28 de fevereiro de 2013

Scones de Natas


Este é o melhor scone que já comi! :)

A massa não leva manteiga como nas receitas em geral, leva creme de leite ou natas. Eu utilizo heavy creamCaso não tenham acesso ao heavy cream, utilizem creme de leite fresco ou nata, pois com o creme de leite comum você não vai obter a mesma textura. 

A receita é bem fácil de preparar, basta misturar os ingredientes. A única parte que não gosto é a de medir na balança. Eu sou mais das xícaras e colheres, muito mais prático para mim.

Enfim, esta maravilha veio daqui


Ingredientes:

200 g de farinha de trigo
60 g de açúcat refinado 
16 g de fermento em pó (1 colher sopa)
1 colher chá de sal (usei uma pitada)
200 ml de natas
20 g de leite para pincelar



Modo de Preparar:

Numa tigela grande misturar os ingredientes secos e acrescentar as natas. Modelar a massa em formato de círculo e cortar em 8 pedaços. Colocar numa assadeira untada e enfarinhada. Refrigerar por 30 minutos. Pincelar o leite. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC (350ºF) de 20 a 25 minutos ou até que os scones estejam douradinhos. Deixar esfriar.


Nota:
Mais informações sobre Heavy Cream aqui.

20 de fevereiro de 2013

PVT com Legumes


Uma sugestão simples e vegetariana para aqueles que gostam de utilizar proteína vegetal texturizada (PVT) em seus pratos. Um prato do tipo comfort food, ideal para os dias frios de agora ou para momentos de muito apetite. Basta acompanhar com arroz.


Ingredientes:

1 xícara de PVT
1/2 xícara de água
1 cebola picada
3 cenouras picadas
4 batatas picadas
Molho de tomate q.b.
Água q.b.
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Em uma vasilha misturar o PVT e a água. Deixar em repouso por 10 minutos para hidratar. Numa panela grande refogar a cebola em um fio de óleo. Colocar o PVT, a cenoura e a batata e refogar um pouco. Temperar com sal e pimenta. Acrescentar o molho de tomate e misturar. Cozinhar até que os legumes se apresentaem macios. Se necessário acrescentar um pouco de água.

10 de fevereiro de 2013

Cupcakes de Chocolate


Enquanto que no Brasil todos estão em clima de carnaval, nós aqui nos EUA estamos em clima de Valentine's Day, que será celebrado no próximo dia 14 de fevereiro. Nada como um cupcake de chocolate para marcar a data.

Esta sugestão veio daqui. Os cupcakes não são muito doces e certamente ficam ainda mais gostosos com a cobertura, mas não fiz, pois não queria perder muito tempo na cozinha. Mesmo assim, vou passar a receita para quem desejar fazer. 

Esta não é a melhor receita que já experimentei, mas gosto de testar novas possibilidades. Em outra ocasião vou fazer umas pequenas alterações e ver se consigo o resultado que espero.

A receita dá para 16 cupcakes, mas dividi a massa entre 12 forminhas. A massa é bem líquida e fiquei com receio que não fosse assar direito, mas deu certo.

Utilizei forminhas da Wilton próprias para a ocasião, servidas num prato em formato de coração, definitivamente combinando com o clima da data. Um charme só!


Ingredientes:

Massa:

1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 xícara de água fervente
1 1/3 xícara de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
2 ovos
2 colheres chá de essência de baunilha


Cobertura:

120 g de chocolate sem açúcar grosseiramente picado
2/3 xícara de manteiga sem açúcar em temperatura ambiente
1 1/3 xícara de açúcar de confeiteiro peneirada
1 1/2 colher chá de essência de baunilha


Modo de Preparar:

Massa: 

Em uma vasilha pequena misturar o cacau e água fervente. Deixar esfriar. Reservar.

Em outra vasilha misturar a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reservar.

Na batedeira, bater a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Adicionar os ovos, um a um. Adicionar a essência de baunilha. Adicionar a mistura de farinha e bater apenas até incorporar a massa. Adicionar o cacau até a massa ficar homogênea.

Colocar a massa em forminhas próprias para cupcakes, completando cada uma em cerca de 2/3 do volume total. Assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) de 16 a 20 minutos. Fazer o teste do palito. Não assar  mais do que o necessário, a fim de evitar que os cupcakes fiquem ressecados.


Cobertura:

Derreter o chocolate em uma vasilha refratária, sobre uma panela com água fervente. Deixar esfriar.

Na batedeira, bater a manteiga até ficar cremosa. Adicionar o açúcar até a mistura se tornar leve e fofa. Adicionar a essência de baunilha. Adicionar o chocolate, em velocidade baixa, até se incorporar a massa. Aumentar a velocidade para média-alta e bater até a cobertura ficar cremosa e brilhosa.

Utilizar sobre os cupcakes.

Rendimento: 16 unidades


Do you wanna be my Valentine?