Páginas

30 de dezembro de 2012

Bolo de Cenoura e Nozes


E para fechar o ano com chave de ouro, apesar de pouco produtivo em termos de blog, uma receita que adaptei da Ameixinha, perfeita para os dias de frio ou nem tanto.

Excelente para quem gosta de sugestões descomplicadas e saborosas para a hora do lanche. O toque charmoso fica por conta do prato de pedestal.

Desejo a todos uma excelente passagem de ano, na esperança de que 2013 seja um ano realmente ímpar na vida de todos nós!


Ingredientes:

2 ovos batidos
2 xícaras de cenoura ralada no ralo grosso
2 colheres chá de raspas de laranja
1/2 xícara de nozes Pecan picadas
1/2 colher chá de canela em pó
2/3 xícara de suco de laranja
1/4 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar refinado
1 1/3 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó


Modo de Preparar:

Em uma vasilha grande misturar todos os ingredientes na ordem apresentada. Colocar a massa em uma forma redonda de 20 cm  de diametro (8 inches) untada e enfarinhada. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 45 minutos. Remover do forno, deixar esfriar um pouco e colocar num prato de servir. Salpicar com canela e nozes Pecan picadas, se desejar.

25 de dezembro de 2012

Red Velevet Cupcakes


Aqui nos Estados Unidos o bolo Red Velvet é bastante tradicional na época das festas de final de ano. Encontrei esta versão de cupcakes, que me surpreendeu. Os bolinhos ficam fofinhos e são realmente saborosos.

Não fiz a cobertura, mas vou dividir a receita, caso alguém queira experimentar. Não nego que uma bola de chantilly ou creme confere um visual mais atraente aos cupcakes. Mas optei por um resultado mais simples, investindo apenas nas forminhas laminadas.

Como a receita é grande, fiz apenas a metade. Infelizmente esqueci de anotar a fonte e ficarei devendo desta vez. Se tiverem a chance não deixem de experimentar estão sugestão, pois vale a pena.

Caso resolvam fazer a cobertura, devem manter os cupcakes refrigerados. 


Ingredientes:

Massa:

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar refinado
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1 colher chá de bicarbonato de sódio
2 tabetles de manteiga (100 g cada)
5 ovos
1 xícara de buttermilk
1 colher chá de essência de baunilha
1 colher chá de corante vermelho (usei um pouco mais)


Cobertura:

1 xícara de queijo mascarpone
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
1 1/2 colher chá de essência de baunilha
1 xícara de heavy cream


Modo de Preparar:

Massa:

Em uma tigela grande peneirar os ingredientes secos 3 vezes. Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até a mistura se apresentar homogênea. Acrescentar os ovos, um a um, batendo bem. Acrescentar os ingredientes secos alternados com o buttermilk, em 4 adições. Adicionar a essência de baunilha e o corante e misturar bem. Colocar a massa em forminhas próprias para cupcakes, enchendo metade da forminha. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 20 minutos.


Cobertura:

Em uma vasilha misturar o queijo Mascarpone, o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha. Reservar. Em outra vasilha colocar o heavy cream e bater até ficar cremoso. Misturar aos ingredientes reservados. Utilizar.

Rendimento: 36 unidades

FELIZ NATAL!

20 de dezembro de 2012

Carne de Porco de Panela


Carne de porco é ótima para os dias festivos e se você ainda não sabe bem o que preparar para as festas de final de ano, eis uma boa sugestão. 
Resolvi fazer assada na panela e achei que obtive um resultado melhor do que esta assada no forno. O corte que usei é um lombo (pork loin tenderloin whole), próprio para ser assado.
O tempero é super simples, sem exageros, e a cor do molho é tudo! 
A carne de porco é prática, porque pode ser servida fria, mas, neste caso, com molho, sugiro que seja servida quentinha.


Ingredientes:


Carne de porco
Sal
Pimenta-do-reino
Louro
Suco de limão fresco


Modo de Preparar: 

Colocar a carne limpa numa vasilha. Temperar com sal, pimenta, louro e suco de limão a gosto. Cobrir a vasilha com papel filme e levar para gelar da noite para o dia. No dia seguinte, numa panela grande, colocar um fio de óleo e aquecer em fogo médio. Colocar a carne e deixar fritar bem de todos os lados. Baixar o fogo e assar a carne, colocando água quente, aos poucos, sempre que a mesma secar, até que a carne esteja completamente macia. Deixar a água secar quase toda, até a carne começar a pegar de leve no fundo da panela. Adicionar um pouco de água e sacudir de leve a panela, a fim de obter um molho de cor intensa e profunda. Remover a panela do fogo e deixar carne descansar um pouco antes de fatiar.

