21 de fevereiro de 2009

Dicas de Saúde


O Supermercado Publix aqui perto de casa, o qual freqüento, de vez em quando, tem um pequeno carrosel na porta de entrada com vários panfletos e revistas de receitas gratuítas. Então, todo mês passo por lá para ver se tem alguma novidade.

Um dos panfletos fala sobre hábitos saudáveis na alimentação, uma coisa que tentamos cultivar aqui em casa. Eu acho super importante e gosto de me manter informada sobre o assunto, pois saúde é um bem sem preço.

Gosto de prestar atenção nas dicas de médicos e profissionais da área de alimentação, pois a gente sempre aprende algo de novo. Aqui nos Estados Unidos, o grande número de pessoas obesas e morbidamente obesas é uma coisa assustadora, mas parece que, mesmo aos poucos, as pessoas começam a tomar consciência de que é imperioso se cultivar bons hábitos na alimentação. Como ex-gordinha eu sei bem como é isso.

Cultivamos bons hábitos de alimentação, nos exercitamos, mas sem neuroses. Quando temos vontade de comer algo não muito saudável, comemos, mas com moderação e de vez em quando. Assim a gente não se priva, usufrui daquele momento e fica feliz.

Importante: Os sites citados aqui são em Inglês. As recomendações são feitas do governo americano para o povo americano, mas podem ser utilizadas por qualquer pessoa em caráter meramente informativo ou prático por sua conta e risco. Não significam necessariamente 100% da minha opinião pessoal. É importante salientar que qualquer dieta, mesmo de manutenção de peso, deve ser sempre orientada por um bom médico ou profissional da área.


Os Grupos de Alimentos

Clique aqui

De acordo com o Dietary Guidelines for Americans, hoje a Piramide Alimentar é composta de faixas coloridas, cada uma representando um diferente tipo de alimento: Grãos, Vegetais, Frutas, Óleos, Leite, Carne & Feijões.


Para se ter em mente


Grãos: Pelo menos a metade da ingesta de grãos deve ser do tipo integral.

Vegetais: Devem ser variados e coloridos. Coma folhas verde escuro e itens cor-de-laranja.

Frutas: Sucos de frutas naturais contam como uma porção de fruta, mas devem ser limitados a metade da quota de frutas diária.

Óleos: Usar de preferência os líquidos aos sólidos.

Carnes & Feijões: Optar por carnes magras, assim como por nozes, sementes, ervilhas e feijões.

Leite: Procurar utilizar laticíneos do tipo low-fat ou fat-free.


De acordo com seus objetivos alimentares, convém se manter informado a respeito das quantidades adequadas a serem ingeridas, assim você poderá fazer escolhas mais sábias na hora de preparar o seu cardápio alimentar. Por exemplo:

1/2 xícara de fruta equivale a:

1/2 xícara de fruta fresca, congelada ou em lata OU 1 fruta média OU 1/4 xícara de fruta seca OU 1/2 copo de suco de fruta


Seu Plano Personalizado


Então, quanto de cada tipo de alimentos deveríamos comer?

A resposta é, depende. O gênero, a idade e o nível de exercícios interferem no número de calorias que se deve obter de cada grupo de alimentos. Para obter maiores informações personalizadas vá ao website My Pyramid. É só clicar no selo acima ou digitar:


A importância dos exercícios

Na figura da pirâmide aparece uma pessoa subindo uma escada, aludindo ao fato de que exercitar-se é fundamental para se viver com saúde.
Pessoas adultas devem exercitar-se, pelo menos, 30 minutos por dia, durante a semana. Crianças devem exercitar-se, pelo menos, uma hora por dia na maior parte dos dias.

Dicas:
  • Exercitar-se com sua família.
  • Exercitar-se em casa, improvisar.
  • Manter-se ativo. Limitar seu tempo na frente da TV ou do computador.


Dicas para comer certo baseadas
numa dieta de 2000 calorias/ dia


Grãos (180 g/dia)
  • Substituir pão branco por pão integral.
  • Congelar restos de arroz integral para aquecer e comer quando necessário.
  • Optar por pipoca como lanche, cuidando a quantidade de sal e manteiga.

Vegetais
(2 1/2 xícaras)
  • Manter um pote transparente com vegetais cortados na geladeira.
  • Grelhar espetinhos de vegetais, feitos com tomate, cogumelo, pimentão e cebola.
  • Comprar vegetais da estação. Custam menos e estão no cume do seu sabor.

Frutas (2 xícaras)
  • Fazer vitamina com frutas frescas usando leite ou iogurte desnatado.
  • Comprar e ter a mão frutas frescas, secas, congeladas ou enlatadas (em água ou suco).

Leite (3 xícaras)
  • Usar leite desnatado em vez de água para preparar sopas enlatadas, como p. ex., Sopa de Tomate.
  • Preparar cereal quente usando leite desnatado.
  • Usar queijo low-fat para cobertura de cassarolas, sopas, cozidos ou vegetais.

Carnes e Feijões (150 g)
  • Escolher carnes magras.
  • Tentar fazer pratos principais com feijão ou ervilha.
  • Tentar usar nozes como substituto de carnes: Amendoas fatiadas sobre vegetais, nozes em saladas verdes e cajus tostados num stir-fry de vegetais.

