29 de fevereiro de 2012

Cuca de Goiabada



Eu adoro fazer cuca com goiabada, uma combinação que ainda não vi por ai, mas que fica perfeita ao meu ver. 
A receita da massa é a mesma desta cuca. Quanto a farofina é desta outra. Enfim, tirei um pouquinho daqui e um pouquinho dali e acabei com esta sugestão que já repeti inúmeras vezes para saciar a vontade de comer goiabada.


Ingredientes:

Massa:

2 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1 envelope de 7 0z. (10 g) de fermento químico biológico
1 colher chá de sal
1/2 xícara de água
1/4 xícara de leite
5 colheres sopa de manteiga
1 ovo grande
Goiabada cortada em cubos a gosto


Farofa para a Cobertura:

1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga gelada


Modo de Preparar:


Massa:


Numa vasilha grande misturar 3/4 xícara de farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outra vasilha aquecer a água, o leite e a manteiga (de 49 a 54ºC). Gradualmente adicionar a mistura de farinha. Bater por uns 2 minutos com a ajuda de uma batedeira, em velocidade média. Adicionar o ovo e mais 1 xícara de farinha. Bater por mais 2 minutos em velocidade alta. Adicionar o restante da farinha (1/2 xícara). A massa ficará firme. Colocar numa assadeira ou prato refratário de 13 x 9 inches (33 x 23 cm) levemente untado com óleo e polvilhado com farinha. Por cima da massa colocar os cubinhos de goiabada lado a lado. Polvilhar com a cobertura. Cobrir com um pano de cozinha. Deixar descansado por 1 hora ou até dobrar de volume em um lugar livre de correntes de ar. Assar em forno pré-aquecido a 375ºF (190ºC) por 25 minutos ou até que esteja douradinha. Esfriar sobre uma grade.


Farofa para a Cobertura:


Numa tigela peneirar o açúcar e a a farinha. Colocar a manteiga gelada cortada em cubinhos e formar uma farofa graúda com a ajuda de uma colher ou o que preferir. Colocar sobre os cubos de goibada.

4 comentários:

arte da sadhia disse...

que delicia de cuca ..muito boa a receita eu amei e vou copiar ok para futuramente fazer com certeza...eu fiz hoje bolo de fubá com gotas de chocolate ..receitinha facil da mamãe
bjokas boa segunda feira

Claudia Lima disse...

Espero que goste!
Eu adoro!
:)

Valentina disse...

Olha, não estou consegui do ver a foto, massó a idéia ache genial. Vc estava inspirada quando concebeu esta cuca.

Claudia Lima disse...

Que pena que não tenha conseguido ver a foto, mas garanto que fica muito boa. Especialmente para quem se amarra em goiabada como eu!
Bjs :)