17 de dezembro de 2012

No calor do inverno...


O inverno por aqui é sempre bem ameno, com apenas alguns dias bem mais frios. Desde que eu não sinta aquele calor "horrendo", fico feliz. 

E para celebrar mais uma estação tão agradável para mim, deixo algumas sugestões que muito aprecio para vocês.



Aproveitem :)

14 de dezembro de 2012

Bolo de Maçã


Nesta época de festas eu gosto de fazer bolos com frutas. Este é uma variação deste. Ficou ótimo para o hora do lanche. Pode ser servido com chantilly ou até mesmo uma bola de sorvete de creme. Você escolhe.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de sal
4 colheres sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher chá de essência de baunilha
1 ovo grande
1/2 xícara de buttermilk
1 xícara de maças picadas


Modo de Preparar:

Forrar uma forma redonda de 23 cm (9 inches) com papel manteiga, untar e enfarinhar. Reservar.

Numa vasilha misturar a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reservar.

Em outra vasilha bater bem a manteiga e o açúcar. Acrescentar a essência de baunilha e o ovo e bater bem. Acrescentar a farinha reservada, em três adições, intercaladas com o buttermilk. Acrescentar a maçã e misturar levemente.

Colocar a massa na forma preparada e levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 25 a 30 minutos ou até que passe no teste do palito.

Remover do forno e deixar esfriar completamente.


Nota:
Mais informações sobre o buttermilk aqui.

9 de dezembro de 2012

Arroz Festivo


Esta sugestão encontrei na Cooking Light há bastante tempo e achei que seria uma boa sugestão de final de ano, embora possa ser feita em qualquer época do ano.

Mais fácil impossível. Não dá nem para dizer que é uma receita. Tudo o que você tem a fazer é misturar arroz com amendoas laminadas e passas. Na revista sugerem algum tipo de arroz branco. Eu usei um integral meio farjuto que tenho aqui, mas prefiro o parabolizado.

Depois é só colocar num prato bem bonito e eis que você tem um prato de acompanhamento saboroso, nutritivo e que enfeita a mesa.


Ingredientes:

Arroz cozido e frio
Amendoas em laminas
Passas


Modo de Preparar:

Misturar todos os ingredientes na quantidade desejada. Colocar em uma travessa e servir.

4 de dezembro de 2012

Ano V - Dia de Festa e Madeleines de Mel e Especiarias


Para comemorar o quinto aniversário do Magia na Cozinha resolvi estreiar a minha nova forma de madeleines. Por incrível que pareça só descobri a existência destes pequenos bolinhos depois que comecei a blogar.

Custei a adquirir uma forma, pois o espaço na cozinha para guardar tantas coisas diminui a cada dia. Finalmente adquiri uma muito boa da Chicago Metallic Bakeware que recomendo. Espetei cada uma com um palito e se soltaram bem facilmente, ficando perfeitas.

A receita adaptei daqui e combinou perfeitamente com os dias agradáveis de outono. Eu nunca resisto ao perfume do mel misturado às especiarias. Deleitam o espíto e o coração.

Achei que as madeleines são uma iguaria bastante apropriada para dias festivos, quando servimos uma grande variedade de pratos. Dá para provar um pouco de tudo sem se cometer excessos.

Aproveito para agradecer aos que visitam o Magia, comentando ou não. Gostaria de estar mais presente e fazer mais visitas a todos também, mas o tempo, no momento, não me permite.

Vamos as madeleines?



Ingredientes:

Manteiga derretida para untar as forminhas
2/3 xícara de farinha de trigo
1/4 colher chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher sopa de canela em pó
1/3 xícara de açúcar refinado
1/2 colher chá de noz moscada em pó
1/4 colher chá de cravo-da-Índia em pó
1/4 colher chá de cardamono
2 ovos
1/4 xícara de manteiga
1 colher sopa de mel
1 colher chá de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar



Modo de Preparar:

Untar muito bem as forminhas com  a manteiga derretida. Reservar.

Em uma vasilha misturar bem todos os ingredientes secos. Reservar.

Na batedeira bater bem os ovos. Acrescentar a manteiga e bater bem. Acrescentar a essência de baunilha e o mel e bater bem até à massa ficar homogênea. 

