25 de junho de 2010

Scones de Morango


Eu sou uma grande adoradora de scones e quando vi esta receita não pude resisitir. Morango é a minha fruta favorita e a sorte é que eu tinha uma caixinha de plantão na geladeira.

Adaptei a receita daqui e confesso que superou todas as minhas expectativas. Não sei porque, achava que talvez fossem ficar meio secos, mas não. Ficaram perfeitos!

É uma sugestão perfeita para um lanche de verão. E o melhor de tudo é que contém muito pouco açúcar, o que não nos compromete em nada.

Com esta sugestão aproveito para participar de mais um evento do Delícias e Talentos, da querida Mary, o Alfabeto Culinário. Desta vez, a receita deve conter, pelo menos, 2 ingredientes começados pela letra M. Usei manteiga e morangos.



Ingredientes:

1 ovo grande
1/4 de xícara de iogurte natural
1/2 xícara de leite
1 colher chá de raspas de laranja
2 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar refinado
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
1 xícara de morangos picados
1 clara de ovo batida para pincelar



Modo de Preparar:

Em uma vasilha pequena misturar o ovo, o iogurte, o leite e as raspas de laranja. Reservar.

Numa vasilha maior misturar todos os ingredientes secos. Acrescentar a manteiga e formar uma farofa. Acrescentar os ingredientes molhados e misturar. A massa ficará pegajosa.

Colocar sobre a bancada da pia e sovar somente o suficiente até a massa se tornar homogênea. Se necessário, acrescentar mais um pouco farinha, aos poucos. Acrescentar os morangos e incorporar delicadamente à massa.

Dividir a massa em duas partes. Com cada uma formar um disco achatado. Dividir cada disco em 6 partes iguais.

Colocar os scones em uma assadeira polvilhada com farinha. Pincelar com a clara de ovo e salpicar com um pouco de açúcar. Levar para assar em forno pré-aquecido a 220ºC (425ºF) por cerca de 15 minutos ou até que estejam dourados.

Rendimento: 12 unidades


28 comentários:

Lua Limaverde disse...

Cláudia, sempre acho os scones com aparência seca, mas quando a gente vai comer é outra coisa! Muito bom! :D

P.S. Sempre que vou comentar no teu blog uma página de propaganda abre, é assim mesmo?

Beijos!

fimere disse...

moi aussi j'aime bien la fraise et je trouve ton strawberry scones très tentant et bien gourmand
irrésistible pour moi
ps: mou ma mousse à la banane j'ai utilisé du creamcheese "philadelphia"
bon weekend

Tati - Panelaterapia disse...

Nunca fiz esta receita, mas fiquei bastante curiosa!
Parece bem gostosa! Se achar morangos bonitos vou tentar!
Bjs

Claudia Lima disse...

Luna, de fato, parecem secos, mas não são. O segredo é manusear o mínimo possível a massa para que os cubinhos de manteiga não se desfaçam.
Quanto mais manteiga, mais macios e úmidos eles ficam. Este ficou maravilhoso!

Eu lamento sobre a propaganda que abre quando vc comenta aqui. Deve ser alguma imagem ou gadget que provoca isto.
O mesmo acontece comigo, quando visito alguns blogs.
O que me ajuda a evitar este problema é o Firefox. Ele impede que as janelas abram. Vc já experimentou este browser? Eu acho muito bom.
De qq maneira, obrigada por me alertar.

Fimère it's really delectable! Try it out sometime.
Thank you for let me know about the kind of cheese you use in the mousse.

Tatiana é irresistível! Eu adoro!

Bjs :)

EU MULHER disse...

Clau, fica como se fosse massa folhada né? Fiquei salivando... tenho certeza que eu iria adorar comer um scone desses.
Infelizmente ainda não temos morango por aqui:(

Bjs

RUTE disse...

Gostei muito da sua ideia com M.
E vejo que usou daquelas assadeiras divididas não foi?
Deste género:
http://common.csnstores.com/common/products/CCH/CCH1096_l.jpg
Adoraria ter uma! Faz uns corn breads triangulares maravilhosos!
Beijinhos.

♥ mesa para 4 disse...

Lindos, e ultra deliciosos de certeza :*

Claudia Lima disse...

Ana os scones são pãezinhos.
Vc pode colocar a fruta que preferir para variar. Ficam ótimos tb com frutas secas e chocolate.
Vc é quem manda!

Samma me surpreenderam de tão bons! Eu até já repeti a dose, pois estamos em plena safra de morangos.

Rute fico feliz que tenha gostado!
Eu não usei nenhuma forma especial. Eu nem sabia que estas formas existiam ainda.
Eu apenas cortei com como indiquei na receita.
Uma forma diferente é sempre uma boa pedida!

Bjs :)

Helena disse...

Acho scones com morangos é sem duvida uma combinação do meu agrado.
Bom fim de semana!

