29 de novembro de 2012

Pão de Semolina Italiano


Todo dia é dia de pão e se for caseiro ainda melhor! Este bonitão é uma sugestão que retirei do livro Artisan Bread in 5 Minutes a Day. Fiz apenas meia receita como de costume. Se sua família é grande faça a receita completa.

Pode ser feito no formato que você desejar. Eu fiz em forma de bola com um corte de cruz no centro. O paladar fica por conta da semolina e das sementes de gergelim. Como podem notar não usei as sementes de gergelim, porque não tinha em casa. 

O pão leva uma camada de maisena misturada com água que deixa o pão com uma coloração esbranquiçada. Eu utilizei, mas não obtive um resultado perfeito, pois quase não se nota.  Mesmo assim o pão ficou saboroso e foi aprovado por todos.


Rendimento: 4 pães de 500 g. Pode ser dobrada ou divida.

xícara medidora: 240 ml

Ingredientes:

3 xícaras de água morna
1 1/2 colher sopa de fermento biológico granulado (2 pacotes de 7 g)
1 1/2 colher sopa de kosher salt ou outro sal grosso
3 xícaras de semolina
3 1/4 xícaras de farinha de trigo comum
1 a 2 colheres chá de sementes de gergelim para salpicar o pão (não usei)
Farinha de milho para polvilhar
Pasta de maisena (ver instruções abaixo)


Pasta de Maisena:

Usando um garfo, misturar 1/2 colher chá de maisena com uma pequena quantidade de água, a fim de formar uma pasta. Adicionar 1/2 xícara de água e misturar com o garfo. Aquecer a mistura no microondas ou ferver por cerca de 30 a 60 segundos. A misturar pode ser guardada no refrigerador por até 2 semanas. Descartar caso apresentar um cheiro diferente.


Modo de Preparar:

Colocar o fermento e o sal  na água morna em uma vasilha plástica grande, que tenha uma tampa simples, sem ser hemética.

Misturar as farinhas, sem sovar, com uma colher. Certificar-se de que não fique nenhum grumo seco de farinha. Caso seja necessário, acabar de misturar os ingredientes com as mãos.

Cobrir a vasilha e deixar a massa repousar por cerca de duas horas em temperatura ambiente ou até dobrar de tamanho.

A massa pode ser usada imediatamente após o crescimento inicial, mas é mais fácil de ser moldada se estiver fria. Refrigerar a massa com a vasilha tampada. Se não quiser utilizar em seguida, pode guardar por até 14 dias.

Modelar os pães no formato desejado, polvilhando um pouco de farinha, mas manuseando o mínimo de tempo possível para evitar perder as bolhas de ar formadas pela fermentação. Confira no vídeo a maneira de moldar os pães. Colocar os pães moldados num tabuleiro polvilhado com farinha de milho. Deixar descansando por cerca de 40 minutos. Não precisa cobrir.

Vinte minutos antes de assar, ligar o forno e pré-aquecer a 232ºC (450ºF). Colocar uma vasilha com água dentro do forno para criar vapor enquanto o pão é assado.

Aplicar a pasta de maisena na superfície dos pães, salpicar com as sementes de gergelim e fazer cortes em sentido diagonal com uma faca de serra.

Assar de 30 a 35 minutos ou até que os pães apresentem uma casca grossa, firme e douradinha. Esfriar os pães sobre uma grade.

22 de novembro de 2012

Torta de Abóbora


Logo que vim morar nos Estados Unidos não conhecia a Torta de Abóbora tradicionalmente servida no Dia de Ação de Graças. Quando via no supermercado, achava a aparência meio duvidosa e me questiona quem comeria aquilo.

Com o passar do tempo, deixei o preconceito de lado e resolvi experimentar. Não é que me surpreendi! É deliciosa, aromática e combina perfeitamente com o frescor do outono. 

Normalmente compro o purê de abóbora em lata e a massa também pronta. Quem preferir pode fazer em casa, mas dá mais trabalho e toma muito mais tempo. No momento este é um luxo do qual não disponho, então, tenho que facilitar as coisas para mim.

Esta receita é da Nestlé, vem na lata do purê de abóbora.


