Páginas

31 de março de 2010

Bolo Prestígio no Alfabeto Culinário


Eu nunca comi Bolo Prestígio, quando ainda morava no Brasil. Acho que, naquela época, ainda não havia e se havia eu nunca vi em lugar algum. Como adoro a combinação de chocolate e côco sempre tive muita vontade de provar. Comi pela primeira vez, aqui nos Estados Unidos, numa padaria brasileira, mas achei muito doce.

Como não podia deixar de ser, resolvi fazer este bolo e colocar o meu pitaco, é claro. Pesquisando um pouco de cada cantinho, cheguei a esta receita. Ficou como eu gosto: Pouco doce, mas saborosa. Tudo na justa medida da casa. Acabou num piscar de olhos.

Como estamos quase na Páscoa, fica ai uma sugestão a ser explorada neste feriado tão especial para todos nós chocólatras! Aproveito também para participar do novo evento do Delícias e Talentos, da querida Mary, o Alfabeto Culinário.
A receita participante desta vez deve conter, pelo menos, três ingredientes que comecem com a letra C. Esta contém mais que três, a saber: Cacau, cremor tártaro, clara de ovos, creme de leite, côco e chocolate. Espero que gostem!


A receita da massa adaptei desta outra receita. O resultado foi excelente.


Massa:

1 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de cacau 100% sem açúcar
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de baunilha
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro


O recheio adaptei daqui. É equivalente a metade da receita original e é bastante rendoso. A torta ficou com uma porção de recheio bem generosa.


Calda:

1/2 xícara de leite
1 colher chá de essência de côco


Recheio:

1 1/2 clara de ovo
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de creme de leite
1 xícara de côco ralado seco


Ganache:

3/4 xícara de creme de leite
75 g de chocolate meio amargo
Chocolate sem açúcar ralado para decorar (opcional)



Modo de Preparar:

Massa:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

Numa vasilha média misturar a farinha, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite, o óleo, as gemas e a baunilha. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.

Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Dividir a massa entre duas formas redondas de 20 cm (8 inches) untadas, coberta com papel manteiga untado e enfarinhado.

Assar de 25 a 30 minutos. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.


Calda:

Misturar os dois ingredientes e aplicar sobre os bolos na hora da montagem.


Recheio:

Numa panelinha, em fogo baixo, esquentar as claras por exatos 1 minuto e 15 segundos. Colocar as claras na batedeira e bater em neve até ficarem em ponto firme. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Desligar a batedeira e acrescentar o creme de leite e o côco e misturar até que todos os ingredientes estejam encorporados. Tapar a vasilha com papel filme e refrigerar até a hora de utilizar.


Montagem:

Colocar uma das massas de bolo sobre o prato de serviço. Furar a superfície com um palito e espalhar metade da calda. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda massa de bolo, que também deve ter sido furada com palito e umedecida com o restante da calda. Por cima espalhar a cobertura, cobrindo bem toda a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula. Por cima, espalhar um pouco de chocolate ralado. Manter refrigerado.


Notas:
  • Eu peneirei as gemas antes de utilizar, assim como os ingredientes secos.
  • Assei o bolo por apenas 20 minutos. Lembrem-se que cada forno é diferente.
  • Pode utilizar duas formas redondas de 23 cm (9 inches) se preferir. A massa apenas ficará um pouco mais baixa. Se a forma for alta, pode usar só uma e depois cortar a massa ao meio.

29 de março de 2010

Colorindo a Vida de Amarelo

O Gato Amarelo




A Glorinha, do Café com Bolo criou um evento muito bonito para blogagem coletiva: O Colorindo a Vida. Durante 2 meses, todas as segundas-feiras ela vai determinar a cor da semana. Você é livre para postar o que desejar. A cor desta semana é o amarelo.

Embora este blog tenha como enfoque principal a comida, vou participar com fotos que podem ter a ver ou não com alimentos. De vez em quando é muito gostoso poder falar de outros assuntos também, ainda mais quando envolvem criatividade.

Convido a todos a participarem e promover o evento. Mais informações sobre o assunto aqui.





