Esta é uma receita que aprendi fazer com a Margareth, a nutricionista do Kurotel, numa ocasião em que me hospedei lá, há muito tempo atrás. Naquela época o spa/hotel havia sido inaugurado há pouco tempo. Eles tinham, inclusive, um pequeno livro de receitas, mas esta não constava do mesmo.
Na receita original usa-se araruta para engrossar o leite, pois é considerada mais saudável para o organismo. Eu usei maisena, mas se você não quiser que o seu fricassê fique com gosto de mingau, é melhor usar farinha de trigo.
Convém lembrar que a quantidade de maisena e farinha de trigo seria diferente para a mesma receita. Para cada colher de maisena, deve-se utilizar 2 colheres de farinha de trigo, no caso de uma substituição. O sabor do prato também será diferenciado.
Fiz esta sugestão, aproveitando uma sobra de frango picado que tinha na geladeira e não me recordo perfeitamente a quantidade que tinha, mas acho que era, mais ou menos, o equivalente a 2 xícaras. Adapte as suas necessidades.
Ingredientes:
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 xícaras de frango picado (usei peito)
2 xícaras de leite
2 colheres de maisena
Sal e pimenta a gosto
Noz moscada a gosto
Modo de Preparar:
Em uma panela de tamanho médio, dourar a cebola e o alho em um fio de óleo. Acrescentar o frango picado, temperar com sal e pimenta a gosto e misturar bem. Deixar cozinhar em fogo baixo até que o frango não esteja mais cor-de-rosa. Apagar o fogo e reservar.
Em outra panela de tamanho médio misturar o leite, a maisena, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Levar para cozinhar, em fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Colocar o creme sobre o frango já cozido, misturar bem e servir acompanhado de arroz branco.
4 comentários:
Nunca comi, deve ficar super cremoso :)
De fato, fica bem cremoso e o sabor é bem suave. Nós gostamos.
Bjs :)
Desde criança eu gosto deste prato Claudia, com maizena ainda não fiz. Outro dia procurei araruta aqui para fazer um bolo e não achei! Estou enviando e-mail para você... bjs
Caio obrigada pela visita e pelo convite.
Cris a araruta está em extinção. Aqui nos EUA encontro no Whole Foods.
Este prato é bom para dar uma variada, bem suave.
Já recebi seu e-mail.
Bjs :)
Postar um comentário