19 de abril de 2010

Colorindo a Vida de Vermelho ou Vinho e Sagú de Vinho Tinto com Creme


O Colorindo a Vida de hoje celebra o vermelho ou o vinho. Eu adoro estas duas cores: A primeira por ser energética e a segunda por ser super sofisticada.

Minha escolha de receita recaiu numa receita tradicional do meu estado natal, o Rio Grande do Sul: O Sagú de Vinho Tinto com Creme. Sempre foi feito em minha casa. Só que quando eu era criança, gostava mais do creme do que do sagú. Hoje adoro ambos!

A receita do sagú adaptei da própria embalagem do sagú e achei que ficou muito boa. Se fica boa e funciona direitinho, vira receita oficial da casa. Quanto ao creme, fiz um Creme Inglês bem molinho, pois gosto que fique bem líquido nesta receita.


Sagú:

Ingredientes:


2 xícaras de vinho tinto seco
4 xícaras de água
2/3 xícara de sagú
3/4 xícara de açúcar
1 pau de canela
6 cravos-da-Índia


Modo de Preparar:

Colocar o vinho, a água e o sagú em uma vasilha e deixar de molho por 1 hora. Despejar a mistura numa panela grande, acrescentar o açúcar e as especiarias e levar ao fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 40 minutos ou até que as bolinhas do sagú estejam transparentes. Remover as especiarias. Colocar em um prato grande ou dispor em tacinhas individuais. Servir bem gelado acompanhado do creme.


Creme:

Ingredientes:

2 xícaras de leite
2 gemas peneiradas
1/3 xícara de açúcar
1 colher sopa de maisena
2 colheres chá de essência de baunilha


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes, exceto a essência de baunilha, numa panela média e misturar muito bem. Levar ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Tirar do fogo e acrescetar a essência de baunilha. Colocar numa jarrinha e levar para gelar. Servir sobre o sagú.


36 comentários:

Paula Pacheco disse...

Claudia, que foto bonita que ficou, gosto de sagu de várias maneiras, com abacaxi, batata doce, salgado (minha mãe faz),é um classico mesmo esse sagu,
bjs
Paula

AndreaDomingas disse...

O sagú ficou requintado com o vinho e elegante servido com o ceme de baunilha! Uma bela sobremesa!

Bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Que delícia que deve ser....
Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Que bom aspecto, Cláudia!
Mas hoje tive que ler com mta atenção para identificar o tal sagú... :))
Ainda bem que vc colocou aí o link.
Mas olha que queria muito provar, acredito que seja uma delícia, com vinho tinto e canela.
Desta vez tinha planeado participar, tinha visto um doce de frutos vermelhos com vinho tinto que deve ser óptimo também, mas não levei a receita qdo fui de fim de semana, e em casa ainda não posso cozinhar... :(

Fica para uma próxima.

beijinhos

Luana Arakaki disse...

Olá Claudia! Tenho acompanhado seu blog há umas semaninhas e achei td mto bom. Parabens! Essa receita parece ser ótima, primeiro pela simplicidade e segundo que é um prato mto querido aqui em casa e o creme deve dar um toque delicioso! Vou fazer!
Ah, se der, dá uma passadinha no meu blog tb...
Bjs bjs

Gina disse...

Cláudia, também escolhi o sagu para o dia vermelho, mas o meu é de acerolas.
É bom um sagu de vez em quando e a receitinha da embalagem é a que uso também.
Boa semana!

Richie disse...

Sagu é uma das sobremesas mais divertidas que existe! Tem gosto de infância, de sobremesa de casa da vó, de mágica: bolinhas opacas ficam gorduchas e transparente-avermelhadas!

Eu adoro sagu de verdade!

Um bjo, e boa semana!

Glorinha L de Lion disse...

nunca comi mas deve ser delicioso...bjs

Trainee de Cozinheira disse...

Parece mentira mas eu nunca provei sagu, eu imagino parecido com a tapioca da minha terra.
bjs
Maura

Lu Souza Brito disse...