Óleos (6 colheres de sopa)
  • Consumir a maior parte das gorduras de alimentos como peixe, nozes e óleos vegetais.
  • Evitar gorduras sólidas como manteiga, margarina, gordura vegetal hidrogenada e banha.
  • Ler as etiquetas e evitar gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.

Informações: Supermercados Publix
Fotos: Google Images




16 comentários:

Unknown disse...

Claudinha eu também acho super importante cuidar da alimentação. O certo seria adquirir hábitos saudáveis com uma dieta balanceada, para que no futuro as consequências da má alimntação não mandem a conta pra nós. Sei mesmo como há obesos nos EUA, mas aqui também aumenta o números de pessoas com obesidade mórbida. Eu mesma luto com a balança diariamente. Assisto muito o programa da Discovery Home and Health o Medicina de Peso. Me ajuda a não pirar.Manter a forma é indispensável para uma vida sadia e feliz! Adorei!
beijos

Claudia Lima disse...

Que bom Marlene!
A luta contra a balança nunca acaba. Não adianta só fazer regime para emagrecer, é preciso mudar o estilo de vida e aprender a comer direito, o que ninguém quer fazer.
Mas cedo ou tarde o saúde nos cobra.
O povo aqui é assustador, nunca deixo de me espantar. Cada vez que comem é como se fosse a última vez.
Que bom que vc se cuida! Continue assim!
Bjs :)

Nani disse...

Que boa iniciativa do supermercado.
E que bom você comprtilhar essas dicas de saúde conosco.
Beijos

Claudia Lima disse...

De nada Naninha! O prazer é sempre meu.
Eu me preocupo com a saúde e acho que não custa nada dividir as informações que estão ao alcance de todas nós.
Bjs :)

Unknown disse...

Amiga, aqui em casa comemos quase tudo integral. As vezes eu quero comer pão branco e o marido quer que eu coma sempre integral. Meu esposo não gosta de nada com açúcar e nem com farinha branca. As vezes faço bolo sem ser integral e ele quase não come.

Ótimas dicas minha querida amiga, muito obrigada!

Bjus

Os Olhos de Alice disse...

eu queria estas dicas no meu supermercado!! que legal, não é somente magreza, mas saúde fisica e mental
bjs

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Muito bem Claudinha...ótima inicitiva em postar estas informções... e legal da parte do super também...

Nunca é demais se cuidar! é o que sempre digo...comer bem deve-se sim... porém com moderação e sempre que possível fazer uma atividade física!

bjsssssssssss

Claudia Lima disse...

EU MULHER o seu marido está super certo e deve ter uma ótima saúde!
É isso ai! Eu adoro alimentos integrais!
Well done!

Com certeza Alice! Com boa saúde a gente se sente até mais feliz, pois é um bem sem conta.

Anita estamos em sintonia! COncordo plenamente.
Por aqui existem muitas informações em toda parte. É só uma questão da gente se informar e viver melhor.

Bjs e bom Carnaval! :)

Natália Eleutério disse...

Dicas sempre bem vindas, bom carnaval, bjs.

Claudia Lima disse...

Obrigada Nani!
Fico feliz que sejam úteis para vc. Eu gosto muito de me manter informada e estou sempre a cata de informações.
Bjs :)

Paula Mello disse...

Oi, Clau! Que ótimas dicas, hein? Para mim que sou mãe de três crianças (9, 7 e 4 anos) é super-importante manter uma alimentação adequada, natural, como tinhamos antigamente...Veja também postagem lá no Quintal (Comida de Verdade). Vamos falar sempre e mais deste tema, muitas pessoas não sabem!!
Agradeço de coração o link do meu "filho" Cozinha do Quintal aqui na sua casa!! (blog é que nem filho, dá um trabalhão, mas dá um prazer enorme também!!)
Obrigada mesmo pela gentileza mais do que especial!!
Uma semana iluminada!!
Beijos!!

Claudia Lima disse...

Paula não precisa agradecer. É um prazer ter o link do seu blog aqui. Só fico chateada que não consigo deixar comentários lá. Mesmo assim, sempre passo lá para checar as novidades.
Cuide-se e cuida da sua família que vale a pena!
Bjs :)

Gina disse...

Cláudia, gostei muito das dicas. A gente sabe da maioria delas, mas sempre é bom reforçar, para formar hábito. Por ex.: preciso passar menos tempo na frente do micro...hehe!
Tem desafio pra você lá no blog.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Que Gina! Concordo plenamente.
Computador é uma coisa que vicia mesmo. Eu adoro!
Pena que ter blog não dá dinheiro, senão seria ainda melhor!
Vou checar seu Mimo. Obrigada!
Bjs :)

Claudia disse...

Claudia,

Estou me preparando para começar a fechar a boca para um monte de coisas assim que este inverno acabar. Difícil comer coisas leves no inverno e dá-lhe doces. Estou me sentindo cheia, precisando de uma desintoxicação...

Somos bem saudáveis aqui em casa mas no frio é ruim de controlar a vontade de comer, comemos o tempo todo ainda que coisas boas.

Beijos,

C.

Claudia Lima disse...

Claudia eu estou fazendo a mesma coisa. Em uma semana já perdi peso e estou me sentindo bem melhor.
No frio sempre engordo, pq como um pouco a mais. É inevitável!
Doces são o meu fraco. Comida salgada não dou a menor bola. Poderia viver só de pão, frutas, queijos e doces!
Boa sorte! :)