Páginas

31 de março de 2012

Quiche Lorraine


Eu acho que Quiche é um prato que vai bem em qualquer estação. Quando começa a fazer calor, então, é super prático, pois é uma refeição completa. Basta uma boa salada verde para acompanhar e estamos conversados.

A receita da massa é do meu primo F., que adora cozinhar. Fiz numa forma canelada com fundo removível, que foi presente dele, por coincidência. Já a receita da massa recebi da minha querida amiga e leitora S. Foi um casamento perfeito que agradou a todos!

Segundo meu primo esta massa fica melhor se preparada com certa antecedência, para que possa descansar na geladeira por pelo menos um turno ou cerca de umas 6 horas, mais ou menos. Então, se organize caso deseje testá-la. A minha eu preparei no dia anteiror. Só leva alguns minutos para ficar pronta, é super prática.


Ingredientes:

Massa:

Rende: 2 formas de 25 cm aproximadamente (utilizei metade da receita)

300 g de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de iogurte natural
1 gema
1 pitada de sal
1 pitada de fermento em pó


Recheio:

1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite (usei heavy cream)
4 ovos
100 g de peru (usei presunto magro)
100 g de queijo minas (usei Mozzarela)
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Massa:

Colocar todos os ingredientes no multiprocessador e misturar até a massa se tornar homogênea. Enrolar a massa em papel filme e levar a geladeira para descansar por cerca de umas 6 horas, mais ou menos. Abrir a massa entre dois pedaços de papel filme com o rolo e colocar na forma, acertando as bordas, o mais rapidamente possível, a fim de evitar manuseio excessivo.


Recheio:

Em uma vasilha grande misturar bem todos os ingredientes. Colocar a mistura sobre a forma preparada. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 45 minutos ou até que o recheio se apresente bem douradinho.

Nota:
Mais informações sobre Heavy Cream aqui.

25 de março de 2012

Mississipi Mud Pie



Para quem ama chocolate esta é uma sugestão que deve agradar. É tradicional do sul dos Estados Unidos e foi supostamente criada por donas-de-casa, depois da segunda guerra mundial. Os ingredientes são simples, assim como seu preparo.

Adaptei daqui. A base é um bolo de chocolate de textura delicada e fofa, acrescido de nozes tostadas. Por cima, para finalizar, uma camada rica de mashmellows pequenos salpicados por ganache de chocolate e mais nozes tostadas.

Um pequeno pecado mortal. Tem doçura na medida certa e o mashmellow depois de tostado, fica com uma textura que lembra queijo derretido em cima de uma pizza. Resista se puder!!

Com esta receita aproveito para participar da blogagem coletiva criada pela Akemi sobre o Dia Mundial do Chocolate, no dia 26 de março. Eu não sabia que este é o dia do chocolate, mas como boa chocólatra de plantão, adorei saber. Participem também!  


Ingredientes:

112 g de manteiga derretida
180 g de açúcar refinado
30 g de cacau 100 % sem açúcar
2 ovos levemente batidos
1/2 colher chá de baunilha
90 g de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
75 g de nozes picadas tostadas
150 g de mashmellows pequenos
50 g de chocolate meio amargo
25 ml de heavy cream OU creme de leite


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar a manteiga, o açúcar, o cacau, os ovos e a essência de baunilha. Reservar.

Em outra vasilha misturar a farinha de trigo, o fermanto e o sal. Adicionar à mistura reservada e acrescentar metade das nozes.

Colocar a mistura num pirex de 33 x 23 cm (11 x 9inches) levemente untado com óleo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por 25 minutos.

Remover do forno, acrescentar os mashmellows e levar ao forno, de novo, por mais 5 minutos ou até que os mashmellows estejam douradinhos. Remover do forno e deixar esfriar completamente.

Numa panela pequena ferver o heavy cream, apagar o fogo e acrescentar o chocolate, mexendo bem, até que esteja completamente dissolvido. Colocar de maneira decorativa sobre os mashmellows. Salpicar com o restante das nozes.

20 de março de 2012

É Primavera!


Tudo lá fora é Primevera: A temperatura agradável e mais amena, as flores, os pássaros que voltaram a aparecer e a cantar, quando o dia amanhece. Com direito até aos Pica-Pau.

A única parte desagrádavel é a inevitável alergia ao polén que se faz super presente nesta época e o horário de verão, que eu absoluatmente detesto.

Para marcar esta estação tão bonita e vibrante de vida algumas sugestões para alegrar também ao paladar:



Aproveitem!

14 de março de 2012

Almondegas de Soja Assadas


Para esta receita utilizei PVT, ou seja, proteína vegetal texturizada. Imagino que não despertará muito interesse entre a maior parte das pessoas. Quem não gosta de PVT pode substituir por carne moída.

Me inspirei numa receita que vi em um blog, mas esqueci de anotar o nome. As almondegas ficaram bastante saborosas. Para incrementar fiz um molho básico de cebola e tomate. Nada de extraordinário, pois usei molho pronto.


Ingredientes:

2 xícaras de PVT
1 xícara de água
1/2 xícara de cebola ralada ou picada bem miudinho
1 dente de alho picado miúdo
1 cenoura grande ralada no ralo grosso
Salsa a gosto
3 colheres sopa de farinha de trigo integral
1 colher sopa de farinha de milho fina
1 fio de óleo de azeite de oliva extra virgem
1 1/2 colher sopa de shoyo
2 ovoc inteiros
2 claras


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar o PVT e água e deixar em repouso por 15 minutos. Acrescentar o restante dos ingredientes e misturar muito bem. Formar bolinhas e colocar numa assadeira forrada com papel vegetal untado com um pouco de óleo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 30 minutos ou até que as almondegas se apresentem douradinhas.


Molho de Cebola e Tomate:

Cebola cortada em cubos a gosto
Molho de tomate pronto q.b.
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Numa panela dourar a cebola em um fio de óleo. Acrescentar o molho de tomate, o sal e a pimenta e deixar refogar por alguns minutos em fogo baixo. Colocar o molho no liquidificador e bater bem, a fim de obter uma consistência aveludada. Colocar sobre as almondegas.


7 de março de 2012

Pão Camponês Europeu


Antigamente a farinha branca era um privilégio dos nobres, enquanto que os menos favorecidos tinham que se contentar com os grãos integrais. Felizmente isto tudo é coisa do passado. Os grãos inegrais não só são muito mais saborosos, mas muito mais saudáveis também.

Esta é mais uma sugestão que retirei do livro Artisan Bread in 5 Minutes a Day. Uma das que mais gosto de repetir, pois a massa contém centeio, um ingrediente que aprecio bastante.

Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
1/2 xícara de centeio
1/2 xícara de farinha de trigo integral
5 1/2 xícaras de farinha de trigo
Farinha de milho para polvilhar



Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes, independente de ordem, numa vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética. Misturar bem os ingredientes com uma colher. Certifique-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. A massa deve ficar úmida.

Deixar repousar por duas horas em cima do balcão da cozinha, devidamente coberta. Ela vai dobrar de tamanho, por isso deve-se usar uma vasilha grande o suficiente para comportar o crescimento da massa.

Depois deste período modelar os pães no formato desejado, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 232ºC (450ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Polvilhar os pães com um pouco de farinha e fazer cortes na massa com uma faca de serra, utilizando o padrão que preferir. Em geral, faço uma cruz no meio.

Assar por 30 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.