Páginas

28 de junho de 2012

Lanche Saudável


Esta não é propriamente uma receita, apenas uma sugestão de um lanche saudável e que satisfaz sem comprometer. 

Em geral, gosto de fazer esta sugestão para comer no verão, antes de dormir. Compõem-se de iogurte natural integral, frutas frescas, um tipo de frutas secas e um generoso fio de mel para completar.

Desta vez utilizei blueberries e amendoas em lascas, mas você pode utilizar as combinações mais variadas, tirando partico do que você já tem na sua geladeira.

Feliz lanche! :)

21 de junho de 2012

Pão de Sanduíche Integral



Esta receita é mais uma sugestão do livro Artisan Bread in Five Minutes a Day. É um pão de sanduíche100% integral, que é enriquecido com farinha de centeio, germe de trigo e mel. Tudo de bom e saudável para o seu sanduíche do dia-a-dia.  Eu aprovo e recomendo!

Rendimento: 3 pães de cerca de 700 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 colher sopa mais 1 colher chá de kosher salt ou outro sal grosso
1/4 xícara de mel
1/4 xícara de manteiga sem sal derretida
1/4 xícara de farinha de centeio
1/2 xícara de germe de trigo
2 3/4  xícaras de farinha de trigo integral
2 3/4 xícaras de farinha de trigo comum
Óleo para untar as formas


Modo de Preparar:

Colocar o fermento, o sal, o mel e a manteiga na água morna, numa vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética. Misturar o restante dos ingredientes com uma colher. Certifique-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha.

Deixar repousar por duas horas em cima do balcão da cozinha, devidamente coberta. Ela vai dobrar de tamanho, por isso deve-se usar uma vasilha grande o suficiente para comportar o crescimento da massa.

Depois deste período modelar os pães no formato de uma bola, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação.

Colocar os pães moldados em formas anti-aderentes próprias para pão (23 x 10 x 7,5 cm) levemente untadas com óleo e polvilhadas com farinha de trigo. Deixar descansando por cerca de 40 minutos.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 200ºC (400ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Assar por 50 minutos ou até que os pães apresentem uma casca firme e marrom. Deixar os pães esfriarem antes de fatiar.


Nota:
A massa pode ser guardada na geladeira por até 5 dias. No dia de assar, no entanto, a massa deverá descansar por 1 hora e 40 minutos antes de se assar os pães.

14 de junho de 2012

Torta de Frango com Legumes


Esta receita veio da cozinha da Anita. Originalmente é feita apenas com legumes, mas acrescentei frango desfiado, o que fez dela um prato praticamente completo. Basta servir acompanhada de uma boa salada e estamos conversados!


Ingredientes:

Massa: 

2 ovos  (claras e gemas separadas)
2 colheres sopa de manteiga
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar
1/2 colher sopa de fermento em pó


Outros Ingredientes:

2 xícaras de frango cozido e desfiado
1 1/2 xícara de legumes variados
Queijo Parmesão ralado para polvilhar (opcional)



Modo de Preparar:

Bater as claras em neve. Reservar.

Bater as gemas até que estejam claras e volumosas. Acrescentar a manteiga, o leite, a farinha de trigo, o sal, o açúcar e a pimenta. Bater até formar uma massa homogênea. Acrescentar o fermento, sem bater. Por último, acrescentar as claras em neve, misturando delicadamente.

Misturar a massa e o restante dos ingredientes. Colocar em um prato refratário untado e enfarinhado. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 30 minutos ou até que a torta esteja dourada.

7 de junho de 2012

Pavê de Morango com Côco

                               
Esta sugestão de pavê é uma variação desta outra receita. Desta vez usei morangos e côco, uma combinação  que adoro. E em vez do tradicional biscoito champanhe optei por utilizar cubinhos de Bolo de Baunilha.

Aqui encontro morangos frescos o ano todo, mas eles ficam mais saborosos e baratos com a proximidade do verão. Além de consumí-los in natura, nada como usá-los em receitas variadas.

Quanto ao côco é ralado e congelado. Mais prático impossível. Já comprei a fruta para ralar em casa, mas não dei sorte, pois não estava bom por dentro. E como o tempo é sempre curto, prefiro mesmo usar o congelado.

Para o Creme Inglês usei a receita que costumo usar sempre, sendo que desta vez acrescentei mais gemas, a fim de obter um creme um pouco mais amarelinho.

Para o chantilly usei heavy cream batido com açúcar, que é o meu favorito. Simples, saboroso e fácil de fazer. Você pode usar o seu chantilly favorito.

É uma receita com várias etapas, mas o trabalha sempre compensa. Costumo fazer de véspera para que, na hora de servir, o pavê esteja bem únido e todas as camadas bem colodinhas umas nas outras.Vamos por mãos a obra, então? 

Veja que bonito que fica visto de lado:

                                   

Ingredientes:

Creme Inglês
Bolo de Baunilha cortado em cubos (usei esta receita)
500 g de morangos picados
Creme Chantilly
Côco ralado a gosto


Creme Inglês:

2 xícaras de leite
4 gemas passadas pela peneira
1/3 de xícara de açúcar refinado
3 colheres sopa de maisena
1 pitada de sal
2 colheres chá de essência de baunilha


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes numa panela, exceto a baunilha. Cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Retirar do fogo e acrescentar a baunilha. Passar por uma peneira e empregar.
Rendimento 2 xícaras


Creme Chantilly:

1 xícara de heavy cream
1 colher sopa de açúcar refinado


Modo de Preparar:

Na batedeira bater o heavy cream e o açúcar até ficar firme. Utilizar.

                                      

Montagem:

Num prato refratário de 20 cm de lado (8 inches) montar o pavê na seguinte ordem:

1 xícara de Creme Inglês
Cubinhos de Bolo de Baunilha
1 xícara de Creme Inglês
Morangos picados
Chantilly
Côco ralado

Levar para gelar e servir no dia seguinte.

Nota:
Mais informações sobre Heavy Cream aqui.