25 de fevereiro de 2011

Sopa de Frango, Cenoura e Espinafre


O frio até que deu uma melhorada por aqui, mas o inverno continua e uma boa sopa sempre é imprescindível para se manter o bom animo.

Eu sou mais de sopas vegetarianas, mas nesta inclui um pouco de frango desfiado para agradar ao meu marido, que adora.

Ela ficou pedaçuda e suculenta. Amei o colorido que as folhas de espinafre fresco conferiram ao visual final da sopa.


Ingredientes:

Cebola picada a gosto
Orégano a gosto
3 cenouras em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de caldo de frango
4 xícaras de água
200 g de frango cozido e desfiado
1 xícara de macarrão (usei Fusilli)
Folhas de espinafre a gosto


Modo de Preparar:

Numa panela grande fritar a cebola e o orégano em pouco de óleo, em fogo médio. Acrescentar a cenoura, temperar com sal e pimenta e refogar um pouco. Acrescentar o caldo de frango, a água e o frango e misturar bem. Baixar o fogo e deixar cozinhar até que a cenoura esteja macia. Acrescentar o macarrão e deixar cozinhar até que esteja macio. Retificar os temperos, apagar o fogo e acrescentar o espinafre. Servir em seguida.

20 de fevereiro de 2011

Tortinha de Blueberry


Esta sugestão simpática para o lanche é da Cinara. Quando vi a receita fiquei com muita vontade de experimentar, pois adoro receitas com frutas.

Ela utiliza massa folhada, mas eu usei uma sobra de massa phillo que estava dando sopa por aqui. No recheio usei blueberries congeladas, mas se você tiver frutas frescas, acho que fica ainda melhor.

Você pode variar a vontade as frutas que vai utilizar ao seu gosto. Aqui em casa nós gostamos muito de banana amassada com canela. Eu, particularmente, prefiro a qualquer outra fruta.


Ingredientes:

300 g de blueberries
4 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de maisena
Suco de meio limão
300 g de massa folhada
1 ovo batido para pincelar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Modo de Preparar:

Tirar a massa folhada do freezer e deixar descongelar em temperatura ambiente por meia hora.

Numa vasilha misturar as blueberries, o açúcar, a maisena e o suco de limão. Deixar descansar por meia hora em temperatura ambiente.

Abrir a massa folhada e dividir em 6 retangulos. Colocar porções do recheio sobre a metade de cada retangulo. Com um garfo fazer vários furos na outra metade e dobrá-la sobre o recheio. Fechar as bordas, pressionando com um garfo. Pincelar as tortinhas com ovo batido.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF), em assadeira levemente untada, por cerca de 25 minutos ou até que as tortinhas estejam douradinhas. Remover do forno, polvilhar com açúcar de confeiteiro e servir.

Rende: 6 porções

Notas:
  • Utilizei cerca de 5 folhas de massa phillo para cada tortinha. Cada folha foi individualmente pincelada com azeite de oliva extra virgem e sobreposta uma a outra. Você pode usar quantas folhas desejar.
  • Para fechar a borda das tortinhas com massa phillo, pincelar clara de ovo batido. Elas devem ficar bem seladas para evitar que o recheio saia para fora.

15 de fevereiro de 2011

Bolo de Cenoura Salgado


Quando se fala em Bolo de Cenoura logo se pensa na versão doce por ser tão apreciada pela maior parte das pessoas. Mas que tal ma versão salgada para variar?

Eu adoro bolos salgados, pois são práticos e num só prato podemos reunir vários elementos importantes na composição do nosso cardápio. A massa fica com uma cor irresistível e é super nutritiva.

Adaptei de uma receita daqui, mas só fiz a metade. Usei um prato refratário quadrado de 20 cm (8 inches) de lado. Foi a medida certa para a fome aqui de casa. Que tal experimentar?


Ingredientes:

Massa:

1 xícara de leite
4 ovos
2 colheres sopa de manteiga
2 cenouras picadas
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
1 colher sopa de fermento


Recheio:

150 g de lingüiça de peru
1 cebola picada
1/2 pimentão verde picado
Salsa picada a gosto

Modo de Preparar:

No liquidificador bater bem todos os ingredientes da massa. Reservar.

Numa vasilha grande misturar todos os ingredientes do recheio. Acrescentar à massa batida e misturar bem.

Colocar em um prato refratário levemente untado com óleo. Levar para assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) de 35 a 40 minutos ou até passar no teste do palito.

14 de fevereiro de 2011

Happy Valentine's Day!

Google Images


" O amor é lindo, o amor é tudo !"



10 de fevereiro de 2011

Scones de Laranja e Chocolate


Hora do lanche? Que tal um scone fresquinho, rescém saído do forno? Esta visão abre o apetite, não é mesmo? Fiz esta sugestão a partir desta receita básica de scones, onde adicionei raspas de laranja e chocolate chips. Diminui também um pouco a quantidade de manteiga.

Eu estava com muita vontade de comer chocolate, mas não queria nada excessivamente doce ou rico, então tive esta idéia. O resultado foi perfeito. Chocolate e laranja fazem um casamento perfeito e irresistível.


Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de cremor tártaro
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
6 colheres sopa de manteiga
Raspas de laranja a gosto
1/8 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de chocolate chips

Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 220ºC (425ºF). Forrar uma forma com papel vegetal.

2) Peneirar a farinha, o cremor tártaro, o bicarbonato de sódio e o sal numa tigela. Acrescentar as raspas de laranja.

3) Colocar a manteiga e misturar até formar migalhas miúdas. Colocar o açúcar e leite o suficiente para formar uma massa homogênea. Incorporar os chocolate chips.

4) Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e sovar levemente. Dividir a massa em duas partes e formar um pequeno círculo com cada parte de cerca de 2 cm (3/4 inches) de espessura. Cortar cada porção em 6 partes e colocar na forma preparada. Pincelar com leite e polvilhar açúcar. Assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.

5 de fevereiro de 2011

Bolinhos de Atum


Eu confesso que não sou de coisas do mar, mas dependendo do jeito que forem confeccionadas, pode até ser que eu coma. Não sou chata, é apenas uma questão de gosto pessoal. Eu queria me encantar com um prato cheio de camarões ou uma bela lagosta, por exemplo, mas por mim tem passagem livre.

Estes bolinhos me agradam, apesar de serem levemente fritos. Podem ser servidos como um petisco ou ser o prato de carne para uma refeição. Você pode variar o tamanho de acordo como vai servir. Eu gosto de dividir a receita em 16 porções.

Adaptei da receita original do Bill Phillips, o autor do livro Body for Life, onde os bolinhos são feitos em formato de patties. Eu, no entanto, preferi fazer em formato de bolinhos mesmo. Você pode ser criativo e adaptar às suas necessidades.

Se preferirem, podem usar outro tipo de peixe. O da receita é de lata mesmo e eu fui na onda, pois era o que eu tinha em casa. Sempre uso o que vem conservado em água para cortar as calorias.

Ingredientes:

2 latas de 180 g (6 oz) de atum em água escorrida
2 ovos
3/4 xícara de farinha de rosca
1/2 xícara de cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colheres sopa de shoyo
1 colher sopa de ketchup
Pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de farinha de milho
Óleo para fritar


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande misturar bem todos os ingredientes, exceto o atum, a farinha de milho e o óleo. Adicionar o atum. Formar as bolinhas e passar na farinha de milho. Fritar uniformemente em um pouco de óleo quente até ficarem douradinhos.