21 de julho de 2008

Bolo Chiffon de Limão


Hoje é meu aniversário! Completo 43 anos. Gosto de pensar que estou me tornando mais experiente, em vez de mais velha. Não gosto de esconder a idade, pois acho que não tem sentido, na medida em que não podemos enganar a nós mesmos.

Então, vamos celebrar! Eu sempre gostei muito de celebrar meu aniversário, mas esta é a primeira vez que faço um bolo mais elaborado. Escolhi esta receita da minha revista favorita, a Cooking Light.
Primeiro me encantei com a foto, com uma decoração elegante e belíssima, que eu decidi não copiar. Resolvi fazer algo mais simples como podem ver. A original podem checar aqui.
Depois veio a questão do sabor. Estou numa fase cítrica: Tenho me apaixonado por tudo feito com limão, pois o sabor me fascina e o cheiro me inebria.

Acho que foi uma escolha perfeita, apesar do tamanho do bolo ser bem grande, mas com nosso apetite por doces aqui está sempre em alta, acho que não vai ser problema. E ocasiões especiais merecem algo especial.


Eu gostei muito do bolo, mas achei um pouquinho doce para o meu paladar. Em geral, como evito excesso de açúcar, tudo tem a tendência de parecer mais doce do que é para mim.

Apesar da lista comprida de ingredientes o bolo é fácil de fazer, é só uma questão de ter tudo a mão separado e medido que vai rápido. A parte que mais me tomou tempo foi colocar a cobertura, pois como é verão, mesmo com o ar condicionado central ligado, ela ficou meio mole, dificultando um pouco uma aplicação mais rápida.

A massa é perfeita. Super fofa e com uma textura maravilhosa. O recheio e a cobertura são bem doces, mas o paladar e o aroma do limão é show.

No futuro, se eu refizer a receita vou manter a mesma massa. O recheio vou substituir por um Creme de Limão que não seja feito a base de leite condensado e a cobertura usarei somente o chantilly, pois o gosto e o aroma do limão já é suficientemente marcante na massa e recheio.



Ingredientes:

Recheio:

1 colher chá de raspas de limão tahiti
1/4 xícara de suco de limão tahiti (cerca de 2 unidades)
1 lata de leite condensado

Bolo:
Óleo em spray
1 colher sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2 xícaras de farinha para bolo
1 1/4 xícaras de açúcar, divididas
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
7 colheres sopa de óleo de canola (usei de milho)
1/3 xícara de suco de limão tahiti (cerca de 3 limões)
3 colheres sopa de água
1 colher chá de raspas de limão
1 colher de essência de limão
3 gemas (passei pela peneira)
8 claras
1 colher chá de cremor tártaro
Cool Whip
Cobertura:
3 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de suco de limão tahiti (cerca de 1 limão)
2 1/2 xícaras de fat-free whipped topping descongelado
Ramos de hortelã (opcional)
Blueberries frescas(opcional)
Fatias de limão (opcional)

Modo de Preparar:


Recheio:

Numa vasilha pequena misturar bem os ingredientes. Cobrir e levar para gelar por 3 horas.

Bolo:
Aquecer o forno a 168ºC (325ºF).
Untar o fundo de 3 formas redondas de 20cm (8-inches) de diametro com óleo em spray (não untar os lados da forma), forrar com papel manteiga e untar também com óleo em spray. Polvilhar com 1 colher sopa farinha de trigo.
Numa vasilha grande misturar bem com a vara de arames a farinha, 1 xícara de açúcar, o fermento em pó e o sal.
Numa vasilha média misturar o óleo, o suco de limão, a água, as raspas de limão, a essência de limão e as gemas. Adicionar à mistura de farinha com o auxílio da batedeira até ficar homogêneo.
Numa vasilha grande bater as claras até ficarem espumosas. Adicionar o cremor tártaro e bater até formar picos moles. Gradualmente adicionar 1/4 xícara de açúcar, 1 colher de cada vez, até formar picos firmes. Adicionar 1/4 das claras à mistura de farinha e misturar. Adicionar o restante das claras batidas.
Dividir a massa em porções iguais entre as 3 formas, alisando a massa de leve para ficar uniforme. Cortar a massa com uma faca para quebrar as bolhas de ar. Levar ao forno e assar por 25 minutos ou até que tocando a massa ela esteja levemente elástica. Retirar do forno e deixar descansar por 10 minutos ainda na forma. Remover os bolos da forma, remover o papel vegetal e deixar esfriar completamente numa grade.
Cobertura:

Numa vasilha pequena misturar o suco de limão e o açúcar. Levar ao microondas em nível alto por 30 segundos ou até que o açúcar esteja dissolvido. Esfriar completamente e colocar no whipped topping, misturar e utilizar.

Montagem:


Colocar uma camada de bolo no prato de serviço, cobrir com metade do recheio. Colocar por cima a segunda camada de bolo, cobrir com o restante do receheio e a última camada de bolo. Cobrir com a cobertura. Se desejar use os galhos de menta, as bluberries e as fatias de limão para enfeitar o bolo. O bolo deve ser mantido, por até 3 dias, na geladeira levemente coberto.
Rendimento: 16 fatias


Notas:
  • Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:
Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.

  • Para confeitar o bolo apenas coloquei confeitos coloridos conhecidos com Snow Flakes num padrão inventado por mim mesma. Se eu fosse servir o bolo para um grupo grande de pessoas, acho que teria feito a decoração sugerida pela revista, por ser mais sofisticada e vistosa.

Snow Flakes

Close-up Snow Flakes

Fiz um lanche gostoso com pratos salgados, café, refrigerante brasileiro diet, é claro, e o bolo como sobremesa. Tudo simples, mas gostoso. E assim meu aniversário não passou em branco!


54 comentários:

mesa para 4 disse...

Muitos e Muitos Parabéns Claudia, que faças muitos sempre com saúde, e que melhor maneira de os comemorar...make your birthday cake and eat it too...abraço

Magia na Cozinha disse...

Obrigada pela visita e pelas felicitações!
Bjs :)

Marcos disse...

Claudia em primeiro lugar muitos Parabéns!!!Amei o bolo és uma grande cozinheira neste caso boleira...podes mandar uma fatia!Desculpa tratar por tu...também não sou muito mais novo. Um beijinho muito grande e que contes muitos mais!!!Marcos:*))

Natércia disse...

Menina muitos Parabéns! Que contes muitos e muitos. Um bjo Natércia...

Magia na Cozinha disse...

Marcos e Natércia obrigada pelas felicitações!

Marcos pode me chamar de tu com certeza. Considere a fatia de bolo enviada hehe. É tão grande que precisamos de uma ajudinha...

Beijocas! :)

edinha disse...

Parabéns e que se repita por muitos anos :)
O bolo está um espectaculo e deve ser uma delícia
Beijinho

Marizé disse...

Muitos parabéns.
Que a felicidade seja presença constante na sua vida.

Bj

O bolo: Uma obra de arte!

Magia na Cozinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Magia na Cozinha disse...

Edinha e Marizé muito obrigada!

Acabei de comer uma fatia do bolo. Estava ótimo!

Bjs :)

Sushi disse...

Parabens,Tia Claudia! Minha mae me disse que era hoje o seu niver. Que bolo maravilhoso! Limao e muito bom mesmo. Achei estranho uma receita americana de limao da revista light ser muito doce. Geralmente americanos e europeus nao gostam de nada muito doce. Mas a culpa e sempre do leite condensado, nao tem jeito, mesmo com o acido do limao. Feliz aniversario, tudo de bom pra voce! Beijos do sobrinho Sushi.
PS: Fiquei feliz de ter gostado do meu humilde bolinho.

Guida* disse...

Olá Cláudia, muitos muitos PARABÉNS pelo aniversário e pelo bolo que está lindíssimo.

Beijo grande***

Mundo de Alice disse...

Sou de Porto Alegre sim!!!
adorei tua visita
bjs

Magia na Cozinha disse...

Sushi obrigada pelas felicitações!
Também estranhei o bolo ter ficado tão doce, mas como vc mesmo disse a culpa do leite condensado! Hehe, alguém tem que ser culpado, mas não eu!
Também não gosto de sobremesas muito doces. Acho que fica muito artifical o gosto, mas quando a gente faz uma receita pela primeira é assim mesmo. Na segunda já dá para fazer os ajustes necessários.
Seu bolinho ficou show!
Bjs :)

Magia na Cozinha disse...