27 de março de 2010

Chico Xavier, o filme

cartaz oficial do filme

Quem me conhece sabe que eu sou Espírita Cardecista de longa data. Como tantas outras pessoas, uma grande admiradora de Chico Xavier, o maior médium que o Brasil já conheceu.

Então, aproveito para lembrar a quem se interessa pelo assunto, que dia 02 de abril de 2010, data do centário do médium, estará sendo lançado no Brasil o filme Chico Xavier.

Eu adoraria poder assistir, como não posso, deixo a dica a todos. Não percam esta grande oportunidade e aproveitem por mim!

Você pode encontrar mais informações sobre o filme aqui.

Confira o trailer. É emocionante!




"Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade." (Allan Kardec)


25 de março de 2010

Torta de Abobrinha


Se alguém me perguntar se eu gosto de abobrinha a resposta seria depende, ou seja, depende do jeito com que é feita. Eu acho um legume bastante sem graça por si só, mas numa receita bem elabora e criativa, fica muito bom.

Em geral não utilizo as azeitonas que a receita pede, porque salga demais o prato, o que é uma pena, pois adoro. Talvez seja melhor deixá-las de molho em água por algum tempo antes de utilizar na confecção do prato.

Eu gostei muito desta receita e já fiz várias vezes. Adaptei daqui há algum tempo. Gostei e incorporei ao nosso cardápio diário.


Ingredientes:

500 g de abobrinha picada
2 ovos
1/2 xícara de maionese
1 tomate sem pele e sem sementes
1 xícara de salsa picada
50 g de queijo Muzzarela
10 azeitonas verdes picadas
50 g de ricota
1 colher sopa de fermento em pó
Sal e pimenta-do-reino


Modo de Preparar:

Bater as claras em neve, juntar as gemas e bater novamente. Desligar a batedeira e acrescentar os demais ingredientes, deixando por último o fermento. Misturar cuidadosamente. Colocar em um prato refratário quadrado de 20 cm (8 inches) de lado levemente untado. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 45 minutos.

20 de março de 2010

Delícia de Morango


Com a primavera a nossa porta já vai batendo aquela vontadezinha de ingerir umas bebidinhas mais fresquinhas. E se for algo saudável é ainda melhor!

Outro dia encontrei estes morangos por menos de 1 dólar a bandejinha de meio quilo e não resisti. Comprei três de cara. Mas o que fazer com eles, além de comer purinhos? Botei a cuca para funcionar e usando o que tinha na geladeira, fiz esta vitamina refrescante e nutritiva.

Caso você não goste de morango, pode usar outras frutas de sua preferência. Tenho certeza de que ficará igualmente muito bom!


Ingredientes:

300 g de morangos picados
1 xícara de iogurte natural
1 xícara de leite
1 1/2 colher sopa de mel
Gotas de limão


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater bem e servir de imediato.

Rendimento: 1 litro ou 4 porções

18 de março de 2010

É primavera!


A primavera já está praticamente ai com dias ensolarados e de céu azul. É hora de começar a pegar leve e começar a preparar o corpo para a estação do sol. É hora de abusar de tudo o que é leve e saudável!

Algumas suigestões para você conferir:

Creme de Abacate * Mini Muffins de Chocolate com Morango * Hot Cross Buns * Bolo de Iogurte * Grantham Gingerbreads * Bolo de Milho com Côco * Arroz Doce com Côco * Gelado de Morango Real *

Sopa Chinesa * Rolinhos de Frango * Frango com Legumes ao Molho Mornay * Salada de Grão-de-Bico * Salada Sabor Saudade * Ranch Dressing * Falso Lombo * Pão Artesanal em 5 minutos*

Aproveitem! :)




15 de março de 2010

Pão Irlandes com Cranberries e Passas


Dia 17 de março está ai e a turma por aqui, assim como na Irlanda, comemora Saint Patrick's Day, como talvez vocês já tenham ouvido falar. E onde tem festa eu estou!

Adoro este pão tradicional irlandes, do qual já vi muitas variações. Esta sugestão de hoje fiz baseada numa receita daqui. A receita original pedia cerejas e passas brancas, mas eu preferi usar cranberries em vez de cerejas, já que sou uma grande apreciadora desta frutinha. A combinação ficou perfeita!

