14 de abril de 2012

Polenta Básica


Eu adoro polenta e é um prato bastante consumido no meu estado natal, o RS. A turma gosta de fazer para acompanhar um galetinho nos finais de semana.

Até pouco tempo atrás eu não sabia muito bem como fazer, mas nada como pesquisar uma receita simples e por a mão na massa. Adaptei a minha daqui.

Tenha cuidado quando estiver preparando a polenta, pois ela respinga e você poderá se queimar. Todo mundo sabe, mas não custa lembrar, não é mesmo?

Depois de fria você pode cortar em fatias e fritar se desejar. Eu amo polenta frita, mas na última vez que fritei, queimei meu abdomen com um respingo de óleo e nunca mais repeti a experiência. Acabo consumindo apenas cozida.


Ingredientes:

5 xícaras de água
2 xícaras de fubá
Sal a gosto
Italian Seasoning


Modo de Preparar:

Colocar todos os ingredientes em panela grande e levar ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Transferir parar um prato refratário untado com um pouco de óleo.

8 comentários:

Akemi disse...

Claudia, nada como uma polenta tradicional feita com fubá mesmo, o sabor e textura é totalmente diferente das farinhas instantâneas! Com um molho de tomate e queijinho ralado por cima, hummmmm!
Bjss e um bom domingão!

Claudia Lima disse...

Concordo Akemi!
É tudo de bom! :)

Bruna Rodrigues disse...

A polenta que eu faço fica cremosa.. não serve pra fritar, mas fica muito gostosa

3 x de agua
1 de fubá
1 caldo de galinha
queijo parmesão ralado

mistura tudo com a água fria, quando engrossar tá pronto


;*

Gina disse...

Quando eu era pequena, na minha casa só minha irmã gostava, ninguém mais na família. Cresci com a maior cisma de polenta, que chamávamos de angu.
Sou apaixonada por todos os derivados do milho, mas a polenta cremosa ou angu... não vai. Mas gosto da polenta frita, em palitos, muito comum nos restaurantes de origem italiana aqui da cidade.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Bruna tb faço uma que fica cremosa, a Soft Polenta, que já publiquei aqui no blog.
Eu gosto muito de ambas, mas a minha favorita é a frita.
Obrigada por dividir a sua receita :)

Gina eu tb adoro tudo que é feito com milho. De todas as polentas a minha favorita é a frita. Adoro a crocância.

Bjs :)

Valentina disse...

Claudia querida, confesso que por muito tempo nao suportei polenta. e dai um dia fui a um jantar e a chef preparou uma polenta com trufa de verao. Absolutamente divina. E descobri qque tinha so comido muita polenta mal feita mas que polenta pode ser saborosísima.

Daniel Zotti disse...

Amigos. Para deixar registrada uma dica, pois muitos tem dificuldade em desembolar essa delicia. Dissolva a farinha em uma pequena quantidade de água e depois misture a água ja quente.

Claudia Lima disse...

Obrigada pela visita e pela dica Daniel :)