Misturar os ingredientes secos a massa.

Preencher 3/4 de cada forminha. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) por cerca de 18 minutos.

Rendimento: 15 unidades

29 de novembro de 2012

Pão de Semolina Italiano


Todo dia é dia de pão e se for caseiro ainda melhor! Este bonitão é uma sugestão que retirei do livro Artisan Bread in 5 Minutes a Day. Fiz apenas meia receita como de costume. Se sua família é grande faça a receita completa.

Pode ser feito no formato que você desejar. Eu fiz em forma de bola com um corte de cruz no centro. O paladar fica por conta da semolina e das sementes de gergelim. Como podem notar não usei as sementes de gergelim, porque não tinha em casa. 

O pão leva uma camada de maisena misturada com água que deixa o pão com uma coloração esbranquiçada. Eu utilizei, mas não obtive um resultado perfeito, pois quase não se nota.  Mesmo assim o pão ficou saboroso e foi aprovado por todos.


Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
3 xícaras de semolina
3 1/4 xícaras de farinha de trigo comum
1 a 2 colheres chá de sementes de gergelim para salpicar o pão (não usei)
Farinha de milho para polvilhar
Pasta de maisena (ver instruções abaixo)


Pasta de Maisena:

Usando um garfo, misturar 1/2 colher chá de maisena com uma pequena quantidade de água, a fim de formar uma pasta. Adicionar 1/2 xícara de água e misturar com o garfo. Aquecer a mistura no microondas ou ferver por cerca de 30 a 60 segundos. A misturar pode ser guardada no refrigerador por até 2 semanas. Descartar caso apresentar um cheiro diferente.


Modo de Preparar:

Colocar o fermento e o sal  na água morna em uma vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética.

Misturar as farinhas, sem sovar, com uma colher. Certificar-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. Caso seja necessário, acabar de misturar os ingredientes com as mãos.

Cobrir a vasilha e deixar a massa repousar por cerca de duas horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.

A massa pode ser usada imediatamente após o crescimento inicial, mas é mais fácil de ser moldada se estiver fria. Refrigerar a massa com a vasilha tampada. Se não quiser utilizar em seguida, pode guardar por até 14 dias.

Modelar os pães no formato desejado, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 232ºC (450ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Aplicar a pasta de maisena na superfície dos pães, salpicar com as sementes de gergelim e fazer cortes em sentido diagonal com uma faca de serra.

Assar de 30 a 35 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.

22 de novembro de 2012

Torta de Abóbora


Logo que vim morar nos Estados Unidos não conhecia a Torta de Abóbora tradicionalmente servida no Dia de Ação de Graças. Quando via no supermercado, achava a aparência meio duvidosa e me questiona quem comeria aquilo.

Com o passar do tempo, deixei o preconceito de lado e resolvi experimentar. Não é que me surpreendi! É deliciosa, aromática e combina perfeitamente com o frescor do outono. 

Normalmente compro o purê de abóbora em lata e a massa também pronta. Quem preferir pode fazer em casa, mas dá mais trabalho e toma muito mais tempo. No momento este é um luxo do qual não disponho, então, tenho que facilitar as coisas para mim.

Esta receita é da Nestlé, vem na lata do purê de abóbora.


Ingredientes:

3/4 xícara de açúcar refinado
1 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de cravo em pó
2 ovos grandes
1 lata de 425 g (15 oz.) de abóbora em purê (uso Libby's 100% Pure Pumpkin da Nestlé)
1 lata de leite evaporado (375 ml)
1 crosta para torta de 23 cm (9-inches) com capacidade para 4 xícaras
Chantilly para acompanhar (opcional)


Modo de Preparar:

Em uma vasilha pequena misturar o açúcar, a canela, o sal, o gengibre e o cravo. Em uma vasilha grande bater os ovos. Acrescentar o purê de abóbora e a mistura de açúcar e especiarias. Adicionar o leite evaporado aos poucos. Colocar a mistura na crosta para torta. Assar em forno pré-aquecido a 220ºC (425ºF) por 15 minutos. Reduzir a temperatura para(180ºC (350ºF). Assar de 40 a 50 minutos. Esfriar em uma grade por 2 horas. Servir imediatamente ou refrigerar. Servir com uma bola de chantilly se desejar.





