31 de outubro de 2009

Pumpkin Muffin


É Halloween de novo! Viva! Adoro! É uma comemoração com a cara deste blog. Sempre adorei tudo relacionado às bruxas, mas não me perguntem de onde isto vem, pois nem eu sei!

Acho uma graça ver a criançada fantasiada, correndo atrás de doces pela vizinhança. Eu costumava decorar a frente da casa para atraí-los e oferecer alguns chocolates. Tinha até um baldinho de plástico em forma de abóbora onde colocava os chocolates.

Com o tempo parei de fazer isso, pois eu acabava comendo o resto dos chocolates e ficava com medo da balança reclamar. Aqui onde moro, no momento, não tem quase crianças e a festa acaba passando meio desapercebida.

Mas para não deixar o dia de Halloween passar totalmente em branco, fiz estes muffins de abóbora com chocolate chips. Uma combinação super feliz e muito saborosa. Você pode utilizar a abóbora ao natural ou enlatada, caso não disponha de muito tempo para a preparação dos muffins.

Sugar Pumpkin

A abóbora indicada para esta receita é a Sugar Pumpkin, acima, mas se você não tem este tipo de abóbora na sua cidade, use uma adequada para doces que também dá certo. Nesta época do ano, encontra-se este tipo de abóbora em todos os mercados e nos mais variados tamanhos. Esta que eu comprei era bem pequena, do tamanho de um melão, mais ou menos.

Para esta receita, como você vai precisar de pouca quantidade de abóbora, aproveite o que sobrar para fazer uma reconfortante Sopa Creme de Abóbora para o jantar. Tenho certeza que todos vão gostar.


Quando você quiser fazer esta receita e não for época se Sugar Pumpkins ou se você estiver com pressa de fazer os muffins, pode utilizar a abóbora enlatada, se preferir. Eu uso muito esta enlatada para fazer Pumpkin Pie, uma sobremesa tradicional para o Dia de Ação de Graças, em novembro.

A abóbora utilizada na receita deve ser em forma de purê. Eu sugiro a utilização de um destes dois métodos, ensinados pelo All Recipes. Eu utilizei o segundo por ser mais rápido e mais econômico.

1) Assar:
  • Cortar a abóbora ao meio e remover as sementes. Se desejar, guardar para secar e tostar mais tarde.
  • Colocar as duas metades da abóbora num tabuleiro viradas para baixo. Cobrir com papel alumínio.
  • Para uma abóbora média, assar em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por 1 1/2 h ou até que a abóbora esteja macia.
  • Quando a abóbora esfriar, remover a abóbora da casca e amassar em forma de purê.
2) Cozinhar em Água:
  • Descascar a abóbora, remover as sementes e cortar em cubos.
  • Colocar numa panela e cobrir com água.
  • Cozinhar até que a abóbora esteja macia.
  • Drenar a água e amassar a abóbora em forma de purê.

Fonte: pumpkinrecipes.us

Ingredientes:

1 1/2 xícara de farinha
1/2 xícara de açúcar
2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de sal (usei uma pitada)
1 xícara de leite
1/2 xícara de purê de abóbora
1/4 xícara de manteiga derretida
1 ovo
3/4 xícara de chocolate chips *
1/4 xícara de nozes finamente picadas (não usei)


Modo de Preparar:


Pré-aquecer o forno a 200ºC (400ºF).

Numa vasilha grande misturar a farinha, o açúcar, o fermento, a canela e o sal.

Numa vasilha pequena misturar o leite, o purê de abóbora, a manteiga e o ovo. Acrescentar aos ingredientes secos.

Adicionar os chocolate chips e misturar até a mistura se tornar úmida.

Colocar a massa em forminhas apropriadas, enchendo até 3/4 de sua capacidade. Salpicar as nozes, se estiver usando.

Assar de 18 a 20 minutos. Deixar esfriar 5 minutos na forma e depois sobre uma grade.

