19 de fevereiro de 2010

Cenouras Vichy a minha moda


Eu confesso que não sou muito fã de cenouras, mas uso bastante nos pratos que costumo fazer. O jeito que eu mais gosto de comer é crua e ralada, apesar do trabalho que dá para ralar. Mas sempre vale a pena.

Eu costumo fazer uma versão da receita de Cenouras Vichy, mas não sabia que se tratava de uma receita tradicional francesa e ainda menos que tivesse um nome tão charmoso. Nada como aprender. Descobri este pequeno detalhe aqui.

Talvez algumas pessoas estranhem a presença do açúcar na receita, mas eu recomendo que não tenham medo de usar, pois faz toda a diferença no paladar final. Não deixem de conferir!


Ingredientes:

Cebola picadinha a gosto
Cenoura cortada em rodelas finas
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar
Salsa picada a gosto


Modo de Preparar:

Numa panela, em fogo baixo, aquecer um pouco de azeite, colocar a cebola e deixar ficar transparente. Acrescentar a cenoura e deixar refogar por alguns minutos. Temperar com sal, pimenta e açúcar. Acrescentar um pouquinho de água, mexer e deixar cozinhar até que a cenoura esteja macia, mas não muito mole. Acrescentar a salsa e servir de imediato.


13 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro cenoura, crua, cozida, nos bolos, etc :)

Abelha Maia disse...

O meu marido ia gostar, ele adora cenouras e açúcar nelas.
Cor linda.
bjsss

Claudia Lima disse...

Ameixinha eu tb uso bastante cenoura nos meus pratos. É um legume bastante versátil.

Abelhina o seu marido deverá gostar deste prato. É um ótimo acompanhamento.

Bjs :)

Anônimo disse...

(^o^) Ola,Claudia!!!(^o^)
Adorei o seu blog,tantas delicias de deixar com agua na boca.Sempre virei visitar o seu blog.
Bjus e um bom fim de semana da Norma e Mi.

Marly disse...

Oi, Cláudia,

Eu também não gosto lá muito de cenoura, apesar de ela estar sempre presente em minha cozinha. Para sair do trivial, eu faço (às vezes) nas festa, uma cenoura caramelizada, que vai bem como acompanhamento de assados.

Beijinho e bom fim de semana,

O que Comer Hoje? disse...

Hummm!!! parece ótima, as cenouras são realmente muito versáteis, combinam com muitas receitas. Costumo fazer cenouras assim e também não conhecia o nome chique. É bom aprender esses detalhes. Se fizer com um pouquinho de cebola ralada tb fica ótimo!
Bjs;)

Mariana disse...

Bine te-am gasit Claudia!
Un blog minunat pe gustul meu!
Cu preparate culinare deosebite si foarte frumos prezentate!
Te felicit pentru toate astea!
Am sa revin cu mult drag!
Week-end minunat!

Luciana B. disse...

Um charme mesmo esta cenoura :-) Também não conhecia como um prato tradicional francês. Fora que fica linda para servir né? Um beijo,

Claudia Lima disse...

Norma obrigada pela visita. Esteja a vontade e apareça sempre que desejar!

Marly esta cenoura caramelizada parece muito boa, sem falar no visual que fica lindo!

Amiga a receita leva cenoura picadinha, eu me esqueci de colocar na receita e peço desculpas. Já consertei o texto. Obrigada por ter comentado este detalhe. Valeu!

Mariana adorei a sua visita, mas não consegui identificar o seu idíoma e não compreendi seu texto.
Mas tudo bem, seja sempre bem-vinda!

É verdade Luciana! Charme é fundamental!

Bjs :)

Cláudia Marques disse...

Claudia, já eu gosto muito de cenoura, de todas as maneiras, mas desta nunca provei! :(
E deve ser um excelente acompanhamento, vou ter que experimentar.

bjs

Claudia Lima disse...

É com certeza Conceição!

Não deixe de provar Claudia. Acho que vc vai gostar!

Bjs :)

DOIDINHA DA SILVA disse...

Vou experimentar...
Valeu a receita !

Nani disse...

Que cenoura linda ficou a tua, super laranjadas!
Com esse calor esse prato cai muito bem.
Beijos