31 de outubro de 2010

Biscoitos de Abóbora


Com o Halloween ai as receitas com abóbora ficando fervilhando na net. Abóbora é meu legume favorito e fico sempre de olho nas novidades.

Este ano gostaria de ter me esmerado mais e apresentado uma novidade bem tentadora. Como não foi possível, trago estes biscoitinhos para a hora do lanche ou simplesmente para quando bate aquela fominha esperta.

Estes biscoitos não são crocantes, são do tipo fofinhos. Me decepcionaram um pouco, a princípio, pois esperava que ficassem crocantes. No entanto o sabor é gostoso, delicado e devidamente realçado pelas especiarias da estação.

Adaptei daqui, mas fiz apenas metade da receita. Se você aprecia este tipo de sugestão, basta conferir e bom proveito!


Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 1/4 xícara de açúcar mascavo escuro
2 ovos batidos
1 1/2 xícara de purê de abóbora
2 1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de noz moscada em pó
1/2 colher chá de sal
1/3 colher chá de gengibre em pó
1 xícara de passas
1 xícara de nozes picadas


Modo de Preparar:

Numa pequena vasilha colocar as passas de molho em 1 colher chá de água morna por 15 minutos.

Na batedeira bater a manteiga e o açúcar, até a manteiga se apresentar leve e fofa. Acrescentar os ovos e o purê de abóbora.

Em outra vasilha misturar bem a farinha, o fermento e as especiarias. Colocar os ingredientes secos nos úmidos e misturar bem.

Adiconar as passas e nozes.

Colocar a massa em uma assadeira untada, usando um cookie scoop com capacidade para 1 colher de sopa ou às colheradas. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC (400ºF) por 15 minutos. Não assar demais para evitar que fiquem secos demais.

Remover do forno e deixar esfriar por alguns minutos. Transferir para uma grade e deixar esfriar completamente. Se desejar, podem ser congelados em potes ou sacos apropriados para congelamento.

Rendimento: 68 unidades

HAPPY HALLOWEEN!




25 de outubro de 2010

Cuca de Maçã no Alquimia de Ingredientes


Como boa gaúcha sou apaixonada por cucas, uma herança da colonização alemã em nosso estado. Pode-se encontrá-las com facilidade em todas as padarias e supermercados, mas nada como fazer em casa, sabendo bem o que vai na massa.

A maior parte das receitas que eu conhecia eram extremamente açucaradas para o meu gosto e eu acabava nunca fazendo por medo de alterar a receita e não dar certo. Fico chateada de desperdiçar ingredientes.

Num belo dia me deparei com esta receita do Breadworld e meu problema acabou. Adotei como receita da casa e tenho feito sempre, apenas variando o tipo de fruta para não enjoar.

Só para lembrar, cucas são feitas com fermento de pão. Caso a receita peça fermento de bolo, trata-se, então, de um coffecake, que é um tipo bolo parecido com a cuca. Ambos levam frutas e aquela farofinha por cima, mas o fermento é diferente.

Desta vez não utilizei a farofinha tão deliciosa e característica das cucas gaúchas. Resolvi apenas polvilhar as maçãs com açúcar e canela, a fim de diminuir ainda mais a quantidade de açúcar da receita. Faça com preferir.

Com esta sugestão, aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são maçãs ou castanhas. Eu escolhi as maçãs. Venha participar também!

Ingredientes:

Massa:

2 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1 envelope de 7 0z. (10 g) de fermento químico biológico
1 colher chá de sal
1/2 xícara de água
1/4 xícara de leite
5 colheres sopa de manteiga
1 ovo grande
2 a 3 maçãs fatiadas finamente


Cobertura:

2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de canela em pó
2 colheres sopa de manteiga


Modo de Preparar:

Massa:

Numa vasilha grande misturar 3/4 xícara de farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outra vasilha aquecer a água, o leite e a manteiga (de 49 a 54ºC). Gradualmente adicionar a mistura de farinha. Bater por uns 2 minutos com a ajuda de uma batedeira, em velocidade média. Adicionar o ovo e mais 1 xícara de farinha. Bater por mais 2 minutos em velocidade alta. Adicionar o restante da farinha (1/2 xícara). A massa ficará firme. Colocar numa assadeira ou prato refratário de 13 x 9 inches (33 x 23 cm) levemente untado com óleo e polvilhado com farinha. Arranjar as fatias de maçã levemente sobrepostas umas sobre as outras. Polvilhar com a cobertura. Cobrir com um pano de cozinha. Deixar descansado por 1 hora ou até dobrar de volume em um lugar livre de correntes de ar. Assar em forno pré-aquecido a 375ºF (190ºC) por 25 minutos ou até que esteja douradinha. Esfriar sobre uma grade e servir com sorvete de creme, se desejar.


Cobertura:

Numa vasilha pequena misturar os ingredientes até que se assemelhem a uma farofa graúda. Utilizar.


Nota:
Fiz metade da receita e utilizei um prato refratário de 8 inches de lado (20 cm).

21 de outubro de 2010

Mini Meatloaf


Oi amigas! Estou firme nos estudos e o tempo para o blog ficou realmente bem curto. Mesmo assim, todos os dias, tento dar uma espiada no que andam fazendo. Se possível, deixo um recadinho, ainda que pequeno.

