5 de junho de 2010

Muffins de Morango e Canela no Alquimia de Ingredientes


Na hora do lanche, além de um sanduíche caprichado e muito café fresco, não pode faltar uma coisinha boa para complementar a refeição. Onde eu digo lanche, leia-se jantar, pois eu não gosto de jantar comida, a não ser que eu vá a um restaurante.

Estes muffins são mais outonais, mas resolvi fazer para aproveitar o restinho de uma geléia de morango que estava na geladeira encalhada por ser muito doce. Eu não consigo entender porque colocam quilos e quilos de açúcar onde não há necessidade.

Com esta sugestão, que adaptei daqui, aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são cravo e canela. Venha participar também!



Eu tinha várias receitas em arquivo com cravo e canela, mas não juntos na mesma receita. Então, desta vez, resolvi optar pela canela. É um ingrediente que aprecio imensamente e o qual uso direto na cozinha. Quem quiser pode até colocar uma pitadinha de cravo em pó na massa. Com certeza os muffins vão ficar ainda mais gostosos!


Ingredientes:

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de canela em pó
1 pitada de sal
2/3 xícara de iogurte natural
1/4 xícara de manteiga derretida
3 colheres sopa de leite
1 ovo
1/4 xícara de geléia de morango


Cobertura:

1 colher sopa de açúcar refinado
1/2 colher chá de canela em pó


Modo de Preparar:


Numa vasilha grande misturar os ingredientes secos. Em outra vasilha misturar os ingredientes molhados e acrescentar aos secos.

Forrar a forma de muffins com as forminhas de papel. Colocar 1 colher sopa de massa no fundo de cada forminha. Acrescentar 1 colher chá de geléia. Acrescentar o restante da massa.

Misturar os ingredientes da cobertura e colocar sobre a massa.

Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por cerca de 15 minutos ou até passar no teste do palito. Remover do forno e esfriar sobre uma grade.


31 comentários:

ameixa seca disse...

Não desgosto de cravo mas canela é muito mais a minha onda :) Estes muffins devem ficar uma delícia!

Abelha Maia disse...

Parabéns, Cláudia, excelentes ingredientes, posso tirar um?
bjsss

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Não sou muito boa em muffins...tenho de treinar mais...vou levar sua receita... ;)

bjssssssssssssss

Unknown disse...

Clau, eu também gosto de jantar café com pão bem recheado de queijo e para complementar nada melhor que belo bolinho desse para adoçar a noite.
Parabéns pela receita e obrigada por participar do nosso Alquimia.

Beijão

Elisabete disse...

Que muffins maravilhosos. Imagino a geleia no meio, escorrendo quando se dá uma dentada. Lindos, belíssima participação.

Belocas disse...

Que delícia! Óptima maneira de utilizar geleias. Boa sugestão para o Alquimia de Ingredientes.
Bjs

Cherry disse...

Ficaram lindos :)
Beijinho*

Gina disse...

Amiga, partilho do seu gosto com relação aos muffins e também não suporto exagero de açúcar...
Os muffins entraram definitivamente no cardápio por serem delicados, leves, pequenos, permitirem variedade de recheios, tudo de bom!
Bom final de semana.

Isabel Salvador disse...

Que lindos amiga,bela participação,beijinhos de saudades amiga

Nana disse...

Amiga, a geléia não se juntou a massa?
Deve ter ficado bom :)
Eu adoro canela, até em carne rs
Bjsss

Tida Vieira disse...

Claudia, eu adoro esses bolinhos. Os seus devem ter ficado saborosos. Bonita a apresentação.
Bjs

Claudia Lima disse...

Ameixinha ficaram muito gostosos e, de fato, a canela confere um charme super especial para o meu gosto.

Obrigada Abelhinha! Sirva-se, amiga!

Anita muffins não tem erro. Vc tira de letra!

Ana que bom que gostou! O prazer de participar foi todos meu!

Elisabete a geléia dos meus não escorreu, pois a quantidade é discreta. Mas se vc quiser que escorra, pode acrescentar mais ao seu gosto.

Belocas foi uma ótima idéia para aproveitar a geléia. Eu gostei muito!

Obrigada Cherry!

Gina acho que a humanidade ainda tem que se educar e muito em relação aos hábitos alimentares. Se nós mudarmos e impormos nossa vontade, logo a indústria de produtos vai ter que nos seguir.
Aqui em casa quase sempre tem muffin para o lanche. Eu adoro porções individuais pela praticidade.
São mesmo tudo de bom!

