30 de novembro de 2011

Torta de Arroz

 

Esta é uma receita excelente para se aproveitar sobras de arroz. O recheio pode ser variável de acordo com o gosto de cada um.Optei por lingüiça de peru defumada, pois fica um contraste picante em contrapartida com a massa delicada do arroz.

A receita da massa encontrei no extinto Rainhas do Lar. Me atraiu de cara e acho vale a pena conferir. O recheio improvisei ao meu gosto pessoal, aproveitando o que tinha na geladeira. Ficou um prato nutritivo e bastante reconfortante.




Ingredientes:

Massa:

1/2 xícara de óleo
1 ovo
2 xícaras de leite
2 xícaras de arroz cozido
1 xícara de farinha
1 colher sopa de fermento
50 g de queijo Parmesão ralado


Recheio:

Cebola e alho picados a gosto
175 g de lingüiça de peru defumada picada
1 1/2 xícara de cenoura picada cozida
1/2 xícara de molho de tomate
1/2 xícara de queijo Cottage
1/2 xícara de leite
2 colheres sopa de farinha de trigo
Pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de açúcar
Queijo Muzzarela a gosto para polvilhar


Modo de Preparar:

Massa:

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Reservar.


Recheio:

Numa panela grande, em fogo médio, dourar a cebola e o alho. Acrescentar a lingüiça e refogar. Acrescentar a cenoura e o molho de tomate e refogar até que a cenoura esteja macia. Acrescentar o queijo Cottage e misturar. Acrescentar o leite e a farinha previamente misturados e refogar até o recheio encorpar. Temperar com a pimenta e a pitada de açúcar. Tirar do fogo e deixar esfriar.

Montagem:

Num pirex de 33 x 23 cm (13 x 9 inches) levemente untado colocar metade da massa, por cima o recheio e para finalizar o restante da massa. Polvilhar com o queijo. Levar para assar em forno médio, pré-aquecido, até que a torta esteja bem douradinha.

25 de novembro de 2011

Cupcakes de Limão com Chantilly


Quando a gente começa a dominar certas receitas fica muito mais fácil improvisar. Eu adoro improvisar, pois nem sempre a gente tem todos os ingredientes que precisa ou apenas quer utilizar o que tem na geladeira ou na dispensa.

Estes cupcakes são fruto deste princípio e agradaram. Eu não só precisava me livrar de um restinho de chantilly, como desejava aprender a fazer um swirl no topo para enfeitá-los. Não ficaram 100% perfeitos, mas já foi um começo. O açúcar colorido deu o toque final.



Ingredientes: 

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ovo ligeiramente batido
1/4 xícara de manteiga derretida
1 xícara de buttermilk
Raspas de limão a gosto
Chantilly (usei Cool Whip)
Açúcar granulado colorido para enfeitar


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar todos os ingredientes secos. Adicionar o restante dos ingredientes, um a um, e misturar o suficiente, apenas para a massa ficar homogênea. Colocar a massa em forminhas próprias para cupcakes. Assar em forno pré-aquecido a 190ºC (350ºF), de 20 a 25 minutos ou até que os cupcakes estejam douradinhos. Remover do forno e deixar esfriar completamente. Aplicar o chantilly com a ajuda de um saco de confeiteiro com bico 1M Swirl da Wilton. Salpicar delicadamente com o açúcar granulado.

17 de novembro de 2011

Sopa de Feijão Fradinho e Legumes


Esta sopa foi apenas uma improvisação com aqueles produtos que a gente tem dentro da geladeira e quer aproveitar. Eu adoro sopas na hora do almoço e esta acabou sendo uma sopinha nutritiva, colorida e reconfortante, além do que é vegetariana. A proteína aqui fica por conta do feijão.


Ingredientes:

1/2 cebola média picada
2 cenouras grandes picadas
2 batatas grandes picadas
Sal a gosto
2 xícaras de caldo de frango
4 xícaras de água
1 1/2 xícara de feijão fradinho (usei em lata)
1/3 de xícara de massa miúda
3 folhas de couve chinesa rasgadas


Modo de Preparar:

Numa panela grande, em fogo médio, dourar a cebola em um fio de óleo. Acrescentar as cenouras, as batatas e o sal. Refogar bem. Acrescentar o caldo de frango e a água e misturar. Baixar o fogo e deixar cozinhar até os legumes se apresentarem macios. Acrescentar o feijão e a massa e acertar o sal. Cozinhar até a massa se apresentar cozida al dente. Apagar o fogo e acrescentar as folhas de couve.