Segundo li em algum lugar, o meatloaf é um prato que foi inventado no Canadá, mas é muito popular aqui nos Estados Unidos. Eu acho uma idéia muito boa para se aproveitar carne moída, além do que, fica com uma apresentação muito atraente.

Dá para ser bem versátil e usar diferentes tipos de carne moída ou então misturar um tipo ou outro. Aqui, normalmente, preferimos a carne de frango, mas use a que mais gostar.

Nesta sugestão em vez de fazer uma porção única, optei por fazer 6 mini porções, que além de super charmosas, ficam prontas mais rapidamente. Usei uma forma para muffins e ficaram perfeitos.

Adaptei a receita daqui. Espero que gostem!


Ingredientes:

1/2 xícara de ketchup
1 1/2 colher sopa de mostarda Dijon
1/2 kg de carne moída de frango
3/4 xícara de cebola picada
1/4 xícara de farinha de rosca temperada
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de orégano
1/8 colher chá de pimenta-do-reino
1 ovo grande levemente batido


Modo de Preparar:

Numa vasilha pequena misturar bem o ketchup e a mostarda. Reservar um pouco desta mistura para pincelar os mini meatloaves.

Numa vasilha grande misturar bem parte da mistura de ketchup e mostarda com o restante dos ingredientes.

Dividir a mistura de carne em 6 porções iguais e moldar em formato de bola. Colocar na forma de muffins previamente untada. Pincelar a mistura de ketchup e mostarda reservada no topo com a ajuda de um pincel de cozinha.

Assar em forno pré-aquecido a 200ºC (400ºF) por cerca de 25 minutos ou até que se apresentem bem cozidos.

16 de outubro de 2010

Bolo de Chocolate com Aveia


Hoje é o dia do aniversário da minha mãe, então, para homenageá-la, resolvi postar a receita deste bolo que ela fez para nós, quando estive no Brasil em visita.

O meu sobrinho mais velho e eu adoramos Bolo de Chocolate. Dai, na hora de escolher o sabor do bolo, o chocolate acaba sempre vencendo. E quem resisti?

Esta receita ela retirou do Jornal Zero Hora. O bolo tradicional de chocolate é enriquecido com aveia em flocos. Além do chocolate na massa, recebe uma cobertura extra também de chocolate. Uma verdadeira tentação aos chocólatras de plantão.

A receita pede uma forma retangular, mas ela usou uma redonda com furo no meio. Use a que preferir. O bolo ficou delicioso e bem úmido. No dia seguinte não tinha mais!


Ingredientes:

Massa:

1 1/2 xícara de leite
1 xícara de óleo
3 ovos
2 xícaras de açúcar (usou 1 1/2)
1 xícara de chocolate em pó
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1 1/2 xícara de aveia em flocos finos


Cobertura:

1 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de açúcar
50 g de manteiga
1/2 xícara de leite


Modo de Preparar:

No liquidificador bater o leite com o óleo, os ovos, o açúcar e o chocolate em pó. Despejar em uma tigela e misturar a farinha, o fermento e a aveia. Colocar em uma forma retangular de 25 cm x 32 cm untada e polvilhada com farinha. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos.

Para a cobertura misturar todos os ingredientes. Levar ao fogo baixo, deixando ferver por 2 minutos ou até engrossar. Desligar o fogo e, com o auxílio de um garfo, bater a cobertura. Despejar sobre o bolo ainda quente.


FELIZ ANIVERSÁRIO MÃE!


13 de outubro de 2010

De volta às aulas...

Google Images

A partir desta semana estarei voltando aos bancos escolares. Quero iniciar uma segunda carreira e tenho muito o que estudar.

Devido a isto a blog ficará em segundo plano a partir de agora. O ritmo das postagens, visitas aos blogs amigos e comentários deverá diminuir, portanto não estranhem se eu parecer sumida.

Adoro blogar e como tenho muitas receitas em estoque, deverei continuar postando regularmente, na medida do possível.

É sempre um grande prazer estar em contato com os amigos.

Sejam sempre muito bem-vindos!

Beijos!


10 de outubro de 2010

De volta ao lar...

Google Images

Após vários dias afastada do blog, voltei para casa. Estive no Brasil, depois de muitos anos fora. Fui a Porto Alegre, minha cidade natal. Foram dias de muito descanso e poucas visitas.

Estava frio e as roupas de calor que levei nem foram tocadas. Mas era aquele friozinho gostoso, que faz bem ao corpo e a alma. Como adoro frio, fiquei super em paz.

Foi ótimo rever familiares e amigos. Me mantive relativamente ocupada, mas praticamente afastada da cozinha. Aparentemente não engordei nada, pois fui muito bem comportada, ainda que tenha comido um pouco de coisas doces todos os dias.

Durante minha estada na cidade, visitamos Canela e Gramado, na Serra Gaúcha, duas cidades que adoro. Aproveitamos para conferir o Torre Café Colonial. O ponto alto nos salgados, para mim, foram o Frango a Passarinho e a Polenta Frita, nos doces o Croissant de Chocolate e nas bebidas o Vinho Branco.

Agora fica a saudade dos momentos felizes vividos e o retorno a rotina.

Deixo com vocês, então, algumas imagens da visita à Serra Gaúcha.


Beijos!