26 de agosto de 2011

Sopa de Grão-de-Bico com Abóbora e Espinafre


Ultimamente tenho feito muita Sopa de Feijão Preto para levar para o trabalho, pois é um prato que me sustenta bem. O que faço requer muita energia e força física e se eu não estiver bem alimentada, no final do meu turno, me sinto muito fraca.

No entanto, é preciso variar o cardápio para não cair na monotonia. Adaptei esta receita da Elvira. Além de saborosa, tem visual muito convidativo. Gosto de servir acompanhada com pão fresco caseiro.


Ingredientes:

Bacon picadinho o a gosto
1 cebola grande picada
200 g de grão-de-bico
500 g de abóbora em cubos
Sal a gosto
Folhas de espinafre a gosto


Modo de Preparar:

Numa vasilha grande deixar o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro. No dia seguinte cozinhar até se apresentar macio. Escorrer a água do cozimento. Reservar ambos.

Numa frigideira fritar o bacon até se apresentar douradinho. Reservar.

No liquidificador triturar 2/3 do grão-de-bico com um pouco da água do cozimento. Reservar.

Numa panela grande dourar a cebola em um pouco de óleo em fogo baixo. Acrescentar o purê grão-de-bico, a água do cozimento do grão-de-bico e a abóbora. Temperar com sal. Cozinhar em fogo baixo até que a abóbora esteja macia.

Juntar o grão-de-bico inteiro e o bacon. Apagar o fogo e acrescentar as folhas de espinafre e misturar bem.


Nota:
Costumo cozinhar o grão-de-bico na crockpot, panela de cozimento lento, por cerca de 4 horas no nível ALTO.

8 comentários:

pimentinhas na cozinha disse...

Que maravilha de spo, está com excelente aspecto, eu agora no verão não tenho feito sopas, e sintoi falta,

bjs

bom fim de semana

http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/

ameixa seca disse...

Adoro grão na sopa e ela realmente é um sustento forte :)

argas disse...

Que sopinha tão boa!

Gina disse...

Cláudia,
É isso mesmo, nada de monotonia! Mas uma sopa de grão-de-bico dá pra comer com frequência, sem enjoar.
Saudade de você!
Bom trabalho, muita realização e momentos felizes, ok?
Bjs.

Claudia Lima disse...

Conceição e Elizabete eu nunca resisto a uma boa sopa, seja inverno ou verão.

Ameixinha adoro grão-de-bico de todo jeito!

Argas é tudo de bom!

Gina obrigada pelo carinho! Tb sinto falta de um contato mais estreito com as amigas.
Sempre que posso, confiro as sugestões de todos.

Bjs :)

Claudia Lima disse...

Obrigada pelo convite Caio!

Priscila Beneducci disse...

Amo uma sopinha de abobora

desse jeito é melhor ainda~

Pri

Claudia Lima disse...

Eu tb Priscila!
Bjs :)