Este pão fica maravilhoso para ser servido no café da manhã, na hora do lanche ou quando bater aquela fominha. Eu recomendo que seja saboreado com um pouco de manteiga e mel. Já tentaram esta combinação? Eu amo e me lembra minha infância, pois eu sempre comia pão com manteiga e mel.


Ingredientes:

1 1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres sopa de açúcar mascavo claro
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3 colheres sopa de manteiga cortada em pedaços miúdos
2/3 xícara de buttermilk
1 ovo grande
1/4 xícara de cranberries
1/4 xícara de passas brancas

Modo de Preparar:

Forrar uma assadeira com papel vegetal. Reservar.

Numa vasilha grande misturar a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Acrescentar a manteiga e misturar, formando uma farofa. Adicionar o buttermilk e o ovo e misturar o suficiente apenas para incorporar os ingredientes. Adicionar as frutas secas.

Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e sovar, adicionando farinha aos poucos até que a massa se torne homogênea. Forma uma bola e achatar com as mãos. Colocar na assadeira. Com uma faca fazer um X na massa. Polvilhar farinha.

Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por 25 minutos ou até que o pão esteja dourado. Fazer o teste do palito antes de remover do forno. Deixar esfriar sobre uma grade antes de fatiar.


Notas:
  • A minha massa ficou bem úmida antes de virar sobre a superfície enfarinhada. Fui adicionando a farinha aos poucos até dar o ponto.
  • Mais informações sobre o buttermilk aqui.

10 de março de 2010

Sopa de Aveia


Eu considero a aveia o melhor e mais completo alimento que existe na natureza. É versátil e faz bonito em pratos doces e salgados. Claro que tem pessoas que não gostam. O que me surpreende muito, mas gosto é gosto.

Adaptei esta sugestão de uma receita daqui e achei simplesmente fantástica! Não faltará nunca em nossa mesa. Pretendo testar algumas outras variações futuramente. Gosto muito também de usar cevada em sopas para variar. Embora lembre muito a aveia, é mais cara. Um ponto a mais para a aveia!


Ingredientes:

1/2 cebola picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 cenouras médias cortadas em rodelas
1/2 litro de caldo de frango ou legumes
1 1/2 litro de água
1 xícara de aveia em flocos finos
200 g de feijão branco cozido (usei 1 lata sem o caldo)
Sal
Salsa picada a gosto


Modo de Preparar:


Numa panela grande, em fogo médio, refogar a cebola num fio de óleo. Acrescentar os tomates, as cenouras e o sal refogar um pouco. Acrescentar o caldo e a água. Baixar bem o fogo e deixar cozinhar até que as cenouras estejam quase macias. Acrescentar a aveia e o feijão e deixar cozinhar até que o caldo se apresentar espesso. Acertar o sal. Apagar o fogo e acrescentar a salsa. Servir em seguida.


5 de março de 2010

Bolo de Peras e Canela


Aqui nos Estados Unidos as peras são consideradas uma tradição do outono, mas felizmente estão disponíveis durante o ano todo e em boa variedade. Eu gosto muito de usar peras em bolos e neste ficaram ótimas, combinadas à canela. Esta receitinha adaptei diretamente daqui.

Não se assustem, pois o bolo fica com um pouco afundado no meio. Na primeira vez em que fiz, achei que havia feito algo errado ou que estivesse cru no meio, mas não. Para mim sempre sai assim.


Ingredientes:
3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
2 colheres sopa de canela
100 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar refinado
3 ovos batidos
Peras fatiadas
Açúcar para polvilhar



Modo de Preparar:

Forrar com papel vegetal, untar e enfarinhar uma forma redonda de 20 cm de diametro. Reservar.

Numa vasilha misturar a farinha, o fermento, a canela e o sal. Reservar.

Numa vasilha bater a manteiga e o açúcar. Acrescentar os ovos e bater mais um pouco. Acrescentar a mistura de farinha e misturar bem. Colocar a massa na forma preparada. Por cima arrumar as fatias de pera de forma decorativa. Polvilhar com açúcar e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito.