xícara de açúcar, o fermento em pó e o sal.
Numa vasilha média misturar o óleo, o suco de limão, a água, as raspas de limão, a essência de limão e as gemas. Adicionar à mistura de farinha com o auxílio da batedeira até ficar homogêneo.
Numa vasilha grande bater as claras até ficarem espumosas. Adicionar o cremor tártaro e bater até formar picos moles. Gradualmente adicionar 1/4 xícara de açúcar, 1 colher de cada vez, até formar picos firmes. Adicionar 1/4 das claras à mistura de farinha e misturar. Adicionar o restante das claras batidas.
Dividir a massa em porções iguais entre as 3 formas, alisando a massa de leve para ficar uniforme. Cortar a massa com uma faca para quebrar as bolhas de ar. Levar ao forno e assar por 25 minutos ou até que tocando a massa ela esteja levemente elástica. Retirar do forno e deixar descansar por 10 minutos ainda na forma. Remover os bolos da forma, remover o papel vegetal e deixar esfriar completamente numa grade.
Cobertura:

Numa vasilha pequena misturar o suco de limão e o açúcar. Levar ao microondas em nível alto por 30 segundos ou até que o açúcar esteja dissolvido. Esfriar completamente e colocar no whipped topping, misturar e utilizar.

Montagem:


Colocar uma camada de bolo no prato de serviço, cobrir com metade do recheio. Colocar por cima a segunda camada de bolo, cobrir com o restante do receheio e a última camada de bolo. Cobrir com a cobertura. Se desejar use os galhos de menta, as bluberries e as fatias de limão para enfeitar o bolo. O bolo deve ser mantido, por até 3 dias, na geladeira levemente coberto.
Rendimento: 16 fatias


Notas:
  • Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:
Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.

  • Para confeitar o bolo apenas coloquei confeitos coloridos conhecidos com Snow Flakes num padrão inventado por mim mesma. Se eu fosse servir o bolo para um grupo grande de pessoas, acho que teria feito a decoração sugerida pela revista, por ser mais sofisticada e vistosa.

Snow Flakes

Close-up Snow Flakes

Fiz um lanche gostoso com pratos salgados, café, refrigerante brasileiro diet, é claro, e o bolo como sobremesa. Tudo simples, mas gostoso. E assim meu aniversário não passou em branco!


14 de julho de 2008

Penne Sorrentino



Gosto de preparar, pelo menos, um prato de massa toda semana. Em geral, no dia das compras ou no dia da limpeza, pois nestes dias não tenho tempo para fazer pratos muito elaborados.

Se possível já deixo pronto de véspera, como neste exemplo, senão preparo o molho também de véspera e na hora só cozinho a massa. Tudo simples, fácil e gostoso.

Esta receita vi no programa da Martha Stewart. Foi dada pelo chef Sol Scognamillo e é tradicional do sul da Itália. Pode ser feita com massa do tipo Penne ou Riggatoni. Eu preferi Penne, pois é menor e mais delicado um pouco.

É uma sugestão deliciosamente vegetariana composta de massa, molho de tomate e três tipos de queijos, mas quem desejar pode acrescentar algum tipo de carne a gosto, segundo o chef.

Não foram dadas as quantidade exatas, mas é simples. Faça a quantidade desejada.


Ingredientes:

Massa do tipo Penne ou Riggatoni
Molho de tomate preparado a gosto ou comprado pronto
Ricota
Muzzarela
Parmesão ralado


Modo de Preparar:

Untar levemente um prato refratário. Reservar.

Cozinhar a massa de acordo com as instruções da embalagem até ficar al dente. Lembre-se que ainda irá ao forno. Reservar.

No fundo do refratário espalhar parte do molho de tomate, formando uma camada uniforme. Ao restante do molho acrescentar a ricota e misturar bem.

Misturar a massa e a mistura de molho e ricota e colocar no refratário sobre a camada de molho de tomate. Polvilhar com bastante muzzarela e depois parmesão.

Levar ao forno para gratinar. Servir quente.


Nota:

Preparei o prato de véspera, mas deixei para colocar os queijos somente na hora de levar ao forno para gratinar. Neste meio tempo guardei o refratário na geladeira com a tampa protetora.



7 de julho de 2008

Bolo de Chocolate


A Luna, do Quiche de Macaxeira, lançou o Sopa de Letras, onde o propósito é aliar a Literatura e a Culinária, ou seja, você prepara uma receita que tenha sido desde levemente citada, até demonstrada em pormenores em algum livro que leu ou conheça. Não é legal? Eu amei a idéia e quero partcipar mesmo que com uma contribuição bem simples.

