26 de julho de 2010

Pizza Scones no Alquimia de Ingredientes


A noite eu prefiro fazer um bom lanche em vez de jantar. Desde pequena tenho este hábito. Era comum em minha casa. Esta é a hora do dia em que mais sinto fome, então é preciso caprichar no menu.

Normalmente, além do café fresco, suco de frutas ou frutas, pão feito em casa, frios, ricota e geléia, gosto de ter algum bolo simples ou scones para complementar. Pensando bem, isto já está quase virando um Café Colonial, hein?

Adoro scones e quando me deparei com esta receita salgada, fiquei muito curiosa para experimentar. Encontrei numa revista destas que a gente lê nos consultórios médicos, enquanto espera pela consulta. Não hesitei e copiei a receita, já que sempre levo comigo papel e caneta na bolsa.

Chegando em casa, logo fui preparar para o lanche, pois tinha todos os ingredientes em casa. Achei uma idéia bastante criativa e que não deixou nada a desejar. Recomendo não só para o lanche, mas como para um pic-nic de verão, por exemplo.

Com esta sugestão, aproveito para participar do passatempo da Ana, do Eu Mulher, o Alquimia de Ingredientes. Esta semana os ingredientes que devem entrar na receita são farinha de milho ou pérolas de tapioca. Eu escolhi a farinha de milho. Venha participar também!



Ingredientes:

1/2 xícara de tomate seco picado
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de milho fina
1 colher sopa de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
1 colher chá de manjericão seco
1/2 colher chá de orégano
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de manteiga gelada em cubos
1 xícara de muzzarela ralada
1/3 xícara de lingüiça de peru defumado picada
2 ovos grandes
3/4 xícara de buttermilk
1 clara batida para pincelar


Modo de Preparar:

Colocar o tomate seco numa vasilha com água fervente por 30 segundos (deixei mais tempo) para rehidratar. Escorrer a água, picar e reservar.

Numa vasilha grande misturar os ingredientes secos. Adicionar a manteiga e formar uma farofa com a ajuda de uma colher de pau. Acrescentar o tomate, o queijo e a lingüiça e misturar. Reservar.

Numa vasilha pequena misturar os ovos e o buttermilk. Acrescentar à mistura reservada. Colocar a mistura sobre uma superfície levemente enfarinhada e sovar o suficiente apenas para ligar os ingredientes.

Formar 2 discos com cerca de 2,5 cm de espessura. Cortar cada um em 6 partes. Colocar em assadeira forrada com papel vegetal levemente untado, mantendo certa distância entre os pedaços. Pincelar com a clara batida.

Assar os scones em forno pré-aquecido, a 190ºC (375ºF), por 15 minutos ou até que estejam bem douradinhos. Remover do forno e deixar esfriar sobre uma grade por alguns minutos antes de servir.

Rendimento: 12 unidades


Nota:
Mais informações sobre o buttermilk aqui.


19 comentários:

Cherry Blossom disse...

Hummm...Isso deve ter ficado pra lá de bom! Bem quentinhos....
Claudia
Lanchar ao invés de jantar quase sempre acontece aqui em casa. Preparar um jantar de verdade só quando temos visitas. Mas sabe, quando fui ao sul fiquei hospedada numa casa que o costume era exatamente esse, mas havia tanta coisa posta na mesa (parecendo um café colonial como vc disse) que acho que comíamos mais que se tivéssemos jantando realmente!...Ai que saudade...
beijinho e uma linda semana pra você!

conceicao disse...

São práticos para um pic-nic e tem um óptimo aspecto.
Bjs

De cozinha em cozinha disse...

Uma belíssima participação. Parabéns.
Beijinhos

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Uma sugestão bem deliciosa ♥

»¤Þ䵣䤫 disse...

Super lindos! Devem ter ficado deliciosos! Receita anotadinha! Bjinhos

fimere disse...

original et trop tentant!!!
je note la recette
bonne soirée

Eu Mulher disse...

Clau, adoro seus scones. A cor ficou linda e a aparência super apetitosa.

Obrigada por participar do alquimia!

Beijão

Unknown disse...

Ui mas que belo manjar...
Esses scones salgados devem ser maravilhosos, ainda quentinhos então... NHAMI...

Bjs

ameixa seca disse...

Deve ficar uma delícia :)

Claudia Lima disse...

Cherry eu gostei muito do resultado. É delicioso!
De fato, se a gente não abrir o olho, quando lancha, pode comer mais do que se tivesse jantado.

Conceição ficam realmente muito bons!

Carla muito obrigada!

Obrigada Ana! É tudo de bom!

Paula tenho certeza de que vc vai gostar!

Fimère I hope you like it!

Ana ficam muito gostosos e atraentes.
Mais uma vez, foi um prazer ter participado do Alquimia de Ingredientes.

Carlita quentinhos são mesmo ma tentação!

Ameixinha fica mesmo. Quando puder, prove.

Bjs :)

argas disse...

Que participação deliciosa!

Claudia Lima disse...

Obrigada Argas!
Bjs :)

Rachel disse...

Eu... que já me tornei fã dos scones, por sua culpa...adorei essa nova versão.
Devem ficar muito saborosos com todos os ingredientes que você listou!
Belíssima participação no Alquimia!
Bjuss!!!

RUTE disse...

Scones salgados!? Nunca tal ouvi falar mas soa muitissimo bem.
Que bom vc nos trazer novidades, adora estar sempre a inovar cá em casa :)
Beijinhos de Portugal onde o calor é mais que muito!!!

Claudia disse...

Clauzinha, querida, o blog está uma graça de roupa nova.

Adorei a idéia de scone de pizza, devem ficar uma delícia.

Já estamos em casa, descansando depois de tanta estrada. Hoje caiu muita chuva e eu estou aproveitando para dar uma espiada nos blogs...

Beijo,

Cláudia

Claudia Lima disse...

Rachel obrigada!
Ficam muito saborosos e vc pode incrementar a vontade mudando um ou outro ingrediente ao seu gosto.

Rute aqui o calor está fortíssimo.Só mesmo na base do ar condicionado para podermos aguentar.
Eu tb achei uma novidade bem interessante este scone salgado. Foi minha primeira experiência.

Claudia que bom que gostou da roupa nova do blog. Relutei, mas mudei um pouco.
Viajar é ótimo, mas voltar para casa é ainda melhor, não é mesmo?
E uma chuvinha, as vezes, é muito bem-vinda.
O nosso verão está sendo super seco, quase não tem chovido como é de costume.

Bjs :)

Cláudia Marques disse...

Claudia, vc está me dando vontade de experimentar scones, que nunca fiz, nem doces nem salgados. Que bom aspecto!

Olha, fiz o tal bolinho para a minha filha e ficou muito bom! Só não usei o cremor tártaro, e aumentei um pouco a receita. A decoração foi mais simples. Como o bolo era grandinho, não tive "coragem" para tanto morango laminado e equilibrado... :)

bjs

Claudia Lima disse...

Claudia os scones são bem gostosinhos para a hora do lanche, especialmente quando rescém saídos do forno.
Espero que todos tenham gostado do bolo. De fato, ele não é muito grande. Pode-se fazer maior.
De qq maneira, na hora da decoração a gente pode ser criativa e fazer sempre algo diferente.
Bjs :)

Belocas disse...

Que lindos. Devem ser óptimos. Só ainda provei scones doces.
Vou guardar esta receitinha
Bjs