3 de junho de 2010

Shepherd's Pie de Frango


Shepherd's Pie é uma cassorola de origem inglesa, onde originalmente se utilizava carne de carneiro. Os americanos preferem usar carne de vaca e eu carne de frango.

Com o passar do tempo as coisas, assim como as receitas, vão se adaptando às necessidades de quem vai consumí-las e eu acho isto ótimo, pois não precisamos nos limitar.

Além da carne, o prato é composto de legumes e de uma camada de purê de batatas no topo. Depois do prato montado é só levar ao forno e gratinar.

Cada vez que fizer, você pode variar o tipo de carne e de legumes que vai utilizar para não cair na monotonia. Desta vez, usei frango, cenoura e cogumelos.

Assim me habilito a participar Festival do Champignon, da Cozinha da Monica. Mais informações aqui. Venha participar também!



Purê de Batatas:

Ingredientes:

7 batatas médias cortadas em cubos
Sal
1 colher chá de manteiga
Leite morno q.b.
Queijo parmesão ralado para polvilhar a gosto


Modo de Preparar:

Numa panela grande cozinhar as batatas em água até ficarem macias. Escorrer a água. Colocar as batatas numa vasilha e amassar bem. Acrescentar a manteiga e o sal e misturar. Acrescentar leite o suficente para obter um ponto firme. Reservar.


Recheio:

1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 fatias de bacon picadas (usei de Bacon de Peru )
2 xícaras de frango desfiado
4 cenouras cortadas em cubos
2 colheres sopa de massa de tomate
1 xícara de caldo de frango
Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
2oo g de cogumelos em fatias


Modo de Preparar:

Numa panela grande, em fogo médio, dourar a cebola, o alho e o bacon em um pouco de óleo. Acrescentar a carne, a cenoura, a massa de tomate e o caldo de frango. Temperar com sal, pimenta e cominho a gosto. Cozinhar em fogo baixo até a cenoura ficar macia. Acrescentar os cogumelos, mexer bem e deixar cozinhar até que o molho esteja bem reduzido. Colocar o refogado num prato refratário levemente untado. Cobrir com o purê de batatas e polvilhar com o queijo. Levar ao forno para gratinar até ficar dourado.


Nota:
Em vez de usar um prato refratário grande, usei vários menores em porções individuais.

27 comentários:

conceicao disse...

Ficou com um aspecto hummm! É uma delícia, eu costumo fazer mas cá tem outro nome empadão.
Bjs

RUTE disse...

Q engraçado Claúdia, vc é a pessoa que conheço que em mais passatempo participa. O que quer dizer que vc ADORA ser desafiada, verdade?

Me parece que neste festival do cogumelo também eu vou participar pois por coincidência tenho uma receitinha supinpa para postar com este ingrediente :) E como o passatempo é até 7 JUNHO. Tô lá.

Já estive a espreita o blog da Mónica, que desconhecia. Agora tenho de sair, mas qdo voltar vou olhar ele com mais atenção.
Beijinhos. Amei Shepherd´s Pie! Aspecto convidativo.

Rosangela disse...

Oi Claudia! Quanto tempo não comento por aqui. Eu amo Shepherd's pie. E é muito bom para quem crianças tb, meu filho adora e assim come todos os veggies!
Fiz aquele seu bolo mármore assim que vi a receita, ficou divino!
Beijos,
Rosangela

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Simplesmente M A R A V I L H O S O!!!

Adoro comidas assim... alem de lindas e nutritivas, servem como prato unico...

Gostei da dica das porcoes individuais...

bjs amiga...

PS.: Desculpe-me pela falta de acentuacao.... hehehehehe

♥ mesa para 4 disse...

Ficou com uma cara ultra apetitosa :*

angela disse...

adorei! bjs

ameixa seca disse...

Prefiro frango também e acho óptimo adaptar as receitas ao nosso gosto :) Boa sorte no desafio!

Anônimo disse...

Claudia, eu amo esse prato, e nunca fiz com frango, acredita? Você me deu uma ótima idéia.

bjs
Paula

Claudia Lima disse...

Conceição é uma comidinha que gosto de chamar de comfort food. Adoro pratos assim!

Rute eu adoro participar dos desafios, pois me sinto motivada. É uma sensação muito agradável e além do mais podemos estreitar os nossos laços de amizade com todas as amigas.
O que facilita é que, em geral, sempre tenho uma receita pronta que posso utilizar.

