8 de dezembro de 2007

Bolo de Milho com Goiabada Light


Este bolo é a nova vedete aqui em casa. Eu adoro! A goiabada fica derretida dentro do bolo, caso afunde ou seja colocada no meio da massa. Super Yummy!

Tirei a idéia de uma receita postada pelo culinarista Mauro Rebelo na Comunidade Culinária - Receitas (Orkut). Além da goiabada, vai queijo-de-minas, mas como nem sempre tenho, acabo por colocar somente a goiabada. O bolo em si adaptei de um pequeno livro: Receitas de Liquidificador, da Editora Astral.

Utilizo adoçante em vez de açúcar para economizar nas calorias. A goibada, no entanto, é a comum, sendo que utilizo uma com menos quantidade de açúcar adicionado. É da marca Goya e é muito boa. Vem numa caixinha, veja aqui.

A goiabada tem a tendência de afundar nas massas de bolo, mas, na maior parte das vezes em que fiz esta receita a goiabada não afundou. E eu fiquei feliz, porque o visual do bolo fica muito bonito.



Ingredientes:

2 xícaras de farinha de milho
1/2 xícara de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de adoçante Splenda (Sucralose)
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
1 xícara de leite desnatado
3 ovos ligeiramente batidos
Goiabada cortada em pedaços finos a gosto


Modo de Preparar:

Numa vasilha misturar todos os ingredientes secos. Adicionar, um a um, os ingredientes molhados e misturar bem. Colocar a metade da massa numa forma untada e enfarinhada. Sobre a massa colocar pedaços de goiabada. Colocar o restante da massa e mais pedaços de goibada para concluir. Assar em forno pré-aquecido, a 190ºC (375ºF), por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado.


Nota:
Neste bolo da foto coloquei a goiabada somente em cima, pois tinha pouca quantidade.


4 comentários:

disse...

Oi Claudia! Parabêns pelas receitas, esta de bolo de milho com goiabada será a primeira que fazerei. Um abraço. Rô

Magia na Cozinha disse...

Que bom Rô! Espero que te ajude a manter a linha. Dá para dar uma economizada nas calorias, usando adoçante na confecção.
Bjs :)

Marlene disse...

CLAUDIA QUE LINDO ESSE BOLO MENINA! Passei aqui pra dar uma namorada nas suas receitas light. Nossa já estou com fome psicológica só de ver tanta delícia!
Beijos

Magia na Cozinha disse...

Marlene fico feliz que tenha gostado. São coisas super simples, mas que feitas com carinho, fazem diferença.
Bjs :)