14 de novembro de 2012

Sopa de Outono


As abóboras e abobrinhas fazem parte do outono por aqui. Aproveitando as que tinha em casa, inprovisei esta sopinha cremosa. Aquece o corpo e alma nas noites já frias desta estação mais do que especial para o meu coração.


Ingredientes:

1 cebola pequena em cubos
2 talos de alho-poró em fatias (só a parte clara)
1 abobrinha verde sem casca e em cubos
1 abobrinha amarela sem casca e em cubos
1/2 abóbora sem casca e em cubos
Sal a gosto
Caldo de frango q.b.
3 colheres sopa de crreme de leite OU heavy cream


Modo de Preparar:

Numa panela grande refogar a cebola até ficar transparente. Acrescentar os demais legumes, temperar com sal e refogar até o alho-poró se apresentar macio. Acrescentar o caldo de frango o suficiente para cobrir os legumes e deixar cozinhar em fogo baixo até amaciarem. Com cuidado colocar os legumes e parte do caldo no liquidificador e triturar. Colocar o caldo aos poucos, a fim de evitar que a sopa fique muito rala. Retornar a sopa à panela, acrescentar o creme de leite e mexer bem. Corrigir o sal se necessário e servir de imediato.

7 de novembro de 2012

Cornbread


Aqui nos Estados Unidos, o Cornbread, como vocês devem saber, é um tipo de Bolo de Milho muito utilizado como acompanhamento nas refeiçoes. 

Esta sugestão não leva farinha de trigo, somente farinha de milho. Tradicionalmentee é feito em uma frigideira de ferro, mas pode ser feito em uma forma comum ou em forminhas de muffins.

A receita encontrei no saco da farinha de milho da marca Dixie Lilly.


Ingredientes:

2 ovos
2 colheres sopa de óleo
1 xícara de água
1/2 xícara de leite ou buttermilk
2 xícaras de farinha de milho
2 colheres sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de sal (usei 1 pitada)
1 colher sopa de açúcar, opcional (eu recomendo o uso, faz diferença no paladar)


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 232ºC (450ºF). Aquecer uma frigiderira de ferro de 23 cm (9-inches) untada no forno por alguns minutos.

Numa vasilha grande bater bem os ovos. Acrescentar o restante dos ingredientes na ordem listada e misturar bem. Colocar a massa na frigeira quente e assar de 20 a 25 minutos ou até que a massa esteja dourada.


PS: Parabéns Obama pela vitória, porque ninguém merece ser governado por republicano. 

4 de novembro de 2012

Mulling Spices


Se você vier aos Estados Unidos, neste final de ano, não deixe de comprar uma latinha de Mulling Spices para preparar chá ou vinho quente nos dias de frio. Eu adoro e todo ano adquiro uma latinha para me deliciar durante os feriados de final de ano. Esta comprei no ano passado. 

Você encontra na Williams-Sonoma. A receita foi criada a mais de 50 anos por Chuck Williams e é uma favorita entre os clientes da loja. É composta de canela em pau, cravo-da-Índia, pimenta-da-Jamaica e casca de laranja.

Dentro da latinha você encontrará algumas receitas para variar o uso da mistura. Eu, em geral, faço um chá simples, que é suficente para perfumar a casa com aquele cheirinho de outono. Você pode usar a mistura também em Apple Cider ou Vinho Tinto. Tudo de bom!


Acho uma boa sugestão para se dar de presente aos amigos nesta época. Fica a dica!

31 de outubro de 2012

Batata Doce Camponesa


No outono, por aqui, as abóboras e batatas doce são bastante populares. Como podem constatar pela foto, as batatas doce são cor-de-laranja, o que confere um visual bastante convidativo ao prato. Quanto a textura são bem úmidas e se prestam bem a execução de pratos doces e salgados.

Esta sugestão encontrei em alguma comunidade culinária, mas não me recordo mais aonde. De qualquer maneira, adaptei a execução da receita ao meu gosto pessoal. Se desejar, você pode salpicar um pouco de creme de leite antes do queijo. Eu usei apenas queijo.



Ingredientes:

1 kg de batata doce em cubos cozida em água e sal
3 tomates sem pele e sem sementes picados
1/2 xícara de cebola picada
1/2 xícara de azeitonas picadas
Queijo Muzzarela a gosto para polvilhar


Modo de Preparar:

Numa tigela grande misturar a batata, os tomates, a cebola e as azeitonas. Colocar em um prato refratário levemente untado com óleo. Salpicar com o queijo. Levar para gratinar até que o queijo esteja derretido.