Já ia comentar que nunca comi sagu, mas parece que nao sou a única. Mas quero provar em breve! Fiquei curiosa.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

PARECE BOM DEMAIS COM ESSE CREME!

angela disse...

adoro sagu, mas nunca comi com creme, adorei a dica! bjs

Tati disse...

Sagu assim, com vinho, era como minha mãe fazia. Era uma comida que lembrava a infância dela, mas lá em casa não emplacou muito. Hoje é a segunda receita que leio aqui. Acho que vou reavivá-la, quem sabe agora, adulta, eu não passo a apreciá-la? Beijos.

Françoise disse...

Sagu???Ai que delícia, que saudade de sagu, como uma vasilha inteirinha. Aqui ainda não consegui achar nem gelatina pra comprar, só as de folhas, dirá o sagu. Vou ficar com vontade!!!
Bjos
Fran

Rozani disse...

Oi Claudia!
Adorei seu post!Eu sou gaúcha, tb.Eu adoro sagú.Faz muito tempo que ñ como.Fiquei com água na boca.
Bjs,Rozani

Luma Rosa disse...

Taí um ingrediente, um alimento que nunca experimentei! Sempre olho a embalagem do sagu e não sei para que servia! Vou experimentar!! Beijus,

Claudia Lima disse...

Obrigada Paula! O meu favorito é este. Adoro!

Andrea fica realmente muito bom!

Mari é muito gostoso! Vc pode variar a vontade, usando sucos variados. É super versátil!

Claudia eu acho maravilhoso feito com vinho. Vc encontra as bolinhas de sagú em tamanhos diferentes. Esta era grandinha
Da próxima vez não deixe de participar que sempre é muito agradável!

Gina eu gosto muito de sagú e tenho feito com frequênci aqui em casa. O de acerola é uma variação muito interessante. A cor tb fica linda!

Richie para mim tb evoca infância e acasa da avó, pois só ela fazia o creminho. A minha mãe fazia só o sagú, mas eu gostava mesmo era do creme, hehe.

Glorinha não deixe de experimentar quando puder. É tudo de bom!
Obrigada por mais um evento!

Maura é uma delícia. Eu já fiz com bolinhas de tapioca e fica muito bom tb. Se vc usar a instantanêa fica pronto num piscar de olhos!

Eliana o creme é um complemento fundamental! Eu não dispenso.

Lu não deixe de fazer. Espero que goste!

Que bom que gostou Angela! O creme dá um charme super especial.

Tati muito obrigada pela visita!
Parece que sagú faz parte da infância de muitas pessoas.
Prove sim. Quem sabe vc não redescobre um novo sabor?

Fran obrigada pela visita!
Eu me atraco, exagero mesmo de tanto que gosto!

Rozani que bom que gostou! Fazia muito tempo que eu não comia tb. Aqui nos EUA encontro as bolinhas no mercado brasileiro e aproveitei para testar a receita.
Valeu a pena!

Luma obrigada pela visita!
Não custa experimentar não é mesmo? Quem sabe vc gosta?

Bjs :)

ameixa seca disse...

Nunca provei mas tenho uma certa curiosidade :)

Alessandra disse...

Claudia,to doida pra fazer sagu, a tapioca small pearls e a mesma coisa? Onde vc compra? Porque o sagu nao achei na loja brasileira.
Obrigado pela visita.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Não sou fã de sagu, mas aceito provar o creme... hehehehe

bjs amiga

Claudia Lima disse...

Ameixinha vale conferir! Prove quando puder.

Alessandra para ser honesta eu não sei se tapioca e sagú é a mesma coisa ou se são apenas parecidos. Mas usando a tapioca funciona super bem tb. Eu já fi e ficou ótimo!
Como a tapioca é cara, comprei o sagú no mercado brasileiro, que sai mais barato e rende mais. Que pena que vc não encontra ai.

Anita saindo um potinho de creme para vc então!

Bjs :)

BETO disse...

Cláudia, fico até envergonhado por desaparecer tanto tempo, mas hoje passei por aqui e dei de cara com esse sagú maravilhoso. Ah que vontade que me deu, e que saudades da minha avó que fazia um maravilhoso também. Como sempre seu blog trás receitas que dão água na boca. Parabéns. Bjs.

