Eu adoro alimentos em formato mini, pois podemos matar a fome sem cometer excessos. E, se continuarmos com fome, é só comer outra unidade. Sem se falar que a apresentação fica delicada e elegante.
Esta sugestão é uma variação desta, ótima idéia para variarmos as possibilidades dentro de uma mesma receita. Eu, particularmente, prefiro sem o toque do limão e das sementes de papoula. Teste e veja o que mais lhe agrada.
Relembrando, a sugestão veio do livro Artisan Bread in Five Minutes a Day, o qual comprei há certo tempo atrás. Utilizei uma forma comum de muffins, revestida de teflon. Se você não tiver uma forma destas é melhor comprar uma antes de se aventurar com a receita, pois a massa gruda nas formas comuns.
Rendimento: 4 pães de 500 g. A receita pode ser dobrada ou dividida.
Fiz meia receita e obtive 24 mini brioches.
Ingredientes:
1 1/2 xícara de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou sal grosso
8 ovos ligeiramente batidos
1/2 xícara de mel
1 1/2 xícara (3 tabletes de 100 g) de manteiga derretida
7 1/2 xícaras de farinha de trigo comum
1 ovo ligeiramente batido com 1 colher sopa de água para pincelar
Raspas de limão a gosto
Sementes de papoula a gosto
Raspas de limão a gosto
Sementes de papoula a gosto
Modo de Preparar:
Numa vasilha grande, que possua tampa, sem ser hermética, misturar o fermento, o sal, os ovos, o mel e a manteiga derretida com a água. Acrescentar a farinha e misturar sem sovar com a ajuda de uma colher grande. Acrescentar as raspas de limão e as sementes de papoula e misturar. A massa ficará molenga.
Cobrir a vasilha com um pano de cozinha limpo e deixar a massa descansar em temperatura ambiente por cerca de 2 horas. Depois deste tempo cobrir a vasilha com a tampa e levar para gelar.
Quando a massa estiver gelada, moldar o pão a gosto, polvilhando de leve com farinha ou colocar em forminhas de muffin untadas com manteiga, preenchendo cerca de 3/4 do espaço. Deixar descansar por 1 hora e 20 minutos.
Pincelar o pão levemente com a mistura de ovo e água e levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) até que esteja douradinho. Deixar esfriar antes de servir.
Nota:
Depois de gelada a massa pode permanecer na geladeira por até 5 dias. Depois deste tempo, congelar em porções de 500 g por até 1 mes. Para descongelar, colocar na geladeira por 24 horas antes de utilizar. Obedecer o processo de crescimento da massa e assar como descrito acima.
7 comentários:
Cláudia,
também amo os bolos de formato mini, os mini brioches ficaram lindos, deliciosos.
Beijo
Este livro está sendo muito recomendado pelos blogs e parece-me que tem receitas muito boas! Esses brioches são difentes e ficaram com aparência irresistível! E como tudo o que leva limão é bem recebido aqui em casa, vou anotar.
Bjs
Obrigada amiga!
Andrea eu aprecio bastante este livro..
Já fiz inúmeras receitas e gostei muito de todas até agora.
Bjs :)
Olá Claudia, eu também acho lindo essa forma de apresentação e confecção, muito mais fácil para servir e se servir, né?!
Muito fofos seus muffins!
Bjuss!!!
Ficaram muito bonitinhos.....assim minis kaninitos...bjokitass
Que lindos que ficaram!
Também gosto do formato mini, muito fofos :)
Postar um comentário