Aproveito para desejar a todos os que comemoram: 


HAPPY  HALLOWEEN

21 de outubro de 2012

Bolo Invertido de Maçã e Canela


Eu sempre gostei de comer frutas in natura, mas de uns tempos para cá a maior parte delas me dá uma alergia instantânea. Se eu comer a fruta cozida não tem problema, então, uso e abuso de bolos feitos com frutas.

Os bolos invertidos são deliciosos e ficam com um visual tentador, além do que, são uma ótima sugestão para se aproveitar excesso de frutas na fruteira. Este, feito com maçãs, é perfeito para os dias frescos de outono que já chegaram.

Este bolo fica bem grande e veio daqui.


Ingredientes:


Cobertura:

3 maçãs grandes (usei 5 pequenas, cortadas em cubos)
2/3 xícara de açúcar mascavo
1 colher chá de canela em pó
4 colheres sopa de manteiga derretida


Massa:

1 3/4 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher chá de sal
2 colheres chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de canela em pó
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3/4 xícara de açúcar refinado (usei 2/3 xícara)
2 ovos
1 colher chá de essência de baunilha
2/3 xícara de leite (usei buttermilk)


Modo de Preparar:

Numa vasilha misturar os ingredientes da cobertura. Colocar no fundo de uma forma redonda de 25 cm  (10 inches) redonda ou numa quadrada de 23 cm (9 inches). Reservar.

Para a massa, numa vasilha misturar a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e a canela.  Reservar.

Em outra vasilha, bater a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Acrescentar, um a um, os ovos e bater bem. Acrescentar a essência de baunilha. Acrescentar os ingredientes secos alternados com o leite.

Colocar a massa sobre a cobertura e levar para assar em forno pré-aquecido a 165ºC  (325ºF) de 55 a 65 minutos. Remover do forno, deixar repousar por cerca de 10 minutos e desenformar.

14 de outubro de 2012

Moqueca de Peixe


Eu não sou de peixe e coisas do mar. Aqui nem o gato gosta de peixe... Só o meu marido. Portanto, as vezes, faço alguns pratos de peixe para ele.  Este sai com bastante freqüência, pois ele adora.

Esta moqueca veio daqui. A receita pede 4 filés grandes, mas, em geral uso de 6 ou 7 unidades, caso os filés sejam muito pequenos. Desta vez, usei Sway, um peixe de aroma bem delicado. 

O peixe larga água durante o cozimento, portanto não é necessário acrescentar água ao molho. Se isto não ocorrer você pode acrescentar um pouco, caso desejar.

O aspecto final do prato é muito bonito e fica um aroma bem agradável, mesmo para quem não aprecia peixes. Segue como fiz:


Ingredientes:

6 a 7 4 filés de peixe pequenos
Sal a gosto
3 dentes de alho amassados
Suco de limão a gosto
1 cebola  picada
1 pimenão cortado em pedaços graúdos
2 tomates cortado em pedaços graúdos
Molho de pimenta a gosto (não usei)
1/2 xícara de molho de tomate
1 xícara de leite de côco
Azeite de Dendê a gosto
Salsa picada



Modo de Preparar:

Lavar os filés de peixe. Temperar com sal, alho e suco de limão. Deixar marinando na geladeira por 30 minutos.

Em uma panela grande dourar a cebola em um fio de óleo. Acrescentar o pimentão, o tomate e o molho de tomate. Refogar, em fogo baixo, até os legumes se apresentarem macios.

Colocar os filés de peixe por cima do molho e regar com o leite de côco. Tampar a panela e cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos ou até que o peixe se apresentar cozido. Acrescentar o azeite de Dendê e misturar. Desligar o fogo e acrescentar a salsa. 

Servir imediatamente com arroz branco.

7 de outubro de 2012

Pudim de Queijo


Há um tempo atrás ganhei alguns produtos que vieram de Portugal, que me foram enviados pela Abelhinha. Entre eles havia uma caixa de Cuajada, com o qual fiz este pudim, que ficou muito bom! 


A Cuajada é um produto bastante utilizado na Espanha para solidificar pudins, sem que seja preciso ser cozido em banho-Maria, como normalmente se faz. A caixinha vem com 4 envelopes, o que dá para fazer 2 pudins.