O livro que li e no qual consta a passagem em que me inspirei é Quando é preciso voltar de Zíbia Gasparetto, minha autora favorita. É um livro maravilhoso e cheio de ensinamentos verdadeiros e sábios para a nossa vida do dia-a-dia. Quem aprecia a literatura espírita deve conferir.

Quando é preciso voltar
Zibia
Gasparetto, ditado por Lucius
Editora Vida & Consciência, 24ª ed., 2005


No livro, pg. 184 e 185

"... ao descer para o café, o dia estava começando a clarear. Vendo seu rosto abatido, Rosa observou:

- Você precisa alimentar-se bem. O pão está quentinho e fiz aquele bolo de que gosta.

- Obrigado, mas estou sem fome.

- Nada disso! A viagem vai ser longa e não pode ir de estômago vazio.

Ela mesma passou manteiga no pão, juntou uma generosa fatia de queijo, pôs café com leite na xícara e tornou.

- Se não comer vou ficar triste. Onde já se viu sair assim?

Osvaldo resolveu experimentar e comeu tudo. Ela colocou boa fatia de bolo no prato e pediu:

- Experimente e veja se está bom.

Ele sorriu. Rosa observava-o atenta.

Ele comeu o bolo e disse:

- Esse ficou o melhor de todos!

- Você sempre diz isso. Vou fingir que acredito.

- É verdade. É tão bom que só posso dizer isso..."


Nesta passagem e em muitas outras fiquei fantasiando sobre o prazer de comer o que os personagens estavam comendo e o prazer que estavam sentindo. É inetável para quem gosta de Culinária não fazer isso eu acho...

No texto não ficou claro que tipo de bolo era, então, automaticamente, imaginei que seria um decadente, fofo, úmido e lascivo Bolo de Chocolate...


Acho que todo mundo tem uma receita ou várias de Bolo de Chocolate. Bem, eu também. Ainda mais adorando chocolate como adoro. Não resisto. Definitivamente é o meu bolo favorito e constaria da minha última ceia.

Esta é uma receita simples e que resulta num bolo de tamanho pequeno, adequado para duas pessoas gulosas que não querem ficar comendo dias a fio o mesmo bolo. Dura no máximo uns dois dias e já é hora de fazer outro!

Ingredientes:

1 3/4 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de açúcar OU 4 colheres sopa de adoçante Splenda (Sucralose)
1/4 xícara de cacau 100%, sem açúcar *
1 colher sopa de fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres chá de essência de baunilha
1/4 xícara de óleo
1 ovo ligeiramente batido
1 xícara de água fervente


Modo de Preparar:
Numa vasilha grande colocar todos os ingredientes secos e misturar. Acrescentar os ingredientes molhados, um a um, mexendo um pouco após cada adição. Colocar em forma untada e enfarinhada e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por 30 minutos.

Calda:

Ingredientes:

1 1/2 colher sopa de cacau em pó 100% *
2 colheres sopa de açúcar OU adoçante Splenda (Sucralose)
1/2 xícara de leite comum OU desnatado
1 colher sopa de manateiga comum OU light


Modo de Preparar:
Numa panela pequena colocar todos os ingredientes e levar ao fogo baixo. Mexer por 3 minutos ou até que a calda comece a engrossar. Retirar a panela do fogo e despejar a calda sobre o bolo.


Nota:

O chocolate em pó que utilizo, o Nestlé Toll House da , é cacau 100% e é bem forte, não contém açúcar, por isso as quantidades são bem poucas. Quem utilizar um chocolate menos forte deverá ajustar as quantidades.



5 de julho de 2008

Sushi no Magia

Sushi

Quem veio aqui hoje pensando encontrar uma receita de sushi, infelizmente se enganou...

Sushi é dono do Blog My Pooch Life, um amigo do coração, o qual visito e que também me visita com freqüência. Ele me presenteou com uma série de Mimos e eu, é claro, não poderia deixar passar em branco o carinho e atenção dele.

Muito obrigada amiguinho. Eu adorei todos os seus presentes. Venha me visitar sempre que desejar, ok?

Beijocas!

Meus novos Mimos:

















Não são lindos? Oops! Fiquei tão empolgada com todos os meus presentes que já ia me esquecendo:

Beijos a todos e bom final de semana!