29 de fevereiro de 2012

Cuca de Goiabada



Eu adoro fazer cuca com goiabada, uma combinação que ainda não vi por ai, mas que fica perfeita ao meu ver. 
A receita da massa é a mesma desta cuca. Quanto a farofina é desta outra. Enfim, tirei um pouquinho daqui e um pouquinho dali e acabei com esta sugestão que já repeti inúmeras vezes para saciar a vontade de comer goiabada.


Ingredientes:

Massa:

2 1/4 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1 envelope de 7 0z. (10 g) de fermento químico biológico
1 colher chá de sal
1/2 xícara de água
1/4 xícara de leite
5 colheres sopa de manteiga
1 ovo grande
Goiabada cortada em cubos a gosto


Farofa para a Cobertura:

1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
1/4 xícara de manteiga gelada


Modo de Preparar:


Massa:


Numa vasilha grande misturar 3/4 xícara de farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outra vasilha aquecer a água, o leite e a manteiga (de 49 a 54ºC). Gradualmente adicionar a mistura de farinha. Bater por uns 2 minutos com a ajuda de uma batedeira, em velocidade média. Adicionar o ovo e mais 1 xícara de farinha. Bater por mais 2 minutos em velocidade alta. Adicionar o restante da farinha (1/2 xícara). A massa ficará firme. Colocar numa assadeira ou prato refratário de 13 x 9 inches (33 x 23 cm) levemente untado com óleo e polvilhado com farinha. Por cima da massa colocar os cubinhos de goiabada lado a lado. Polvilhar com a cobertura. Cobrir com um pano de cozinha. Deixar descansado por 1 hora ou até dobrar de volume em um lugar livre de correntes de ar. Assar em forno pré-aquecido a 375ºF (190ºC) por 25 minutos ou até que esteja douradinha. Esfriar sobre uma grade.


Farofa para a Cobertura:


Numa tigela peneirar o açúcar e a a farinha. Colocar a manteiga gelada cortada em cubinhos e formar uma farofa graúda com a ajuda de uma colher ou o que preferir. Colocar sobre os cubos de goibada.

21 de fevereiro de 2012

Bobó de Frango


Como não moro no Brasil, fico por fora dos feriados. Por acaso, descobri que hoje é Carnaval. Então fica esta sugestão para matar a fome de quem gastou bastante energia na folia ou simplesmente para quem gosta de um prato a base de frango. Adaptei daqui.


Ingredientes:

1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pimentão verde picado
3 a 4 tomates sem pele e sem sementes picados
2 peitos de frango cozidos e desfiados
3 colheres sopa de molho de tomate 
Caldo de frango q.b.
Sal a gosto
500 g de aipim cozido em água e sal
1/2 litro de leite
1 vidro de leite de côco 


Modo de Preparar:

Fritar a cebola, o alho e o pimentão em um fio de óleo. Acrescentar os tomates e refogar mais um pouco. Acrescentar o frango, o molho de tomate, o caldo de frango e o sal e refogar. Bater o aipim com o leite e acrescentar ao refogado. Deixar engrossar e, por fim, acrescentar o leite de côco. Acertar o sal. Servir com arroz branco.

14 de fevereiro de 2012

Mocha Cupcakes


Quando eu era mais nova vivia procurando uma desculpa para fazer uma reunião em casa com os amigos. A minha mãe, entretanto, me dizia que não era preciso ter uma desculpa. Bastava reunir a turma e acabou!

O único momento que temos é o agora, então vamos ser felizes agora, porque esta é a hora. Nada de deixar para depois ou para amanhã.

Hoje é  Valentine's Day ♥ e para agradar seu amor ou seus amigos, pode testar esta receita de cupcakes de chocolate com um toque de café e canela. A massa fica super fofinha e o paladar não é exageradamente doce. Tudo na medida certa. Eu achei tão fantásticos que já repeti inúmeras vezes.

A receita veio daqui. Eu dividi entre 8 forminhas para cupcakes e eles ficaram com cara de cogumelos como na última foto. Você pode esticar a receita e obter mais unidades. Basta colocar menos massa em cada forminha.


Ingredientes:

1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
2/3 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1/2 colher chá de essência de baunilha
1 xícara + 3 colheres sopa de farinha de trigo
1/4 xícara de cacau em pó sem açúcar
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de sal
1/4 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de canela em pó
1/4 xícara de café forte
3 colheres sopa de buttermilk



Modo de Preparar:

Em uma vasilha grande bater a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo. Acrescentar a essência de baunilha e o ovo e bater mais um pouco.

Numa vasilha menor misturar os ingredientes secos e adicionar a mistura de manteiga, alternando com o café e o buttermilk.

Distribuir a massa entre forminhas de cupcakes. Levar para assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350º) de 18 a 20 minutos.


♥ HAPPY VALENTINE'S DAY! 

7 de fevereiro de 2012

Macarrão com Abobrinha e Bacon


Uma receita rápida e fácil de ser confeccionada e não menos saborosa. Ótima para os dias em que estamos muito atarefadas, mas não queremos deixar de fazer uma refeição equilibrada.

Você pode utilizar o tipo de massa que preferir. Eu usei farfalle, porque adoro o visual enfeitado que confere ao prato. Também não há quantidades pré-determinadas. Tudo fica ao seu gosto.


Ingredientes:

Macarrão
Cebolacortada em cubos
Bacon  cortado em cubos (usei bacon de peru)
Abobrinha cortada em rodelas e depois em quartos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Heavy cream OU creme de leite



Modo de Preparar:

Colocar a massa para cozinhar seguindo as instruções do pacote. Depois de pronta, reservar.

Numa panela grande dourar a cebola e o bacon em um fio de óleo. Acrescentar a abobrinha cortada, temperar com sal e pimenta, misturar e tampar a panela por cerca de 4 minutos ou até que a abobrinha amoleça levemente. Cuidado para não cozinhar demais, senão ficcará muito molenga. Colocar sobre o macarrão, acrescentar um pouco de heavy cream e misturar. Servir imediatamente.


Nota:
Mais informações sobre o heavy cream aqui.