Páginas

31 de dezembro de 2013

Tiramisu


Para fechar o ano com chave de ouro, escolhi esta sugestão que adoro: Tiramisu. Acho que a maior parte das pessoas gostam e combina bem com qualquer clima.

Esta receita veio daqui e é bem simples e fácil de ser confeccionada. Não tem erro. Sempre faço de véspera, a fim de que os ingredientes fiquem bem agregados.

Detalhe importante: Como leva gemas cruas, aconselho que seja mantida bem refrigerada e que seja consumida com a maior brevidade possível.

Feliz Ano Novo a todos! :)


Ingredientes:

3 gemas
1/4 xícara de açúcar refinado
2 colheres chá de essência de baunilha
1 1/8 xícara de queijo Mascarpone (usei Cream Cheese)
24 biscoitos Ladyfingers
1 1/2 xícara de café forte
1 colher sopa de chocolate em pó


Modo de Preparar:

Em uma tigela de tamanho médio bater as gemas com o açúcar e a essência de baunilha, até formar uma gemada fofa e de cor amarela clara. Adicionar o queijo Mascarpone e misturar. Reservar.

Molhar os biscoitos rapidamente no café e arranjar 12 deles no fundo de um prato refratário de 20 cm (8 inches) de lado. Colocar por cima dos biscoitos metade do creme reservado. Repetir a operação com o restante dos ingredientes. Cobrir o prato com um filme plástico e levar para gelar. 

Na hora de servir, polvilhar com chocolate em pó.

25 de dezembro de 2013

Cupcakes de Côco com Frutas Secas


Uma receitas super simples para o café da manhã ou lanche de Natal. Fica ainda mais charmosos se feitos em forminhas com motivo natalino. Ficam bem fofinhos e tenho certeza que todos vão adorar! :)


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo ligeiramente batido
4 colheres sopa de manteiga derretido
1 colher (chá) de essência de côco
1 xícara de leite de côco
Frutas secas a gosto


Modo de Preparar: 

Em uma vasilha grande misturar bem todos os ingredientes secos. Adicionar os ingredientes molhados um de cada vez e ir misturando, sendo por último o leite de côco. Adicionar as frutas secas e misturar. Colocar em  forminhas próprias para cupcakes. Levar para assar em em forno pré-aquecido, a 190ºC (375ºF), por cerca de 20 minutos ou até ficarem bem douradinhos.


FELIZ NATAL!

20 de dezembro de 2013

Peras Carameladas


Estas Peras Carameladas servem para acompanhar o Frango com Batatas do post anterior. A combinação é perfeita e fica irresistível. Não deixe de fazer, pois faz diferença. É tudo de bom!


Ingredientes:

4 colheres sopa de manteiga
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 peras descascadas e cortadas em fatias 


Modo de Preparar:

Em uma frigideira derreter a manteiga em fogo médio. Adicionar o açúcar e mexer até que dissolva. Adicionar as peras e aumentar um pouco o fogo. De vez em quando, balançar a frigeira para envolver bem as peras na mistura. Cozinhar até que as peras estejam macias. Para ter certez, basta espetá-las com a ponta de uma faca de ponta. Remover do fogo e servir.

17 de dezembro de 2013

No calor do inverno


Algumas sugestões que combinam com esta deliciosa estação do ano e que tem outra dimensão, quando se mora no hemisfério norte.

Feliz inverno! :)

Red Velvet Cupcakes * Bolo de Cenoura e Nozes * Bolo de banana e Melado * Limpa Bread * Cupcakes de Chocolate * Scones de Natas *

Carne de Porco de Panela * Sopa da Horta * PVT com Legumes * Sopa de Grão-de-Bico e Espinafre *

Aproveitem! :)

14 de dezembro de 2013

Frango com Batatas


Esta é uma das melhores receitas com frango que já experimentei. Fica maravilhosa! É servido com Peras Carameladas, que apresentarei no próximo post

É uma receita que adaptei da Rachel Ray. Eu sei que tem gente que a odeia, mas eu me preocupo com a receita e não com quem passou.

A receita original leva sobrecoxas de frango, mas utilizei peito cortado em cubos graúdos, que é o que eu tinha a disposição.

