Páginas

25 de março de 2011

Com Visitas!

Glitter Graphics Images


Amigos estarei recebendo visitas por alguns dias. Assim que der, retornarei ao nosso convívio de todos os dias.

Beijos!


15 de março de 2011

Aveia com Leite, Frutas Secas e Mel


A Gina, a Rosélia e a Ruth criaram a proposta Fases da Vida para uma blogagem coletiva que ocorrerá todo o dia 15 de cada mês. Eu como adoro este tipo de evento, não podia deixar de participar e prestigiar nossas queridas amigas.

Este mês, então, falaremos da 1ª Fase: Nascimento. Como este blog trata de comida, me remeteu as comidinhas da minha infância, nem tão longínqua assim, afinal de contas.

Eu sempre fui um bom garfo e comia praticamente de tudo com gosto e vontade. A maior limitação era um problema de alergia ao açúcar e a certos alimentos.

Felizmente depois de adulta as alergias passaram. Só restou um estômago um pouco delicado, mas nada que um bom anti-ácido não possa resolver.

Eu sempre fui uma fã incondicional de aveia. Para mim este é o melhor, mais perfeito e mais completo alimento que existe na natureza. Eu como aveia todos os dias, inclusive se preciso entrar em dieta de emagrecimento.

Quando eu era criança comia aveia com leite e banana fatiada na hora do lanche. Hoje a minha hora favorita do dia de ingerir aveia é antes de dormir, num lanche simples e leve e que não faz o meu estômago roncar de fome durante a noite.

Como este lanche é bem simples e deve ser mais do que conhecido de todo mundo, para este evento criei uma versão parecida, onde substitui a banana por ameixa seca e côco em lascas. Para dar o toque final um fio generoso de mel puro.

A combinação destes elementos é perfeita, mas você pode usar a sua imaginação e criar algo novo todos os dias, usando diferentes tipos de frutas, frutas secas ou nozes.

Ingredientes:

3 a 4 ameixas secas picadas
1 punhado de côco em lascas
1/2 xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de leite
1 fio de mel


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes numa tigela e misturar delicadamente.

10 de março de 2011

Pudim de Chocolate com Chantilly


Alguém falou em pudim? Onde está o pudim que eu não vejo! Isto parece um prato cheio de chantilly. Hello!

Pois é, esta sobremesa deveria ser um Brigadeirão ou Pudim de Chocolate, embora não pareça. Se originou daqueles acidentes culinários que acontece com todo mundo de vez em quando.

Eu queria muito provar a receita, ainda que feita com leite condensado, que eu tento evitar. Fiz tudo direitinho, mas na hora de desenformar, quem diz que ele saiu da forma. Nem com banda de música! Quebrou todo, mas estava saboroso, como deveria ser.

Fiquei frustrada, mas tinha que encontrar uma maneira apresentável para serví-lo. Não foi díficil de decidir sobre o que fazer: Coloquei todo o pudim em um prato refratário redondo de 23 cm de diametro (9 inches), alisei bem com uma espátula, cobri com chantilly fresco e polvilhei com raspas de chocolate sem açucar.

Na hora de servir, acrescentei alguns morangos frescos para acompanhar e dar um toque colorido. Além do que, chocolate e morangos fazem uma combinação mais do que perfeita. Eis que a Pátria foi salva e todos foram felizes para sempre!

Cozinha tem destas artimanhas. A gente tem que ser meio criativo para sair de algumas saias justas. A última coisa que eu queria fazer, era colocar o meu pudim no lixo. Nem pensar!

A receita veio daqui. É bem simples e indicada para quem se amarra em sobremesas com leite condensado.

Ingredientes:

4 claras
1 lata de leite condensado
1 medida de leite (usar a lata de leite condensado vazia para medir)
1 xícara de chocolate em pó solúvel*
1 colher sopa de farinha de trigo
1 colher sopa de manteiga
4 gemas
Manteiga para untar a forma
Chantilly a gosto
Raspas de chocolate sem açúcar


Modo de Preparar:

Bater as claras em neve. Reservar.

No liquidificador bater o leite condensado, o leite, o chocolate em pó, a farinha de trigo, a manteiga e as gemas. Colocar numa vasilha grande, acrescentar as claras em neve e misturar levemente. Colocar em um prato refratário de 23 cm de diametro (9 inches).

Assar em banho-Maria em forno médio por 1 hora. Levar para gelar. Depois de gelar bem, acrescentar o chantilly e salpicar com raspas de chocolate sem açúcar. Servir com morangos frescos se desejar.


Nota:

Usei 100% cacau em pó em vez de chocolate em pó. Como o sabor é forte fui colocando aos poucos até ficar ao meu gosto.

Para o chantilly use o que mais lhe agradar. Eu apenas bati 1 xícara de heavy cream com 1 colher de sopa de açúcar até firmar.

5 de março de 2011

Macarrão com Molho Alfredo e Brócolis



Eu adoro massas e faço toda a semana. Vario entre a comum e a integral, que eu acho super nutritiva. Esta sugestão é ótima para quem prefere opções vegetarianas, como eu.

Eu sempre me perguntei o que haveria dentro do Molho Alfredo que o torna tão saboroso. Num belo dia encontrei uma versão caseira no site Supermercados Virtuais e resolvi experimentar.

Achei que ficou muito bom e, desde então, sempre faço em casa. O molho quase não aparece nas fotos, pois seca rápido. Então, é fazer e comer!


Ingredientes:

Brócolis
200 g de massa (usei Fusilli)
Sal a gosto
Molho Alfredo


Molho Alfredo:

1 xícara de creme de leite
2 colheres sopa de manteiga
1/4 xícara de queijo Parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de Preparar:

Brócolis: Separar os brócolis em floretes. Colocá-los em água fervente por 2 minutos, escorrer e reservar.

Massa: Numa panela grande ferver 2 litros de água, colocar o sal e a massa. Quando estiver al dente, escorrer a água. Reservar.

Molho Alfredo: Numa panela de tamanho médio colocar o creme de leite e deixar ferver em fogo baixo. Acrescentar o restante dos ingredientes, mexendo bem até todos os ingredientes ficarem bem incorporados. Colocar sobre a massa pronta e misturar bem. Por cima colocar os floretes de brócolis. Se desejar, polvilhar com mais um pouco de queijo Parmesão.

1 de março de 2011

Banana Caramelada


Esta é uma sobremesa rápida e fácil de se fazer, além do que, serve para se dar cabo a algumas bananas, quando já estão querendo ficar muito maduras.

Quando eu era criança a minha mãe sempre fazia para mim e eu adorava. Agora continuo fazendo para nós aqui em casa.

Não tenho uma receita precisa, faço a olho. Faço como a minha mãe fazia, só que substituo o açúcar refinado por açúcar mascavo, pois o sabor fica mais profundo. Eu prefiro e recomendo!


Ingredientes:

Manteiga a gosto
Banana cortada em rodelas
Açúcar mascavo a gosto

Modo de Preparar:

Colocar a manteiga numa frigideira em fogo médio e deixar derreter. Colocar as rodelas de banana e polvilhar com açúcar. Baixar o fogo e deixar as bananas caramelando. No meio da cocção virar as bananas de lado. Quando as bananas estiverem bem douradinhas e a calda tiver engrossdo, remover do fogo e servir imediatamente. Se desejar, servir acompanhado de uma bola de sorvete de creme ou baunilha.