24 de outubro de 2008

Trufas de Chocolate e Cranberries


O desafio desta mês da Fer, do Sabor, é sobre Doces Finos. Eu achei super legal, mas me assustei, pois o único docinho que fiz até hoje foi o Brigadeiro (Negrinho, na minha terra) e olhe lá. Fácil, gostoso e não dá trabalho.

Bem, eu já tinha até desistido da idéia de participar do evento, quando vi esta receita no Almanaque Culinário. Me pareceu simples e resolvi tentar.



Meu primeiro desafio foi a questão das forminhas, pois aqui nos EUA não se faz este tipo de docinhos, então tive que improvisar usando forminhas de mini muffins. Para dar um look mais apresentável às trufas, utilizei pequenos quadrados de papel de seda que cortei manualmente, um por um. Sorte que eu ainda tinha uma última folha deste papel a mão.

Preparar a massa foi a coisa mais fácil do mundo e fiquei tranqüila. Era só esperar esfriar e enrolar as trufas. Mas ai é que morava o perigo... Como aqui é muito quente, apesar de estarmos no outono, a massa gelada das trufas logo esquenta e amolece e a gente tem que ir fazendo e colocando na geladeira o mais rapidamente possível.

Ai meu Deus!! Levei 1 hora para fazer 4 trufas! Foi aquela lambança. O balcão da pia ficou todo polvilhado de cacau em pó. Já estava arrependida, mas resolvi manter a calma e continuar. É uma questão de pegar o jeitinho.

Eu não sei se existem dicas ou técnicas especiais para a execução deste docinho. Na receita não diz nada. Eu tive que ir descobrindo tudo por mim mesma, a fim de conseguir um resultado razoável.

Utilizei uma cookie scoop para medir a massa, o que facilitou muito. O cacau tive que passar, pelo menos, umas duas vezes, pois a primeira camada é um pouco absorvida pela massa das trufas. As últimas foram bem mais fáceis de serem feitas, o que foi um alívio.



Todo o stress da confecção se esvaneceu, quando dei a primeira mordida numa das trufas. Hummm... que delícia! Ficaram fantásticas!

A receita é ultra simples e sugere a utilização de algum tipo de essência e frutas secas a gosto para rechear as trufas. Eu optei por utilizar essência de laranja e cranberries. Achei que, juntamente com o chocolate meio amargo, saiu um casamento perfeito para o meu paladar. As cranberries são bem azedinhas e as trufas não ficam excessivamente doces, ou seja, não são enjoativas.

Ficamos encantados com o resultado, apesar do trabalho. Eu recomendo para quem tem paciência e gosta de um desafio! A receita é simples, mas versátil. Dá para explorar bastante as possibilidades.



Ingredientes:

200g de chocolate meio amargo
150 ml de creme de leite
Chocolate em pó solúvel (usei 100% cacau em pó sem açúcar)
1 colher chá de essência a gosto, opcional (usei 1/2 colher chá de essência de laranja)
Frutas secas a gosto (usei cranberries secas)


Modo de Preparar:

1) Numa panela colocar o creme de leite e a esência em fogo baixo. Picar o chocolate e juntar ao creme de leite.

2) Mexer sempre e quando o chocolate começar a derreter, desligar o fogo.

3) Levar 1 hora ao freezer. Se for usar no dia seguinte, apenas colocar na geladeira.

4) Retirar do freezer e fazer as trufas, recheando com frutas secas. Passar no chocolate e colocar nas forminhas. Guardar na geladeira.

29 comentários:

Marcia Gullo Tiberio disse...

Ola querida,a tem um selinho pra voce la no Blog da Gullo, depois passe lá pra pegar, ta bom???Bejus e otimo FINDI.

ameixa seca disse...

Ficaram lindas as trufas e a foto da dentada numa delas demonstra a delícia que elas são :)
Bela participação :)
Bom fim de semana!

Letrícia disse...

Que lindas ficaram, Cláudia! A trabalheira valeu a pena! Tenho muita curiosidade em relação a cranberries. Só tomei um suco industrializado delas e era horroroso. E caro. Eca.

Beijos!

Odete disse...

Claudia, valeu o trabalhao, elas ficaram chamativas e a combinacao me agradou.
Ja ensaiei mas ainda nao me ocorreu nada interessante para participar.

Beijo e bom fim de semana.

Carla disse...

Lindos e deliciosos =)

bjs, bom fim-de-semana!

Cris disse...

Que provocação estas trufas Claudia! Ficaram simplesmente lindas e com um ar delicioso... adorei sua improvisação com as forminhas, valorizou sua receita. Bjs!

Gina disse...

Cláudia, fiz muuitos bombons e umas 60 trufas na Páscoa passada. Meu Deus, como dão trabalho essas danadinhas! Penso duas vezes antes de me aventurar a fazer de novo.
Corajosa você!
Bjs.

Claudia Lima disse...

Marcia muito obrigada pela visita e pela lembrança!
Apareça sempre!

Ameixinha obrigada! Ficaram muito gostosas!

Letrícia eu nunca tomei o suco de cranberries, mas imagino que seja mesmo horroroso! Eu não me atrevo a comprar. Como a cranberry é bem azedinha estes sucos devem ser puro açúcar.
A fruta ao natural é bem azeda e não tem a menor graça, mas a seca é deliciosa. Adoro usar para tudo!
Nas trufas funcionou perfeitamente.