Rendimento: 12 unidades.


Nota:

* Eu achei a quantidade indicada de chocolate chips muito exagerada. Eu recomendo que se utilize não mais que 1/2 xícara e de preferência os chips de tamanho mini.


HAPPY HALLOWEEN!


29 de outubro de 2009

Healthy Bread in Five Minutes a Day


Para quem se interessa por pães, já foi lançado o segundo livro de Jeff Hertzberg e Zoë François, o Healthy Bread in Five Minutes a Day. Ele conta com 100 novas receitas que utilizam ingredientes glúten-free, farinhas integrais, frutas, e vegetais. Definitivamente uma ótima pedida para quem gosta de cuidar da sáude.

Eles são os autores do tão falado Artisan Bread in Five Minutes a Day, que foi publicado em 2007, sobre o qual já falei aqui anteriormente.

Eu não vejo a hora de adquirir o meu!



28 de outubro de 2009

Blog que apaixona!


A querida Danieli, do Nossa Cozinha, me presenteou com este selinho super fofo.

Ela sempre gostou muito de saber sobre as pessoas, por isso quis criar um selo que presenteasse seus amigos e, ao mesmo tempo, a fizesse saber mais sobre eles.

O selinho é dedicado para todas as coisas apaixonantes da vida. A saber:

O que te apaixona quando o assunto é:

1 - Internet: Blogs de Culinária, You Tube, Twitter, Skype.

2 - Pessoas: As honestas, verdadeiras e cheias de amor para dar.

3 - Vestuário: As confortáveis, elegantes e que valorizam meu visual de maneira atrativa.

4 - Cosméticos: Batom é um must, mas tem que ser prefeitamente aplicado. Sair sem batom é como sair sem boca.

5 - Comida: Os doces e as sobremesas sempre!

6 - Hobbies: Blogar, Cinema, ponto-cruz, leitura.


Dani super obrigada pela lembrança e pelo carinho!



26 de outubro de 2009

Roundup do 4th World Bread Day


Saiu a roundup (listagem final) do 4rd World Bread Day. O evento, mais uma vez, contou com participantes do mundo inteiro. No total participaram 264 receitas. Já pensaram, que beleza? Mal posso esperar para conferir!

Este ano participei com a receita de Parmesan Bread, aqui.

As receitas foram divididas por país e alfabeticamente pelo nome das receitas em 4 partes:


Basta clicar nos links para ter acesso às receitas. Sugestões deliciosas não vão faltar!

Bom proveito!



Batatas Escalopes


Como já devo ter comentado, sou uma grande apreciadora de receitas com batatas. Esta encontrei numa lata de leite evaporado e resolvi experimentar. Foi a melhor coisa que eu podia ter feito, pois o prato fica realmente delicioso e é super fácil e rápido de ser feito.

É ideal para esta época do ano, quando queremos pratos mais reconfortantes. É também uma ótima sugestão para as festas de final de ano que já começam a se aproximar. Embora eu não varie muito meus cardápios de festa, já começo a pensar neles.

O leite evaporado não é encontrado em todos os lugares e se trata de um tipo de leite concentrado. Para quem não tiver a sua disposição, sugiro que substitua o leite evaporado e a água da lista de ingredientes por leite comum. Mais informações sobre o leite evaporado aqui.



Ingredientes:

1 Kg (2 lb) ou aproximadamente 6 batatas médias sem pele e finamente fatiadas
3 colheres sopa de manteiga ou margarina
1/4 xícara de cebola picada
3 colheres sopa de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1/4 colher chá de pimenta-do-reino
1 lata de 354 ml (12 fluid ounces) de leite evaporado
1 xícara água
1/3 xícara de queijo Parmesão


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF). Untar um prato refratário de 27,9 x 17,8 cm(11 x 7-inch). Reservar.

Colocar as batatas numa panela grande, cobrir com água e deixar ferver em fogo alto de 3 a 4 minutos. Escorrer a água e reservar.

