31 de outubro de 2011

Cassarola de Abóbora



Hoje para comemorar o mês das abóboras e o Halloween vai uma receita salgada com o meu legume favorito! O visual é bonito e apetitoso e o paladar também. Adaptei da Cooking Light. Fiz apenas parte da receita, mas passo na integra para vocês.

Já fiz incontáveis vezes e acho uma boa maneira de se variar a utilização de abóbora nos pratos. Uma receita bem americana que tem tudo para conquistar os paladares mais exigentes.


Ingredientes:

1 xícara de cebola picada
1 dente de alho picadinho
3 xícaras de abóbora em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de leite
1 xícara de queijo ralado Parmigiano-Reggiano (usei outro)
3 ovos inteiros
2 claras
9 xícaras de pão amanhecido em cubos
Noz moscada a gosto


Modo de Preparar:
Numa panela grande dourar a cebola e o alho. Acrescentar a abóbora e misturar. Temperar com sal e pimenta a gosto. Adicionar um pouco de água e cozinhar, em fogo baixo, até a abóbora ficar macia. Reservar.
Numa vasilha grande misturar o leite, a metade do queijo, os ovos e temperar a gosto com sal, pimenta e noz moscada. Adicionar a abóbora cozida. Adicionar o pão e misturar de leve. Deixar descansar por 10 minutos. 
Colocar o preparado num prato refratário levemente untado com óleo. Salpicar com o resto do queijo. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 45 minutos ou até que esteja dourado.


Nota:
Costumo comprar o pão já cortado em cubos. Uso aquele que se usa para preparar o Stuffing da época do Dia de Ação de Graças.





26 de outubro de 2011

Bolo de Baunilha com Calda de Caramelo


Como adoradora de bolos fiquei louca quando vi esta receita no blog da Andrea. Sempre quiz fazer uma boa Calda de Caramelo, mas que não levasse glicose. Eis que ela resolveu o meu problema! É maravilhosa e deixa um bolo simples, como o Bolo de Baunilha, um bolo vestido para festa. Experimentem!


Ingredientes:

Massa:

2 xícaras mais 2 colheres sopa de farinha de trigo 
1 colher chá de fermento
3/4 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
100 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado (usei menos)
1 colher chá de essência de baunilha
2 ovos grandes
1 xícara de buttermilk


Calda de Caramelo:

4 colheres sopa de manteiga
1/4 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de creme de leite (usei heavy cream)


Modo de Preparar:

Massa:

Numa vasilha peneirar os ingredientes secos. Reservar. 

Bater na batedeira a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicionar a essência de baunilha e os ovos, um a um, até a mistura ficar homogênea. Adicionar os ingredientes secos alternados com o buttermilk

Colocar a massa numa forma redonda de 20 a 22 cm (usei uma forma de pudim de 21 cm) forrada com papel manteiga, untada e enfarinhada. Assar em forno pré-aquecido a 170ºC (335ºF) por cerca de 40 minutos ou até passar no teste do palito. Deixar esfriar completamente antes de retirar da forma.


Calda de Caramelo:

Numa panela, sob fogo médio derreter a manteiga. Juntar os dois açúcares e cozinhar, mexendo sempre, até formar bolhas. Acrescetar o creme de leite e continuar mexendo por 8 minutos. Retirar do fogo e deixar amornar. Mexer, de vez em quando, para não formar uma película sobre a superfície. Derramar sobre o bolo frio.

Nota:
Mais informações sobre buttermilk e heavy cream aqui.

21 de outubro de 2011

Frango com Cebola e Tomate Gratinados


Com o outono finalmente se fazendo presente em nossos dias, abre-se a porta para as comfort foods, meu tipo favorito de comida.

Esta receita se presta bem a esta categoria. Além de saborosa fica com um visual muito bonito. Até eu que não sou muito fã de frango fico com vontade de comer.