Em outra ocasião, mais adiante, para aproveitar meus 2 saquinhos restantes de Cuajada, fiz este Pudim de Queijo, receita da Abelhinha. Ela usou queijo Mascarpone, mas eu usei cream cheese comum e não deixou nada a desejar. Como podem ver, ficou bem apetitoso!


Ingredientes:

1/2 xícara de açúcar
500 ml de leite
2 pacotes de Cuajada
1 pacote de creme de leite (200 ml)
1 pacote de cream cheese (200 g)
100 g de açúcar refinado


Modo de Preparar:

Colocar o açúcar na forma e levar ao fogo baixo até que o açúcar esteja cor de caramelo. Não mexer com colher, deixar o açúcar quieto. Só controlar para que não queimar. Reservar.

No liquidificador misturar a Cuajada com o leite até dissolver completamente. Acrescentar o creme de leite e o cream cheese e misturar bem. Levar ao fogo em uma panela até engrossar. Colocar na forma reservada e levar a geladeira de um dia para o outro para gelar e solidificar. Desenformar e servir.

Nota:
Usei uma forma de pudim com 21 cm de diametro.

28 de setembro de 2012

Repolho com PVT e Bacon


Esta é uma receita que não vai agradar a gregos e troianos, devido o PVT (Proteina Vegetal Texturizada), mas fica a sugestão assim mesmo.

De vez em quando faço repolho refogado e gosto de acrescentar bacon picadinho, pois dá um realce especial ao paladar. Desta vez, para incrementar ainda mais, acrescentei também PVT .

As medidas não precisam ser precisas, você pode alterar a vontade  e ao seu gosto.


Ingredientes:

1 xícara de PVT
1/2 xícara de água
1 cebola picada
3 tiras se bacon de peru defumado picadinhas
1/2 repolho em tiras bem fininhas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsa picada a gosto


Modo de Preparar:

Colocar o PVT e a água em uma vasilha e misturar. Deixar em repouso por cerca de 10 minutos para hidratar. Reservar. Em uma panela grande fritar a cebola e o bacon em um fio de óleo. Acrescentar o repolho, temperar com sal e pimenta e misturar. Cobrir a panela com a tampa e deixar refogar, em fogo baixo, por alguns minutos. Se necessário, acrescentar um pouquinho de água, a fim de não queimar. Acrescentar o PVT,  misturar e refogar por mais alguns minutos. Acertar o sal. Apagar o fogo e acrescentar a salsa.

22 de setembro de 2012

Bolo de Laranja com Sementes de Papoula


Bolo de Laranja é um dos que mais gosto, um tipo de comfort food do qual não me privo. Faço com bastante frequüência e acabo repetindo as mesmas receitas por preguiça falta de tempo de procurar novas, já que as que tenho são tão boas.

Esta sugestão é uma adaptação deste cupcake, feito em formato de bolo. Dá super certo e fica irresisitível para matar aquela fome de algo gostoso, principalmente na hora do lanche.

Se você não gosta ou não tem sementes de papoula pode omitir da receita. Elas não alteram o paladar da massa, apenas conferem uma textura crocante à massa. Eu adoro!


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de manteiga
1 colher chá de raspas de laranja
2/3 xícara de açúcar refinado
2 ovos
4 colheres chá de sementes de papoula
1/2 xícara de suco de laranja


Modo de Preparar:

Numa vasilha misturar a farinha, o fermento e o sal. Reservar.

Na batedeira bater bem a manteiga, as raspas de laranja e o açúcar. Acrescentar os ovos, um a um, e bater bem.

Fora da batedeira acrescentar as sementes de papoula.

Acrescentar a mistura de farinha em 3 adições, intercalando com o suco de laranja.

Colocar a massa em uma forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 25 minutos ou até que estejam douradinhos e passem no teste do palito.

Nota:
Usei uma forma pequena para pudim com 21 cm de diametro.

18 de setembro de 2012

Até que enfim, outono!



A estação mais perfeita do ano, praticamente, já chegou e meu coração canta feliz! 

Queria que esta sensação durasse para sempre, enfim, que o outono nunca acabasse. Como não é possível, tento usufruir cada minuto ao máximo.

14 de setembro de 2012

Torta de Frango e Legumes


De vez em quando gosto de lançar mão destas receitas de tortas salgadas, pois são rendosas e funcionam como um prato completo. 

Eu usei os legumes que tinha a mão. Dá para variar a vontade. Quanto ao frango, dá para utilizar sobras  ou até omitir, se preferir uma versão vegetariana.