Na mesma panela aquecer a manteiga em fogo médio. Adicionar a cebola e refogar até ficar macia. Colocar a farinha, o sal e a pimenta. Gradualmente adicionar o leite evaporado e a água. Cozinhar, mexendo sempre, até ferver. Tirar do fogo. Colocar as batatas no prato refratário preparado e por cima a mistura de leite. Polvilhar com o queijo.

Assar de 25 a 30 minutos ou até que as batatas estejam macias e o queijo dourado. Servir quente.


21 de outubro de 2009

Biscoitos de Limão


Um biscoitinho caseiro sempre cai muito bem. Nós gostamos bastante e, em geral, não duram muito tempo na vasilha. De quando em quando, escuto aquele barulhinho metálico da tampa sendo aberta.

Folheando uma Gourmet Magazine encontrei esta receita. É ótima, pois de uma receita básica, você pode criar os sabores que desejar. Neste caso optei pelo limão, pois adoro receitas cítricas.

Podem ser feitos com manteiga comum, mas ficarão ainda melhores se forem utilizadas as marcas Plugrá ou Land O'Lakes Ultra Creamy, no caso de quem mora aqui nos Estados Unidos. Eu usei a Land O'Lakes.

A massa tem que estar bem fria para ser trabalhada, senão derrete com o calor das mãos. O jeito mais rápido e eficiente de se fazer os biscoitos, é simplesmente modelando-os em forma de bola. Ao serem assados vão se espalhar e ficarão com o formato visto nas fotos.

São bastante saborosos e o único senão, para o meu gosto pessoal, é que podiam ser um poquinho menos doces. Mas nada que uma bebidinha amarga, como um café fresco sem açúcar, não corrija.

Para nós os biscoitos duraram de dois a três dias e mantiveram o aroma, paladar e textura inalterados. De fato, uma grande qualidade!



Receita Básica de Biscoitos Amanteigados:

2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 1/2 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente (150 g)
1 xícara de açúcar
1 ovo grande
1/2 colher chá de essência de baunilha


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 190ºC (375ºF).

Numa vasilha pequena misturar a farinha, o fermento e o sal.

Numa vasilha grande bater com a batedeira, em velocidade média, a manteiga e o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada e fofa. Acrescentar o ovo e a baunilha e diminuir a velocidade para lenta. Adicionar a farinha e misturar até que esteja bem incorporada.

Envolver a massa numa filme plástico e levar para gelar por pelo menos 4 horas.

Enrolar a massa em formato de pequenas bolas e colocar em assadeiras forradas com papel vegetal, mantendo uma certa distância entre uma e outra, pois os biscoitos se esparramam ao assar.

Assar por cerca de 12 a 15 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados, invertendo a posição das formas na metade do tempo. Remover do forno e deixar esfriar por 3 minutos. Com a ajuda de uma espátula de metal colocar os biscoitos sobre uma grade e deixar esfriar completamente.


Biscoito de Limão

Ingredientes:

1 receita básica de biscoitos amanteigados
2 colheres sopa de suco de limão fresco
1 colher sopa de raspas de limão


Modo de Preparar:

Seguir a receita básica e acrescentar o suco e as raspas depois de acrescentar a farinha.

Notas:
  • A massa pode ser refrigerada por até 5 dias ou congelada em enrolada em 2 camadas de papel filme por até 1 mês. Para descongelar, colocar na geladeira e depois utilizar.
  • Guardar os biscoitos num frasco bem fechado por até uma semana.

16 de outubro de 2009

Parmesan Bread


Here comes the World Bread Day 4th edition !
Esta ai a quarta edição do World Bread Day!

If you want to participate or get to know more details about the event, click here or on the logo above.
Se você quer participar ou saber mais detalhes sobre o evento, clique aqui ou no logo acima.