Ingredientes:

3/4 xícara de açúcar refinado
1 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de cravo em pó
2 ovos grandes
1 lata de 425 g (15 oz.) de abóbora em purê (uso Libby's 100% Pure Pumpkin da Nestlé)
1 lata de leite evaporado (375 ml)
1 crosta para torta de 23 cm (9-inches) com capacidade para 4 xícaras
Chantilly para acompanhar (opcional)


Modo de Preparar:

Em uma vasilha pequena misturar o açúcar, a canela, o sal, o gengibre e o cravo. Em uma vasilha grande bater os ovos. Acrescentar o purê de abóbora e a mistura de açúcar e especiarias. Adicionar o leite evaporado aos poucos. Colocar a mistura na crosta para torta. Assar em forno pré-aquecido a 220ºC (425ºF) por 15 minutos. Reduzir a temperatura para(180ºC (350ºF). Assar de 40 a 50 minutos. Esfriar em uma grade por 2 horas. Servir imediatamente ou refrigerar. Servir com uma bola de chantilly se desejar.





14 de novembro de 2012

Sopa de Outono


As abóboras e abobrinhas fazem parte do outono por aqui. Aproveitando as que tinha em casa, inprovisei esta sopinha cremosa. Aquece o corpo e alma nas noites já frias desta estação mais do que especial para o meu coração.


Ingredientes:

1 cebola pequena em cubos
2 talos de alho-poró em fatias (só a parte clara)
1 abobrinha verde sem casca e em cubos
1 abobrinha amarela sem casca e em cubos
1/2 abóbora sem casca e em cubos
Sal a gosto
Caldo de frango q.b.
3 colheres sopa de crreme de leite OU heavy cream


Modo de Preparar:

Numa panela grande refogar a cebola até ficar transparente. Acrescentar os demais legumes, temperar com sal e refogar até o alho-poró se apresentar macio. Acrescentar o caldo de frango o suficiente para cobrir os legumes e deixar cozinhar em fogo baixo até amaciarem. Com cuidado colocar os legumes e parte do caldo no liquidificador e triturar. Colocar o caldo aos poucos, a fim de evitar que a sopa fique muito rala. Retornar a sopa à panela, acrescentar o creme de leite e mexer bem. Corrigir o sal se necessário e servir de imediato.

7 de novembro de 2012

Cornbread


Aqui nos Estados Unidos, o Cornbread, como vocês devem saber, é um tipo de Bolo de Milho muito utilizado como acompanhamento nas refeiçoes. 

Esta sugestão não leva farinha de trigo, somente farinha de milho. Tradicionalmentee é feito em uma frigideira de ferro, mas pode ser feito em uma forma comum ou em forminhas de muffins.

A receita encontrei no saco da farinha de milho da marca Dixie Lilly.


Ingredientes:

2 ovos
2 colheres sopa de óleo
1 xícara de água
1/2 xícara de leite ou buttermilk
2 xícaras de farinha de milho
2 colheres sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de sal (usei 1 pitada)
1 colher sopa de açúcar, opcional (eu recomendo o uso, faz diferença no paladar)


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 232ºC (450ºF). Aquecer uma frigiderira de ferro de 23 cm (9-inches) untada no forno por alguns minutos.

Numa vasilha grande bater bem os ovos. Acrescentar o restante dos ingredientes na ordem listada e misturar bem. Colocar a massa na frigeira quente e assar de 20 a 25 minutos ou até que a massa esteja dourada.


PS: Parabéns Obama pela vitória, porque ninguém merece ser governado por republicano. 

4 de novembro de 2012

Mulling Spices


Se você vier aos Estados Unidos, neste final de ano, não deixe de comprar uma latinha de Mulling Spices para preparar chá ou vinho quente nos dias de frio. Eu adoro e todo ano adquiro uma latinha para me deliciar durante os feriados de final de ano. Esta comprei no ano passado. 

Você encontra na Williams-Sonoma. A receita foi criada a mais de 50 anos por Chuck Williams e é uma favorita entre os clientes da loja. É composta de canela em pau, cravo-da-Índia, pimenta-da-Jamaica e casca de laranja.

Dentro da latinha você encontrará algumas receitas para variar o uso da mistura. Eu, em geral, faço um chá simples, que é suficente para perfumar a casa com aquele cheirinho de outono. Você pode usar a mistura também em Apple Cider ou Vinho Tinto. Tudo de bom!


Acho uma boa sugestão para se dar de presente aos amigos nesta época. Fica a dica!