Esta sugestão adaptei de um blog, o qual não me recordo o nome. Peço desculpas a autora. Tentei encontrar, mas não consegui.


Ingredientes:

Massa:

2 colheres sopa de óleo
1 ovo
1 xícara de leite
8 colheres sopa de farinha de trigo integral
1 colher sopa de queijo parmesão ralado
1 colher sopa de fermento em pó


Recheio:

1 cebola em cubos
1 dente de alho picado
1/2 abobrinha ralada
2 cenouras raladas
1/2 pimentão vermelho em cubos
1 xícara de frango desfiado



Modo de Preparar:

Massa:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento. Bater até a massa se apresentar homogênea. Acrescentar o fermento e misturar manualmente. Colocar em uma vasilha grande e reservar.


Recheio:

Em uma panela dourar a cebola e o alho em um fio de óleo. Acrescentar o frango e refogar ligeiramente. Acrescentar os legumes e refogar ligeiramente. Temperar com sal e pimenta a gosto. Tirar do fogo e deixar esfriar. Colocar o recheio no massa e misturar bem. Colocar a mistura em uma prato refratário levemente untado. Levar para assar em forno médio por cerca de 30 minutos ou até dourar.


Nota:

Eu preparo a massa depois que o recheio já está pronto e frio, a fim de evitar que a massa fique parada na vasilha.

7 de setembro de 2012

Flognarde de Ameixas


O verão já está quase se despedindo, graças a Deus, porque calor eterno ninguém merece, não é mesmo? Estou contando os dias para a minha estação favorita com um sorriso feliz no rosto :)

Bem, para aproveitar algumas ameixas solitárias na fruteira, resolvi fazer esta receita já apresentada aqui anteriormente. O aspecto fica realmente encantador. As fatias de ameixa lembram pétalas de rosas, não acham?

Ai fica uma sugestão super simples e despretenciosa, mas com tudo para agradar.


Ingredientes:

200 g de farinha de trigo
120 g de açúcar
Uma pitada de sal
3 ovos
80 g de manteiga derretida
250 ml de leite integral
2  ou 3 ameixas sem caroço fatiadas finamente (depende do tamanho)


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 200º C (400º F). Untar uma forma ou refratário quadrado de 20 cm (8 inches) de lado. Reservar.

Na vasilha da batedeira colocar a farinha, o açúcar e o sal e misturar. Juntar os ovos, um a um, e bater bem, em velocidade média. Quando a massa estiver homogênea, colocar a manteiga. Continuar batendo em velocidade baixa. Colocar o leite. A massa deve ficar bem lisa.

Espalhar as fatias de ameixa pela forma untada. Colocar a massa por cima e levar ao forno por 30 minutos ou até o flognarde se apresentar firme e dourado. Deixar esfriar e servir.


Nota: Depois de frio, mantenho guardado na geladeira.

PS: Aproveito para desejar ao Daniel, meu sobrinho, um Feliz Aniversário! Ele provavelmente não comeria esta sobremesa, porque prefere Bolo de Chocolate. Mas fica a homenagem.

30 de agosto de 2012

Sopa de Lingüiça com Legumes



Esta sopinha improvisei a partir dos produtos que tinha a disposição na geladeira e dispensa. Em geral prefiro sopas vegetarianas, mas desta vez acrescentei lingüiça de peru defumada, a fim de obter um resultado mais robusto. 

O molho de tomate ou massa de tomate é indispensável para dar um cor bonita a sopa. Você pode substituir por uma lata de tomates em pedaços, que fica ainda melhor. Não coloquei, porque não tinha.

Os legumes e macarrão podem ser substiuídos por outros de sua preferência para variar. É só usar a criatividade!


Ingredientes:


Cebola picada a gosto
Orégano a gosto
150 g de lingüiça de peru defumado
3 cenouras em cubos
2 batatas em cubos
2 xícaras  de caldo de frango
3 xícaras de água
Molho de tomate ou massa de tomate q.b.
1/2 xícara de macarrão ou a gosto (usei fusilli)


Modo de Preparar:

Em uma panela grande fritar a cebola e o orégano em um fio de óleo, em fogo baixo. Acrescentar a lingüiça e dourar um pouco. Acrescentar a cenoura e a batata e refogar de leve. Acrescentar o caldo de frango, a água e o molho de tomate. Misturar bem e cozinhar em fogo bem baixo até que os legumes estejam macios. Acrescentar a massa e cozinhar até que estaja macia.