27 de outubro de 2008

Bolo de Especiarias e Passas Douradas


O Rei da Quinzena do Colher de Tacho deste mês é o coentro. Quando vi que o tema seria o coentro desanimei um pouco, pois não é meu ingrediente favorito na cozinha. Mas admito que é bastante versátil, na medida que podemos utilizá-lo em pratos doces e salgados.

Aqui nos Estados Unidos temos a erva fresca, chamada de cilantro. Eu já provei, mas não gostei e não costumo utilizar em meus pratos. Temos ainda as sementes, chamadas de coriander seeds e o pó, ground coriander. Estes dois últimos eu aprecio e utilizo.



Como sou do doce, resolvi apresentar uma receita doce muito simples e despretensiosa que adaptei de uma receita do livro Cake, que ganhei a pouco tempo. A receita original tem uma quantidade maior do que eu gostaria de manteiga e açúcar, então simplifiquei um pouco, obtendo uma combinação mais light.

Nesta receita utiliza-se o coentro em pó e a pimenta vermelha em pó, ingredientes que normalmente não se utilizam em receitas doces. Estas especiarias, entre outras utilizadas, conferem um paladar agreste ao bolo. A pimenta dá um toque especial que é perfeitamente realçada pela calda de mel.



Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher sopa fermento em pó
3/4 colher chá de coentro em pó
3/4 colher chá de pimenta da jamaica em pó
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de canela em pó
1/8 colher chá de pimenta vermelha em pó
1 colher chá de essência de baunilha
1 ovo batido
1/4 xícara de manteiga derretida
1 xícara de leite
1/2 xícara de passas douradas


Modo de Preparar:

Misturar todos os ingredientes secos, acrescentar os ingredientes molhados na ordem apresentada. Por fim, acrescentar as passas e misturar bem. Levar para assar em em forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido a 190ºC (375ºF) por 30 minutos.


Calda:

1/4 xícara de mel
2 colheres sopa açúcar mascavo
1 colher sopa de manteiga

Modo de Preparar:

Colocar os ingredientes numa panelinha, mexer e deixar ferver. Aplicar sobre o bolo.


Notas:
  • Fiz apenas metade da calda, pois não queria o bolo muito lavado na calda. A calda fica bem melada e firme.
  • O bolo fica mais saboroso no segundo dia, depois que absorve a calda, que aparentemente some.


28 comentários:

AndreaDomingas disse...

Oi Claudia!

Queria comentar outro bolo(parabéns pelo bolo de framboesas), mas não resisti comentar aqui, pois a receita é mesmo bem diferente! Um bolo de Inverno, sem dúvida! Já anotei.

Respondi a sua pergunta sobre fazer o pão com o garfo comum da batedeira: sem problemas. Se você ler a receita original, vai ver que a autora toca no assunto. Eu recomendaria começá-la com a batedeira e quando a massa ficar mais dura, passar para o método manual.

Bjs

Claudia Lima disse...

Obrigada Andrea!
Este bolo é diferente, de fato, e não é muito doce, apesar da calda de mel.
Não é meu bolo favorito, mas é interessante. Testando as receitas diferentes a gente vai descobrindo possibilidades diferentes.
Obrigada pela dica sobre o pão. Ficou tão bonitinho e apetitoso que eu gostaria de fazer, mas como não tenho batedeira especial, achei que talvez não desse.
Vou checar a receita original.
Bjs :)

Mari disse...

Claudia querida, fiquei perdidamente apaixonada por essa sua receita. Eu nem sonhava que era possivel colocar coentro em doces - muito menos bolos!
Perdi o fôlego aqui... rsrsrs, vou procurar coentro em pó no Mercado Municipal, acredita q nunca vi?
Faço questão de reproduzir esse bolo lindo em csa.. =D
Beijos, querida!!

Claudia Lima disse...

Mari aqui encontro diversas receitas que pedem coentro em pó, entre doces e salgadas.
Espero que vc goste do bolo se vier a fazer. Se vc achar que 1/2 xícara de açúcar é pouco, pode acrescentar mais 1/2 xícara que dá certo tb. Pode colocar parte açúcar mascavo e parte açúcar branco se preferir tb, como na receita original.
Bjs :)

Nani disse...

Você tá brincando comigo né?! Coentro com doce? Essa até eu que não gosto de coentro queria provar.
Super diferente, gostei muito!
Beijos e ótima semana!

Odete disse...

Claudia, esse bolo eh mesmo interessante e diferente.
Eu ja gosto muito mesmo de coentro em todas as formas; fresco, sementes e po.

Beijos

Claudia Lima disse...

Naninha parece estranho, né? E que tal a pimenta? O meu ficou picante, pois botei um pouco mais do que indiquei.
O centro é do tipo ama-me ou odeia-me para todo mundo! A erva fresaca eu detesto!
Bjs :)

Anônimo disse...

Olá, Cláudia.
Eu uso muitas vezes coentros, mas nunca me tinha ocorrido que ficariam bem com doces. Tenho que experimentar um dia destes.
O bolo pode ser despretencioso, mas ficou lindo. Eu apetece-me provar.
Um beijinho.
Susana

Claudia Lima disse...

Odete parece que ele foge um pouco do que se é esperado de um bolo.
Coentro quebrando barreiras! Hehe...
Que bom que vc aprecia o coentro de todas as formas, dai pode explorar bastante as possibilidades.

Suzana eu aprendi esta possibilidade com as receitas americanas que tenho aqui. É interessante realmente!

