15 de abril de 2010

Poisy Rolls


Todos sabem que amo pães e tenho me dedicado muito a aprender mais um pouco a cada dia. Não há porque se limitar, nem ter medo. Depois de algumas tentativas a gente acaba pegando o jeitinho e gosto pela coisa.

Este pãozinho é uma receita da Fleishmann e é ideal para acompanhar o jantar ou então para ser servido na hora do lanche. O formato é muito atraente e encanta crianças e adultos. O toque super saudável ficar por contas das sementinhas de gergelim no topo.


Ingredientes:

2 1/2 a 3 xícaras de farinha de trigo (usei metade branca e metade integral)
2 colheres sopa de açúcar
1 pacote (7 g) de fermento biológico seco
1/2 colher chá de sal
1/2 xícara de sour cream
1/3 xícara de água
1/4 xícara de manteiga
2 ovos
Sementes de gergelim ou de papoula para polvilhar




Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Numa panela pequena aquecer o sour cream, a água e a manteiga até amornar. Colocar nos ingredientes secos e acrescentar 1 ovo. Adicionar mais farinha o suficiente para formar uma massa mole. Virar a massa sobre uma superfície enfarinhada e sovar de 5 a 6 minutos.

Dividir a massa em 12 porções e moldar em forma de bola. Colocar as bolas num tabuleiro untado e cobrir. Colocar o tabuleiro com o pão sobre outro maior com água fervente na superfície. Deixe repousar por 20 minutos. Ligar o forno a 200ºC (400ºF).

Com a ajuda de uma tesoura de cozinha, fazer de 4 a 6 pequenos cortes nas bordas dos pães, de maneira que lembrem uma flor. Bater o ovo restante com um garfo e passar sobre o topo de cada pão com um pincel de cozinha. Polvilhar com sementes de gergelim ou de papoula.

Assar os pães de 12 a 15 minutos ou até ficarem levemente dourados. Remover do forno e deixar esfriar sobre uma grade.


27 comentários:

EU MULHER disse...

Que lindos e apetitosos! Como sou louca por pães já vou anotar a recita para fazer na mfp.

Bjs

PratosdaBela disse...

Muiot bom aspecto...
ALgo a fazerr...
JINhos fofos

Mary - Strawberrycandy disse...

Ficou lindo esse pão e aposto que de sabor está fantástico!
Beijinhos

Ana Powell disse...

Eu adoro fazer pão e este teu está perfeitinho x

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Você sabe como eu adoro fazer pão.
Tenho que experimentar esse pão que fica com um aspecto tão bonito e primaveril.
Beijinho
Moira

Claudia Lima disse...

Ana espero que funcione bem na MFP. Eu sempre fiz manualmente.

Bel não custa experimentar. Ficam muito bonitinhos!

Mari eu amo pães de qq jeito! Provo todos!

Ana eu tb adoro fazer pães. É uma terapia muito agradável.

Tem razão Moira! Tem a carinha da primavera.

Bjs :)

Priscilla disse...

Que delicia de pão viu?Aqui em casa a gente não fazia pão em casa a muuuito tempo,mais como o varão chgou ao fim a gente furto a panificadora da casa de praia da minha vô...Mais olhando a sua receita da vontade de botar a mão na massa literalmente..Adorei seu blog e essa receita ja esta anotada...Se der de uma passada lá no blog..Beijo e Boa semana!

Akemi disse...

Não tem quem não resista a cheirinho de pão caseiro assando.... e os seus pãezinhos estão muito lindos, adorei o formato! Bjss

conceicao disse...

Que aspecto tão bonito, vou experimantar.
Bjs

♥ mesa para 4 disse...

Que lindos pãezinhos, adorei :*

ameixa seca disse...

Realmente fica um pão bem bonito e deve ser saboroso :)

Anônimo disse...

Claúdia, têm um aspecto muito mimoso! Belos lanches! :)

Vivian disse...