Espero que gostem! :)


Ingredientes:

Azeite de oliva extra virgem
12 sobrecoxas (usei peito em cubos)
Sal e pimenta-do-reino
Farinha de trigo para polvilhar
2 cebolas grandes finamernte fatiadas (usei picadas)
4 dentes de alho finamente fatiados (usei picados)
4 ramos de tomilho (usei seco a gosto)
4 ramos de alecrim (usei seco a gosto)
1/2 kg de batatas de casca vermelha cortadas ao meio (cortei em cubos)
1/3 garrafa de vinho branco (não usei)
3 xícaras de caldo de frango


Modo de Preparar:

Pré-aquecer uma panela grande com 2 colheres de azeite em fogo médio para alto. Temperar o frango com sal e pimenta. Cobrir com farinha e remover o excesso. Adicionar ao óleo e dourar todos os lados. Remover da panela e reservar. Adicionar mais 2 colheres de azeite à panela. Adicionar a cebola e cozinhar de 3 a 4 minutos, até se apresentarem macias. Adicionar o alho, o tomilho e alecrim e cozinhar por 2 minutos. Adicionar as batatas e cozinhar até começar a dourar. Adicionar o vinho e reduzir por cerca de 2 minutos. Adicionar o caldo de frango e deixar ferver. Adicionar o frango dourado de volta a panela, cobrir com a tampa e reduzir para fogo médio. Cozinhar com cerca de 45 minutos ou até que o frango esteja cozido e o molho esteja encorpado. 

9 de dezembro de 2013

Salada de Frutas e Sour Cream


Esta salada só faço em ocasiões especias e é uma das minhas favoritas, pois adoro comer saladas que levam frutas. É rápida e fácil de fazer e, em geral, deixo preparada de véspera para que os ingredientes fiquem bem agregados. É uma excelente sugestão para as festas de final de ano. Casa muito bem com locais quentes, já que é uma salada bem fresca.


Ingredientes:

1 lata de abacaxi em conserva picado
2 maçãs grandes picadas
Passas brancas a gosto
Nozes picadas a gosto



Modo de Preparar:

Em uma vasilha grande misturar muito bem todos os ingredientes. Colocar em uma prato de servir com tampa. Levar para gelar até a hora de servir.


PS: Checando os arquivos do blog, percebi que já havia dividido esta receita com vocês anteriormente, aqui. Faz tanto tempo que havia me esquecido, portanto não é uma novidade, mas vale a pena conferir.

4 de dezembro de 2013

Ano VI - Dia de Festa e Rosquinhas


Mais um ano se passou e o Magia completa outro ano de vida! 

Eu gostaria que o ano tivesse sido bem mais produtivo em termos de produção para o blog, mas trabalhando fora fica mais díficil manter o mesmo ritmo. 

A cozinha deixa de ser uma prioridade e a gente quer passar por lá só de visita...

A maior parte das coisas que fiz este ano foram apenas repetições do que já foi feito e aprovado. Uma e outra novidade apenas.

De qualquer maneira, sempre super obrigada por todos que se interessam em passar por aqui.

Esta receita é da Revista Claudia e foi criada por Bettina Orrico. Originalmente leva erva-doce, mas como detesto este ingrediente, simplesmente omiti. A massa é ótima de ser trabalhada e as rosquinhas ficam deliciosas. Vale experimentar!


Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga
1/3 xícara de açúcar refinado
1 colher chá de fermento em pó
2 ovos
1/2 colher chá de semente de erva-doce (eu não usei)
1/4 de xícara de leite
2 1/2 xícaras de farinha de trigo

Para banhar:

1/3 xícara de leite
1/3 xícara de açúcar cristal para cobrir


Modo de Preparar:

No procesdsador colocar todos os ingredientes e pulsar até formar uma massa homogênea. Transferir para uma superfície enfarinhada e amasar até obter uma bola. Dividir em 20 porções e, com cada uma delas, fazer um rolinho fino de 30 cm de comprimento. Dobrar ao meio, trançar as duas metades e juntar as extremidades, formando uma rosquinha. Passar no leite e depois no açúcar cristal. Repetir a operação com o restante da massa e colocar em uma assadeira untada com manteiga. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC (400ºF) por cerca de 25 minutos ou até que a parte de baixo das rosquinhas esteja dourada. Remover do forno e esfriar sobre uma grade. Servir acompanhadas de café, chá ou licor.

Rendimento: 20 unidades