Me inspirei numa sugestão da Miriam Gonzalez nestas minhas andanças em busca de variedade para sugestões com frango.

As quantidades e os temperos ficam ao seu critério. Eu fui só de sal e pimenta-do-reino, tudo bem simples, sem mistérios e complicações como pede o dia-a-dia.


Ingredientes:

Frango em pedaços (usei peito)
Sal e pimenta-do-reino a gosto   
Tomates picados a gosto
Cebola picada a gosto
Queijo ralado a gosto (usei Mozzarela)


Modo de Preparar:

Temperar o frango com sal e pimenta. Numa frigideira antiaderente, untada com pouco óleo, fritar o frango dos dois lados até ficar douradinho. Colocar num prato refratário levemente untado. Por cima colocar o tomate, a cebola e o queijo. Levar ao forno pré-aquecido, em temperatura média, para gratinar até que o queijo esteja derretido.

16 de outubro de 2011

Bolo Formigueiro


Acreditem ou não só há bem pouco tempo é que me interei da existência deste bolo. Em toda minha infância e juventude jamais vi em qualquer mesa que eu tenha frequentado. Não deve ser coisa de gaúcho.

Mas eu gostei tanto da idéia que adaptei a minha própria receita, já que todas as que vi tinham muito açúcar. Usei apenas 1/2 xícara de açúcar, mas você pode aumentar para 1 xícara se preferir. O toque que o chocolate dá a massa é não só gostoso como visualmente muito bonitinho. 

A calda é super simples e vem de algum lugar da minha infância. Não sei quem é o autor. Dá um toque final perfeito ao bolo. Já repeti esta sugestão várias vezes e recomendo.

Hoje é aniversário da minha mãe e este bolo fica sendo o meu Feliz Aniversário para ela, que esta longe daqui e sem conexão de Internet no momento.

Mãe, Feliz Aniversário!


Ingredientes:

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 ovo levemente batido
1/2 xícara de mateiga derretida
1 xícara de leite OU buttermilk
2 colheres chá de essência de baunilha
2 colheres sopa de chocolate granulado


Calda:

3 colheres sopa de manteiga
3 colheres sopa de leite
3 colheres sopa de açúcar refinado
3 colheres sopa de cacau em pó sem açúcar (usei menos)


Modo de Preparar:

Massa:

Numa vasilha grande peneirar todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar o restante dos ingredientes na ordem apresentada, um a um e misturar. Colocar a massa numa forma untada e enfarinhada. Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito. Depois de desenformado, espalhar a calda por cima.

Calda:
Colocar todos os ingredientes em uma panela pequena, em fogo médio, até ferver. Reservar a aplicar sobre o bolo quando estiver pronto. 


Nota:
  • Utilizei uma forma de pudim com 21 cm de diametro.
  • A calda conforme esfria, encorpa um pouquinho. Eu gosto de fazer logo que coloco o bolo no forno. Na hora de colocar sobre o bolo reaqueço um pouco e utilizo.

11 de outubro de 2011

Mini Brioche de Limão com Sementes de Papoula


Eu adoro alimentos em formato mini, pois podemos matar a fome sem cometer excessos. E, se continuarmos com fome, é só comer outra unidade. Sem se falar que a apresentação fica delicada e elegante.

Esta sugestão é uma variação desta, ótima idéia para variarmos as possibilidades dentro de uma mesma receita. Eu, particularmente, prefiro sem o toque do limão e das sementes de papoula. Teste e veja o que mais lhe agrada.

Relembrando, a sugestão veio do  livro Artisan Bread in Five Minutes a Day, o qual comprei há certo tempo atrás. Utilizei uma forma comum de muffins, revestida de teflon. Se você não tiver uma forma destas é melhor comprar uma antes de se aventurar com a receita, pois a massa gruda nas formas comuns.

Rendimento: 4 pães de 500 g. A receita pode ser dobrada ou dividida.

Fiz meia receita e obtive 24 mini brioches.