I am a big fan of breads and I am trying to learn my very best about them. Sometimes they don't come out perfect, but I don't give up and keep trying.
Sou uma grande fã de pães e estou me dedicado muito a aprender. Nem sempre ficam perfeitos, mas eu não desisito e continuo tentando.

This recipe is from King Arthur Flour, a site full of delicious suggestions. This one was brought to my attention, because it has cheese in the batter, a ingredient I really love!
Esta receita é do King Arthur Flour, um site recheado de sugestões deliciosas. Esta me chamou a atenção em especial, pois leva queijo na massa, um ingrediente que adoro!


It's easy to be done. The dough is only beaten rather than kneaded and just rises once. You can use any regular cake pan or a cast-iron skillet to bake it. It's really fluffy and a nice accompaniment for soups. It's has a rich flavor, but I don't believe you are going to have just one small bite!
É fácil de fazer. A massa é apenas misturada, não precisa ser sovada e só cresce uma vez. Você pode utilizar uma forma de bolos ou uma frigideira de ferro para assá-lo. Fica bem fofinho e é ótimo como acompanhamento de sopas. Embora tenha um sabor bem rico, duvido que você só vá comer um pedacinho!

Ingredients/ Ingredientes:

1 scant tablespoon OR (1/4-oz) package active dry yeast
1 colher cheia OU 1 pacote de 7 g de fermento biológico

1/4 cup lukewarm water (100 to 115ºF)
1/4 xícara de água morna (41 a 46ºC)

2 cups all purpose flour
2 xícaras de farinha de trigo

1 tablespoon granulated sugar
1 colher sopa de açúcar refinado

1/2 teaspoon salt
1/2 colher chá de sal

8 tablespoons (1 stick) butter, room temperature
8 colheres sopa (1 tablete de 100 g) de manteiga em temperatura ambiente

1/2 cup lukewarm milk (100 to 115ºF)
1/2 xícara de leite morno (41 a 46ºC )

1 egg, beaten
1 ovo batido

1/2 cup shredded Parmesan cheese
1/2 xícara de queijo Parmesão ralado

3 oz cream cheese, cut in 1/2-inch dice
84 g de cream cheese em cubos pequenos


Directions/ Modo de Preparar:

In a cup stir yeast into water to soften.
Numa xícara colocar o fermento na água para amolecer.

In a large bowl whisk flour, sugar and salt together to combine. Add softned yeast/water mixture, butter, milk, egg and Parmesan cheese. Beat vigorously for 2 minutes.
Numa vasilha grande, misturar a farinha, o açúcar e o sal. Adicionar a água e o fermento misturados, a manteiga, o leite, o ovo e o queijo Parmesão. Bater vigorosamente por 2 minutos.

Turn batter into a well-seasoned 10-inch skillet or round pan. Dot top of dough with cream cheese. Cover with tightly woven towel and let rise for 1 hour.
Colocar a massa numa frigideira de ferro temperada de 25 cm de diamêtro ou numa forma redonda de bolo. Colocar os cubos de cream cheese sobre a massa. Cobrir com um pano e deixar descansar por 1 hora.

Preheat oven to 375ºF. Bake bread for 20 minutes or until internal temperature of bread reaches 190ºF on an instant-read thermometer. Remove bread from oven, cut into wedges and serve immediately.
Pré-aquecer o forno a 190ºC. Assar o pão durante 20 minutos ou até que a temperatura interna do pão seja de 88ºC. Retirar o pão do forno, cortar em fatias e servir de imediato.

Feliz Aniversário Mãe!


Hoje é aniversário da minha mãe. Aproveito para desejar a ela um dia verdadeiramente cheio de paz!

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Beijos de todos nós...




11 de outubro de 2009

Sopa de Feijão Preto - Dia Preto


A Mary do Delícias e Talentos propõem que a blogosfera se cubra de preto hoje. Desta vez arrepiei! Não sabia o que fazer. Com a entrada do outono e as temperaturas mais amenas chegando (quando São Pedro?), acabei me decidindo por uma Sopa de Feijão, preto, é claro!