Guida super obrigada pelas felicitações!
Bjs :)

Magia na Cozinha disse...

Alice somos conterrâneas! O mundo é pequeno mesmo!
Se vc estudou Artes, então freqüentou o IA tb. Que legal!
Apareça sempre que quiser!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Muitos Parabéns Cláudia :) Que contes ainda muitos anos pela frente.
O teu bolo ficou magnífico, imponente, lindissímo. Adorei a decoração minimalista :)
Eu nem tenho uma forma para um bolo tão grande quanto esse :)
Um grande abraço

Magia na Cozinha disse...

Ameixinha obrigada pelas felicitações e os elogios ao bolo!
Adorei o termo minimalista e é bem o que é. Gosto de tudo bem simples. Menos é mais.
Usei 3 formas de 20cm. O bolo tem 3 camadas. É uma circunferência pequena, mas alta, devido as 3 camadas, dai fica parecendo um bolão hehe
Bjs :)

laila disse...

cheguei um pouco atarsada para lhe dar os paarbens...mas vai asism emsmo!!q delicia comemor aniversario...parabens!!td d emelhor sempre!!Claudia ficou oindo seu bolo..adorei a deocração..parace otimo!bjs

Filipa disse...

Claudia, muitos parabéns!! Que conte muitos e muitos anos repletos de felicidade, alegria e saúde!
E que bolo lindo para festejar uma data tão importante. Um trabalho caprichadíssimo! Você está duplamente de parabéns!

beijinhos

Nana disse...

Amiga, parabéns mais uma vez!!
hehehe
estou indo pegar o vôo para comer esse bolo maravilhoso.
Bjsss

Rose disse...

Parabéns Claudia! Que seus anos sejam acrescidos de saúde, paz e felicidades. Quanto ao bolo, nota 10! Ficou lindo...gostei das estrelinhas e o sabor deve ter ficado uma delícia.
Muitos beijos e abraços,
Que Deus conceda teus desejos.

Magia na Cozinha disse...

Amigas obrigada pelas felicitações e elogios ao bolo. Ainda estamos degustando, pois para duas pessoas é um bolão!
Bjs a todas! :)

COZINHA QUENTE disse...

Claudia,
meus parabens!!!! Muitas felicidades, tudo de bom pra vc!!!!
Quero um pedaco desse bolo, ficou com uma cara otima!!! Estou babando aqui!! AMo bolo de limao!!! hmmmmm!!
PArabens amiga!!!!
bjssss

PS: O meu foi no dia 13 de julho!!!

Sushi disse...

Oi Titia, de uma passadinha no meu blog pra tomar um cafezinho, esse e strong coffee especialmente pra voce. beijitos.

Magia na Cozinha disse...

Gi obrigada! Eu gosto muito de bolo de limão tb, mas é a primeira vez que fiz um tão elaborado!
Estamos degustando aos poucos e hoje achei que está mais gostoso que nos outros dias.
Parabéns pelo seu aniversário passado. És canceriana tb!
Bjs :)

Magia na Cozinha disse...

Sushi irei correndo. Café é comigo mesma. Não resisto!
Bjs :)

Mari Rezende disse...

Parabéns atrasadinho, Claudia! Tudo de bom pra você!
Aliás, que bolo lindo, heim?!
Beijinhos!

A magia do crochê disse...

Lindo bolo!!! Deve estar ótimo...

Magia na Cozinha disse...

Mari e Magia do Crochê obrigada!

Bjs :)

oquefazerprojantar??? disse...

Parabéns!!!
e o bolo ficou lindo!

Romy disse...

Parabéns Claudia... muitas felicidades

Adorei o bolo, além de parecer delicioso a decoração ficou o máximo ;-)

Bjokas****

Magia na Cozinha disse...

Marien e Romy obrigada!
Bjs :)

Agdah disse...

Menina, me lembrei que esqueci de dar os parabéns. Mas antes tarde que nunca. Bj.

Magia na Cozinha disse...

Agdá não há de ser nada. Muito obrigada!
E mais uma vez obrigada pela chamada sobre a cake flour. Apreciei muito!
Bjs :)

Valeria disse...