Muito obrigada Belinha!

Nana a geléia fica quietinha lá no meio da massa, não é 100% absorvida.
A quantidade de geléia por muffin é bem pequena, portanto sua presença é bem discreta.
Eu amo canela de paixão. Sempre foi minha especiaria favorita!

Tida eu tb adoro! Além de super gostosos, são muito práticos.

Bjs amigas :)

Anônimo disse...

Claudinha, que bela ideia a junção do sabor do morango com a amiga canela...ficaram perfeitinhos! :)

BETO disse...

Cláudia, adorei a idéia desses muffins. E ainda vc inventou de colocar canela. EU ADORO canela. Beijos.

Delírios Gourmet disse...

Prefiro canela, sem dúvida! É deliciosa e combina com muitas coisinhas saborosas! Adorei o seu muffin!

http://deliriosgourmet.blogspot.com

Monica Uehara disse...

Cláudia! Que bela combinação. Tudo de bom. Adorei.

Dani Bros disse...

Oi amiga!!! Qto tempo!
Ando tão sem tempo vc nem acredita, aquela Dani que conseguia postar várias receitas não existe mais! rsrss
Pietro está com tamanho de 2 anos e ele só tem 1 e 1 mês! O tempo voa amiga.
Adorei essa receita, seus muffins ficaram lindos!
Beijão p vc

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Uma deliciosa sugestão ♥

♥ mesa para 4 disse...

Muito lindos, saborosos e num prato tão bonito :*

disse...

Olá Cláudia! Tenho visto várias receitas suas na comunidade de receitas do Orkut e vim conhecer seu blog. Temos muito em comum: hábitos alimentares saudáveis, exercícios, mas tudo sem radicalismos. Tenho gostado também de suas receitas e espero que goste das minhas que, por enquanto, venho postando somente na comu. Bjs. e obrigada por compartilhar suas delícias.

Mary - Strawberrycandy disse...

Esses muffins ficaram fantásticos!
Beijinhos

Miriam Bralli disse...

Olá Claudia,

Adorei a combinação, perfeita...
Boa Sorte!!

Que os nossos dias sejam de harmonia e serenidade!!!
1000 Beijokinhas

Rosane Vargas disse...

Ficaram muito apetitosos!

Claudia Lima disse...

Mary canela combina com quase tudo, eu adoro!

Beto a canela dá um charme todo especial aos muffins. Eu também adoro canela!

Obrigada Delírios! Canela é tudo de muito bom!

MOnica concordo plenamente!

Obrigada Dani!
Mas não se preocupe, quando der vc posta uma receitinha.
Quando a gente tem filhos fica mesmo com o tempo muito mais curto.

Ana super obrigada!

Samma eu amo este prato e me custou uma bagatela. Nem acreditei, quando vi.

Zá muito obrigada pela visita. Apareça sempre que quiser.
O blog é como um filho querido e exige muita dedicação. Infelizmente não tenho tido tempo de participar das Comunidades no Orkut, mas adoraria conferir suas receitas.

Mari que bom que gostou!

Miriam fico feliz que tenha gostado. Não deixe de provar!

Obrigada Rosane!

Bjs :)

Isabel disse...

Uma saborosíssima participação!Parabéns!
beijinho.

De cozinha em cozinha disse...

Devem ter ficado deliciosos!
Beijinhos.

angela disse...

adorei. bjs

Claudia Lima disse...

Obrigada Isabel! Concordo com vc!

Ficaram sim, Carla!

Que bom Angela! São realmente muito bons!

Bjs :)

fimere disse...

ils sont très beaux et bien parfumés
je te pique quelques uns au passage
bonne journée

Pecados da mesa disse...

Olá Claudia;
Que magia na cozinha maravilhosa.
Adorei os seu Mufins;
Hummmm me dá um pedacinho?
Estou com água na boca.
Parabéns pela receita maravilhosa.
Beijo!

DEUS TE ABENÇÕE!
Maria Paula-BRASIL-

Vivian disse...

aqui em casa tbem nao temos o hábito de jantar. Todos os dias, lá pelas 6 da tarde, sirvo à mesa pães, queijos, bolos e biscoitos, e é esse o nosso jantar. Como cada um tem seu próprio horário, a mesa fica posta até as 10 da noite, o que dá oportunidade pra comer mais de 1 vez rs.
Amo cravo e canela

bj