Curiosa da Vida disse...

Adoro sagu ...
ele me remete à infância ...
Saiba que acompanho há tempos teu blog ..
Adoro passear por aqui ..
bjos

Claudia Lima disse...

Beto não precisa se desculpar. Eu sei que vc é super ocupado e não é fácil mesmo visitar e comentar tantos blogs ao mesmo tempo.
Fico feliz que o sagú tenha lhe trazido boas recordações!

Roseli muito obrigada pela visita e por comentar. Fico feliz que goste de passear por aqui.
Seja sempre bem-vinda!
Sagú é tudo de bom, não é mesmo?

Bjs amigos! :)

Claudia disse...

Clauzinha,

ficou lindo de morrer teu sagú com vinho e aquela foto com o creme ficou especial. Eu adoro sagú, mas sem vinho, sou meio chata nesta hora.

Bj,

C.

Claudia Lima disse...

Claudia vc sabe que pode sempre fazer com suco de frutas se desejar.
Estas foram minhas primeiras experiências com o sagú. Eu ainda não havia feito e foi ótimo para matar as saudades.
Bjs :)

EU MULHER disse...

Clau, a primeira vez que comi sagú foi lá em Gramado, fiquei super fã, mas infelizmente nunca fiz aqui em casa já que meu esposo não gosta muito.
Só experimentei sagú com suco de uva, mas imagino que fica gostoso também com outras frutas.
Amiga, vamos participar do nosso passatempo lá no eu mulher? Veja como participar lá no meu blog, será ótimo ter uma receitinha sua.

Bejão

Ana Matusita disse...

Oi Claudia! primeiro, obrigada pelo voto no meu bolo botafoguense!
Sabe que quando eu era criança, amava sagu feito com vinho e tentei, por várias vezes, fazer os meus filhos apreciarem, mas eles falam que bolinha dá aflição. Vai entender...
Bjs, Ana

Akemi disse...

Claudia, vc me fez lembrar da nossa viagem a Gramado onde comemos sagu de vinho com creme de montão! Hummmm, adorei sua versão e as fotos estão super tentadoras! Beijoss

Claudia Lima disse...

Ana vc pode fazer com o suco de fruta que preferir. Eu prefiro com vinho, mas dá para variar bastante.
Pode contar comigo que vou participar do seu passatempo. Eu adoro estes eventos!
É sempre uma maneira de estreitar os laços com as amigas. Obrigada pelo convite!

Ana Sinhana o prazer foi meu em votar. O seu bolo ficou muito bonito.
Criança tem umas histórias engraçadas as vezes. Mas, de qq maneira, tem todos gostam de sagú.
Para mim deve ter sido amor a primeira visto, pois sempre gostei.

Akemi fico feliz que tenha gostado. Uma sobremesa super simples, mas deliciosa!
Gramado é tudo de bom. Minha cidade número 1 no mundo inteiro!

Bjs amigas :)

Valentina disse...

Claudia querida , tenho que te perguntar algo: sagu é o mesmo que farinha de tapioca com se chama no norte do Brasil?

Claudia Lima disse...

Valentina pelo que acbei de checar na Wikipidia não é a mesma coisa que tapioca, pois vem de um vegetal diferente.
A parte boa é que vc pode substituir um pelo outro. Eu já fiz esta receita com tapioca e ficou muito boa!
Bjs :)

Alessandra disse...

Claudia,fiz o sagu,com a Small Pearl Tapioca. Ficou otimo,matou a vontade,ja que fazia muito tempo que estava querendo...
Um abraco.

Claudia Lima disse...

Que bom Alessandra!
Andei pesquisando e descobri que dá para substituir perfeitamente. Eu tb já fiz e ficou ótimo!
Bjs :)

Larissa disse...

amei essa receita ficou muito gostosa

Claudia Lima disse...

Obrigada Larissa!
Tb adoro esta receita. É boa demais!
Bjs :)