Por incrível que pareça, eu nunca tinha feito antes e estava com muita vontade de comer. Quando eu era criança minha mãe fazia no inverno e eu adorava. Esta saiu totalmente de improviso e é super simples. Embora nas fotos a sopa tenha uma coloração marron, usei feijão preto.

Ingredientes:

750 ml de feijão preto cozido preparado a gosto
Cebola picada a gosto
1 batata em cubos
2 cenouras em rodelas
1 litro de caldo de frango
1 xícara de massa (usei uma miúda, do tipo elbow)
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparar:

Liquidificar o feijão. Reservar. Numa panela grande, em fogo baixo, fritar a cebola em um pouco de óleo. Acrescentar a batata e as cenouras e deixar refogar por alguns minutos. Temperar com sal e pimenta. Acrescentar o caldo de frango, misturar, aumentar o fogo para médio e tampar a panela. Quando o caldo levantar fervura, acrescentar a massa e baixar o fogo. Quando todos os ingredientes estiverem al dente, colocar o feijão reservado e deixar ferver até o caldo ficar no ponto desejado. Acertar os temperos e servir em seguida. Se desejar, polvilhar com salsinha picada e queijo parmesão ralado.


9 de outubro de 2009

2009 Nobel Peace Prize

Congratulations Mr. President!

Este foi o maior e melhor tapa de luva da história que eu já vi. Alguém dúvida? Tá bom ou quer mais? Eu quero mais, muito mais!

Poucas vezes me senti tão feliz e orgulhosa pelas realizações de outro ser humano. Parabéns Obama! Um exemplo a ser seguido.

Tenham um excelente dia!

Imagem: Google



5 de outubro de 2009

The Apple Lady’s Apple Cake

Eu, particularmente, gosto muito de frutas em tudo e outono pede bolos com frutas. Sou um pouco exagerada na hora de comprar e acabo ficando com algumas encalhadas. Em geral, é o caso das maçãs.

Navegando pela net encontrei esta sugestão que me agradou bastante por conter relativamente pouco açúcar. Encontrei na Foodnetwork, mas a receita é uma cortesia do The Paris Cookbook. Achei o nome do bolo bonitinho.


Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de açúcar
1 colher sopa de fermento em pó
1/8 colher chá de sal
1/2 colher chá de essência de baunilha
2 ovos grandes ligeiramente batidos
2 colheres sopa de óleo vegetal
1/3 xícara de leite
4 maçãs (1 Kg) descascadas, sem o miolo e cortadas em fatias finas (cortei em cubos)


Cobertura:

1/3 xícara de açúcar
1 ovo grande ligeiramente batido
3 colheres sopa de manteiga sem sal derretidas


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 200ºC (400ºF).

Untar uma forma de de aro removível de 23 cm. Reservar.

Numa vasilha grande misturar bem arinha, açúcar, fermento e sal. Adicionar a essência de baunilha, os ovos, o óleo e o leite. Adicionar as maçãs e cobrir bem com a massa.

Colocar a mistura na forma reservada. Levar ao forno e posicionar a forma bem no meio. Assar por 25 minutos ou até que esteja bem dourada.


Cobertura:

Enquanto o bolo assa, preparar a cobertura. Numa vasilha pequena misturar bem o açúcar, o ovo e a manteiga. Reservar.

Remover o bolo do forno e colocar a cobertura sobre ele. Recolocar o bolo no forno por mais 10 minutos ou até que o bolo fique bem dourado e firme ao toque.

Transerir o bolo para uma grade e deixar esfriar por 10 minutos. Remover o aro da forma e servir em temperatura ambiente.


Nota:
A fim de não sujar o forno, colocar a forma sobre uma assadeira na hora de assar, pois a massa vaza um pouco.