24 de abril de 2010

Fritata de Batatas com Bacon e Cenoura no Alquimia de Ingredientes


Fritatas são muito práticas e eu adoro criar uma versão diferente, quando tenho sobrinhas de vegetais e outros artigos que possa aproveitar. Foi mais ou menos o caso desta.

Apesar da simplicidade é um prato que sempre faz bonito em qualquer mesa. Você não precisa seguir a risca as quantidades indicadas. Pode perfeitamente improvisar de acordo com o seu gosto.

Uma dica saudável é acrescentar mais claras do que ovos inteiros na receita, já que a gema contém uma boa dose de gordura e colesterol.

Com esta sugestão aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são a batata e o queijo. Venha participar também!



Ingredientes:

4 batatas grandes em cubos
1 cebola picada
Bacon picado a gosto (usei Bacon de Peru)
1 cenoura ralada no ralo grosso
3 ovos inteiros
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Italian Seasoning a gosto
Queijo Muzzarela a gosto para polvilhar (opcional)


Modo de Preparar:

Cozinhar a batata em água com uma pitada de sal até ficarem levemente macias. Reservar.

Bater os ovos levemente e temperar com sal e pimenta. Acrescentar a cenoura e misturar. Reservar.

Untar uma frigideira que possa ir ao forno com um pouco de óleo. Fritar a cebola até ficar levemente macia. Acrescentar o bacon e fritar até ficar tostado. Acrescentar as batatas e os ovos batidos. Polvilhar com o queijo e o Italian Seasoning. Cozinhar por alguns minutos em fogo baixo.

Levar a frigideira ao forno pré-aquecido, em temperatura média, para acabar de cozinhar a fritata. Quando estiver completamente assada, remover do forno, utilizando uma luva apropriada. Servir em seguida.


Notas:
  • O bacon já contém bastante sal, então cuidado com o sal, usar pouco.

  • Sempre é bom lembrar de manter à mão uma luva para retirar a frigideira do forno. Cuidado! Já aconteceu comigo de remover uma frigideira do forno sem luvas... Não me queimei, mas joguei tudo para o alto. Perdi a comida e entortei a frigideira em perfeito estado...

22 comentários:

EU MULHER disse...

Clau, que fritata apetitosa! Você acredita que eu não conhecia essa receita, ou melhor essa comida!

Segunda-feira teremos a votação da melhor receita,ok?

Beijão e obrigada por participar.

conceicao disse...

Que delícia. Bacon de peru não conheço, mas deve ser excelente.
Bjs

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que delicia, ficou lindas as fotos! Bjinhos Claudia!

Gina disse...

Também não conheço bacon de peru, até gostaria de conhecer.
Ficou linda!
Bjs.

argas disse...

Que aspecto delicioso! Também gosto muito de frittatas! Bjinhos

Valentina disse...

claudia querida, sou apaixonada por ovos. tomo inclusive cuidado pois posso comer ovos de forma excessiva. Amo fritatas bem pela razao que vc comenta: versatilidade. Adorei a tua dica de usar mais claras. vou tentar adaptar.

Chefe por Acaso disse...

Ótima receita e é mesmo uma boa para aproveitar aquelas sobras que ficam perdidas na geladeira. Eu também não conhecia bacon de peru... rsrsrsrs
Parabéns pelo trabalho.

Chefe por Acaso

Cláudia Marques disse...

Claudinha, que delícia!
Nunca fiz, mas gostava de provar... :)
e também fiquei surpreendida com o bacon de peru, vou procurar por aqui.
Parabéns, uma receitinha excelente!
bjs

Ana Powell disse...

Novidade para mim, não conhecia bacon de peu.
Uma delicia de fritata.
Parabéns pela participação x

Marinex disse...

k bom... uma optima participação... beijinhos

Claudia Lima disse...

Ana o prazer foi meu em participar. Adoro estes eventos!
Agora vc já tem uma nova sugestão para seu cardápio de alimentos com batatas. Vale conferir!

Conceição eu prefiro o Bacon de Peru, pois é menos gordo que o outro. Dizem que tem mais sal, mas eu não me importo, pois não exagero.

Paula obrigada!

Obrigada Gina! Pelo que já verifiquei ai no Brasil ainda não tem o Bacon de Peru.

Argas obrigada! É um prato super prático, não é mesmo?

Valentina aqui comemos bastante ovos tv, mas mais as claras por serem excelente fonte de proteína.

Obrigada Chef!

Claudia obrigada! Eu sempre uso o Bacon de Peru e prefiro ao comum, que me faz mal ao estômago por ser muito gordo.

Ana aqui nos EUA é comum o Bacon de Peru e tem marcas variadas no mercado.

Obrigada Marinex!

Bjs :)

Abobrinhas na Cozinha disse...

Também adoro fritadas, Claudinha! E o bacon deve ter dado um sabor muito gostoso ao prato!
Ótima receita!
Beijocas,
Thais

Babette disse...

Tem um aspecto prático e delicioso!
beijo
babette

Leila disse...

Hoje mesmo estava pensando em fazer fritata para levar um pedaco para meu almoco amanha. Nao fiz mas ela esta nos planos para esta semana. Realmente eh bem pratica de fazer.
beijinhos

Cris disse...

Que delicia Claudia, vou acrescentar no meu cardápio desta semana, ficou lindo. Bjs!

Tida disse...

Cláudia, Que bela foto! seu prato ficou com sabor de quero mais. Adoro ovos e adoro batatas. Tem tudo de bom.

Bjos

ameixa seca disse...

Esta combinação de ingredientes deve ficar maravilhosa :)

Claudia Lima disse...

Thais o bacon sempre dá um toque gostoso. Não precisa nem exagerar.

Leila nos dias de semana precisamos mesmo de comidinhas bem práticas. Esta sugestão é uma mão na roda!

Obrigada Cris! Com certeza o pessoal vai gostar!

Obrigada Tida! É um prazer vê-la por aqui!

Ficou muito boa Ameixinha!

Bjs :)

Bruna Miranda disse...

OI Claudia!!vim conhecer e agradecer a visita;nossa amei essa fritda e já vai pra minha lista de receitas,amei o desafio e vamos que vamos.Bjus!!

Claudia Lima disse...

Bruna eu é que agradeço a visita!
Seja sempre bem-vinda!
Espero que goste da fritata.
Bjs :)

Fabielle Bacelar disse...

Olá...

Sou uma nova seguidora sua.. também amo artes e a paixão por cozinha tá começando a nascer...

Vou testar a fritata e depois te conto o resultado...

Passa lá no meu blog e deixa um recadinho ok?

Beijos...

Claudia Lima disse...

Fabielle obrigada pela visita!
Espero que goste da sugestão.
Assim que der, vou lhe fazer uma visitinha. Obrigada pelo convite.
Apareça quando quiser!
Bjs :)