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Adorei seu blog e já estou te seguindo.
Quanta delícia.
Beijos
Patty Martins

Claudia Lima disse...

Helena então não deixe de experimentar, pq é tudo!

Patty muito obrigada pela visita!
Fico feliz que tenha gostado.
Apareça sempre!
Bjs :)

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Uns scones bem lindos e deliciosos ♥

Cláudia Marques disse...

Cláudia, devem ser maravilhosos mesmo, fiquei com muita vontade de experimentar!
E andámos numa onda idêntica, é verdade! No meu caso, a escolha foram os morangos, já a manteiga veio por acréscimo...
bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Lendo a postagem e seus comentários descobri que td tem seu segredinho... Simplesmente delicioso!

bjs amiga.

Belocas disse...

Deve ser uma delícia. Também gosto muito de Scones.
Vou deixar uma lembrancinha para você no Iguarias caseiras.
Bjs

Pano Poá disse...

Olá,
Passei aqui para dizer que adorei o seu blog, todas essas receitas maravilhoas e que já até te coloquei como blog favorito no meu blog.
bjos, Tati.

ameixa seca disse...

Já experimentei scones e gostei bastante. Tenho outras receitas para testar. Este de morango ficaram lindos :)

Claudia Lima disse...

Ana obrigada!

Claudia são as coincidências da blogosfera! Prove estes quando puder, ficam muito bons!

Obrigada Anita!
Quanto mais a gente faz mais desvenda os mistérios das receitas.
Agora já peguei a manha dos scones.

Muito obrigada Belocas!
Vou conferir!

Tati muito obrigada pela visita!
Vc é muito gentil.
Volte sempre! Assim que der, vou visitá-la tb.

Obrigada Ameixinha! Eu amo morangos e não resisti!

Bjs :)

Delícias e Talentos disse...

Querida Cláudia, vim a correr para provar essa delícia de scones! :)
Contemplas-nos com uma receita muito veranil (e primaveril, também), daqueles que apetece devorar numa bela tarde com um sumo gelado ou chá morninho!:)
O morango está em alta neste desafio ou não fosse uma fruto gostosa, das minhas predilectas também! :)
Dois "M's" de Maravilhoso!*****

conceicao disse...

De morango nunca fiz, mas gostei do aspecto.
Bjs

Marcia disse...

Claudia, tenho morangos esperando na geladeira, vou experimentar mais tarde, parecem muito gostosos.
Ah! aqui abre no Firefox.
beijo

Priscila Beneducci disse...

Parece mesmo muito gostoso... Diferente

Claudia Lima disse...

Mary que bom que gostou!
O morango está em safra e é inevitável que apareçam muitas receitas com ele.
Eu fico feliz, pq adoro!

Conceição esta foi minha primeira experiência com morangos e adorei, pois é minha fruta favorita!

Marcia tenho certeza que vc vai gostar. Ficam muito bons!
Aqui eu uso o Firefox tb.

Priscilla é tudo de bom! Não eixe de provar!

Bjs :)

Rachel disse...

Claudia, agora você me pegou, já tinha visto algumas receitinhas de scones por aí, mas essa com morangos, hummm deve ser bom demais!
Já tenho os morangos aqui, vou usar creme de leite de caixinha ao invés de iogurte, você acha que dá certo?
Bjuss!!!

Monica Uehara disse...

Clau, que delícia! Não conhecia este doce. Fiquei com vontade de experimentar.
O nome do filme que vc perguntou é "tudo por uma esmeralda". A Carol do blog Cozinhando7 comentou também sobre o filme. Agora quero ver!
Bjk

Claudia Lima disse...

Rachel os morangos pegam todo mundo, não é mesmo?
Vc pode usar creme de leite sim. Vai ficar mais rico um pouco, mas com certeza tb delicioso.

Monica scones são pãezinhos e pouco doces, mas são tudo de bom, ainda mais fresquinhos.
Obrigada por comentar o nome do filme. Eu não me lembrava de jeito nenhum. Acho que é da década de 80.
Se vc gosta de aventuras, vai gostar. Eu só não sei mesmo se o filme é rodado em Cartagena, mas é a cidade onde os hérois estão na história.

Bjs :)

Natália Eleutério disse...

Receita maravilhosa, colorida e perfumada, bjs.

Iliane disse...

Claudia..eu gosto muito de scones..acho uma bela tentação para um chá da tarde"!maravilha mesmo..e com morangos???deve ficar maravilhoso!!a..e..sobre a fôrma que você perguntou no meu blog..é a de 23 cm de diametro..e os pãezinhos?menina...agora você me pegou mesmooooo..mas..é aquele que você compra em padaria para café da manhã aqui no Brasil!!!nem imagino quanto tenha em grams..rsss..acho que pode fazer tambem com pão de fôrma..né?comparacomos que você tem ai EE.UU!bjus querida...li