Bjs :)

Miriam Gonzalez disse...

uauuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!Claudinha q sabor incrivel deve ter esse bolo, estou aqui super curiosa viu.
Saudades de vc esta muito sumida.
beijão
Miriam Gonzalez

Mari disse...

Oi flor, vi seu recado agora no meu post da tarte de pêssego... eu nao tenho o picasa (vou baixar) e nem o photo filtre, mas tenho o Paint Shop pro, talvez ajude! Tambem nao tenho skype, só msn... se vc quiser me add, mr_azevedo@hotmail.com
A forma que usei naquela tarte é pequena, tem 22cm!!
Obrigada por seu carinho e pela valiosa ajuda.
Super beijo, amiga!!

Mari

Karla disse...

Hummm que delícia...e mesmo bom para mim!!! Só um ovo e leite! Sem manteiga!
Uau!!!
Está apontado =)

beijinhos

ameixa seca disse...

Desconhecia coentro em doce :) E é uma receita simples de fazer, sem muitos passos. Excelente!

laila radice disse...

clau...q linda sua receita...adoro o sbaor das sementes de coentro..em espanhol coentro tbm é cilantro...

e essa clada do bolo...nossa fiquei encantada! bjs e parabens!!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Boa noite!

Mas que bolo tão curioso!!...nunca tinha oouvido falar em nenhum bolo com coentros!
Ficou com um ar delícioso!!:)

Unknown disse...

Amiga,

só vocês mesmo para apresentar tanta coisas que pode fazer com essa plantinha azeda hehehe
Eu não tive coragem de fazer nada mesmo.
Bjs

Claudia Lima disse...

Oi Miriam querida! Ando sumida mesmo!
Vou te fazer uma visitinha no teu blog em seguida.
Diferente o bolinho, né?
Obrigada pelo seu carinho!

Mari se vc tem o Paint Shop Pro é tudo que vc precisa. Eu tinha uma versão trial. Se vc saber usar pode fazer até milagres!
Como não tenho, vou me virando com o Picasa e o Photo Filtre. Tem funcionado.
Qq coisa estou as ordens. Já te adicionei no meu MSN, mas entro pouco lá. Não repare.
Obrigada pela informação da forma. Este é o tamanho que costumo usar. Fiquei com vontade de fazera Tarte de Pêssegos, pois parece deliciosa.

Karla querida vai manteiga no bolo, mas é bem pouquinho. Talvez vc não tenha reparado.
A versão original é mais pesada, esta, no entanto, resulta num bolo fofinho e bem menos comprometedor.

Ameixinha esta é uma receita meio básica que uso para bolos pequenos. Dai é só ir alterando as especiarias, usar suco ou leite, adicionar frutas ou não, tudo de acordo com a vontade e a necessidade. Não dá trabalho nenhum, é só misturar com carinho.

Laila a calda é que dá o grande toque final no bolo, pois contrasta com o sabor agreste do bolo em si.

Leonor na revista Cooking Light que assino já encontrei algumas receitas doces com coentro. É interessante mesmo, mas prova a versatilidade da especiaria. É botar a imaginação para funcionar!

Nana fofa o coentro que usei é o em pó. Com a erva fresca eu dificilmente faria, pq não sou fã, admito.

Bjs meninas! :)

Paula Mello disse...

Ai, Claudia, só vc para colocar essas receitas tão diferentes! Tb não sou fã de coentro, não, tenho uns pés aqui no meu quintal mas só de enfeite, kkk! Vou pensar seriamente em tentar um docinho, tb amo!!
Passa lá de vez em quando para um café e....leva o bolo, tá?
beijos
Paula
quintaldapaula.blogspot.com

Claudia Lima disse...

Pode deixar Paula!
Gostei da história de que os seus coentros são só de enfeite, hehe.
Eu não sabia que o coentro era tão polêmico! Estou surpresa e achando engraçado!
A Valentina sabe das coisas mesmo!
Bjs :)

Valeria disse...

Cláudia ,Como sempre inovadora !!Adorei a idéia do bolo!!Tb não sou muito fã do coentro!!
Beijinhos

Téia disse...

Bruxinha querida, você conseguiu ser muito original e mantendo sua elegância natural. Esta receita mexe com minha imaginação e pelo jeito com a maioria das meninas, bolo com sementes de coentro e pimenta? Aff, só pode ser maravilhoso. Bj grande

Eli disse...

Eu ainda não provei nada doce que leve coentro, mas com esse rei fiquei bem tentada. O bolo está lindo!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Marcia disse...

Claudia, e eu que adoro coentro até no feijão, não sabia deste bolo!
Tem um desafio para vc lá no Idéias, não sei se já recebeu, bem, chegou só agora e se der tempo, poste, ok?
bj

Claudia Lima disse...

Valéria muito obrigada! Sabe que eu encontrei esta receita por acaso? Achei que seria interessante, já que a maior parte das receitas que tem sido apresentadas para o evento são salgadas.

Téia obrigada pelo carinho! É um bolinho inusitado, mas o realce final é dado pela calda na minha opinião.

Obrigada Eliana! O coentro chegou rompendo barreiras!

Obrigada Marcinha! Vou checar sim

Beijocas! :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Super diferente amiga! :DD

bjsssssssss

Claudia Lima disse...

Anita parece ser a opinião geral!
Bjs :)

Valentina disse...

Claudia do Céu, o colher agradece. Que sonho de bolo.uau!

Claudia Lima disse...

Valentina o prazer foi meu! Achei que seria interessante uma receita doce para este evento!
Bjs :)