Rosangela tb acho esta receita muito boa. Além do que é bem versátil e dá para variar bastante.
Fico feliz de saber que aproveitou a receita do Bolo Mármore. Aqui sempre sai certinha.

Amiga tb adoro pratos únicos! São muito práticos e no dia-a-dia é o que precisamos.
Fico feliz que tenha gostado!

Obrigada Samma! Esta batata no topo é a minha parte favorita e eu tb não resisto!

Que bom Angela!

Com certeza Ameixinha! Venha participar tb se puder!

Paula que bom! Fica muito gostoso também. Espero que goste!

Bjs :)

Trainee de Cozinheira disse...

Adorei a torta, bem gostosa, e com frango melhor ainda!!bjs
Maura

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Claudinha, a razão da cachaça, é para amenizar um pouco a gordura das misturas... dizem que ajuda, então por via das dúvidas... eu coloco! hehehehehe

O sabor da cachaça nem se percebe no final...

bjsssssss

Monica Uehara disse...

Cláudia, arrasou com esta receita, menina! Adorei. Principalmente porque tenho criança em casa rsss. Esse prato é ótimo para oferecer para elas. Purê de batatas, frango, queijo, tudo o que criança gosta e de quebra umas verdurinhas. rsss.
Muito obrigada por participar do desafio no meu blog. Fiquei muito feliz com sua participação.

Claudia Lima disse...

Concordo Maura!

Obrigada por responder a minha dúvida Anita.
Eu nunca poderia imaginar a razão da presença da cachaça no prato.
Sendo uma combinação tão rica, precisa mesmo uma forcinha na hora da digestão.
Que bom que não se percebe o paladar da cachaça, pois eu não gosto nadica de nada.

Que bom que gostou Monica!
O prazer em participar do seu evento é meu.

Bjs :)

Miriam Bralli disse...

Olá Claudia,

Adorei a receita, leve e saudável...

Que sejamos felizes sempre...
1000 Beijokinhas

Paula Mello disse...

Versão chique do popular escondidinho? Eu faço com mandioca, mas acho que aí onde vc mora deve ser meio difícil de achar, né, Clau? Olha, isso fica bom com qualquer coisa. Experimenta só com abobrinha e requeijão. Nossa! Depois me conta.

Beijos iluminados!

Isabel Salvador disse...

Que giro não conheçia.que coisa diferente,jinhoss

Kris Ngoei disse...

Looks delicious! Thanks for sharing :-)

Sawadee from Bangkok,
Kris

Ana Powell disse...

Bem delicioso.
Votos de feliz fim de semana ♥

fimere disse...

une recette qui me parait bien savoureuse
bonne soirée

Natália Eleutério disse...

Uma receita deliciosa que se pode adaptar de várias maneiras, boa sorte, bjs.

Piteca disse...

Muito original esta receita e deve de ficar uma delícia!! Desejo-te boa sorte, espero que consigas ganhar! :)
Beijinhos carinhosos!

Claudia Lima disse...

ë verdade Miriam. Eu me preocupo muito com questões de saúde e alimentação saudável.

Paula aqui tem mandioca, mas não é muito boa. É uma qualidade diferente da que se tem ai no Brasil.
Aqui não tem tem requeijão, mas obrigada pela dica. Deve ficar ótimo!

Belinha não deixe de experimentar quando puder. É muito gostoso!

Kris thank you for your visit!
I'm glad you liked it.

Ana é realmente. Bom findi para vc também!

Fimère it's really delicious. The type of comfort food thing. Yummy!

Obrigada Nani!

Piteca que bom que vc também gostou. É mesmo muito gostosa!

Bjs :)

Nani disse...

Essa adaptação com frango em minha opinião ficou bem melhor!
E é bem saudavel né?!
Beijos

Claudia Lima disse...

Eu concordo Naninha, pois não comemos carne vermelha aqui.
Acho que é mais saudável sim
Bjs :)

Priscila Beneducci disse...

E legal topar com uma Torta de Batata (um escondidinho) com nome americano... Beijos

Claudia Lima disse...

Priscilla é um prato delicioso. Do tipo comfort food. Tudo de bom!
Bjs :)

Anna disse...

Adorei a receita, vou fazer em breve.
Beijos