Odete ficaram uma tentação. A combinação foi feliz. Antes das trufas testei outra receita que não me agradou 100%.

Obrigada Carla!

Gina eu não sabia que dá tanto trabalho! E pensar que tem pessoas que vivem disso. Estas sim são corajosas.

Bom findi meninas! :)

Claudia Lima disse...

Cris na correria pulei a sua resposta. Obrigada pelo elogio!Improvisar até que é legal. Eu acbei ficando contente com o resultado, sem falar que as trufas ficaram realmente gostosas.

Bjs e bom findi! :)

laila radice disse...

claudia com certeza o trabalhao valeu a pena...estão lindas!!bjs

Claudia Lima disse...

Laila muito obrigada! Foi dureza, mas veleu a pena!
Bjs :)

Emília disse...

Claudia, que idéia boa a do papel de seda, deu um outro visual ás forminhas!
E as trufas, que deram trabalho,rss, ficaram lindas!
Beijinhos

Filipa disse...

Claudia, essas trufas parecem ter valido bem o trabalho que deram a fazer pois estão lindas e muito muito tentadoras! Esta última foto até é uma maldade :)
O sabor dos cranberries deve ter combinado maravilhosamente com o chocolate.

E gostei muito do seu improvisso das forminhas, ficou uma graça!

beijinhos

Glau disse...

Claudia, este desafio da fer foi realmente um Desafio! Tbém tive dificuldes para decidir o que faria...

Valeu a trabalharei, suas trufas ficaram com uma aparência ótima!

Bjo, Glau

Mari disse...

Cláudia querida, suas trufas ficaram divinas... você foi - como sempre - extremamente caprichosa e original, adorei!!!
Nunca comi cranberries (aqui no Brasil não encontramos), mas tendo em vista q amo todas as "berries"(blueberries, raspberries, strawberries, etc.), tenho certeza de q iria adorá-las também...
Beijos flor!!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá!!

Eu sou uma super fã de trufas!!...ainda há bocadinho não resisti a comprar umas numa loja de chocolates maravilhosa que há aqui!:)
Bolear trufas é, de facto, uma tarefa complicada, mesmo com frio...tem que se trablhar muito rapido, ou a massa fica demasiado mole!

As suas ficaram com muito bom aspecto, e muito bonitas sobre esse papel azul!:)

Beijinho!

Anônimo disse...

Nossa, mas estas trufas, que delícia. Abraços

Os Olhos de Alice disse...

Claudia as vezes a gente se mete a fazer coisas e fica uma lambança!! hehe
depois, com o resultado é de rir!!
ficaram lindas as trufas
já pensei em participar deste desafio, mas não consegui resolver com o que!!
bjs

Natália Eleutério disse...

Valeu a pena tanto trabalho, porque no fim o resultado foi super positivo, que delicia, bjs

Téia disse...

Clau, estas trufas estão lindas demais, este papelzinho azul fico fôfo, gostosa nem precisa dizer, estas mãos de bruxinha são mágicas, igual ao blog. Ó querida, tem um selinho novo para você lá no banquetes. Bj grande.

Claudia Lima disse...

Obrigada Emília! Achei que o papel de seda fez diferença no visual, senão as trufas ficariam muito sem graça.

Filipa obrigada! Vale a pena fazer com as cranberries. Superou as minhas expectativas. As trufas com papel azul ficariam bonitinhas numa festa para meninos.

Glau obrigada! Acho que a intenção da Fer era por todo mundo no trabalho na marra! Mas valeu!

Mari obrigada! Eu tento fazer tudo com bastante capricho e amor, pois sempre reflete no resultado final. E quem vai comer, certamente, vai valorizar.
Tenho certeza de que vc iria gostar das cranberries se gosta das outras berries tb. Eu adoro as secas, mas não ao natural, pois não tem graça.

Eli muito obrigada!

Alice não desanime! Participe sim.
Vc está se saindo super bem nos desafios e tem muita imaginação. Mesmo com a lambança, acaba valendo a pena.
Obrigada pelo elogio!

Nani obrigada. Valeu mesmo cada dentada!

Obrigada Téia. Tb acabei gostando do papel azul. Eu queria que fosse cor-de-laranja para combinar com o Halloween, mas só me restava esta última folha em azul.
Vou conferir o mimo em seguida.

Bjs a todos! Bom findi! :)

Unknown disse...

Amiga,

adoro esse doce, se bobear eu como o dia todo, o seu ficou tão lindo!
Bjs

Claudia Lima disse...

Obrigada Nana amiga! Esta trufa é deliciosa, mas forte. Umas 3 por vez já fica de bom tamanho.
Bjs e bom findi! :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Isto tá um escandalo! Perfeito... dá trabalho sim, mas o sabor vale a pena... Amei as fotos!

bjsssssssssssssss

Claudia Lima disse...

Anita obrigada! nem me lembre o trabalho!
Bjs :)

Anônimo disse...

Claudia do céu

Isso é D+++.
aff eu querooooo!!!

Parabéns.
Bjusss

Claudia Lima disse...

Obrigada Marnia! Ficaram divinas mesmo!
Bjs :)

Anônimo disse...

Claudia, além de lindas devem ser a maior delícia. Boa sorte

Claudia Lima disse...

Carla sãi divinas!
Bjs :)