Ingredientes:

1 1/2 xícara de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou sal grosso
8 ovos ligeiramente batidos
1/2 xícara de mel
1 1/2 xícara (3 tabletes de 100 g) de manteiga derretida
7 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
1 ovo ligeiramente batido com 1 colher sopa de água para pincelar
Raspas de limão a gosto
Sementes de papoula a gosto


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande, que possua tampa, sem ser hermética, misturar o fermento, o sal, os ovos, o mel e a manteiga derretida com a água. Acrescentar a farinha e misturar sem sovar com a ajuda de uma colher grande. Acrescentar as raspas de limão e as sementes de papoula e misturar. A massa ficará molenga.

Cobrir a vasilha com um pano de cozinha limpo e deixar a massa descansar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Depois deste tempo cobrir a vasilha com a tampa e levar para gelar.

Quando a massa estiver gelada, moldar o pão a gosto, polvilhando de leve com farinha ou colocar em forminhas de muffin untadas com manteiga, preenchendo cerca de 3/4 do espaço. Deixar descansar por 1 hora e 20 minutos.

Pincelar o pão levemente com a mistura de ovo e água e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) até que esteja douradinho. Deixar esfriar antes de servir.


Nota:
Depois de gelada a massa pode permanecer na geladeira por até 5 dias. Depois deste tempo, congelar em porções de 500 g por até 1 mes. Para descongelar, colocar na geladeira por 24 horas antes de utilizar. Obedecer o processo de crescimento da massa e assar como descrito acima.

5 de outubro de 2011

Cassarola de Brócolis


Já voltei das férias e ao trabalho, infelizmente... Descanso nunca é demais e este esquema de férias aqui dos Estados Unidos é inaceitável. A gente mal começa a relaxar e já é hora de voltar ao stress trabalho. Mas, quando a gente não pode fazer como quer, o jeito é fazer como dá...

Esta cassarola é o meu jeito favorito de comer brócolis. O sabor fica irresistível devido ao molho a base de leite e queijo. Sem se falar na crocância dos water chestnuts e da farofinha que dá o toque final ao prato. Para quem não conhece, o water chesnut é um vegetal muito utilizado pela cozinha chinesa. O paladar é bem delicado e dá para se usar em muitos pratos diferentes. Aqui encontro em lata, fatiado ou inteiro.

Water Chestnuts

Esta receita encontrei na Cooking Light e já repeti incontáveis vezes. Você pode fazer sem os water chestnuts, caso não goste ou não tenha acesso. Normalmente faço metade da receita e utilizo um prato refratário quadrado de 20cm (8 inches) de lado. Vou passar a receita completa para vocês.


Ingredientes:

850 g de brócolis em floretes cozido em água fervente por 2 minutos
1 1/2 xícara de leite
2 1/2 colheres sopa de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
1/4 colher chá de pimenta-do-reino
3/4 xícara de queijo Cheddar (usei Mozzarela)
1/2 xícara de Cream Cheese (pode ser Ricota ou Cottage se preferir)
1 xícara de maionese
3/4 xícara de cebola picada
240 g de water chestnuts fatiados
3/4 xícara de farinha de rosca ou pão
2 colheres sopa de manteiga derretida


Modo de Preparar:

Arranjar o brócolis cozido em um prato refratário de 28 x 23 cm (11 x 9 inches) levemente untado. Reservar.

Numa panela grande misturar o leite, a farinha, o sal e a pimenta. Cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, até levantar fervura. Remover do fogo. Adicionar o cream cheese e misturar até ficar homogêneo. Adicionar a maionese, a cebola e os water chestnuts e misturar. Colocar a mistura sobre os brócolis.

Numa vasilha pequena misturar a farinha de rosca ou pão e a manteiga derretida até formar uma farofinha. Colocar sobre a msitura de queijos. Assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 25 minutos ou até que a cassarola esteja borbulhando e a farofinha se apresente bem douradinha