Claudia, suas fotos estao lindas, o pao me pareceu muito apeitoso, tenho que admitir que morro de medo de fazer paes, pois muitas vezes eles ficam duros


bjks

Claudia Lima disse...

Priscilla obrigada pela visita!
Adoro fazer pães. É uma terapia para mim.
Temos pão caseiro todos os dias aqui emcasa. Gosto de testar novas sugestões.
Quando tiver um tempinho não deixe de provar.

É verdade Akemi! Eu nunca resisito ao aroma e tb amei o formato delicado de flor.

Espero que goste Conceição!

Samma ficam muito bonitinhos, não é mesmo?

Ameixinha é gostoso sim, mas sempre melhor se consumido no dia em que foi feito.

Mary concordo! É um mimo!

Vivian não tenha medo. O jeito é ir tentando. Com o tempo a gente vai aprimorando as técnicas.
Eu procuro seguir os conselhos dos entendidos.
Aqui uso farinha especial para pão, pois ficam mais macios. Ai vc pode utilizar o melhorador de pães. Sei que faz diferença.

Bjs :)

Richie disse...

Nossa, ficaram simplesmente perfeitos!!!

A Fleshmann é ótima, né? Eu adoro as misturas prontas deles!

um bjo e bom fds! :D

RUTE disse...

Oi Claudia!!!

Também ando na peugada de novos formatos de pão. Adorei esta ideia de recortar com a tesoura os pãezinhos como se fossem flores.

Muito obrigada por ter partilhado a ideia connosco.
Beijinho muito grande e bom fim de semana.

Dani Franken disse...

Divinos... Eu também amo pães, e essa receita não me pareceu um bicho papão, vou arriscar!
Um beijinho,
Dani

Claudia Lima disse...

Obrigada Richie!
Eu não conheço as misturas prontas, mas sendo esta marca de boa qualidade, imagino que os produtos sejam uma boa pedida.

Rute ficam mesmo muito delicados e atraentes e vc pode fazer do tamanho que desejar.

Dani é super fácil. não tem erro. Espero que goste!

Bjs :)

AndreaDomingas disse...

Lindos e fáceis! Boa pedida para a Primavera!
Bjs

edinha disse...

Estão lindos e devem ser deliciosos
Beijinho

Teredecorando disse...

Hummmm...Fiquei até com água na boca.rs...Que delícia!!! Vou tentar fazer. Não sou muito fã da cozinha, mas admiro e até que gostaria de fazer coisas diferentes e simples, mas...Vou tentando.
Vou estar sempre por aqui.
Fique bem e grande bj

Monica Uehara disse...

Ai que delícia! Não acerto fazer pão!! vou ver se com suas dicas consigo. Adorei a receita.

Claudia Lima disse...

É verdade Andrea!

Edinha com certeza são bem gostosinhos.

Teresinha obrigada pela visita!
Eu tb sou das coisas simples. De complicada já basta a vida.
Apareça sempre e não tenha medo de se arriscar. Errando a gente aprende.

Monica obrigada pela visita!
Não tenha medo de fazer. É só ler bem a receita e seguir os passos direitinhos.
Já faço pães há algum tempo, mas não sou entendida. De vez em quando também não acerto.
Animo e boa sorte!

Bjs :)

angela disse...

adorei o pão, gosto muito de fazer pães, logo, logo vou fazer este. bjs

Valentina disse...

Que coisa mais linda que ficaram os teus pães. Dé vontade de comer um. sou louca por pães. e uma fraqueza mesmo.Adoro semente de gergelim da forma que vc usou.

Valentina disse...

Adoro pães, e amei estes teus. o visual esta lindo. já começamos comendo com os olhos, né?! amo o uso de semente de gergelim em pães, assim como o fizestes. Gosto da clara e da escura também.

Claudia Lima disse...

Eu tb sou louca por pães, um dos meus alimentos favoritos.
A sementinha de gergelim aqui fica mesmo muito bonitinha. A escura eu ainda não utilizei.
Bjs :)