21 de outubro de 2008

Sopa Creme de Abóbora


É outubro e estamos no outono. Pode haver coisa melhor? Para mim não. O outono é minha estação favorita do ano: Manhãs e noites frias e dias frescos. Eu considero isto uma perfeição da natureza e é quando me sinto em total equilíbrio com o universo.

Aqui nos EUA, com a entrada do outono, ocorre uma mudança fantástica na paisagem, pelo menos nos lugares com temperaturas mais civilizadas. Temos a nosso dispor todos os alimentos e pratos tão característicos desta estação para usufruir. Eu sou louca pelos cardápios do outono, sem se falar nos cheiros do outono. É o paraíso...

Em outubro temos o Halloween, fazendo de outubro o mês das bruxas. Qualquer semelhança é mera coincidência... Bruxas me lembram abóboras e abóboras me lembram, entre outras coisas, Sopa de Abóbora, a minha sopa favorita. Não podia ser diferente!

Esta receita super simples encontrei num pequeno livro de receitas do Kurotel, em Gramado, RS, Brasil, que comprei, quando estive lá em 1987. Cem anos luz atrás, mas desde então venho fazendo esta sopa tão simples e tão deliciosa.


Ingredientes:

2 xícaras de abóbora em cubos
3 xícaras de caldo de verduras (uso água)
1 xícara de leite
1 colher chá de raspas de limão tahiti(uso a gosto)
1 dente de alho amassado (não uso)
2 colheres sopa de salsa picada (não uso)
2 colheres sopa de araruta (uso maisena)
Sal a gosto


Modo de Preparar:

Cozinhar a abóbora no caldo de verduras até ficar macia. Bater tudo no liquidificador. Retornar à panela, acrescentar o leite, a araruta dissolvida em leite frio, o alho, as raspas de limão e o sal. Cozinhar até engrossar. Servir em seguida.

Nota:
Eu não gosto de utilizar o alho, porque acho que descaracteriza totalmente a sopa. Para o meu paladar nesta sopa não combina. Acho que o que dá o grande realce, e não pode faltar, são as raspas de limão.


27 comentários:

Odete disse...

Aqui tambem somos chegadinhos numa sopa de abobora. Essa com perfume de limao deve ser mesmo deliciosa.

Beijinhos Claudia.

Claudia Lima disse...

Odete é maravilhosa!
Bjs :)

Anônimo disse...

uhm...vem daí um cheirinho!! Fiquei com vontade de fazer uma. :)
Um abraço.

Susana

Sushi disse...

Muito facil! E nem mesmo o caldo de verduras foi usado? somente abobora com limao e leite ? Temos aqui a butternut squash foi essa que vc usou?
Besitos.

Letícia disse...

Essa sopa ficou linda. Eu gosto muito de sopa de abóbora, mas tenho que comer sozinha, ninguém em casa além de mim gosta. Então faço de vez em quando. Quando der vou experimentar essa. Bjos.

Letrícia disse...

Adoro sopa creme de abóbora! Raspinhas de limão devem dar muito charme à receita!

(Também adoro bolo invertido e fiquei curiosíssima para provar o do post anterior, mas não posso nem sonhar com doce por algum tempo, de tão recheada que eu estou)

Beijos, querida!

Claudia Lima disse...

Susana cada vez que vejo uma foto com Sopa de Abóbora fico louca para provar. É desparado a minha favorita!
Muito obrigda pela visita!
Bjs :)

Sushi viu só que fácil? Normalmente uso o Butternut Squash, a minha abóbora favorita aqui nos EUA. Porém neste dia eu não tinha e utilizei o Winter Squash, aquele da casca verde escuro. Tb fica gostoso.

Leiícia esta receita não rende uma quantidade exagerada de sopa. Vc pode fazer tranqüila. Se preferir tb pode fazer a metade da receita, caso não queira repetir.
Aqui não dura muito, pois gostamos muito.

Letrícia as raspas de limão são o charme desta receita.
Tive que rir do seu recheio, hehe. Eu tb estou um pouco mais cheinha do que gostaria, mas fico de olho na balança. Se passa demais da conta, faço um regimezinho.
Aquele bolo fica muito gostoso. É díficil comer só um pedaço.
Te cuida!

Bjs :)

Rivera disse...

Olha, vou já fazer ou hoje ou amanhã!
Tenho lá uma abóbora quase inteira quase a estragar-se, assim vou ja aproveitar para experimentar esta sopita :)

Depois digo o que nós cá em casa achámos dela!

Filipa disse...