Cláudia,Em primeiro licença porque é a primeira vez que visito seu blog e já te coloquei na minha lista.
Em segundo feliz Aniversário (atrasado)Tudo de bom!!
Procurava sobremesas (bolos de limão) e cheguei até aqui.Outro dia fiz de limão siciliano e o desgutador oficial de casa (marido)gostou muito (Ele não é chegado a bolos ).Por isso a sua receita caiu do céu .
Um beijo

Magia na Cozinha disse...

Valéria obrigada pela visita e apareça sempre que quiser. Irei visitá-la com certeza tb.
Obrigada pelas felicitaçõs!
Fico feliz que a receita seja útil para vc.
Bjs :)

Maria disse...

Claudia, que bolo linndo!!
Parabénssssssssssss!!
Adoro bolo de limão!

Magia na Cozinha disse...

Obrigada amiga!
Eu também! Tenta este!
Bjs :)

Iliane disse...

que maravilha de bolo Claudia!!!fiquei de boca aberta com a foto..e..deve ter dado um trabalho não?amei..parabens..embota atrasado..é que andei viajando e não visitei os blogs ainda..só agora..mil beijos e saude para você..amiga..

Nani disse...

Happy birthday to you....e que se repita por muitos e longos anos, o bolo esse tá delicioso e feito pela aniversariante ainda melhor, bjs

Luciana Macêdo disse...

Cheguei atrasada para a festa mas aida a tempo para desejar-lhe muitas felicidades.
Bjs!

Magia na Cozinha disse...

Iliane obrigada pelas felicitações e elogios!
O bolo deu um pouquinho de trabalho, mas é aquele tipo de trabalho que a gente gosta e quer ter!
Eu adoro bolos e um novo desafio sempre cai bem.

Muito obrigada Nani e Luciana! É sempre um prazer recebê-las por aqui!

Bjs a todas! :)

Leila disse...

Cláudia, que bolo lindo!!!
eu hnao gosto de limao mas achei o bolo com um aparesentacao otima.Nao deu muito trabalho para fazer?

quando ao chá da tarde, podes publicar a receita no teu blog e depois manda o link para o email: chadatarde@hotmail.com

vou adorar a sua participacao.

ah...saudacoes coloradas..hehe

beijinhos

Magia na Cozinha disse...

Leila obrigada! O bolo deu aquele trabalho esperado,mas valeu a pena. Hoje comemos o último pedaço.
Com certeza vou participar do Chá da Tarde. É só me aguardar. A sugestão será simples, mas muito gostosinha. Fiz e fotografei ontem. Assim que der postarei e te enviarei.
Bjs e bom findi! :)

Ana Claudia Lintner disse...

Voce aceita Parabens atrasado?
Diz que sim, please...
Parabens, Claudia!!!
E que bolo lindoooooo :)

Magia na Cozinha disse...

Ana Claudia claro que sim!
Obrigada pela visita!
Bjs :)

Claregina disse...

Ola e parabéns.. vim conhecer sua cozinha, que bolo lindo e estas estrelhinhas é tudo !!

Magia na Cozinha disse...

Claregina obrigada!
Obrigada tb pela visita.
Apareça quando quiser.
Bjs :)

Margarida disse...

Claudia, parabéns! Eu tambem fiz anos mas foi no dia 22! E também temos mais umas coisas em comum.. O gosto por cozinhar e os EUA. A familia do meu marido vive em NY. Vou de férias agora em Agosto para lá!
Bj

Magia na Cozinha disse...

Margarida muito obrigada pela visita e felicitações. Parabéns atrasado para vc também.
Que legal que vais viajar, nada como arejar um pouco. Prepare-se que o calor está de lascar por aqui.
Bjs :)

Rosane Vargas disse...

Lindo bolo! O problema é que acho que não conseguirei alguns ingredientes aqui no Brasil.
Parabéns pelo aníver.
bjs

Magia na Cozinha disse...

Rosane Obrigada!
Mas não se preocupe que vc pode adaptar. Qq dúvida é só me escrever.
Seja sempre bem-vinda!
Bjs :)

AndreaDomingas disse...

Parabens! Muitos anos de vida e de blog! :) O bolo ficou maravilhoso e elegante! Gostei e vou anotar.
Bjs

Magia na Cozinha disse...

Andrea obrigada!
O bolo ficou tudo de bom! Que bom que gostaste!
Bjs :)