10 de novembro de 2011

Geléia de Banana


Esta receita não estava escalada para aparecer por aqui hoje, mas depois de ler este post no blog da querida Moira, resolvi participar do desafio que ela lançou.

Sua amiga Maria está morando num lugar onde os produtos e utensílios de cozinha são precários. Pediu-nos, então,  para ajudá-la com sugestões criativas, dentro dos itens que tem a sua disposição.

Eu achei super interessante e me dispus a contribuir com esta sugestão super simples e fácil de se confeccionar: Geléia de Banana. Tudo o que ela vai precisar é de banana, açúcar e limão, além de uma panela e uma colher de pau.

Eu pesei as bananas e o açúcar na minha receita, mas ela não tem balança. Então, sugiro que adicione o açúcar a gosto. Eu, particularmente, usei a proporção 4:1, pois as bananas já são naturalmente doces e não gosto de geléias super doces. Gosto de sentir mais o paladar da fruta em si.

Na hora do lanche já poderá contar com algo gostoso e nutritivo e até impressionar seus convidados, dada a situação. Espero que ela goste.

Se você também quiser participar, dê uma passadinha no Tertúlia de Sabores, o blog da Moira, e confira a lista de alimentos e utensílios que a Maria tem a sua disposição. O desafio ocorrerá durante este mês de novembro. Vamos todas participar!


Ingredientes:

1 Kg de bananas descascadas
250 g de açúcar 
3 colheres chá de suco de limão (usei suco concentrado)



Modo de Preparar:

Descascar as bananas e cortas em pedaços. Colocar numa panela, juntamente com o açúcar e o suco de limão. Cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a banana esteja desmanchada e obtenha uma coloração marron avermelhada (como nas fotos). Depois de pronto, deixar esfriar bem. Colocar a geléia pronta e fria em um pote de vidro bem limpo e esterelizado com água fervente. Manter refrigerada.

Muffins de Queijo


Eu não tenho o hábito de confeccionar muffins salgados, mas estes foram uma grata surpresa. São simplesmente deliciosos para a hora do lanche. Eu adorei!

A receita veio da Cinara, que sempre tem sugestões muito boas e que gosto de conferir. Se você ainda não provou um muffin salgado esta é sua chance. Aproveite!


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de orégano
1/4 xícara de queijo Parmesão ralado e mais para polvilhar
1 1/4 xícara de buttermilk
1/4 xícara de manteiga derretida
1 ovo


Modo de Preparar:

Em uma tigela grande misturar bem a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o orégano e o queijo ralado. Acrescentar o buttermilk, a manteiga e o ovo. Misturar apenas até incorporar. Dividir a massa entre 12 forminhas para muffins, enchendo 2/3 da capacidade. Polvilhar o queijo ralado por cima. Assar em forno pré-aquecido a 200ºC (400ºF) por 15 minutos ou até dourar.

Nota:
Mais informações sobre buttermilk aqui.

5 de novembro de 2011

Bolo de Gengibre e Chocolate


Uma receita outonal, mas que bem pode ser feita em qualquer ocasião. Especialmente quando bate aquela vontade de se desgustar os ingredientes que fazem desta a melhor e mais maravilhosa estação do ano, pelo menos para mim.

Esta receita veio daqui. É também uma ótima sugestão para a época de Natal para aqueles que vivem no clima frio.

Aproveitem!


Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga derretida
1/2 xícvara de açúcar mascavo
1 1/2 colher chá de gengibre em pó
1 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/8 colher de pimenta-do-reino
1/8 colher de cravo-da-Índia em pó
1/2 xícara de água
1/2 xícara de melado
1 ovo grande batido
60 g de chocolate meio-amargo derretido 


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar bem todos os ingredientes secos. Adicionar, um a um, a manteiga, o melado e o ovo misturar até a massa se apresentar homogênea. Colocar metade da massa numa forma redonda de 23 cm (9 inches) untada e enfarinhada. Colocar por cima metade do chocolate e depois o restante da massa. Para finalizar colocar o restante do chocolate formando um desenho decorativo. Assar a 163º (325ºF) por cerca de 30 minutos.