Aí está uma sopa que raramente como mas nem sei porquê já que eu adoro abóbora. Esta ficou com uma aparência óptima e fez-me ficar com vontade de comer um pratinho, será que me posso servir?? :)
Gostei da dica de colocar raspas de limão, deve dar-lhe um sabor muito especial.

beijinhos

Mari disse...

Cláudia querida, essa sopa está apetitosíssima.. aqui está fazendo calor, mas para os dias mais friozinhos, ela é mesmo uma perfeição... receita mais que anotada...
Ahhh, eu também adoro o tempo, os aromas e tudo que se refere ao outono!!
Beijos!!

Agdah disse...

Pena que as variedades daqui não são tão doces e macias quanto as que encontramos no Brasil.

Cris disse...

Wow... raspas de limão em receita salgada... adorei Claudia! Esta época do ano é simplesmente linda não, como é bonito ver a passagem das estações.

Eli disse...

Sabe que por aqui estamos na primavera bem perto do verão, mas sua sopa creme está tão linda que eu comeria mesmo na privera, eu adoro sopas!

www.saboresdalica.blogspot.com

Claudia Lima disse...

Riveira isto mesmo! Nào deixe a abóbora estragar. Use a sua favorita!

Filipa obrigada! Sirva-se a vontade! As vezes eu fico com preguiça de descascar a abóbora, já que é duro, mas vale apenas depois que a sopinha está pronta!

Mari aqui em casa gostamos muito de sopas em qq estação. Mas a noite e no friozinho, sem dúvida, sempre apetece um pouco mais. Espero que goste da sopa!

É verdade Agdá. Nenhuma substitui aquela redondinha de casca verde, a minha favorita. A que mais chega perto para mim é a Butternut.

Cris esta raspinha de limão dá um charme super especial a esta sopinha. Ela fica refrescante!
Outono é tudo de bom!

Eliana aqui gostamos sempre de uma sopinha gostosa. Para dias mais quentes procuro não servir tão quente. Ela sempre fica com uma cor linda!

Bjs meninas! :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Boa noite!!

Mas que maravilha esse creme de abóbora!!!... realmente é uma sugestão bem quentinha e saborosa para estes dias mais frescos!
Maravilhosa!

Luciana Macêdo disse...

Vou ter que esperar uma chuva para fazer este creme de abóboras, a temperatura está alta e não combina nada com algo tão aconchegante, mas não vai faltar oportunidade.
Bjs!

Gina disse...

Abóbora é tudo de bom! Menina, quanta coisa boa dá pra fazer com ela. Que mistura interessante!
Estou de volta depois da viagem e vou continuar minhas visitas pelo seu blog.
Tem até prêmio pra você lá no meu blog.
Bjs.

Claudia Lima disse...

Obrigda Leonor! Que honra a sua visita! Sou uma grande fã do seu lindo blog!
Esta sopa é uma delícia apesar da simplicidade e nestes dias fresquinhos cai muito bem.

Luciana vale conferir. Tenho certeza que vc vai gostar!

É verdade Gina. Eu procuro explorar bastante. É só botar a cuca para funcionar!
Vou ver o que vc tem para mim. Desde já obrigada!

Bjs :)

Emília disse...

Oi Claudia! com esse tempinho chuvoso que está fazendo aqui essa sopinha cairia muito bem! Muito interessante a receita!
Beijinhos

Claudia Lima disse...

Emília fico feliz que tenhas gostado. Aqui o tempo está uma delícia, cada vez mais fresco!
Bjs :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Amo este tipo de caldo! adoro!

bjsssssssss

Claudia Lima disse...

Anita é uma delícia, não é mesmo. tenho uma variação sua com milho que ainda vou experimentar tb.
Bjs :)

Claudia Lima disse...

Sushi amigo me referi a abóbora que utilizei para fazer a sopa como sendo Winter Squash, mas o nome correto é Acorn Squash.
Este tipo de abóbora é mais comum na época de frio, assim como o Butternut Squash.
Bjs :)

Nani disse...

Nossa que sopa maravilhosa, eu adorei o aspecto, me deu até vontade.
Aqui não se comemora halloween uma peninha, a comemoração por ai é boa?
Beijos

Claudia Lima disse...

Naninha não deixe de experimentar que vale a pena!
Aqui onde moro a comemoração do Halloween parece meio fraca.
Não vejo muita movimentação das pessoas, mas, com certeza, muitas pessoas comemoram.
Aqui sendo tão quente fica díficil usar certas fantasias tb.

Bjs :)

Romy Almeida disse...

Que maravilha de sopa Claudia... essa vou fazer em breve :-D

Bjokas***

Claudia Lima disse...

Obrigada Romy! Acho que vc vai gostar!
Bjs :)